PHP ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como transformar uma string em letras minúsculas em PHP usando a função strtolower()

Quantidade de visualizações: 48 vezes
A função strtolower() do PHP pode ser usada quando queremos converter uma palavra, frase ou texto para letras minúsculas.

Veja um exemplo de seu uso:

<?php
  // vamos definir a codificação como iso-8859-1
  ini_set('default_charset', "iso-8859-1");
  
  // vamos criar uma string
  $frase = "PHP? Eu gosto de PHP";
  echo "A frase original é: " . $frase;
  
  // agora vamos converter a frase para letras
  // minúsculas
  $frase_minusculas = strtolower($frase);
  echo "<br>Em letras minúsculas: " . $frase_minusculas;
?>

Ao executarmos este código PHP nós teremos o seguinte resultado:

A frase original é: PHP? Eu gosto de PHP
Em letras minúsculas: php? eu gosto de php

Ao executar este código no PHP 8, Windows 10 e codificação do arquivo em ANSI, o resultado da função strtolower() é o esperado, mas somente sem usar acentos e caracteres especiais. Veja:

<?php
  // vamos definir a codificação como iso-8859-1
  ini_set('default_charset', "iso-8859-1");
  
  // vamos criar uma string
  $frase = "JAVA? NÃO! É DE PHP QUE EU GOSTO";
  echo "A frase original é: " . $frase;
  
  // agora vamos converter a frase para letras
  // minúsculas
  $frase_minusculas = strtolower($frase);
  echo "<br>Em letras minúsculas: " . $frase_minusculas;
?>

Ao executarmos o código novamente nós teremos a seguinte saída:

A frase original é: JAVA? NÃO! É DE PHP QUE EU GOSTO
Em letras minúsculas: java? nÃo! É de php que eu gosto

Note que as letras acentuadas não foram convertidas para letras minúsculas. Isso aconteceu porque os caracteres acentuados são tratados como caracteres de múltiplos bytes, ou seja, multi-byte chars. A saída, nesse caso, e no PHP 8 (e acredito mais recentes), é usar a função mb_strtolower(). Veja:

<?php
  // vamos definir a codificação como iso-8859-1
  ini_set('default_charset', "iso-8859-1");
  
  // vamos criar uma string
  $frase = "JAVA? NÃO! É DE PHP QUE EU GOSTO";
  echo "A frase original é: " . $frase;
  
  // agora vamos converter a frase para letras
  // minúsculas
  $frase_minusculas = mb_strtolower($frase);
  echo "<br>Em letras minúsculas: " . $frase_minusculas;
?>

Execute o código novamente e verá que o resultado agora está correto:

A frase original é: JAVA? NÃO! É DE PHP QUE EU GOSTO
Em letras minúsculas: java? não! é de php que eu gosto

Agora você já sabe o primeiro passo para resolver problemas de acentuação no PHP. Bons estudos.


C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Razão e Proporção

Exercícios Resolvidos de C - Como resolver problemas de razão e proporção em C - Em uma empresa, a razão entre o número de mulheres e o número

Quantidade de visualizações: 521 vezes
Pergunta/Tarefa:

Em uma empresa, a razão entre o número de mulheres e o número de homens é de 3/5. Sabendo que há 30 homens nessa empresa, então o número de mulheres é:

A) 18
B) 20
C) 22
D) 24
E) 27

Antes de tentarmos resolver esse problema em C, vamos relembrar o que são razão e proporção. Os conceitos de razão e proporção estão ligados ao quociente. A razão é o quociente de dois números, e a proporção é a igualdade entre duas razões.

No exercício acima, o valor de 30 homens está fixo, mas seu programa C deverá pedir para o usuário informar a quantidade de homens. Isso vai permitir aplicar o algoritmo em situações diferentes da exposta aqui.

Sua saída deve ser parecida com:

Informe a quantidade de homens: 30
A quantidade de homens é: 30
A quantidade de mulheres é: 18.0
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  // variáveis usadas na resolução do problema
  float dividendo = 3.0;
  float divisor = 5.0;
  int quant_homens;
  float quant_mulheres;
    
  // vamos ler a quantidade de homens
  printf("Informe a quantidade de homens: ");
  scanf("%d", &quant_homens);
  printf("A quantidade de homens é: %d", quant_homens);
    
  // agora fazemos a multiplicação cruzada
  quant_mulheres = (quant_homens * dividendo);
  // e dividimos pelo divisor
  quant_mulheres = quant_mulheres / divisor;
    
  // e mostramos o resultado
  printf("\nA quantidade de mulheres é: %f", quant_mulheres);
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}



Java ::: Classes e Componentes ::: JTextArea

Java Swing - Como obter o texto selecionado em um controle JTextArea do Java Swing

Quantidade de visualizações: 410 vezes
Em algumas situações nós precisamos obter o texto selecionado pelo usuário em um componente JTextArea de nossas aplicações Java Swing. Isso pode ser feito com uma chamada ao seu método getSelectedText().

Veja um trecho de código no qual obtemos o texto selecionado em um JTextArea chamado textArea:

textArea = new JTextArea(10, 20);     
String selecionado = textArea.getSelectedText();



Java ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como somar os valores dos elementos de um vetor de inteiros em Java

Quantidade de visualizações: 27141 vezes
Nesta dica eu mostro como podemos usar um laço for para obter a soma dos valores dos elementos de um vetor (ou matriz) de inteiros em Java. Veja que aqui eu criei um método que recebe o vetor e retorna um valor int contendo a soma de todos os elementos.

Veja o código completo para o exemplo:

package arquivodecodigos;
 
public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    int[] valores = new int[5];
  
    // inicializa os elementos do array
    valores[0] = 23;
    valores[1] = 65;
    valores[2] = 2;
    valores[3] = 87;
    valores[4] = 34;
     
    // obtém a soma
    int soma = soma(valores);
     
    System.out.println("A soma dos valores é: " + soma);
   
    System.exit(0);
  }
 
  public static int soma(int[] a){
    int total = 0;
    for(int i = 0; i < a.length; i++){
      total += a[i];  
    }
     
    return total;
  }
}

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

A soma dos valores é: 211


Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Programação orientada a objetos em Java - Como usar o modificador protected em suas variáveis e métodos Java

Quantidade de visualizações: 10757 vezes
O modificador protected pode ser aplicado às variáveis e métodos de uma classe. Membros de uma classe marcados como protected podem ser acessados por qualquer classe no mesmo pacote (package) ou por suas classes derivadas (subclasses), mesmo que estas classes estejam em pacotes diferentes.

Contudo, a discussão sobre este modificador é um pouco mais profunda. Subclasses residentes em outros pacotes tem algumas limitações em relação ao acesso de variáveis e métodos marcados como protected em suas superclasses. Em resumo, uma subclasse em um pacote diferente pode sobrescrever métodos protected de suas superclasses. Além disso, instâncias destas subclasses podem acessar ou modificar variáveis protected herdadas de suas superclasses, assim como chamar os métodos protected herdados. Porém, estas instâncias não têm liberdade para efetuar estas ações em outras instâncias das mesmas subclasses.

Veja um exemplo no qual mostramos como acessar variáveis marcadas como protected em uma classe a partir de sua classe derivada:

// superclasse
class Pessoa{
  protected String nome;

  public String getNome(){
    return this.nome;
  }
}

// subclasse
class Aluno extends Pessoa{
  public Aluno(){
    this.nome = "Osmar J. Silva";
  }
}

public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    // Cria um objeto da classe Aluno
    Aluno a = new Aluno();
    System.out.println(a.getNome());
  } 
}



Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como excluir uma substring de uma string usando o método delete() da classe StringBuffer do Java - Revisado

Quantidade de visualizações: 251 vezes
Em algumas situações nós gostaríamos de excluir parte de uma palavra ou texto, ou seja, remover uma substring de uma string. Para isso nós podemos usar o método delete() da classe StringBuffer da linguagem Java. Lembrando que a classe StringBuffer, do pacote java.lang, é usada em vez da classe String quando precisamos fazer muitas concatenações e adições ou remoções no conteúdo da string.

Veja um exemplo de código no qual removemos parte do conteúdo de um StringBuffer:

package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    StringBuffer frase = new StringBuffer("Gosto muito de Java");
    
    // mostra o conteúdo original
    System.out.println("Frase original: " + frase);
    
    String remover = "muito ";
    // vamos obter o índice inicial do conteúdo a ser removido
    int pos = frase.indexOf(remover);
     
    // e agora vamos remover
    frase.delete(pos, pos + remover.length());
    
    // com a remoção
    System.out.println("Depois da remoção: " + frase);
     
    System.exit(0);
  }
}

Após a execução deste código nós teremos o seguinte resultado:

Frase original: Gosto muito de Java
Depois da remoção: Gosto de Java


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Programação Orientada a Objetos

Exercícios Resolvidos de Java - Escreva uma classe Biblioteca que possui uma ArrayList de objetos da classe Livro. Forneça um menu para listar, cadastrar, pesquisar e excluir livros

Quantidade de visualizações: 543 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java contendo duas classes: Biblioteca e Livro. A classe Biblioteca deverá ter uma coleção de livros, ou seja, uma ArrayList de objetos da classe Livro. Além da coleção de livros a classe Biblioteca deverá conter um atributo nome, que será informado assim que a classe for instanciada.

A classe Livro, por sua vez, deverá possuir os atributos id, titulo, autor e paginas. O atributo id deverá ser auto-incremento, isto é, 1 para o primeiro livro cadastrado, 2 para o segundo, e assim por diante. Além disso, a exclusão de livros deverá ser feita de acordo com o seu id ou título.

Seu programa deverá exibir um menu de opções para as diversas operações da biblioteca. Uma boa opção em Java é usar a estrutura switch case para a criação do menu de opções. Atenção: todos os métodos de manipulação de livros deverão estar na classe Biblioteca, e não na classe principal do programa Java.

Para finalizar, tanto a classe Biblioteca quanto a classe Livro deverão apresentar boas práticas de programação orientada a objetos: nomenclatura correta de classes, atributos e métodos, encapsulamento de dados e construtores.

Sua saída deverá ser parecida com:

-------------------------------------------------
:: Biblioteca Programação e Artes ::
-------------------------------------------------
Bem-vindo(a) ao sistema. Escolha a opção desejada

1 - Novo Livro
2 - Listar Livros
3 - Pesquisar Livro
4 - Excluir Livro
5 - Sair

Sua opção: 1

Título: JAVA PARA INICIANTES
Autor: OSMAR J SILVA
Quant Páginas: 480

O livro foi cadastrado com sucesso
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em Java:

Código para a classe Livro, que deve estar no arquivo Livro.java:

package estudos;

// definição da classe Livro
public class Livro {
  private int id; // id do livro. Não pode repetir
  private String titulo;
  private String autor;
  private int paginas;
  
  // construtor vazio da classe Livro
  public Livro() {}
  
  // construtor cheio da classe Livro
  public Livro(int id, String titulo, String autor, int paginas) {
    this.id = id;
    this.titulo = titulo;
    this.autor = autor;
    this.paginas = paginas;
  }

  public int getId() {
    return id;
  }

  public void setId(int id) {
    this.id = id;
  }

  public String getTitulo() {
    return titulo;
  }

  public void setTitulo(String titulo) {
    this.titulo = titulo;
  }

  public String getAutor() {
    return autor;
  }

  public void setAutor(String autor) {
    this.autor = autor;
  }

  public int getPaginas() {
    return paginas;
  }

  public void setPaginas(int paginas) {
    this.paginas = paginas;
  }
}

Código para a classe Biblioteca, que deve estar no arquivo Biblioteca.java:

package estudos;

// imports necessários
import java.util.ArrayList;
import java.util.Scanner;

// definição da classe Biblioteca
public class Biblioteca {
  String nome;
  ArrayList<Livro> livros; // ArrayList para guardar os livros
  // variável do tipo int para gerar IDs auto-incremento para os livros
  int idUltimoLivroCadastrado = 0;
  
  // construtor da classe
  public Biblioteca(String nome) {
    this.nome = nome;
    this.livros = new ArrayList();
  }
  
  // exibe o menu de opções da biblioteca
  public void exibirMenu(){
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // variáveis temporárias
    Livro temp;
    String pesquisaLivro;
    
    // um laço infinito com as opções do menu
    while(true){
      System.out.println("\n-------------------------------------------------");
      System.out.println(":: " + this.nome + " ::");
      System.out.println("-------------------------------------------------");
      System.out.println("Bem-vindo(a) ao sistema. Escolha a opção desejada\n");
      System.out.println("1 - Novo Livro");
      System.out.println("2 - Listar Livros");
      System.out.println("3 - Pesquisar Livro");
      System.out.println("4 - Excluir Livro");
      System.out.println("5 - Sair");
      System.out.print("\nSua opção: ");
      // lê a opção do usuário
      int opcao = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
      // um menu switch para ler as opções do menu 
      switch(opcao){
        case 1: // vamos cadastrar um novo livro
          System.out.print("\nTítulo: ");
          String titulo = entrada.nextLine();
          System.out.print("Autor: ");
          String autor = entrada.nextLine();
          System.out.print("Quant Páginas: ");
          int quantPaginas = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
          
          // vamos gerar o id deste livro
          int id = ++this.idUltimoLivroCadastrado;
        
          // agora vamos criar um novo objeto da classe Livro
          Livro livro = new Livro(id, titulo, autor, quantPaginas);
          // e o adicionamos no ArrayList de livros
          livros.add(livro);
        
          // e finalmente mostramos uma mensagem de sucesso.
          System.out.println("\nO livro foi cadastrado com sucesso");
        
          break;
        
        case 2: // vamos listar os livros cadastrados
          if(livros.isEmpty()){
            System.out.println("\nNão há nenhum livro cadastrado.");  
          }
          else{
            for(int i = 0; i < livros.size(); i++){
              temp = livros.get(i); // obtém o livro da iteração atual
              System.out.println("\nId: " + temp.getId());
              System.out.println("Título: " + temp.getTitulo());
              System.out.println("Autor: " + temp.getAutor());
              System.out.println("Quant. Paginas: " + temp.getPaginas());
            }  
          }
          break;  
          
        case 3: // vamos pesquisar um livro
          System.out.print("\nInforme o id ou título do livro: ");
          pesquisaLivro = entrada.nextLine();
          // chamamos o método que pesquisa o livro
          temp = this.pesquisarLivro(pesquisaLivro);
          if(temp == null){ // livro não encontrado
            System.out.println("\nO livro náo foi encontrado.");  
          }
          else{
            // mostra o livro encontrado
            System.out.println("\nId: " + temp.getId());
            System.out.println("Título: " + temp.getTitulo());
            System.out.println("Autor: " + temp.getAutor());
            System.out.println("Quant. Paginas: " + temp.getPaginas());
          }
          
          break;
        
        case 4: // vamos excluir um livro
          System.out.print("\nInforme o id ou título do livro a ser excluído: ");
          pesquisaLivro = entrada.nextLine();
          // chamamos o método que pesquisa o livro
          temp = pesquisarLivro(pesquisaLivro);
          if(temp == null){ // livro não encontrado
            System.out.println("\nO livro não foi encontrado.");  
          }
          else{
            // vamos excluir este livro
            livros.remove(temp);
            System.out.println("\nLivro excluído com sucesso.");
          }
          
          break;  
          
        case 5: // sai da aplicação
          System.out.println("\nObrigado por usar a biblioteca\n");
          System.exit(0);
          
        default:
          System.out.println("\nOpção inválida\n");
          break;
      }
    }
  }
  
  // método que pesquisa um livro pelo id ou e retorna um objeto da classe Livro
  public Livro pesquisarLivro(String pesquisaLivro){
    Livro livro = null;
    
    // este livro existe?
    for(int i = 0; i < livros.size(); i++){
      // pesquisa pelo id
      if(Integer.toString(livros.get(i).getId()).equals(pesquisaLivro)){
        return livros.get(i);  
      }
      // pesquisar por título
      else if(livros.get(i).getTitulo().contains(pesquisaLivro)){
        return livros.get(i);  
      }
    }
    
    return livro;
  }
}

E aqui está o código para a classe principal Estudos, no arquivo Estudos.java:

package estudos;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos criar um novo objeto da classe Biblioteca
    Biblioteca b = new Biblioteca("Biblioteca Programação e Artes");
    
    // mostra o menu da biblioteca
    b.exibirMenu();
  }
}



AutoCAD ::: Dicas & Truques ::: Configurações da Área de Desenho

Como definir os limites da área de desenho do AutoCAD usando o comando LIMITS

Quantidade de visualizações: 995 vezes
Quando estamos criando um novo desenho no AutoCAD, muitas vezes usando os arquivos de template acad.dwt (medidas imperiais) ou acadiso.dwt (medidas métricas), nos deparamos com uma área de desenho gigantesca, com medidas enormes.

Assim, é sempre uma boa idéia delimitarmos a área de desenho, e isso é feito por meio do comando LIMITS. Este comando, quando acionado, nos pede duas coordenadas: Lower Left e Upper Right. Veja a figura:



Dessa forma, Lower Left define os limites para o canto esquerdo inferior e Upper Right define os limites para o canto superior direito. Quando acionamos o comando LIMITS (ligado: ON), não conseguimos sair desses limites, o que pode ser uma comodidade, pois podemos nos concentrar em pequenos porções de um desenho de grandes proporções.

Vamos então aprender a usar o comando LIMITS do AutoCAD? Comece criando um novo desenho (usando ou não os templates mencionados acima) e digite os comandos a seguir:

LIMITS [Enter]
Specify lower left corner or [ON/OFF] <0.0000,0.0000>: 0,0
Specify upper right corner <420.0000,297.0000>: 100,80

Tenha a certeza de inserir as coordenadas separadas por vírgulas e acionar a opção ON para ativar os limites. No final, digite o comando ZOOM ALL para aproximar a área de desenho dentro dos limites recém-definidos.

Agora, sempre que digitarmos coordenadas fora desses limites, o AutoCAD nos avisará que os valores são inválidos e os rejeitará. Para desligar os limites, basta chamar LIMITS novamente e informar o valor OFF.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade)

Exercícios Resolvidos de Java - Um método recursivo que recebe uma String e retorna a quantidade de letras maiúsculas encontradas

Quantidade de visualizações: 5935 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um método recursivo que recebe uma palavra ou frase e retorna a quantidade de caracteres (letras) maiúsculos. Seu método deverá possuir a seguinte assinatura:

public static int contarMaiusculas(String frase){
  // sua implementação aqui
}
Veja que o método deverá funcionar para qualquer tamanho de string. Teste também com strings que contenham somente letras maiúsculas ou somente letras minúsculas.

Sua saída deverá ser parecida com:

Digite uma palavra ou frase: Arquivo de Códigos
A palavra ou frase contém 2 letras maiúsculas
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

Observação importante: Este código criará uma cadeia de chamadas recursivas. Cada chamada ao método contarMaiusculas() receberá uma cópia menor da palavra ou frase fornecida. Quando a última chamada recursiva do método receber uma string vazia, a cadeia começa a retornar. Note que os valores acumulados nas várias chamadas ao método vão sendo acumulados na variável quantidade.

package exercicio;

import java.util.Scanner;

public class Exercicio {
  public static void main(String[] args) {
    // cria um novo objeto da classe Scanner
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // solicita uma palavra ou frase ao usuário
    System.out.print("Digite uma palavra ou frase: ");
    // lê a palavra ou frase
    String frase = entrada.nextLine();
    
    int quantMaiusculas = contarMaiusculas(frase);
    System.out.println("A palavra ou frase contém " + quantMaiusculas +
      " letras maiúsculas");
  }
  
  // método recursivo que recebe uma palavra ou frase e retorna
  // a quantidade de letras maiúsculas
  public static int contarMaiusculas(String frase){
    /* Este código criará uma cadeia de chamadas recursivas. Cada
     * chamada ao método contarMaiusculas() receberá uma cópia menor
     * da palavra ou frase fornecida. Quando a última chamada recursiva do
     * método receber uma string vazia, a cadeia começa a retornar. Note
     * que os valores acumulados nas várias chamadas ao método vão sendo
     * acumulados na variável quantidade
    */ 
    int quantidade = 0;
    
    // o tamanho da string é maior que 0?
    if(frase.length() > 0){
      if(Character.isUpperCase(frase.charAt(0))){
        quantidade = 1 + contarMaiusculas(frase.substring(1));      
      }
      else{
        quantidade = contarMaiusculas(frase.substring(1));    
      }
    }
   
    return quantidade;
  }
}



Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como pesquisar uma substring em uma string em Ruby usando o método index() da classe String

Quantidade de visualizações: 7431 vezes
Este exemplo mostra como usar o método index() da classe String da linguagem Ruby para testar a existência de uma substring em uma string. Se a substring pesquisada não for encontrada na string, o valor nil é retornado. Veja:

# declara e inicializa uma variável string
frase = "Gosto muito de Ruby"
substring = "Ruby"

# vamos verificar se a substring está contida
# na string
if frase.index(substring) != nil
  puts("A substring está contida na string")
else
  puts("A substring NÃO está contida na string")
end

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

A substring está contida na string

Carregar Publicações Anteriores


Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares

Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo

Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes

Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site

Últimos Exercícios Resolvidos

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 29 usuários muito felizes estudando em nosso site.