Java ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como exibir a data e hora atual na linguagem Java usando um objeto Date e seu método toString()

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Nesta dica mostrarei como criar um novo objeto da classe Date, do pacote java.util, e usar seu método toString() para exibir a data e hora atual no formato "dia da semana/mês/dia do mês"...etc.

Veja o código completo abaixo:

import java.util.Date;
 
public class Exemplo{
    public static void main(String args[]){
       Date data = new Date(); 
       System.out.println(data.toString()); 
    }
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Mon Mar 08 22:13:15 BRT 2019


Java ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como verificar se um arquivo ou diretório existe em Java usando o método exists() da classe File

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Em algumas situações nós precisamos checar a existência de um arquivo ou diretório em Java. Para isso nós podemos usar o método exists() da classe File, do pacote java.io.

Este método recebe uma string contendo o caminho do arquivo ou diretório e retorna true se o arquivo ou diretório indicado existir, e false em caso contrário. Veja um exemplo:

package arquivodecodigos;

import java.io.*;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // vamos verificar a existência de um arquivo
    File arquivo = new File("C:\\estudos_java\\lago.jpg");
        
    if(arquivo.exists()){
      System.out.println("O arquivo existe");
    }
    else{
      System.out.println("O arquivo não existe");
    }
  }
}

O arquivo existe no caminho indicado.

É importante observar que o método exists() pode disparar uma exceção do tipo Security Exception se o arquivo ou diretório não possuir permissão de acesso ou escrita.


Python ::: NumPy Python Library (Biblioteca Python NumPy) ::: Matemática e Estatística

Tutorial Machine Learning com Python - Como usar o método mean() da biblioteca NumPy para calcular média (ou média aritmética simples)

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Média aritmética (ou simplesmente média simples) é a soma de vários valores e dividido pelo total deles. Ou seja, o resultado dessa divisão equivale a um valor médio entre todos os valores.

Veja a seguinte figura:



Veja que temos 4 valores: 4, 9, 12 e 25. Assim, para obter a média aritmética desses valores, só precisamos somá-los e depois dividir pela quantidade, ou seja, por 4. A média resultante será 12,5.

A biblioteca NumPy do Python nos oferece o método mean(), muito usado em Data Science e Machine Learning, que recebe um vetor de valores númericos (inteiro ou decimais) e retorna a média deles. Veja um exemplo:

# importamos a biblioteca NumPy
import numpy

def main():
  # valores a serem observados
  valores = [4, 9, 12, 25]

  # vamos obter a média aritmética simples
  media = numpy.mean(valores)

  # vamos mostrar o resultado
  print("A média dos valores é:", media)

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

A média dos valores é: 12.5


PHP ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como remover os espaços em excesso de uma string e deixar apenas um espaço entre as palavras usando a função preg_replace() e expressões regulares do PHP

Quantidade de visualizações: 227 vezes
Nesta dica mostrarei como é possível tirar proveito da função preg_replace() da linguagem PHP para retirar os espaços em excesso de uma frase ou texto. Note o uso da função trim() para remover também os espaços antes e depois da frase ou texto.

Veja o código completo para o exemplo:

<?php
  // uma frase com excesso de espaços 
  // vamos deixar apenas um espaço entre as palavras
  $frase = "   Gosto muito de   programar em    PHP  ";
  $frase2 = trim(preg_replace('/\s\s+/',' ', $frase));
  echo "Com espaços: " . $frase . "<br>";
  echo "Sem espaços: " . $frase2; 
?>

Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado:

Com espaços:  Gosto muito de   programar em  PHP
Sem espaços: Gosto muito de programar em PHP


Pode ser necessário você olhar no código fonte da página HTML para visualizar melhor o resultado.


Portugol ::: Dicas & Truques ::: Cadeias e Caracteres

Como converter uma palavra, frase ou texto para letras minúsculas usando a função caixa_baixa() da biblioteca Texto do Portugol

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Em algumas situações nós precisamos converter uma letra, palavra, frase ou texto em letras minúsculas. Na linguagem Portugol isso pode ser feito usando-se a função caixa_baixa() da biblioteca Texto.

Veja um código Portugol completo no qual pedimos para o usuário informar o seu nome e mostramos o resultado convertido para letras minúsculas:

programa {
  // vamos incluir a biblioteca Texto
  inclua biblioteca Texto --> texto
  
  funcao inicio() {
    // vamos declarar uma variável para guardar o nome de uma pessoa
    cadeia nome, nome_minusculo

    // vamos pedir para o usuário informar o seu nome
    escreva("Informe o seu nome: ")
    leia(nome)

    // vamos converter o nome para letras minúsculas
    nome_minusculo = texto.caixa_baixa(nome)

    // vamos mostrar o resultado
    escreva("O seu nome em letras minúsculas é: " + nome_minusculo)
  }
}

Ao executar este código Portugol nós teremos o seguinte resultado:

Informe o seu nome: Fabiana de Carvalho Gomes
O seu nome em letras minúsculas é: fabiana de carvalho gomes


C# ::: C# + MySQL ::: MySqlCommand

Como gravar dados em uma tabela MySQL usando INSERT INTO e o comando ExecuteNonQuery() da classe MySqlCommand do C#

Quantidade de visualizações: 1271 vezes
Nesta dica mostrarei como inserir dados em uma tabela MySQL usando o comando SQL INSERT INTO e o comando ExecuteNonQuery() da classe MySqlCommand do C#. A tabela usada no exemplo contém os campos id, titulo, autor, paginas, data_cadastro. O campo id é auto-incremento e o campo data_cadastro é do tipo DATETIME. Por essa razão eu passei os valores NULL para o campo auto-incremento e o valor NOW() para o campo data_cadastro, de forma que a data e hora atual sejam gravadas.

Como se trata de uma operação INSERT, o método ExecuteNonQuery() retorna a quantidade de registros afetados pelo comando. No exemplo eu mostro como obter e exibir este valor.

Veja o código completo para o exemplo (incluindo a conexão com o banco de dados MySQL a partir do C#):

using System;
using System.Data;
using System.Windows.Forms;
using MySql.Data.MySqlClient;

namespace EstudosMySQL {
  public partial class Form1 : Form {
    public Form1() {
      InitializeComponent();
    }

    private void button1_Click(object sender, EventArgs e) {
      // objeto de conexão
      MySqlConnection conn = null;

      // string de conexão
      string connStr = "server=localhost;user id=root; " +
        "password=osmar1234; database=estudos; pooling=false";

      try {
        conn = new MySqlConnection(connStr);
        conn.Open();

        if (conn.State == ConnectionState.Open) {
          // primeiro criamos um novo objeto MySqlCommand
          MySqlCommand comando = new MySqlCommand();
          // definimos a conexão para este comando
          comando.Connection = conn;

          // definimos o comando SQL a ser executado 
          comando.CommandText = "INSERT INTO livros (id, titulo, " + 
            autor, paginas, data_cadastro) " +
            "VALUES(NULL, 'JAVA PARA INICIANTES', " + 
            "'OSMAR J. SILVA', 740, NOW())";
          
          // e executamos o comando SQL
          int res = comando.ExecuteNonQuery();
          if (res > 0) {
            MessageBox.Show("Operação realizada com sucesso. " 
              + res + " linhas afetadas.");
          }
          else {
            MessageBox.Show("Deve ter acontecido alguma coisa. " 
              + res + " linhas afetadas.");
          }
        }
      }
      catch (MySqlException ex) {
        MessageBox.Show("Erro: " +
          ex.Message);
      }
    }
  }
}



C# ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado

Como desenhar em um formulário C# usando o mouse - Código-fonte completo

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Quando estamos estudando os eventos do mouse, a primeira idéia que vem à cabeça é como usar tais eventos para escrever um programa de desenho. O código abaixo mostra como isso pode ser feito.

Aqui nós usamos três eventos do mouse: MouseDown (ocorre quando o botão do mouse está pressionado), MouseUp (ocorre quando o botão do mouse é liberado) e MouseMove (ocorre quando movimentamos o mouse na superfície de um componente).

Dessa forma, quando o botão do mouse é pressionado nós ativamos uma variável indicando que o movimento do mouse pode vir acompanhado de um desenho. Quando o botão do mouse é liberado nós definimos o valor desta variável como false. Isso faz com que o desenho só seja realizado se movermos o mouse com o botão pressionado.

Veja o código:

using System;
using System.Collections.Generic;
using System.ComponentModel;
using System.Data;
using System.Drawing;
using System.Linq;
using System.Text;
using System.Threading.Tasks;
using System.Windows.Forms;

namespace EstudosWindowForms {
  public partial class Form1 : Form {
    // indica se podemos ou não desenhar no formulário
    bool pintar = false;

    public Form1() {
      InitializeComponent();
    }

    private void Form1_MouseDown(object sender, MouseEventArgs e) {
      // podemos iniciar o desenho 
      pintar = true;
    }

    private void Form1_MouseUp(object sender, MouseEventArgs e) {
      // vamos parar de desenhar 
      pintar = false;
    }

    private void Form1_MouseMove(object sender, MouseEventArgs e) {
      // vamos desenhar?
      if (pintar) { // o botão do mouse está pressionado
        // vamos desenhar um círculo na posição atual do mouse 
        Graphics g = CreateGraphics();
        g.FillEllipse(new SolidBrush(Color.Maroon), e.X, e.Y, 5, 5);
        g.Dispose();
      }
    }
  }
}



C# ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como zerar todos os valores dos elementos de um array de inteiros em C# usando o método Clear() da classe Array

Quantidade de visualizações: 10972 vezes
Nesta dica mostrarei como é possível usar o método estático Clear() da classe Array da linguagem C# para zerarmos todos os valores de um vetor de inteiros. Note que este método altera o array original.

Veja o exemplo C# completo:

using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      // cria e inicializa um array de inteiros
      int[] valores = {4, 69, 1, 0, 17, 23, 14};

      Console.WriteLine("Com valores originais:");

      // percorre todos os elementos originais
      for (int i = 0; i < valores.Length; i++) {
        Console.WriteLine(valores[i]);
      }

      // zera todos os elementos do array
      Array.Clear(valores, 0, valores.Length);

       Console.WriteLine("Valores zerados:");
      for (int i = 0; i < valores.Length; i++) {
        Console.WriteLine(valores[i]);
      }

      Console.WriteLine("\n\nPressione qualquer tecla para sair...");
      // pausa o programa
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

Com valores originais:
4
69
1
0
17
23
14

Valores zerados:
0
0
0
0
0
0
0


C++ ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular o coeficiente angular de uma reta em C++ dados dois pontos no plano cartesiano

Quantidade de visualizações: 1398 vezes
O Coeficiente Angular de uma reta é a variação, na vertical, ou seja, no eixo y, pela variação horizontal, no eixo x. Sim, isso mesmo. O coeficiente angular de uma reta tem tudo a ver com a derivada, que nada mais é que a taxa de variação de y em relação a x.

Vamos começar analisando o seguinte gráfico, no qual temos dois pontos distintos no plano cartesiano:



Veja que o segmento de reta AB passa pelos pontos A (x=3, y=6) e B (x=9, y=10). Dessa forma, a fórmula para obtenção do coeficiente angular m dessa reta é:

\[\ \text{m} = \frac{y_2 - y_1}{x_2 - x_1} = \frac{\Delta y}{\Delta x} = tg \theta \]

Note que __$\Delta y__$ e __$\Delta x__$ são as variações dos valores no eixo das abscissas e no eixo das ordenadas. No triângulo retângulo que desenhei acima, a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto oposto e a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto adjascente.

Veja agora o trecho de código na linguagem C++ que solicita as coordenadas x e y dos dois pontos, efetua o cálculo e mostra o coeficiente angular m da reta que passa pelos dois pontos:

#include <iostream>
#include <cstdlib>
 
using namespace std;
 
int main(int argc, char *argv[]){
  // coordenadas dos dois pontos
  float x1, y1, x2, y2;
  // guarda o coeficiente angular
  float m; 
       
  // x e y do primeiro ponto
  cout << "Coordenada x do primeiro ponto: ";
  cin >> x1;
  cout << "Coordenada y do primeiro ponto: ";
  cin >> y1;
     
  // x e y do segundo ponto
  cout << "Coordenada x do segundo ponto: ";
  cin >> x2;
  cout << "Coordenada y do segundo ponto: ";
  cin >> y2;   
     
  // vamos calcular o coeficiente angular
  m = (y2 - y1) / (x2 - x1);
     
  // mostramos o resultado
  cout << "O coeficiente angular é: " << m << "\n\n";
   
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

Coordenada x do primeiro ponto: 3
Coordenada y do primeiro ponto: 6
Coordenada x do segundo ponto: 9
Coordenada y do segundo ponto: 10
O coeficiente angular é: 0.666667
Pressione qualquer tecla para continuar...

Veja agora como podemos calcular o coeficiente angular da reta que passa pelos dois pontos usando o Teorema de Pitágoras. Note que agora nós estamos tirando proveito da tangente do ângulo Theta (__$\theta__$), também chamado de ângulo Alfa ou Alpha (__$\alpha__$):

#include <iostream>
#include <cstdlib>
#include <math.h>
 
using namespace std;
 
int main(int argc, char *argv[]){
  // coordenadas dos dois pontos
  float x1, y1, x2, y2;
  // guarda os comprimentos dos catetos oposto e adjascente
  float cateto_oposto, cateto_adjascente;
  // guarda o ângulo tetha (em radianos) e a tangente
  float tetha, tangente;
       
  // x e y do primeiro ponto
  cout << "Coordenada x do primeiro ponto: ";
  cin >> x1;
  cout << "Coordenada y do primeiro ponto: ";
  cin >> y1;
     
  // x e y do segundo ponto
  cout << "Coordenada x do segundo ponto: ";
  cin >> x2;
  cout << "Coordenada y do segundo ponto: ";
  cin >> y2;   
     
  // vamos obter o comprimento do cateto oposto
  cateto_oposto = y2 - y1;
  // e agora o cateto adjascente
  cateto_adjascente = x2 - x1;
  // vamos obter o ângulo tetha, ou seja, a inclinação da hipetunesa
  // (em radianos, não se esqueça)
  tetha = atan2(cateto_oposto, cateto_adjascente);
  // e finalmente usamos a tangente desse ângulo para calcular
  // o coeficiente angular
  tangente = tan(tetha);
     
  // mostramos o resultado
  cout << "O coeficiente angular é: " << tangente << "\n\n";
   
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ao executar este código você verá que o resultado é o mesmo. No entanto, fique atento às propriedades do coeficiente angular da reta:

1) O coeficiente angular é positivo quando a reta for crescente, ou seja, m > 0;

2) O coeficiente angular é negativo quando a reta for decrescente, ou seja, m < 0;

3) Se a reta estiver na horizontal, ou seja, paralela ao eixo x, seu coeficiente angular é zero (0).

4) Se a reta estiver na vertical, ou seja, paralela ao eixo y, o coeficiente angular não existe.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de Java - Como verificar quantas vezes um valor é encontrado em um vetor - Como usar vetores e matrizes em Java

Quantidade de visualizações: 16193 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que declara, constrói e inicializa um vetor de 10 inteiros. Em seguida peça para que o usuário informe um valor a ser pesquisado. Faça uma varredura no vetor e informe quantas vezes o valor pesquisado é encontrado:

// declara, constrói e inicializa um vetor de 10 inteiros
int valores[] = {4, 21, 9, 8, 12, 21, 4, 4, 1, 10};
Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um valor: 4
O valor foi encontrado: 3 vezes

Informe um valor: 8
O valor foi encontrado: 1 vezes

Informe um valor: 3
O valor foi encontrado: 0 vezes
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos{ 
  public static void main(String[] args){
    // declara, constrói e inicializa um vetor de 10 inteiros
    int valores[] = {4, 21, 9, 8, 12, 21, 4, 4, 1, 10};

    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos ler um valor inteiro
    System.out.print("Informe um valor: ");
    int pesquisa = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
        
    // vamos verificar quantas vezes o valor informado está
    // contido no vetor
    int repeticoes = 0;
    for(int i = 0; i < valores.length; i++){
      if(valores[i] == pesquisa){
        repeticoes++; // encontrou? vamos contar esta ocorrência
      }
    }
        
    // vamos mostrar o resultado
    System.out.println("O valor foi encontrado: " +
      repeticoes + " vezes"); 
  }
}


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