Lista de Exercícios Resolvidos: Java | Python | VisuAlg | Portugol | C | C# | VB.NET | C++
Você está aqui: Java ::: Classes e Componentes ::: JTable

Como aceitar somente inteiros em determinadas células de uma JTable

Quantidade de visualizações: 8696 vezes
import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import javax.swing.table.*;

public class Estudos extends JFrame{
  public Estudos(){
    super("Exemplo de uma tabela simples");
		
    final DefaultTableModel modelo = new 
        DefaultTableModel();
    
    // constrói a tabela
    JTable tabela = new JTable(modelo);
    
    // Cria duas colunas
    modelo.addColumn("Nome");
    modelo.addColumn("Idade");
    
    // adiciona duas linhas
    modelo.addRow(new Object[]{"Osmar J. Silva", "32"});
    modelo.addRow(new Object[]{"Fernando Gomes", "19"});
    
    TableColumn col = 
       tabela.getColumnModel().getColumn(1);
    col.setCellEditor(new MyTableCellEditor());
    
    tabela.setPreferredScrollableViewportSize(new 
      Dimension(350, 50));
	
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new FlowLayout());
			
    JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(tabela);
    c.add(scrollPane);
    	
    setSize(400, 300);
    setVisible(true);
  }
	
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}

class MyTableCellEditor extends AbstractCellEditor
  implements TableCellEditor{
  JComponent component = new JTextField();
  
  public boolean stopCellEditing(){
    String s = (String)getCellEditorValue();
    boolean valido = true;
    
    for(int i = 0; i < s.length(); i++){
      Character caractere = s.charAt(i);
      if(!Character.isDigit(caractere)){
        valido = false;
        break;
      }
    }    

    if(!valido){
      JOptionPane.showMessageDialog(null, 
         "Valor inválido");
      return false; 
    }
    return super.stopCellEditing();
  }
  
  public Component getTableCellEditorComponent(
    JTable table, Object value,
    boolean isSelected, int rowIndex, int vColIndex){
    
    if(isSelected){
      //
    }
    
    ((JTextField)component).setText((String)value);
    
    return component;
  }

  
  public Object getCellEditorValue() {
    return ((JTextField)component).getText();
  }
}



Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Angular ::: Dicas & Truques ::: Diretivas Angular

Angular para iniciantes: Como usar a diretiva ngFor do Angular para percorrer e exibir os itens de vetores e listas

Quantidade de visualizações: 4944 vezes
A diretiva ngFor do Angular é usada quando precisamos percorrer os elementos de um vetor (ou lista) de tipos primitivos ou objetos de classes. Dessa forma, para cada elemento da lista nós podemos definir o bloco HTML que determinará como o elemento individual será renderizado.

Vamos ver um exemplo bem simples? Comece criando uma nova aplicação Angular. Abra uma janela de terminal e dispare um comando Angular CLI parecido com:

c:\docs_osmar>cd c:\estudos_angular
c:\estudos_angular>ng new escola

Aqui nós estamos criando uma aplicação Angular com o nome escola. Nesse momento o CLI já criou para nós os seguintes arquivos: app.component.css, app.component.html,
app.component.spec.ts, app.component.ts, app.module.ts. Estou usando Angular 11. Dependendo da sua versão, pode ser que sua lista de arquivos seja um pouco diferente.

Antes de continuarmos, vamos deixar a aplicação executando. Então, dispare o comando abaixo para executar a aplicação no navegador:

c:\estudos_angular>cd escola
c:\estudos_angular\escola>ng serve --open

Rodou sem problemas? Agora vamos ao nosso primeiro exemplo da diretiva ngFor. Abra o arquivo app.component.ts no seu editor de código favorito e altere o seu código para a versão abaixo:

import { Component } from '@angular/core';

@Component({
  selector: 'app-root',
  templateUrl: './app.component.html',
  styleUrls: ['./app.component.css']
})
export class AppComponent {
......


Veja que temos um vetor de string contendo o nome de cinco linguagens de programação. Agora vamos usar a diretiva ngFor para receber esta lista no template HTML e exibir seus itens individuais. Para isso, abra o arquivo app.component.html e altere o seu código para:

<h2>Minhas linguagens favoritas:</h2>

<ul *ngFor="let linguagem of linguagens">
......


Veja que coloquei a diretiva ngFor como parte de um elemento HTML <ul> e, para cada item do vetor, nós criamos um novo elemento <li>. Aqui nós usamos o elemento <ul>, mas você pode usar uma <div> ou até mesmo <tr> e <td> para exibir o item como linha de uma tabela.

Execute a aplicação no navegador e você terá o seguinte resultado:



A instrução "let linguagem of linguagens" quer dizer: pegue os elementos individuais do vetor linguagens e associe, durante a iteração, o elemento atual à variável linguagem. Depois disso só precisamos usar as tags de template {{ linguagem }} para exibir o valor de cada elemento de forma individual.

Mas a diretiva ngFor oferece alguns recursos extras. Não deixe de acompanhar as outras dicas e truques dessa seção.


C ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como ler o conteúdo de um arquivo um caractere de cada vez usando a função fgetc() da linguagem C

Quantidade de visualizações: 277 vezes
A função fgetc() da linguagme C pode ser usada quando queremos ler o conteúdo de um arquivo um caractere de cada vez. Esta função retorna o caractere atualmente representado pelo indicador de posição interna no arquivo. Depois de lido o caractere, o indicador de posição avança para apontar para o próximo caractere.

Veja a assinatura desta função:

int fgetc(FILE *file); 
......


O trecho de código abaixo mostra como usar um laço while para ler todos os caracteres do arquivo especificado e exibir o conteúdo na tela:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  FILE *arquivo = fopen("c:\\testes.txt", "r");
  int caractere;

  // testa se o arquivo foi aberto com sucesso
  if(arquivo != NULL){

    // vamos usar um laço para ler o conteúdo do arquivo
    // e exibí-lo
......



Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Python Básico

Exercícios Resolvidos de Python - Como calcular salário líquido em Python - Calculando o salário líquido de um professor

Quantidade de visualizações: 767 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Python que calcule o salário líquido de um professor. Seu programa deverá solicitar que o usuário informe o valor da hora aula (como float), o número de horas trabalhadas no mês (como inteiro) e o percentual de desconto do INSS (como float). Em seguida mostre o salário líquido, formatado de acordo com a moeda brasileira em vigor (na resolução eu usei o Real). Dica: Use locale.setlocale(locale.LC_ALL, 'pt_BR.UTF-8').

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o valor da hora aula: 28
Informe o número de horas trabalhadas no mês: 12
Informe o percentual de desconto do INSS: 8
Salário Bruto: R$ 336,00
Total de Descontos: R$ 26,88
Salário Líquido: R$ 309,12
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Python:

import locale

# função principal do programa
def main():
  locale.setlocale(locale.LC_ALL, 'pt_BR.UTF-8')
  
  # vamos ler o valor do hora aula
  valor_hora_aula = float(input("Informe o valor da hora aula: "))
    
  # vamos ler o número de horas trabalhadas no mês
  horas_trabalhadas = int(input("Informe o número de horas trabalhadas no mês: "))
    
  # vamos ler o percentual de desconto do INSS
  percentual_desconto_inss = float(input("Percentual de desconto do INSS: "))
    
  # vamos calcular o salário bruto
  salario_bruto = valor_hora_aula * horas_trabalhadas
    
  # agora calculamos o total do desconto
......



C# ::: Windows Forms ::: Formulários e Janelas

Como abrir outros formulários de sua aplicação C# Windows Forms a partir do formulário principal

Quantidade de visualizações: 32449 vezes
Esta é, sem dúvida, uma das perguntas mais frequentes de meus visitantes. Sendo assim, vou detalhar passo-a-passo como você poderá abrir outros formulários a partir do formulário principal da aplicação.

Assumindo que você já tenha criado o formulário principal, siga estes passos para criar um novo formulário (Visual C# 2005 ou 2008):

a) Vá no menu Project -> Add Windows Form. O novo Form já aparecerá selecionado. Dê um nome a ele, por exemplo, "NovoForm.cs" e clique o botão Add;

b) Coloque os controles que desejar no novo formulário e salve tudo;

c) Volte no formulário principal e adicione o código abaixo no evento Click de um botão:

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos criar o novo formulário e exibí-lo
......


Execute e veja o resultado. Note, contudo, que se clicarmos no formulário principal com o segundo formulário ainda aberto, veremos que o primeiro sobrepõe o segundo. Isso acontece porque abrimos o novo formulário como não modal. Em algumas aplicações este pode não ser o comportamento esperado. Continue seguindo minhas dicas para aprender a diferença entre formulários modais e não modais em Windows Forms e C#.


HTML5 ::: HTML5 + JavaScript ::: Canvas

Programação gráfica para iniciantes - Como desenhar círculos com ou sem preenchimento usando o método arc() do objeto Canvas do HTML5

Quantidade de visualizações: 5714 vezes
Podemos usar o método arc() do objeto Canvas do HTML5 para desenhar círculos com ou sem prenchimento. Veja nos exemplos abaixo como isso pode ser feito. Primeiro um círculo sem preenchimento:

<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>O objeto Canvas do HTML5</title>
</head>
 
<body>
 
<Canvas id="canvas1" width="500" height="350"></Canvas>
 
<script type="text/javascript">
  // obtemos uma referência ao elemento Canvas  
  var canvas = document.getElementById("canvas1");
  // obtemos o contexto de desenho
  var contexto = canvas.getContext("2d");
     
......


Ao abrir esta página HTML nós teremos o seguinte resultado:



E agora um círculo preenchido:

<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>O objeto Canvas do HTML5</title>
</head>
 
<body>
 
<Canvas id="canvas1" width="500" height="350"></Canvas>
 
<script type="text/javascript">
  // obtemos uma referência ao elemento Canvas  
  var canvas = document.getElementById("canvas1");
  // obtemos o contexto de desenho
  var contexto = canvas.getContext("2d");
     
  // vamos desenhar um círculo sem preenchimento com raio de 80
  contexto.beginPath(); // início um novo caminho
......


Ao abrir esta página HTML nós teremos o seguinte resultado:




Veja mais Dicas e truques de HTML5

Dicas e truques de outras linguagens

Quem Somos

Osmar J. Silva
Programador Freelancer
WhatsApp +55 (062) 98553-6711

Goiânia-GO
Programador Freelancer - Full Stack Developer, Professional Java Developer, PHP, C/C++, Python Programmer, wxWidgets Professional C++ Programmer, Freelance Programmer. Formado em Ciência da Computação pela UNIP (Universidade Paulista Campus Goiânia) e cursando Engenharia Civil pela PUC-Goiás. Possuo conhecimentos avançados de Java, Python, JavaScript, C, C++, PHP, C#, VB.NET, Delphi, Android, Perl, e várias tecnologias que envolvem o desenvolvimento web, desktop, front-end e back-end. Atuo há mais de 20 anos como programador freelancer, atendendo clientes no Brasil, Portugal, Argentina e vários outros paises.
Entre em contato comigo para, juntos, vermos em que posso contribuir para resolver ou agilizar o desenvolvimento de seus códigos.
José de Angelis
Programador Freelancer
WhatsApp +55 (062) 98243-1195

Goiânia-GO
Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
Não basta ter um site. É necessário ter um site que é localizado e converte usuários em clientes. Se sua página não faz isso, Fale comigo e vamos fazer uma analise e conseguir resultados mais satisfatórios..

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 10 usuários muito felizes estudando em nosso site.