Você está aqui: Portugol ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição |
Usando o laço enquanto para pedir ao usuário que tente acertar um número aleatório entre 0 e 10 (incluindo) e mostrar a quantidade de tentativas feitas - Exercícios Resolvidos de PortugolQuantidade de visualizações: 102 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Portugol que gera um número aleatório (randômico) entre 0 e 10 (incluindo estes dois valores) e peça ao usuário para adivinhá-lo. Use um laço enquanto para registrar as tentativas feitas e, a cada tentativa, dê dicas informando se o número gerado é maior ou menor que a tentativa feita. Finalmente mostre a quantidade de tentativas feitas até que o número fosse acertado. Sua saída deverá ser parecida com a mostrada abaixo: Informe um número de 0 a 10: 5 Errou! Tente um número menor. Informe um número de 0 a 10: 2 Parabéns! Você acertou em 2 tentativas. Veja a resolução comentada deste exercício usando Portugol Web Studio: programa { inclua biblioteca Util --> u // função principal do programa funcao inicio() { // declaração das variáveis inteiro tentativas = 0, numero_lido logico acertou = falso // vamos gerar um número aleatório entre 0 e 10 inteiro numero = u.sorteia(0, 10) // um laço enquanto que repetirá até que o número seja acertado enquanto (acertou != verdadeiro) { escreva("Informe um número de 0 a 10: ") leia(numero_lido) tentativas++ se (numero_lido == numero) { // acertou? escreva("Parabéns! Você acertou em " + tentativas + " tentativas.\n") acertou = verdadeiro } senao se (numero_lido < numero) { // o número informado é menor que o número gerado escreva("Errou! Tente um número maior.\n") } senao { // o número informado é maior que o número gerado escreva("Errou! Tente um número menor.\n") } } } } |
![]() |
Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Portugol |
Veja mais Dicas e truques de Portugol |
Dicas e truques de outras linguagens |
JavaScript - Como acessar as mídias do usuário em JavaScript usando a função getUserMedia() da interface MediaDevices Java - Como testar se uma determinada chave está contida no HashMap do Java usando o método containsKey() |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
1º lugar: Java |