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Portas lógicas em Python - Como criar uma porta lógica AND em Python

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No estudo dos Sistemas Digitais, a porta lógica AND (E) é aquela que faz uso do operador de produto lógico para gerar a saída. Neste tipo de porta, a saída é igual a 1 SOMENTE quando todas as entradas forem 1, e 0 em todos os demais casos.

Na Lógica Matemática dizemos que uma porta lógica AND é uma CONJUNÇÃO, que gera um valor VERDADEIRO quando suas proposições de entrada são ambas verdadeiras, e FALSO em caso contrário.

Antes de vermos o código Python, dê uma olhada na imagem a seguir para relembrarmos o desenho de uma porta lógica AND e sua tabela-verdade correspondente (aqui eu considerei apenas duas entradas):



Agora vamos ao código Python. Veja a seguinte listagem:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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# define o comportamento da porta lógica AND
def AND (a, b):
  # as entradas são ambas 1?
  if a == 1 and b == 1:
    return True
  else:
    return False

# método principal
def main():
  # vamos testar a nossa porta lógica
  print(AND(0, 0))
  print(AND(1, 0))
  print(AND(0, 1))
  print(AND(1, 1))  
  
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executarmos este código Python nós teremos o seguinte resultado:

False
False
False
True

Note que fornecemos valores inteiros correspontes às entradas 1 e 0. Veja uma modificação na qual simulamos a lógica matemática, ou seja, fornecemos valores verdadeiro e falso:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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----------------------------------------------------------------------

# define o comportamento da porta lógica AND
def AND (a, b):
  # as entradas são ambas verdadeiras?
  if a and b:
    return True
  else:
    return False

# método principal
def main():
  # vamos testar a nossa porta lógica
  print(AND(False, False))
  print(AND(True, False))
  print(AND(False, True))
  print(AND(True, True))  
  
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar o código Python novamente você verá que a saída é a mesma.

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C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica

Como calcular a energia cinética de um corpo dado sua massa e sua velocidade usando a linguagem C

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Energia Cinética é a forma de energia relacionada aos corpos em movimento e é diretamente proporcional ao quadrado da velocidade do corpo. Sendo uma grandeza física escalar, a energia cinética possui como unidade de medida, de acordo com as unidades do SI (Sistema Internacional de Medidas), o joule.

A energia cinética é a capacidade de algum corpo em movimento realizar trabalho, modificando o estado de movimento dos corpos ao seu redor ou deformando-os. Quanto maior é a velocidade e a massa do corpo, maior é a sua capacidade de realizar trabalho quando estiver em movimento. De forma análoga, podemos pensar que um corpo que apresenta uma grande energia cinética necessita de uma grande quantidade de energia para cessar o seu movimento.

A fórmula para obtenção da Energia Cinética de um corpo, quando temos a sua massa e a sua velocidade é:

\[ E_c = \frac{\text{m} \cdot v^2}{\text{2}} \]

Onde:

Ec ? energia cinética (em joule, J).

m ? massa do corpo (em kg).

v ? velocidade do corpo (em m/s).

É comum, também, encontrarmos essa fórmula escrita da seguinte forma:

\[ E_c = \frac{1}{2} \text{m} \cdot v^2 \]

É importante observarmos que, caso um corpo se encontre em repouso, a energia cinética a ele associada é nula, ou seja, zero. Além disso, a energia cinética depende da velocidade desse corpo ao quadrado. Sendo assim, ao duplicarmos a velocidade de um corpo, sua energia cinética aumenta quatro vezes e, ao triplicá-la, a energia cinética desse corpo fica nove vezes maior.

Vamos ver um exemplo agora? Observe o seguinte enunciado:

1) Um ciclista e sua bicicleta possuem uma massa total de 100kg, e uma velocidade de 54km/h. Calcule sua energia cinética.

O exercício já nos dá a massa total em kg, mas precisamos converter km/h em m/s antes de realizar o cálculo da energia cinética. Fique atento(a). Veja o código C completo que efetua este cálculo e exibe a energia cinética resultante:

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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <math.h> 
     
int main(int argc, char *argv[]){
  // a massa total
  float massa = 100; // em kg
  // velocidade (em m/s)
  float velocidade = 54 / 3.6; // converti de km/h para m/s
  
  // agora calculamos a energia cinética
  float energia_cinetica = (massa * pow(velocidade, 2)) / 2;
  
  // mostramos o resultado
  printf("A energia cinética é: %fJ",
    energia_cinetica);
			  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

A energia cinética é: 11250.000000J


Android Java ::: android.widget ::: Button

Como detectar um clique em um botão do Android usando o evento onClick no XML de layout

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Nesta dica mostrarei como podemos detectar um clique em um botão usando o evento onClick diretamente no arquivo XML de layout. No entanto, para usar este artifício, algumas regras devem ser seguidas:

a) O método chamado pelo clique do botão deverá ser public e retornar void;
b) O único parâmetro do método deverá conter apenas um objeto da classe View, representando a view na qual o evento onclick ocorreu.

Veja um exemplo completo no qual detectamos o clique no botão e exibimos uma mensagem AlertDialog contendo apenas um botão OK. Comece analisando o XML de layout (o nome do botão foi definido no arquivo strings.xml):

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<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<LinearLayout xmlns:android="
  http://schemas.android.com/apk/res/android"
  android:orientation="vertical"
  android:layout_width="fill_parent"
  android:layout_height="fill_parent">
  tools:context=".MainActivity">

  <Button xmlns:android="
    http://schemas.android.com/apk/res/android"
    android:id="@+id/button_send"
    android:layout_width="wrap_content"
    android:layout_height="wrap_content"
    android:text="@string/btn_enviar"
    android:onClick="enviarMensagem"
    />

</LinearLayout>

Veja agora o código Java no MainActivity.java:

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package com.example.estudosandroid;

import androidx.appcompat.app.AppCompatActivity;
import android.content.DialogInterface;
import android.os.Bundle;
import android.view.View;
import android.app.AlertDialog;

public class MainActivity extends AppCompatActivity {
  @Override
  protected void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
    super.onCreate(savedInstanceState);
    setContentView(R.layout.activity_main);
  }

  // método público que será chamado ao clicarmos no botão
  public void enviarMensagem(View view) {
    AlertDialog dialogo = new 
      AlertDialog.Builder(MainActivity.this).create();
    dialogo.setTitle("Aviso");
    dialogo.setMessage("Esta é uma mensagem de aviso");
    dialogo.setButton(AlertDialog.BUTTON_NEUTRAL, "OK",
      new DialogInterface.OnClickListener() {
        public void onClick(DialogInterface dialog, 
          int which){
          dialog.dismiss(); // fecha o AlertDialog
        }
      }
    );

    dialogo.show();
  }
}



C++ ::: STL (Standard Template Library) ::: Vector C++

Como retornar uma referência ao primeiro elemento de um vector C++ usando a função front()

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O primeiro elemento em um contêiner STL vector do C++ pode ser acessado por meio da função front(). Como esta função é sobrecarregada, temos duas opções:

reference front();
const_reference front() const;  
A primeira versão é do tipo T&, ou seja, retorna uma referência ao primeiro elemento. Veja:

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#include <iostream>
#include <vector>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // um vector vazio que conterá inteiros
  vector<int> valores;

  // vamos inserir três elementos
  valores.push_back(54);
  valores.push_back(13);
  valores.push_back(87);

  // vamos obter o valor do primeiro elemento do vector
  // Note que front() pode ser usada dos dois lados
  // de uma operação de atribuição
  int valor = valores.front();
  cout << "Primeiro elemento: " << valor << endl;

  // vamos alterar o valor do primeiro elemento
  valores.front() = 102;

  // vamos testar o resultado
  cout << "Primeiro elemento: " << valores.front() << endl;

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Note que aqui nós usamos:

int valor = valores.front();
para guardar o valor do primeiro elemento na variável valor. Poderíamos também usar:

int& valor = valores.front();
valor = 102;
Agora valor é uma referência direta ao primeiro elemento do vector. Desta forma, qualquer alteração no valor da variável valor afetará também o primeiro elemento do vector.

Observe agora o seguinte trecho de código:

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int valor = valores.front(); // o primeiro elemento é 54
valores.front() = 20;
cout << "Primeiro elemento: " << valor << endl;

Aqui nós acessamos o valor do primeiro elemento, guardarmos-o na variável valor e atribuímos o valor 20 à valores.front(). Porém, ao imprimirmos a variável valor o seu conteúdo ainda é 54. De fato, o que gostaríamos é que uma alteração em valores.front() afetasse também a variável valor. Assim:

int& valor = valores.front(); // o primeiro elemento é 54
valores.front() = 20;
cout << "Primeiro elemento: " << valor << endl;
Mas, como evitar alterações diretas na variável valor? Podemos declarar valor como uma referência constante, ou seja, usar a segunda versão da função front(), a saber const T&, que retorna uma referência constante. Veja:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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const int& valor = valores.front(); // o primeiro elemento é 54
valores.front() = 20;
valor = 300; // esta linha não compila
cout << "Primeiro elemento: " << valor << endl;

Agora o efeito que queríamos é alcançado. Alterações em valores.front() afetam a variável valor, mas, não podemos alterar valor diretamente, já que esta variável é uma referência constante agora.


Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como usar o método replace() da classe String do Java para substituir palavras em uma frase ou texto - Revisado

Quantidade de visualizações: 11074 vezes
Nesta dica mostrarei como substituir substrings em uma string, ou seja, substituir uma palavra (ou parte de uma palavra) em uma frase ou texto. Para isso podemos usar o método replace() da classe String da linguagem Java.

Note que o método replace() da classe String retorna uma nova string com todas as ocorrências substituídas. Veja o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    String frase = "Programar em Java é bom.";
    System.out.println(frase); 
    
    // substitui todas as ocorrências de "Java" por "C#"
    String frase2 = frase.replace("Java", "C#");
     
    System.out.println(frase2);
     
    System.exit(0);
  }
}

Ao executar este exemplo nós teremos o seguinte resultado:

Programar em Java é bom.
Programar em C# é bom.

Esta dica foi revisada e testada no Java 8.


C++ ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como criar diretórios em C++ usando a função mkdir()

Quantidade de visualizações: 10146 vezes
Em algumas situações nossos códigos C++ precisam criar diretórios. Isso pode ser feito com o auxílio da função mkdir(), disponível no header direct.h (trazido da linguagem C). Veja a assinatura desta função:

int _mkdir(const char *pathname);
Se o diretório for criado com sucesso a função retornará o valor 0. O retorno será -1 se um erro ocorrer. Neste caso a variável global errno será definido como EACCES (diretório não criado; nome informado já existe) ou ENOENT (caminho não encontrado).

Veja um trecho de código C++ no qual criamos um diretório no mesmo diretório do executável.

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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#include <iostream>
#include <direct.h>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos criar o diretório
  char diretorio[] = "estudos";

  // vamos testar se houve erro na criação do diretório
  if(mkdir(diretorio) == -1){
    cout << "Erro: " << strerror(errno) << endl;
  }
  else{
    cout << "Diretório criado com sucesso" << endl;
  }

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

É possível usar a versão Unicode de mkdir(), ou _mkdir(). O método _wmkdir(), também presente em direct.h é útil quando precisamos internacionalizar nossas aplicações. Veja o exemplo:

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#include <iostream>
#include <direct.h>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos criar o diretório
  wchar_t diretorio[] = L"C:\\Dev-Cpp\\estudos";

  // vamos testar se houve erro na criação do diretório
  if(_wmkdir(diretorio) == -1){
    cout << "Erro: " << strerror(errno) << endl;
  }
  else{
    cout << "Diretório criado com sucesso" << endl;
  }

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Note que agora eu troquei o tipo char por wchar_t e usei o sinalizado L antes da atribuição da string.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C++

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