Lista de Exercícios Resolvidos: Java | Python | VisuAlg | Portugol | C | C# | VB.NET | C++
Você está aqui: Python ::: Matplotlib Python Library (Biblioteca Python Matplotlib) ::: Área de Plotagem do Matplotlib

Matplotlib Python - As diferenças entre as coordenadas na tela do computador e na área de plotagem do Matplotlib

Quantidade de visualizações: 1538 vezes
Se você já fez algum gráfico, um jogo, ou até uma animação em linguagens de programação tais como JavaScript (ou HTML5), Java, Delphi, C/C++, etc, sabe que a origem do sistema de coordenadas de duas dimensões está localizada no canto superior esquerdo da tela.

Dessa forma, nas interfaces de desenho fornecidas pelas linguagens de programação, a coordenada x começa em 0 no lado esquerdo da tela e cresce em direção à direita da tela. A coordenada y, por sua vez, começa em 0 no topo da tela e cresce à medida que nos afastamos do topo. Por isso, a coordenada (x=0, y=0) está localizada no canto superior esquerdo.

No entanto, quando estamos plotando no Matplotlib, em geral usando o plano cartesiano, temos que nos acostumar com o eixo y crescendo para cima, e não para baixo, como é comum na programação gráfica usando linguagem de programação. Assim, o eixo-x continua crescendo para a direita, mas o eixo-y cresce para cima.

Vamos ver um exemplo? Olhe atentamente a figura a seguir:



E abaixo está o código Python completo para a geração dessa área de plotagem:

import matplotlib.pyplot as plt

def main():
  # eixo-x inicial e final
  x1 = -15
  x2 = 15

  # eixo-y inicial e final
  y1 = -15
  y2 = 15 
  
  # construímos os eixos
  plt.axis([x1, x2, y1, y2])

......


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como elevar uma base a um determinado expoente usando o método pow() do objeto Math do JavaScript

Quantidade de visualizações: 24126 vezes
Em algumas situações nós precisamos efetuar cálculos de potenciação em JavaScript, ou seja, elevar um número (uma base) a um determinado expoente e obter sua potência. Veja a figura a seguir:



Veja que aqui o valor 5 foi elevado ao cubo, ou seja, ao expoente 3 e obtemos como resultado sua potência: 125.

A linguagem JavaScript nos fornece o método pow(), como parte do objeto Math, que recebe como argumentos a base e o expoente e nos retorna a potência. Veja um exemplo de seu uso no código abaixo:

<!doctype html>
<html>
<head>
 <title>Estudos JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  var base = 4;
  var expoente = 5;
......


Ao executarmos este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

A base 4 elevada ao expoente 5 é igual a potencia 1024


VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres

Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Como retornar o código ASCII associado a um caractere em VisuAlg - Ler um caractere e retornar o código ASCII correspondente

Quantidade de visualizações: 317 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa VisuAlg que pede para o usuário informar um caractere (letra ou número) e mostre o código ASCII correspondente.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um caractere: A
Você informou o caractere: A
O código ASCII correspondente é: 65
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em VisuAlg:

algoritmo "Como retornar código ASCII em VisuAlg"
var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  ch: caractere
  codigo: inteiro

inicio
  // vamos pedir para o usuário informar uma letra, símbolo ou pontuação
  escreva("Informe um caractere: ")
......


O Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação (do inglês American Standard Code for Information Interchange - ASCII, pronunciado [áski]) é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação e de controle, através de um sinal codificado em forma de código binário (cadeias de bits formada por vários 0 e 1), desenvolvido a partir de 1960, que representa um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, algarismos arábicos, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos.


C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Métodos, Procedimentos e Funções

Exercício Resolvido de C++ - Uma função C++ que recebe um valor inteiro e informa se o mesmo é um número primo

Quantidade de visualizações: 8532 vezes
Exercícios Resolvidos de C++ - Uma função C++ que recebe um valor inteiro e informa se o mesmo é um número primo

Pergunta/Tarefa:

Um inteiro é um número primo se ele for divisível somente por 1 e por ele mesmo. Assim, 2, 3, 5 e 7 são primos, enquanto 4, 6, 8 e 9 não são.

Escreva uma função C++ que recebe um valor inteiro e informe se o mesmo é um número primo. Você deverá usar a seguinte assinatura para a função:

bool primo(int valor){
  // implementação aqui
}
Note que a função retornará true se o valor for primo e false em caso contrário. Chame esta função a partir da função main() de forma que sua saída seja parecida com:

Informe um valor inteiro: 7
O numero informado é primo
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em C++:

#include <cstdlib>
#include <iostream>

using namespace std;

// protótipo da função primo()
bool primo(int);

int main(int argc, char *argv[]){
  int numero;
  
  setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português
	
  cout << "Informe um valor inteiro: ";
  cin >> numero;
  
  // vamos verificar se o valor informado é um número primo
  if(primo(numero)){
    cout << "O numero informado é primo\n" << endl;             
  }
  else{
    cout << "O numero informado NÃO é primo\n" << endl;     
......



C++ ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como comparar strings em C++ usando o método compare() da classe String

Quantidade de visualizações: 22283 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função compare() da classe String da linguagem C++ para comparar duas palavras, frases ou textos.

Se as duas strings forem iguais, o valor 0 é retornado. Um valor diferente de 0 indica que as duas strings não são iguais. Lembre-se de que esta função distingue entre maiúsculas e minúsculas.

Veja como esta função pode ser usada:

int compare(const string& str) const;
int compare(const char* s) const;

Podemos chamar esta função de duas formas:

a) Fornecendo uma variável como parâmetro;
b) Fornecendo uma string entre aspas.

Veja agora um exemplo C++ completo demonstrando o seu uso:

#include <string>
#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  string str1("Java");
  string str2("JAVA");

  if(str1.compare(str2) == 0){
    cout << str1 << " é igual a " << str2 << "\n";
......


Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

Java é diferente de JAVA


Java ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como calcular juros simples e composto - Calculando juros simples e montante na linguagem Java

Quantidade de visualizações: 13880 vezes
O regime de juros será simples quando o percentual de juros incidir apenas sobre o valor principal. Sobre os juros gerados a cada período não incidirão novos juros. Valor Principal, ou simplesmente principal, é o valor inicial emprestado ou aplicado, antes de somarmos os juros. Transformando em fórmula temos:

J = P . i . n

Onde:

J = juros
P = principal (capital)
i = taxa de juros
n = número de períodos

Imaginemos uma dívida de R$ 2.000,00 que deverá ser paga com juros de 5% a.m. pelo regime de juros simples e o prazo para o pagamento é de 2 meses. O cálculo em Java pode ser feito assim:

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    double principal = 2000.00;
    double taxa = 0.08;
    int meses = 2;
   
    double juros = principal * taxa * meses;
......


O montante da dívida pode ser obtido das seguintes formas:

a) Montante = Principal + Juros
b) Montante = Principal + (Principal x Taxa de juros x Número de períodos)

M = P . (1 + (i . n))

Veja o código:

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    double principal = 2000.00;
    double taxa = 0.08;
    int meses = 2;
   
    double juros = principal * taxa * meses;
    double montante = principal * (1 + (taxa * meses));  
......



Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

Quem Somos

Osmar J. Silva
Programador Freelancer
WhatsApp +55 (062) 98553-6711

Goiânia-GO
Programador Freelancer - Full Stack Developer, Professional Java Developer, PHP, C/C++, Python Programmer, wxWidgets Professional C++ Programmer, Freelance Programmer. Formado em Ciência da Computação pela UNIP (Universidade Paulista Campus Goiânia) e cursando Engenharia Civil pela PUC-Goiás. Possuo conhecimentos avançados de Java, Python, JavaScript, C, C++, PHP, C#, VB.NET, Delphi, Android, Perl, e várias tecnologias que envolvem o desenvolvimento web, desktop, front-end e back-end. Atuo há mais de 20 anos como programador freelancer, atendendo clientes no Brasil, Portugal, Argentina e vários outros paises.
Entre em contato comigo para, juntos, vermos em que posso contribuir para resolver ou agilizar o desenvolvimento de seus códigos.
José de Angelis
Programador Freelancer
WhatsApp +55 (062) 98243-1195

Goiânia-GO
Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
Não basta ter um site. É necessário ter um site que é localizado e converte usuários em clientes. Se sua página não faz isso, Fale comigo e vamos fazer uma analise e conseguir resultados mais satisfatórios..

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 10 usuários muito felizes estudando em nosso site.