Você está aqui: C# ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como gerar um número randômico na faixa de 0 até 10Quantidade de visualizações: 8588 vezes |
Este trecho de código mostra como usar o método Next() da classe Random para gerar um número aleatório na faixa de 0 até 10. Veja que tudo que temos a fazer é informar o valor imediatamente superior ao maior valor da faixa, em nosso caso o valor 11: static void Main(string[] args){ // cria um objeto da classe Random Random rnd = new Random(); // gera um número aleatório na faixa // 0 até 10 int numero = rnd.Next(11); // exibe o resultado Console.Write("O número gerado foi: {0}", numero); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } |
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Python ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como testar de uma matriz é uma matriz identidade usando PythonQuantidade de visualizações: 935 vezes |
Seja M uma matriz quadrada de ordem n. A matriz M é chamada de Matriz Identidade de ordem n (indicada por In) quando os elementos da diagonal principal são todos iguais a 1 e os elementos restantes são iguais a zero. Para melhor entendimento, veja a imagem de uma matriz identidade de ordem 3, ou seja, três linhas e três colunas: Veja um código Python completo no qual nós declaramos uma matriz quadrada de ordem 3, pedimos para o usuário informar os valores de seus elementos e no final informamos se a matriz é uma matriz identidade ou não: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # método principal def main(): n = 3; # ordem da matriz quadrada matriz = [[0 for x in range(n)] for y in range(n)] # matriz quadrada identidade = True # vamos pedir para o usuário informar os elementos da matriz for i in range(n): for j in range(n): matriz[i][j] = int(input("Elemento na linha {0} e coluna {0}: ".format( (i + 1), (j + 1)))) # agora verificamos se a matriz é uma matriz identidade for linha in range(n): for coluna in range(n): if (matriz[linha][coluna] != 1) and (matriz[coluna][linha] != 0): identidade = False break # agora mostramos a matriz lida print() for i in range(n): for j in range(n): print(matriz[i][j], end=' ') print() if identidade: print("\nA matriz informada é uma matriz identidade.") else: print("\nA matriz informada não é uma matriz identidade.") if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Elemento na linha 1 e coluna 1: 1 Elemento na linha 1 e coluna 2: 0 Elemento na linha 1 e coluna 3: 0 Elemento na linha 2 e coluna 1: 0 Elemento na linha 2 e coluna 2: 1 Elemento na linha 2 e coluna 3: 0 Elemento na linha 3 e coluna 1: 0 Elemento na linha 3 e coluna 2: 0 Elemento na linha 3 e coluna 3: 1 1 0 0 0 1 0 0 0 1 A matriz informada é uma matriz identidade. |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como acessar os caracteres individuais de uma string em C++ usando a função at()Quantidade de visualizações: 7097 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função at() para percorrer os caracteres individuais de uma palavra, frase ou texto em C++. Esta função recebe o índice do caractere que queremos acessar e retorna o caractere correspondente. Note que o índice começa em 0. Veja o código C++ completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> #include <string> using namespace std; // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // vamos criar uma nova string string palavra("PYTHON"); // vamos percorrer os caracteres um de cada vez for(int i = 0; i < palavra.size(); i++){ cout << palavra.at(i) << "\n"; } cout << "\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: P Y T H O N |
R ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
R para Matemática e Estatística - Como calcular desvio padrão usando a função sd() da linguagem RQuantidade de visualizações: 1544 vezes |
Em Matemática e Estatística, o Desvio Padrão (em inglês: Standard Deviation) é uma medida de dispersão, ou seja, é uma medida que indica o quanto um conjunto de dados é uniforme. Quando o desvio padrão é baixo, isso quer dizer que os dados do conjunto estão mais próximos da média. Como calcular o desvio padrão de um conjunto de dados? Vamos começar analisando a fórmula mais difundida na matemática e na estatística: \[\sigma = \sqrt{ \frac{\sum_{i=1}^N (x_i -\mu)^2}{N}}\] Onde: a) __$\sigma__$ é o desvio; b) __$x_i__$ é um valor qualquer no conjunto de dados na posição i; c) __$\mu__$ é a média aritmética dos valores do conjunto de dados; d) N é a quantidade de valores no conjunto. O somatório dentro da raiz quadrada nos diz que devemos somar todos os elementos do conjunto, desde a posição 1 até a posição n, subtrair cada valor pela média do conjunto e elevar ao quadrado. Obtida a soma, nós a dividimos pelo tamanho do conjunto. Porém, se usarmos a linguagem R, todos estes cálculos se tornam desnecessários, pois temos a função sd(), que recebe uma lista de valores numéricos e retorna o desvio padrão correspondente. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- > valores <- c(10, 30, 90, 30) [ENTER] > desvio_padrao <- sd(valores) [ENTER] > paste("O desvio padrão é:", desvio_padrao) [ENTER] [1] "O desvio padrão é: 34.6410161513775" > Ao executar estes comandos R nós teremos o seguinte resultado: O desvio padrão é: 34.6410161513775 Note que a função sd() da linguagem R retorna o Desvio Padrão Populacional, e não o Desvio Padrão Amostral. |
Python ::: Dicas & Truques ::: Lista (List) |
Vetores e matrizes em Python - Como inserir itens em posições aleatórias de uma listaQuantidade de visualizações: 9093 vezes |
Este exemplo mostra como adicionar itens em posições aleatórias de uma lista Python. Note como usamos o método insert() da classe List passando um valor randômico para o índice no qual o novo elemento será inserido. Veja o código completo para a dica: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # vamos importar o módulo random import random def main(): # cria uma lista vazia valores = [] # início do laço for for i in range(1, 11): valor = int(input("Informe um inteiro: ")) if(len(valores) == 0): valores.insert(0, valor) else: # insere o valor em um posição aleatória valores.insert(random.randrange(0, len(valores)), valor) # exibe os valores da lista print("Valores na lista:", valores, "\n") # fim do laço for if __name__== "__main__": main() Ao executarmos este código Python nós teremos o seguinte resultado: Informe um inteiro: 9 Valores na lista: [9] Informe um inteiro: 3 Valores na lista: [3, 9] Informe um inteiro: 2 Valores na lista: [2, 3, 9] Informe um inteiro: 8 Valores na lista: [2, 3, 8, 9] Informe um inteiro: 10 Valores na lista: [10, 2, 3, 8, 9] Informe um inteiro: 18 Valores na lista: [18, 10, 2, 3, 8, 9] Informe um inteiro: 30 Valores na lista: [18, 10, 30, 2, 3, 8, 9] Informe um inteiro: 60 Valores na lista: [18, 10, 30, 2, 3, 8, 60, 9] Informe um inteiro: 67 Valores na lista: [18, 10, 67, 30, 2, 3, 8, 60, 9] Informe um inteiro: 82 Valores na lista: [18, 10, 67, 30, 2, 3, 8, 82, 60, 9] |
Java ::: Projetos Java Completos - Códigos Fonte Completos Java ::: Jogos (Games) |
Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java - Jogo completo em Java com código comentadoQuantidade de visualizações: 5212 vezes |
Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java Nesta dica mostrarei como criar o famoso joguinho Pedra, Papel, Tesoura na linguagem Java. Trata-se de um código bem simples e que vou comentar linha a linha, para que você extraia todo o conteúdo necessário para deixar a sua lógica de programação ainda mais afiada. Nesta versão eu mostrarei como jogar Pedra, Papel, Tesoura contra o computador. Depois de entender todo o código você não terá dificuldade para implementar uma versão que lhe permitirá jogar contra seus amigos. Antes de vermos o código, eis uma imagem do jogo em execução: Quais técnicas de programação vou aprender com o código desse jogo? O joguinho Pedra, Papel, Tesoura é ótimo para estudantes de programação que está iniciando em Java e que gostariam de aprimorar sua lógica de programação, afinal, se você desenvolver uma boa lógica de programação, você conseguirá desenvolver soluções em qualquer linguagem. Além de entender como funciona o desenvolvimento de jogos em Java, você reforçará o seu conhecimento de laços, estrutura condicional if...else, entrada e saída e fluxo e desvio do algorítmo. Veja, por exemplo, um trecho de código no qual testamos se o jogador escolheu Pedra, Papel ou Tesoura, e também a escolha feita pelo computador: // o jogador escolheu Pedra? else if(jogador == 1){ // o computador escolheu Papel? if(computador == 2){ System.out.println("Você perdeu. Papel embrulha Pedra"); vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador } else{ // o computador escolheu Tesoura System.out.println("Você ganhou. Pedra amassa Tesoura"); vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador } } // o jogador escolheu Papel? else if(jogador == 2){ // o computador escolheu Tesoura? if(computador == 3){ System.out.println("Você perdeu. Tesoura corta Papel"); vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador } else{ // o ocmputador escolheu Pedra System.out.println("Você ganhou. Papel embrulha Pedra"); vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador } } Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo: 1) PEDPAPTESJC - Jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java Console - NetBeans IDE - Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java. Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
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