Lista de Exercícios Resolvidos: Java | Python | VisuAlg | Portugol | C | C# | VB.NET | C++
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Como gerar um número randômico na faixa de 0 até 10

Quantidade de visualizações: 8572 vezes


Este trecho de código mostra como usar o método Next() da classe Random para gerar um número aleatório na faixa de 0 até 10. Veja que tudo que temos a fazer é informar o valor imediatamente superior ao maior valor da faixa, em nosso caso o valor 11:
static void Main(string[] args){
  // cria um objeto da classe Random
  Random rnd = new Random();

  // gera um número aleatório na faixa
  // 0 até 10
  int numero = rnd.Next(11);

  // exibe o resultado
  Console.Write("O número gerado foi: {0}", numero);

  Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
  Console.ReadKey();
}


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Java ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular o ponto de interseção de duas retas em Java - Java para Geometria Analítica e Álgebra Linear

Quantidade de visualizações: 599 vezes
Duas retas podem encontrar-se em 0, 1 ou 2 pontos. No primeiro caso, elas são chamadas paralelas; no segundo, elas são chamadas concorrentes e o ponto de encontro entre elas é chamado ponto de interseção; no terceiro caso, se duas retas possuem dois pontos em comum, então elas obrigatoriamente apresentam todos os pontos em comum e são chamadas coincidentes.

Nesta dica mostrarei como podemos encontrar o ponto de interseção (ou intersecção) de duas retas usando Java. Mas, antes de vermos o código, dê uma olhada na seguinte imagem:



Note que temos os pontos A e B correspondentes ao segmento de reta AB e os pontos C e D correspondentes ao segmento de reta CD. Nossa tarefa é encontrar o ponto exato de intersecção entre esses dois segmentos de reta.

Veja o código Java completo que nos auxilia na resolução deste problema:

package estudos;

// Classe usada para representar um ponto no
// plano 2d (Plano Cartesiano)
class Ponto{
  double x, y;
  
  // construtor da classe
  public Ponto(double x, double y){
    this.x = x;
    this.y = y;
  }
}

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos construir os quatro pontos
    Ponto A = new Ponto(5, 7);
    Ponto B = new Ponto(9, -4);
    Ponto C = new Ponto(-8, 2);
    Ponto D = new Ponto(11, 6);
    
    // vamos obter a representação do segmento AB    
    double a1 = B.y - A.y;
    double b1 = A.x - B.x;
    double c1 = (a1 * A.x) + (b1 * A.y);
       
    // vamos obter a representação do segmento CD
    double a2 = D.y - C.y;
    double b2 = C.x - D.x;
    double c2 = (a2 * C.x) + (b2 * C.y);
    
    // obtém o determinante
    double determinante = (a1 * b2) - (a2 * b1);
    
    // as duas retas são paralelas?
    if(determinante == 0){
      System.out.println("\nAs duas retas são paralelas.\n");
    }
    else{
      // e construímos o ponto de intersecção
      double x = ((b2 * c1) - (b1 * c2)) / determinante;
      double y = ((a1 * c2) - (a2 * c1)) / determinante;
      Ponto inters = new Ponto(x, y);
    
      System.out.printf("O ponto de interseção é: x = %.2f; y = %.2f",
        inters.x, inters.y);
    }
    
    System.out.println();
  }
} 

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

O ponto de interseção é: x = 5,76; y = 4,90

De fato, se você olhar a imagem novamente e desenhar este ponto, verá que ele se situa exatamente na intersecção das retas indicadas.


Java ::: Dicas & Truques ::: Formatação de datas, strings e números

Java para iniciantes - Como controlar a quantidade de casas decimais na exibição de um valor double ou float

Quantidade de visualizações: 26063 vezes
Este trecho de código mostra como usar o método printf() do Java 5.0 para definir a quantidade de casas decimais na exibição de um valor double.

Obs: Veja que há arredondamento durante a redução das casas decimais.

Eis o código completo para o exemplo:

package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    double valor = 54.235344213;
    // exibe o valor original
    System.out.println(valor);
    
    // exibe o valor com duas casas decimais
    System.out.printf("%.2f\n", valor);
 
    // exibe o valor com quatro casas decimais
    System.out.printf("%.4f\n", valor);
   
    // exibe o valor com cinco casas decimais
    System.out.printf("%.5f\n", valor);
 
    // exibe o valor com uma casa decimal
    System.out.printf("%.1f", valor);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

54.235344213
54,24
54,2353
54,23534
54,2


C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Métodos, Procedimentos e Funções

Exercício Resolvido de C++ - Escreva uma função C++ que recebe três números inteiros e retorna o menor deles

Quantidade de visualizações: 296 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C++ que contenha uma função, método ou procedimento que recebe três números inteiros e retorne o menor deles como um inteiro. Seu método não deve produzir nenhuma saída, apenas retornar o menor número entre os três argumentos fornecidos.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o primeiro número: 8
Informe o segundo número: 10
Informe o terceiro número: 7
O menor número é: 7
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em C++:

#include <iostream>
#include <algorithm>

using namespace std;

// função que recebe três números e retorna o menor deles
int menor(int a, int b, int c){
  return min(min(a, b), c);
}

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  int n1, n2, n3, menor_numero;
	
  // vamos pedir para o usuário informar três
  // números inteiros
  cout << "Informe o primeiro número: ";
  cin >> n1;
  cout << "Informe o segundo número: ";
  cin >> n2;
  cout << "Informe o terceiro número: ";
  cin >> n3;
    
  // agora vamos calcular o menor número
  menor_numero = menor(n1, n2, n3);
    
  // e mostramos o resultado
  cout << "O menor numero é: " << menor_numero << endl;
    
  cout << "\n" << endl;
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Exceções e Tratamentos de Erros

Exceções e Tratamentos de Erros - Exercícios Resolvidos de Java - Ex. 1 - Forçando o usuário a informar dois inteiros válidos antes de efetuar sua soma

Quantidade de visualizações: 2576 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que usa tratamento de erros try...catch para forçar o usuário a informar dois valores inteiros válidos antes de tentar somá-los. Caso o usuário informe um ou os dois valores inválidos, o programa deverá exibir uma mensagem de erro e solicitar os valores novamente.

Sua saída deverá ser parecida com:



Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);  
    
    boolean validos = false; // para verificar se os valores são inteiros válidos 
    int n1, n2, soma; 

    // solicita que o usuário informe os dois valores
    while(!validos){
      try {
        System.out.print("Informe o primeiro valor: ");
        n1 = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // tenta fazer a conversão
        System.out.print("Informe o segundo valor: ");
        n2 = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // tenta fazer a conversão
        // se chegou até aqui é porque não houve erros na conversão, ou seja, o usuário
        // informou inteiros válidos
        soma = n1 + n2;
        System.out.println("A soma dos valores é: " + soma);
        validos = true;
      }
      catch (Exception ex) { // houve erro na conversão?
        System.out.println("Dados inválidos: " + ex.toString());
        System.out.println("Por favor, informe os dois números novamente");
      }
    }
  }
}



Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Como usar o modificador de acesso private em Java - Apostila Java para iniciantes - Programação Orientada a Objetos em Java

Quantidade de visualizações: 10029 vezes
Um método ou variável declarada com o modificador de acesso private (privado) pode ser acessado somente por uma instância da classe que declara o método ou variável. Veja um exemplo:

// Classe Cliente
class Cliente{
  private String nome = "Osmar";
}

// Classe de teste
public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    Cliente cliente = new Cliente();
    System.out.println(cliente.nome);

    System.exit(0);
  }
}

Ao tentarmos compilar este código teremos a seguinte mensagem de erro:

Estudos.java:10: nome has private access in Cliente
  System.out.println(cliente.nome);


O erro já era esperado, pois sabemos que a classe Estudos não tem acesso aos membros privados da classe Cliente. Experimente alterar o modificador private por public e veja o resultado:

public String nome = "Osmar";

É importante observar que, se duas instâncias de uma classe forem criadas, uma terá acesso aos dados privados da outra, ou seja, o modificador private define quais classes (não instâncias) podem acessar determinado recurso.

Além disso, saiba que classes de nível superior (Top-level) não podem ser declaradas como private. Elas podem ser no máximo de acesso de pacote (nenhum modificador). A mesma regra se aplica a interfaces. No entanto, classes e interfaces internas podem ser declaradas com o modificador private.

Para finalizar, lembre-se de que sub-classes não possuem acesso à membros privados da superclasse.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

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