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Como quebrar (separar) uma string usando ponto-e-vírgula como delimitadorQuantidade de visualizações: 19642 vezes |
/* Este exemplo mostra como quebrar (separar) uma string usando o ponto-e-vírgula como delimitador. */ #include <string> #include <iostream> #include <vector> using namespace std; void separar(const string& str, char delim, vector<string>& pedacos){ string::size_type i = 0; string::size_type j = str.find(delim); while(j != string::npos){ pedacos.push_back(str.substr(i, j - i)); i = ++j; j = str.find(delim, j); if(j == string::npos) pedacos.push_back(str.substr(i, str.length())); } } int main(int argc, char *argv[]) { vector<string> campos; string dados = "OSMAR;PROGRAMADOR;GOIANIA;GO"; separar(dados, ';', campos); for(int i = 0; i < campos.size(); ++i){ cout << "Campo " << (i + 1) << " = " << campos[i] << '\n'; } system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } |
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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços |
Exercícios Resolvidos de Java - Escreva um programa Java que usa o laço for para desenhar um padrão de diamante de estrelasQuantidade de visualizações: 1156 vezes |
Exercício Resolvido de Java - Escreva um programa Java que usa o laço for para desenhar um padrão de diamante de estrelas Pergunta/Tarefa: Neste exercício para a prática da linguagem Java você deverá usar o laço for para desenhar o famoso padrão de diamante de estrelas. Você pode também usar o laço while, se assim você o desejar. O programa deverá pedir que o usuário informe a quantidade de linhas que marcará a metade do diamante. Seu programa deve apresentar a seguinte saída: Informe a quantidade de linhas: 5 * *** ***** ******* ********* ******* ***** *** * Veja a resolução comentada deste exercício em Java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package exercicio; import java.util.Scanner; public class Exercicio { public static void main(String[] args) { // vamos usar um objeto Scanner para ler a entrada do usuário Scanner leitura = new Scanner(System.in); // vamos pedir a quantidade de linhas System.out.print("Informe a quantidade de linhas: "); // vamos ler a entrada do usuário int linhas = Integer.parseInt(leitura.nextLine()); int estrelas = 1; // começamos com uma estrela (no topo do diamante) int espacos = linhas - 1; // se linhas for igual a 5 nós começamos // com 4 espaços // repete duas vezes a quantidade de linhas informadas for(int i = 1; i < linhas * 2; i++){ // vamos imprimir os espaços for(int j = 1; j <= espacos; j++){ System.out.print(" "); } // agora vamos imprimir estrelas for(int j = 1; j < estrelas * 2; j++){ System.out.print("*"); } // passamos para a próxima linha System.out.println(); if(i < linhas){ // é a parte superior do diamante espacos--; // diminui os espaços estrelas++; // e aumenta as estrelas } else{ // é a parte inferior do diamente espacos++; // aumenta os espaços estrelas--; // e diminui as estrelas } } } } |
React ::: Elementos de Formulários HTML ::: input type text Element/Object |
Como obter o conteúdo de uma caixa de texto em React usando a função useRef() para acessar os elementos HTMLQuantidade de visualizações: 433 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar useRef() para criar uma referência para um elemento HTML <input type="text">. Em seguida nós vamos usar a propriedade current.value para retornar o conteúdo da caixa de texto e atualizar o estado nomeAtualizado, criado a partir da função useState(). Este código, embora simples, é o ponto de partida para aplicações React bem interessantes, pois não fazemos uso do evento onChange das caixas de texto para atualizar o estado da aplicação. Isso, como é fácil de se perceber, economiza os recursos gastos em processamento desnecessário. Veja o código para App.js: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // vamos importar o useState e useRef import {useState, useRef} from 'react'; // função App() que será exportada export default function App() { // vamos criar uma referência para a caixa // de texto. Veja que esta referência será // usada na declaração do elemento input type text const txtNome = useRef(null); // vamos usar um estado para guardarmos o conteúdo // da caixa de texto const [nomeAtualizado, setNomeAtualizado] = useState(''); // aqui nós gerenciamos o evento onClick do botão const tratarEventoClick = () => { // vamos obter o conteúdo da caixa de texto // usando "txtNome.current.value" setNomeAtualizado(txtNome.current.value); }; // e retornamos para renderização return ( <div> <input type="text" id="nome" name="nome" ref={txtNome}/> <h2>Nome Atualizado: {nomeAtualizado}</h2> <button onClick={tratarEventoClick}> Atualizar Estado</button> </div> ); } E aqui está o código para o index.js: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // vamos fazer os imports necessários import React from 'react'; import ReactDOM from 'react-dom/client'; import './index.css'; import App from './App'; // definimos a raiz da aplicação React const root = ReactDOM.createRoot( document.getElementById('root')); // e renderizamos a aplicação no navegador root.render( <React.StrictMode> <App /> </React.StrictMode> ); Execute a aplicação React, digite um nome na caixa de texto e clique o botão Atualizar Estado. Somente neste momento é que o conteúdo da caixa de texto será transferido para o estado nomeAtualizado e refletido no elemento <h2>. |
Java ::: Java + MySQL ::: Metadados da Base de Dados (Database Metadata) |
Java MySQL - Como obter os tipos de tabelas suportados pelo MySQL usando o método getTableTypes() da classe DatabaseMetaDataQuantidade de visualizações: 5194 vezes |
Em algumas situações precisamos obter os tipos de tabelas suportados por uma determinada versão do MySQL. Isso pode ser feito com uma chamada ao método getTableTypes() da classe com.mysql.jdbc.DatabaseMetaData. Um objeto desta classe é obtido a partir do método getMetaData() da interface Connection (para o driver com.mysql.jdbc.Driver, é claro). A assinatura do método getTableTypes() é: public ResultSet getTableTypes() throws SQLException Vamos ver um exemplo? Veja um trecho de código que usei para listar os tipos de tabelas disponíveis no MySQL 5.0: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudosbancodados; import java.sql.*; public class EstudosBancoDados{ public static void main(String[] args) { // strings de conexão String databaseURL = "jdbc:mysql://localhost/estudos"; String usuario = "root"; String senha = "osmar1234"; String driverName = "com.mysql.jdbc.Driver"; try { Class.forName(driverName).newInstance(); Connection conn = DriverManager.getConnection(databaseURL, usuario, senha); // vamos obter um objeto da classe com.mysql.jdbc.DatabaseMetaData DatabaseMetaData dbmd = conn.getMetaData(); // vamos obter os tipos de tabelas suportadas por esta versão do MySQL ResultSet tiposTabelas = dbmd.getTableTypes(); while(tiposTabelas.next()){ System.out.println(tiposTabelas.getString("TABLE_TYPE")); } // vamos fechar o ResultSet tiposTabelas.close(); } catch (SQLException ex) { System.out.println("SQLException: " + ex.getMessage()); System.out.println("SQLState: " + ex.getSQLState()); System.out.println("VendorError: " + ex.getErrorCode()); } catch (Exception e) { System.out.println("Problemas ao tentar conectar com o banco de dados: " + e); } } } O resultado da execução deste código foi: TABLE VIEW LOCAL TEMPORARY |
Java ::: Projetos Java Completos - Códigos Fonte Completos Java ::: Jogos (Games) |
Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java - Jogo completo em Java com código comentadoQuantidade de visualizações: 5196 vezes |
Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java Nesta dica mostrarei como criar o famoso joguinho Pedra, Papel, Tesoura na linguagem Java. Trata-se de um código bem simples e que vou comentar linha a linha, para que você extraia todo o conteúdo necessário para deixar a sua lógica de programação ainda mais afiada. Nesta versão eu mostrarei como jogar Pedra, Papel, Tesoura contra o computador. Depois de entender todo o código você não terá dificuldade para implementar uma versão que lhe permitirá jogar contra seus amigos. Antes de vermos o código, eis uma imagem do jogo em execução: Quais técnicas de programação vou aprender com o código desse jogo? O joguinho Pedra, Papel, Tesoura é ótimo para estudantes de programação que está iniciando em Java e que gostariam de aprimorar sua lógica de programação, afinal, se você desenvolver uma boa lógica de programação, você conseguirá desenvolver soluções em qualquer linguagem. Além de entender como funciona o desenvolvimento de jogos em Java, você reforçará o seu conhecimento de laços, estrutura condicional if...else, entrada e saída e fluxo e desvio do algorítmo. Veja, por exemplo, um trecho de código no qual testamos se o jogador escolheu Pedra, Papel ou Tesoura, e também a escolha feita pelo computador: // o jogador escolheu Pedra? else if(jogador == 1){ // o computador escolheu Papel? if(computador == 2){ System.out.println("Você perdeu. Papel embrulha Pedra"); vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador } else{ // o computador escolheu Tesoura System.out.println("Você ganhou. Pedra amassa Tesoura"); vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador } } // o jogador escolheu Papel? else if(jogador == 2){ // o computador escolheu Tesoura? if(computador == 3){ System.out.println("Você perdeu. Tesoura corta Papel"); vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador } else{ // o ocmputador escolheu Pedra System.out.println("Você ganhou. Papel embrulha Pedra"); vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador } } Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo: 1) PEDPAPTESJC - Jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java Console - NetBeans IDE - Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java. Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes. |
CSS ::: Dicas & Truques ::: Cores de Fundo e Imagens de Fundo |
Como definir uma imagem de fundo para a página HTML em CSS usando a propriedade background-imageQuantidade de visualizações: 7688 vezes |
Nesta dica mostrarei como usar a propriedade background-image do CSS (Cascading Style Sheet) para aplicar uma imagem de fundo às nossas páginas HTML. Note que, neste exemplo, não controlamos como e se a imagem de fundo será repetida. Em outras dicas dessa seção você aprenderá como isso pode ser feito. Veja o resultado desta dica na figura abaixo: E agora veja o código HTML completo para o exemplo, incluindo a marcação CSS: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <html> <head> <title>Estudando CSS</title> <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1"> <style type="text/css"> body {background-image: url('fundo2.jpg')} </style> </head> <body> </body> </html> |
Veja mais Dicas e truques de CSS |
Dicas e truques de outras linguagens |
Códigos Fonte |
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