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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Dados - Listas Ligadas |
Exercícios Resolvidos de Java - Como inserir no início de uma lista ligada em Java - Escreva um programa Java que pede para o usuário informar váriosQuantidade de visualizações: 778 vezes |
Pergunta/Tarefa: Este exercício Java demonstra como inserir um nó no início de uma lista ligada. Escreva um programa Java que cria uma lista ligada, ou seja, uma lista dinamicamente encadeada, e pede para o usuário informar vários valores inteiros, colocando os valores sempre no início da lista. Seu código deverá interromper a leitura dos valores quando o usuário informar o valor -1. Quando isso acontecer, mostre todos os valores contidos na lista ligada, na mesma ordem que foram inseridos (o último valor lido será o primeiro da lista). Sua saída deve ser parecida com: Inserindo valores no início da lista Informe o valor (-1 para sair): 8 Informe o valor (-1 para sair): 2 Informe o valor (-1 para sair): 5 Informe o valor (-1 para sair): 7 Informe o valor (-1 para sair): -1 Valores na lista: 7 -> 5 -> 2 -> 8 -> null Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: package estudos; import java.util.Scanner; // classe interna usada para representar um // nó na lista ligada class No { int valor; // valor do nó No proximo; // aponta para o novo nó // construtor da classe No No(int valor, No proximo) { this.valor = valor; this.proximo = proximo; } } public class Estudos { public static void main(String args[]){ // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos criar uma referência para o início da lista No inicio = null; // agora vamos pedir para o usuário informar // valores inteiros. O valor -1 sai do laço int valor; System.out.println("Inserindo valores no início da lista\n"); do { System.out.print("Informe o valor (-1 para sair): "); valor = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); if (valor != -1) { inicio = inserirInicio(inicio, valor); } } while(valor != -1); // vamos exibir os valores na lista ligada System.out.print("\nValores na lista: "); exibirLista(inicio); } // função que permite adicionar um nó no início da // lista ligada public static No inserirInicio(No inicio, int valor) { // vamos apontar para o nó inicial No atual = inicio; // criamos um novo nó No novo = criarNo(valor); // a lista ligada ainda está vazia? if (atual == null){ // inicio recebe o novo nó inicio = novo; } else { // temos um ou mais nós na lista ligada // vamos inserir este nó antes do nó que // representa o início da lista novo.proximo = inicio; inicio = novo; } // e retornamos o início da lista return inicio; } // função usada para construir e retornar um novo nó public static No criarNo(int valor) { // cria o novo nó No no = new No(valor, null); // retorna o nó criado return no; } // função usada para percorrer a lista ligada e // exibir os valores contidos em seus nós public static void exibirLista(No inicio) { // vamos apontar para o início da lista No temp = inicio; // a lista está vazia? if (temp == null) { System.out.println("A lista está vazia."); } else { // esse laço se repete enquanto tempo for // diferente de null while (temp != null) { // vamos mostrar o valor desse nó System.out.print(temp.valor + " -> "); // avança para o próximo nó temp = temp.proximo; } // mostra o final da lista System.out.println("null"); } } } |
PHP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Como usar a instrução switch para desviar o fluxo de execução de seus códigos PHPQuantidade de visualizações: 14847 vezes |
A instrução switch é usada quando queremos testar várias possibilidades de fluxo de código mas não queremos usar vários elseif. Desta forma, cada possibilidade é testada em um bloco case. Veja um exemplo: <?php $valor = 4; switch($valor){ case 0: echo "Valor é igual a 0"; break; case 1: echo "Valor é igual a 1"; break; case 2: echo "Valor é igual a 2"; break; default: echo "Nenhuma das anteriores"; } ?> Ao executarmos este código PHP nós teremos o seguinte resultado: Nenhuma das anteriores Veja que, se nenhuma das condições testadas em um bloco case for satisfatória, a parte default da instrução switch será executada. |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como usar a função ReverseString() do Delphi para inverter o texto de uma palavra ou frase em Delphi - Invertendo o conteúdo de uma string usando DelphiQuantidade de visualizações: 26097 vezes |
Em algumas situações precisamos inverter o conteúdo de uma string, ou seja, alterar a ordem de seus caracteres de forma que a string fique de trás para frente. Em Delphi isso pode ser feito com o auxílio da função ReverseString(). Esta função recebe uma string e devolve outra string invertida. Veja um exemplo: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var nome: string; // declara uma variável do tipo string begin nome := 'Osmar J. Silva'; // vamos inverter o conteúdo da string nome := ReverseString(nome); // vamos exibir o resultado ShowMessage(nome); end; Não se esqueça de adicionar a unit StrUtils na cláusula uses de seu formulário. Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
jQuery ::: Dicas & Truques ::: Manipulação e Conteúdo Dinâmico |
Como definir o conteúdo de um elemento HTML usando o método text() do jQueryQuantidade de visualizações: 7355 vezes |
O método text("conteudo") nos permite definir o conteúdo de um elemento HTML de forma muito simplificada. Veja um trecho de código que define o conteúdo de uma DIV com o id "div_1": <script type="text/javascript"> <!-- function definirTexto(){ var texto = "Veja este texto"; // Define o texto para o elemento DIV $('#div_1').text(texto); } //--> </script> Lembre-se de que este método atuará em todos os elementos retornados sob uma determinada condição. Observe ainda que este método substitui "<" e ">" por "<" e ">". O retorno deste método é um objeto jQuery, que pode ser usado para possíveis encadeamentos de chamadas de métodos. |
Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TStringGrid |
Como usar o evento OnDrawCell para controlar o desenho das células em um TStringGrid do DelphiQuantidade de visualizações: 16352 vezes |
O evento OnDrawCell, definido originalmente na classe TCustomDrawGrid, é disparado quando uma determinada célula do TStringGrid precisa ser desenhada. Este evento possui a seguinte assinatura:property OnDrawCell: TDrawCellEvent; O tipo Grids.TDrawCellEvent apresenta, no Delphi 2009, a seguinte lista de parâmetros: TDrawCellEvent = procedure(Sender: TObject; ACol, ARow: Longint; Rect: TRect; State: TGridDrawState) of object; Vamos ver cada um destes parâmetros separadamente: Sender - Representa a grid na qual a célula está sendo desenhada; ACol, ARow - Índices da coluna e linha na qual a célula está sendo desenhada; Rect - Localização da célula na área de desenho (canvas); State - Um objeto Grids.TGridDrawState que indica se a célula possui o foco (gdFocused), está selecionada (gdSelected) e se a mesma é uma célula fixa (gdFixed). Células fixas permanecem vísiveis quando as barras de rolagem são acionadas. Veja um trecho de código no qual usamos o evento OnDrawCell para colorir de amarelo o fundo de uma determinada célula do TStringGrid: procedure TForm1.StringGrid1DrawCell(Sender: TObject; ACol, ARow: Integer; Rect: TRect; State: TGridDrawState); var conteudo: String; begin // vamos obter o conteúdo da célula conteudo := StringGrid1.Cells[ACol, ARow]; // vamos colorir a célula na segunda linha e terceira // coluna com o fundo amarelo if (ACol = 2) and (ARow = 1) then begin StringGrid1.Canvas.Brush.Color := clYellow; StringGrid1.Canvas.FillRect(Rect); StringGrid1.Canvas.TextRect(Rect, Rect.Left, Rect.Top, conteudo); end; end; Para este exemplo deixei o valor da propriedade DefaultDrawing do TStringGrid como true. Isso faz com que o fundo da célula seja pintado antes que o evento DrawCell seja chamado e o efeito 3D das células fixas seja exibido ou o retângulo de foco ao redor da célula que possui o foco no momento seja desenhado após o evento. Experimente executar o exemplo com o valor false para a propriedade DefaultDrawing para ver o resultado. Veja agora um trecho de código no qual definimos a cor vermelha para o texto das células cujo valor inteiro seja menor que 10: procedure TForm1.StringGrid1DrawCell(Sender: TObject; ACol, ARow: Integer; Rect: TRect; State: TGridDrawState); var conteudo: String; begin // vamos obter o conteúdo da célula conteudo := StringGrid1.Cells[ACol, ARow]; // vamos definir a cor vermelha para o texto das células // contendo valores menores que 10 if (conteudo <> '') and (StrToInt(conteudo) < 10) then begin StringGrid1.Canvas.Font.Color := clRed; StringGrid1.Canvas.FillRect(Rect); StringGrid1.Canvas.TextRect(Rect, Rect.Left, Rect.Top, conteudo); end; end; Tenha cuidado para que o valor da célula possa ser convertido para inteiro por meio do uso da função StrToInt(). Caso a conversão não for possível, uma exceção do tipo EConvertError será lançada. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercício Resolvido de Java - Escreva um programa Java que leia os elementos de um vetor A de dez elementos inteiros e construa outro vetor BQuantidade de visualizações: 467 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que leia os elementos de um vetor A de dez elementos inteiros e construa outro vetor B com seus elementos distribuídos da seguinte forma: Vetor A = [8, 5, 4, 1, 2, 3, 4, 6, 9, 7] Vetor B = [24, 10, 12, 2, 6, 6, 12, 12, 27, 14] Note que os elementos do vetor B seguem um padrão. Se o elemento do vetor A estiver em uma posição par, então o elemento do vetor B será o triplo do elemento do vetor A. Caso contrário o elemento do vetor B será o dobro do elemento do vetor A. Neste exercício a primeira posição/índice dos vetores é assumida como sendo zero. Em algumas linguagens de programação o primeiro índice é um e não zero. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o valor do 1.o elemento: 8 Informe o valor do 2.o elemento: 5 Informe o valor do 3.o elemento: 4 Informe o valor do 4.o elemento: 1 Informe o valor do 5.o elemento: 2 Informe o valor do 6.o elemento: 3 Informe o valor do 7.o elemento: 4 Informe o valor do 8.o elemento: 6 Informe o valor do 9.o elemento: 9 Informe o valor do 10.o elemento: 7 Elementos do vetor A: 8, 5, 4, 1, 2, 3, 4, 6, 9, 7 Elementos do vetor B: 24, 10, 12, 2, 6, 6, 12, 12, 27, 14 Veja a resolução comentada deste exercício em Java: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos declarar e construir dois vetores de 10 inteiros int vetor_a[] = new int[10]; int vetor_b[] = new int[10]; // agora vamos pedir para o usuário informar os valores // dos elementos do vetor A for(int i = 0; i < vetor_a.length; i++){ System.out.print("Informe o valor do " + (i + 1) + ".o elemento: "); vetor_a[i] = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); } // vamos construir o vetor B for(int i = 0; i < vetor_a.length; i++){ // o índice atual é par? if(i % 2 == 0){ vetor_b[i] = vetor_a[i] * 3; } else{ vetor_b[i] = vetor_a[i] * 2; } } // vamos mostrar os elementos do vetor A System.out.println("\nElementos do vetor A:\n"); for(int i = 0; i < vetor_a.length; i++){ System.out.print(vetor_a[i] + ", "); } // vamos mostrar os elementos do vetor B System.out.println("\n\nElementos do vetor B:\n"); for(int i = 0; i < vetor_b.length; i++){ System.out.print(vetor_b[i] + ", "); } System.out.println(); } } |
Java ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como calcular juros simples e composto - Calculando juros simples e montante na linguagem JavaQuantidade de visualizações: 14488 vezes |
O regime de juros será simples quando o percentual de juros incidir apenas sobre o valor principal. Sobre os juros gerados a cada período não incidirão novos juros. Valor Principal, ou simplesmente principal, é o valor inicial emprestado ou aplicado, antes de somarmos os juros. Transformando em fórmula temos: J = P . i . n Onde: J = juros P = principal (capital) i = taxa de juros n = número de períodos Imaginemos uma dívida de R$ 2.000,00 que deverá ser paga com juros de 5% a.m. pelo regime de juros simples e o prazo para o pagamento é de 2 meses. O cálculo em Java pode ser feito assim: public class Estudos{ public static void main(String args[]){ double principal = 2000.00; double taxa = 0.08; int meses = 2; double juros = principal * taxa * meses; System.out.println("O total de juros a ser pago é: " + juros); System.exit(0); } } O montante da dívida pode ser obtido das seguintes formas: a) Montante = Principal + Juros b) Montante = Principal + (Principal x Taxa de juros x Número de períodos) M = P . (1 + (i . n)) Veja o código: public class Estudos{ public static void main(String args[]){ double principal = 2000.00; double taxa = 0.08; int meses = 2; double juros = principal * taxa * meses; double montante = principal * (1 + (taxa * meses)); System.out.println("O total de juros a ser pago é: " + juros); System.out.println("O montante a ser pago é: " + montante); System.exit(0); } } |
GoLang ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como retornar o tamanho de uma string em Golang usando os métodos len() e RuneCountInString()Quantidade de visualizações: 1012 vezes |
Em algumas situações nós precisamos obter e retornar o tamanho de uma string, ou seja, a quantidade de caracteres em uma palavra, frase ou texto. Para isso nós podemos duas funções na linguagem Go: len() e RuneCountInString(). O método len() retorna a quantidade de bytes contidos em uma string. Note, porém, que esta função não é recomendada quando estamos lidando com caracteres do conjunto utf8, que requerem dois bytes. Dessa forma, se estivermos certos de que a string não possui acentos ou caracteres especiais, então o método len() é o mais adequado. Veja um trecho de código Golang no qual pedimos para o usuário informar uma palavra ou frase e em seguida nós informamos a quantidade de caracteres contidos nela: // pacote principal package main // vamos importar os módulos necessários import ( "bufio" "fmt" "os" "strings" ) // esta é a função principal do programa func main() { // variáveis que vamos usar na resolução do problema var frase string var tamanho int // vamos pedir para o usuário informar uma // palavra ou frase fmt.Print("Informe uma palavra ou frase: ") var entrada = bufio.NewReader(os.Stdin) frase, _ = entrada.ReadString('\n') frase = strings.TrimSpace(frase) // vamos obter o tamanho da string tamanho = len(frase) // e mostramos o resultado fmt.Printf("A palavra ou frase contém %d caracteres", tamanho) } Ao executarmos este código Go nós teremos o seguinte resultado: Informe uma palavra ou frase: Gosto de Python A palavra ou frase contém 15 caracteres Se contarmos a quantidade de caracteres na string informada, realmente veremos que o código retornou o resultado esperado. O problema acontece quando informamos uma palavra ou frase com acentos ou caracteres especiais. Experimente e veja que a função len() começa a retornar uma contagem estranha. Quando nossas strings possuem caracteres especiais ou com acentos, a função a ser usada é RuneCountInString(). Veja: // pacote principal package main // vamos importar os módulos necessários import ( "bufio" "fmt" "os" "unicode/utf8" "strings" ) // esta é a função principal do programa func main() { // variáveis que vamos usar na resolução do problema var frase string var tamanho int // vamos pedir para o usuário informar uma // palavra ou frase fmt.Print("Informe uma palavra ou frase: ") var entrada = bufio.NewReader(os.Stdin) frase, _ = entrada.ReadString('\n') frase = strings.TrimSpace(frase) // vamos obter o tamanho da string tamanho = utf8.RuneCountInString(frase) // e mostramos o resultado fmt.Printf("A palavra ou frase contém %d caracteres", tamanho) } Ao executarmos este novo código nós teremos o resultado: Informe uma palavra ou frase: Código A palavra ou frase contém 6 caracteres |
PHP ::: Sistemas Completos com Código Fonte ::: Projetos PHP com Código Fonte - Códigos Fonte PHP |
Calendário de Eventos em PHP e MySQL - Código fonte completo com opções de cadastrar, listar, excluir, editar e listar eventosQuantidade de visualizações: 10137 vezes |
Aprenda como criar um Calendário de Eventos completo em PHP e MySQL. Código-fonte completo e comentado para programadores de nível iniciante e médio. Sobre este projeto PHP e MySQL Que tal aprender ou aprimorar as suas técnicas de programação em PHP e MySQL desenvolvendo um Calendário de Eventos completo, com as opções de cadastrar, listar, excluir, alterar e listar os eventos. Veja na imagem abaixo a tela inicial do sistema: ![]() O que vou aprender neste código fonte? Além de aprender como gravar dados em uma tabela MySQL usando PHP, você verá, de forma prática e sem enrolação, como ler os dados de volta, editar, listar e pesquisar. Porém, o mais importante é que você aprenderá a construir um calendário usando PHP. Essa é uma técnica que você poderá levar para várias outras linguagens. Uma característica interessante deste código é o uso de uma janela modal feita usando apenas HTML e CSS. Essa janela é exibida por cima do calendário ao clicarmos em um determinado evento. Veja: ![]() O código jQuery para exibir a janela é bem simples e poderá ser usado para várias outras aplicações. Além disso, o código para a requisição Ajax abrirá um mundo de possibilidades. Veja agora a tela para a criação de novos eventos: ![]() Para a construção desta tela de cadastro você aprenderá a usar os controles date e time do HTML5 para deixar seus códigos ainda mais robustos. Nesta tela você aprenderá também a validar os campos e exibir mensagens alertando ao usuário a necessidade do preenchimento correto. Para finalizar, veja a tela que lista todos os eventos cadastrados: ![]() Nesta tela de listagem você aprenderá a colocar as opções para a visualização individual de cada evento assim como as opções de editar ou excluir os eventos. Como posso obter este código fonte? Para adquirir este código fonte, me chama no WhatsApp ou no e-mail indicados na lateral do site. Se necessário podemos combinar e faço a instalação na sua máquina ou no seu domínio. Podemos também combinar as alterações ou a adição de novas funcionalidades. |
C# ::: Windows Forms ::: CheckBox |
C# Windows Forms - Como usar a classe CheckBox em seus formulários C# Windows FormsQuantidade de visualizações: 13035 vezes |
Um objeto da classe System.Windows.Forms.CheckBox representa um controle Windows CheckBox. Este controle é uma caixa que pode ser marcada ou desmarcada. Além disso, este controle pode conter uma imagem, texto, ou ambos. Veja a posição da classe CheckBox na hierarquia de classes da plataforma .NET: System.Object System.MarshalByRefObject System.ComponentModel.Component System.Windows.Forms.Control System.Windows.Forms.ButtonBase System.Windows.Forms.CheckBox Você pode ter quantas CheckBox quiser em seus formulários. Elas não precisam necessariamente estar relacionadas. Em tempo de design podemos colocar uma CheckBox em um formulário simplesmente acessando o ToolBox -> Common Controls e arrastando o controle CheckBox para a posição desejada no formulário. Por padrão, uma CheckBox aparecerá desmarcada, ou seja, sua propriedade Checked será false. O texto ao lado da CheckBox pode ser modificado por meio da propriedade Text. Em tempo de execução podemos verificar se uma CheckBox está marcada com um código semelhante ao mostrado abaixo (estou assumindo que seu formulário possui um Button e uma CheckBox): private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos verificar se a CheckBox está marcada ou desmarcada if(checkBox1.Checked) MessageBox.Show("A CheckBox está marcada"); else MessageBox.Show("A CheckBox está desmarcada"); } Caso precise modificar a propriedade Checked de uma CheckBox em tempo de execução, você poderá escrever algo parecido com: private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos marcar a CheckBox checkBox1.Checked = true; } |
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Python - Como usar a função type() da linguagem Python para descobrir o tipo de dados de uma variável C - Como inverter (reverter) o conteúdo de uma string em C usando uma função str_reverse() personalizada |
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