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Python ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como converter uma string para float ou double em Python usando a função float()Quantidade de visualizações: 1675 vezes |
Em algumas situações nós temos um valor numérico representado por uma string e gostaríamos de convertê-lo para um valor float ou double na linguagem Python. Para isso nós podemos usar a função float(), disponível por padrão na linguagem. Note o uso da função type() para exibirmos o tipo da variável antes e depois da conversão. Veja o código Python completo para o exemplo: # método principal def main(): # vamos pedir para o usuário informar o preço de um produto # note que o preço será lido como uma string preco = input("Informe o valor do produto: ") # vamos exibir o valor lido e o tipo da variável print("Você informou o valor: {0}".format(preco)) print("O tipo da variável é: {0}".format(type(preco))) # agora vamos converter a string para o tipo float preco = float(preco) # vamos mostrar o novo tipo da variável print("O novo tipo da variável é: {0}".format(type(preco))) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor do produto: 45.92 Você informou o valor: 45.92 O tipo da variável é: <class 'str'> O novo tipo da variável é: <class 'float'> É preciso, no entanto, ter cuidado ao informar a string que será convertida para float. Se, em vez de informar o ponto separador de decimal, nós informarmos a vírgula, o seguinte erro será apresentado: Informe o valor do produto: 45,21 Você informou o valor: 45,21 O tipo da variável é: <class 'str'> Traceback (most recent call last): File "c:\estudos_python\estudos.py", line 18, in <module> main() File "c:\estudos_python\estudos.py", line 12, in main preco = float(preco) ValueError: could not convert string to float: '45,21' |
Python ::: Dicas & Truques ::: Ordenação e Pesquisa (Busca) |
Python Insertion Sort - Como ordenar um vetor de inteiros usando a ordenação Insertion Sort (Ordenação por Inserção)Quantidade de visualizações: 4036 vezes |
Nesta dica veremos como implementar a ordenação Insertion Sort, Insertion-Sort, ou Ordenação por Inserção na linguagem Python. A ordenação Insertion Sort, Insertion-Sort, ou Ordenação por Inserção, possui uma complexidade de tempo de execução igual à ordenação Bubble Sort (Ordenação da Bolha), ou seja, O(n2). Embora mais rápido que o Bubble Sort, e ser um algorítmo de ordenação quadrática, a ordenação Insertion Sort é bastante eficiente para problemas com pequenas entradas, sendo o mais eficiente entre os algoritmos desta ordem de classificação, porém, nunca recomendada para um grande conjunto de dados. A forma mais comum para o entendimento da ordenação Insertion Sort é compará-la com a forma pela qual algumas pessoas organizam um baralho num jogo de cartas. Imagine que você está jogando cartas. Você está com as cartas na mão e elas estão ordenadas. Você recebe uma nova carta e deve colocá-la na posição correta da sua mão de cartas, de forma que as cartas obedeçam à ordenação. A cada nova carta adicionada à sua mão de cartas, a nova carta pode ser menor que algumas das cartas que você já tem na mão ou maior, e assim, você começa a comparar a nova carta com todas as cartas na sua mão até encontrar sua posição correta. Você insere a nova carta na posição correta, e, novamente, a sua mão é composta de cartas totalmente ordenadas. Então, você recebe outra carta e repete o mesmo procedimento. Então outra carta, e outra, e assim por diante, até não receber mais cartas. Esta é a ideia por trás da ordenação por inserção. Percorra as posições do vetor (array), começando com o índice 1 (um). Cada nova posição é como a nova carta que você recebeu, e você precisa inseri-la no lugar correto no sub-vetor ordenado à esquerda daquela posição. Vamos ver a implementação na linguagem Python agora? Observe o seguinte código, no qual temos um vetor de inteiros com os elementos {4, 6, 2, 8, 1, 9, 3, 0, 11}: # método que permite ordenar o vetor de inteiros # usando a ordenação Insertion Sort def insertionSort(vetor): # percorre todos os elementos do vetor começando # pelo segundo elemento for i in range(len(vetor)): atual = vetor[i] # o valor atual a ser inserido # começa a comparar com a célula à esquerda de i j = i - 1 # enquanto vetor[j] estiver fora de ordem em relação # a atual while((j >= 0) and (vetor[j] > atual)): # movemos vetor[j] para a direita e decrementamos j vetor[j + 1] = vetor[j] j = j - 1 # colocamos atual em seu devido lugar vetor[j + 1] = atual # função principal do programa def main(): # cria uma lista de inteiros valores = [4, 6, 2, 8, 1, 9, 3, 0, 11] # exibimos o vetor na ordem original print("Ordem original:\n") for i in range(len(valores)): print(valores[i], end = " ") # vamos ordenar o vetor agora insertionSort(valores) # exibimos o vetor ordenado print("\n\nOrdenado:\n") for i in range(len(valores)): print(valores[i], end = " ") if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Sem ordenação: 4 6 2 8 1 9 3 0 11 Ordenada usando Insertion Sort: 0 1 2 3 4 6 8 9 11 |
MySQL ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como adicionar horas, dias, semanas, meses, anos, etc, ao valor de um campo DATE ou DATETIME usando a função DATE_ADD() do MySQLQuantidade de visualizações: 11434 vezes |
A função DATE_ADD() é muito útil quando precisamos adicionar horas, dias, semanas, meses, etc, ao valor de um campo do tipo DATE ou DATETIME. Esta função é composta de três partes:DATE_ADD(date, INTERVAL expr unit) O argumento date deve ser do tipo DATE ou DATETIME. O argumento expr indica um número inteiro que indica a quantidade de horas, dias, meses, etc, que será usada como intervalo. O argumento unit indica a unidade a ser usada. Valores possíveis são: HOUR, DAY, WEEK, MONTH, QUARTER, YEAR, etc. Veja um exemplo no qual adicionamos 15 dias à data atual: SELECT DATE_ADD(NOW(), INTERVAL 15 DAY) Suponha que você tenha um campo chamado data_hora_compra do tipo DATETIME e que este campo tenha o valor 2008-03-30 02:30:15. A query: SELECT DATE_ADD(data_hora_compra, INTERVAL 2 MONTH) FROM tabela_estudos retornará 2008-05-30 02:30:15. |
Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList |
Como testar se a ArrayList do Java está vazia usando a função isEmpty() - Java ArrayList para iniciantesQuantidade de visualizações: 19051 vezes |
Neste exemplo mostrarei como usar o método isEmpty() da classe ArrayList para verificar se a lista está vazia, ou seja, não contem nenhum elemento. Este método retorna true se a ArrayList estiver vazia e false em caso contrário. Veja o exemplo a seguir: package estudos_java; import java.util.ArrayList; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // cria uma ArrayList que conterá strings ArrayList<String> nomes = new ArrayList<>(); // adiciona itens na lista nomes.add("Carlos"); nomes.add("Maria"); nomes.add("Fernanda"); nomes.add("Osmar"); nomes.add("Maria"); // Verifica se a ArrayList está vazia if(nomes.isEmpty()){ System.out.println("A ArrayList está vazia."); } else{ System.out.println("A ArrayList não está vazia."); } System.exit(0); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: A ArrayList não está vazia. |
C# ::: Windows Forms ::: CheckBox |
C# Windows Forms - Como usar a classe CheckBox em seus formulários C# Windows FormsQuantidade de visualizações: 13024 vezes |
Um objeto da classe System.Windows.Forms.CheckBox representa um controle Windows CheckBox. Este controle é uma caixa que pode ser marcada ou desmarcada. Além disso, este controle pode conter uma imagem, texto, ou ambos. Veja a posição da classe CheckBox na hierarquia de classes da plataforma .NET: System.Object System.MarshalByRefObject System.ComponentModel.Component System.Windows.Forms.Control System.Windows.Forms.ButtonBase System.Windows.Forms.CheckBox Você pode ter quantas CheckBox quiser em seus formulários. Elas não precisam necessariamente estar relacionadas. Em tempo de design podemos colocar uma CheckBox em um formulário simplesmente acessando o ToolBox -> Common Controls e arrastando o controle CheckBox para a posição desejada no formulário. Por padrão, uma CheckBox aparecerá desmarcada, ou seja, sua propriedade Checked será false. O texto ao lado da CheckBox pode ser modificado por meio da propriedade Text. Em tempo de execução podemos verificar se uma CheckBox está marcada com um código semelhante ao mostrado abaixo (estou assumindo que seu formulário possui um Button e uma CheckBox): private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos verificar se a CheckBox está marcada ou desmarcada if(checkBox1.Checked) MessageBox.Show("A CheckBox está marcada"); else MessageBox.Show("A CheckBox está desmarcada"); } Caso precise modificar a propriedade Checked de uma CheckBox em tempo de execução, você poderá escrever algo parecido com: private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos marcar a CheckBox checkBox1.Checked = true; } |
C ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
C para iniciantes - Como usar a instrução switch em CQuantidade de visualizações: 44883 vezes |
A instrução switch é usada quando queremos testar várias possibilidades de fluxo de código mas não queremos usar vários if...else...if. Desta forma, cada possibilidade é testada em um bloco case. Veja um exemplo:#include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { int valor = 4; switch(valor){ case 0: printf("Valor e igual a 0"); break; case 1: printf("Valor e igual a 1"); break; case 2: printf("Valor é igual a 2"); break; default: printf("Nenhuma das anteriores"); } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Veja que, se nenhuma das condições testadas em um bloco case for satisfatória, a parte default da instrução switch será executada. |
C++ ::: Win32 API (Windows API) ::: Aplicativos e Outros |
C++ Windows API GUI - Como criar sua primeira aplicação de interface gráfica usando C++ e WinAPIQuantidade de visualizações: 47881 vezes |
Esta dica mostra o código completo para uma aplicação de interface gráfica usando C++ e a Win32 (WinAPI - Windows Programming Interface). Trata-se de uma janela simples, mas com todas as características presentes em todas as janelas das aplicações Windows: uma barra de títulos, o ícone e os botões de maximizar, minimizar e fechar. Antes de executar o exemplo observe que este código contém o ponto inicial para a criação de qualquer aplicação gráfica em C++/WinAPI, a saber: A função de entrada WinMain, o laço de mensagens Message Loop, a função de callback Window Procedure e as técnicas de registrar e criar a janela. Neste momento não discutimos os detalhes do código. Em outras dicas você encontrará análises mais aprofundadas de cada parte. Este código foi escrito e testado no Dev-C++, mas, deve funcionar sem problemas em outros compiladores C++ para Windows. Assim, abra o Dev-C++, vá em File -> New -> Projec. Na aba Basic, selecione Console Application, dê um nome ao projeto e deixe a opção C++ Project marcada. Salve o projeto e inclua o código abaixo no arquivo .cpp principal: #include <windows.h> // define o nome da classe de janela const char nomeJanela[] = "aCodigos"; // esta é a Window Procedure LRESULT CALLBACK WndProc(HWND hwnd, UINT msg, WPARAM wParam, LPARAM lParam){ switch(msg){ case WM_CLOSE: DestroyWindow(hwnd); break; case WM_DESTROY: PostQuitMessage(0); break; default: return DefWindowProc(hwnd, msg, wParam, lParam); } return 0; } // função de entrada da aplicação int WINAPI WinMain(HINSTANCE hInstance, HINSTANCE hPrevInstance, LPSTR lpCmdLine, int nCmdShow){ WNDCLASSEX wc; HWND hwnd; MSG Msg; // vamos registrar a Window Class wc.cbSize = sizeof(WNDCLASSEX); wc.style = 0; wc.lpfnWndProc = WndProc; wc.cbClsExtra = 0; wc.cbWndExtra = 0; wc.hInstance = hInstance; wc.hIcon = LoadIcon(NULL, IDI_APPLICATION); wc.hCursor = LoadCursor(NULL, IDC_ARROW); wc.hbrBackground = (HBRUSH)(COLOR_WINDOW + 1); wc.lpszMenuName = NULL; wc.lpszClassName = nomeJanela; wc.hIconSm = LoadIcon(NULL, IDI_APPLICATION); if(!RegisterClassEx(&wc)){ MessageBox(NULL, "Erro ao registrar a janela!", "Erro!", MB_ICONEXCLAMATION | MB_OK); return 0; } // cria a janela hwnd = CreateWindowEx(WS_EX_CLIENTEDGE, nomeJanela, "Minha primeira aplicação Win32", WS_OVERLAPPEDWINDOW, CW_USEDEFAULT, CW_USEDEFAULT, 350, 200, NULL, NULL, hInstance, NULL); if(hwnd == NULL){ MessageBox(NULL, "Erro ao criar a janela!", "Erro!", MB_ICONEXCLAMATION | MB_OK); return 0; } // mostra a janela ShowWindow(hwnd, nCmdShow); UpdateWindow(hwnd); // Este é o laço de mensagens (Message Loop) while(GetMessage(&Msg, NULL, 0, 0) > 0){ TranslateMessage(&Msg); DispatchMessage(&Msg); } return Msg.wParam; } Pronto! Só compilar (geralmente F9 no Dev-C++), observar o resultado e estudar o código atentamente. |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: C Básico |
Exercícios Resolvidos de C - Ler um número de três dígitos, separá-lo e invertê-lo, escrevendo o número lido e sua forma inversaQuantidade de visualizações: 1454 vezes |
Algorítmo Resolvido de C - Ler um número de três dígitos, separá-lo e invertê-lo, escrevendo o número lido e sua forma inversa Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C que leia um número de 3 dígitos e o inverta, escrevendo o número lido e o invertido. Por exemplo, se o usuário informar o valor 753, seu programa deverá invertê-lo, resultando em 357. Seu programa deverá exibir a seguinte saída: Observação: Seu código deverá usar apenas os operadores matemáticos disponíveis, por padrão, na linguagem C. Informe um valor inteiro de três dígitos: 753 O valor original é: 753 O valor invertido é: 357 Veja a resolução comentada deste exercício usando C console (modo texto): #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> int main(int argc, char *argv[]) { int numero, temp, inverso; setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português // vamos solicitar ao usuário que informe um valor inteiro // na faixa 100 a 999 (incluindo) printf("Informe um valor inteiro de três dígitos: "); // vamos ler o valor informado scanf("%d", &numero); // vamos verificar se o valor está na faixa permitida if(numero < 100 || numero > 999){ printf("Valor fora da faixa permitida"); } else{ // vamos criar uma variável temporária para // manter intacto o valor lido temp = numero; inverso = 0; // guardará o valor invertido // vamos inverter o valor agora while(temp != 0){ inverso = (inverso * 10) + (temp % 10); temp = temp / 10; } // vamos mostrar o resultado printf("O valor original é: %d\n", numero); printf("O valor invertido é: %d", inverso); } printf("\n\n"); system("pause"); return 0; } |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Adicionando três elementos ao final de um vetor em JavaScript usando o método push() do objeto Array - Como adicionar elementos ao final de um vetor usando JavaScript - RevisadoQuantidade de visualizações: 7309 vezes |
Neste dica mostrarei como usar o método push() do objeto Array da linguagem JavaScript para adicionar três elementos ao final de um vetor. Veja o código completo, incluindo a página HTML que permite executar o exemplo:<html> <head> <meta charset="utf-8"> <title>Estudos JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // vamos declarar e instanciar um vetor com 5 elementos var valores = new Array(1, 2, 3, 4, 5); document.write("Valores no vetor: " + valores + "<br>"); // agora vamos adicionar mais três elementos valores.push(6, 7, 8); document.write("Valores no vetor: " + valores); </script> </body> </html> Ao abrir esta página HTML nós teremos o seguinte resultado: Valores no vetor: 1,2,3,4,5 Valores no vetor: 1,2,3,4,5,6,7,8 |
jQuery ::: Dicas & Truques ::: Atributos ou Propriedades HTML |
jQuery para iniciantes - Como ocultar e exibir um elemento HTML usando o método toggleClass() do jQueryQuantidade de visualizações: 13802 vezes |
O método toggleClass() do jQuery nos fornece uma forma bem simples de ocultar ou exibir um elemento HTML. Veja como isso é feito mais abaixo. Comece analisando o trecho de estilos CSS: <style type="text/css"> body, td {font: 70% Verdana} .oculta {display: none} </style> O truque aqui é adicionar a classe "oculta" ao elemento que queremos ocultar e removê-la quando queremos que o elemento seja exibido novamente. Veja o elemento DIV que usaremos para ilustrar o efeito: <div id="div_1">Sou um DIV</div> E finalmente uma função JavaScript (na parte <head></head> da página) que poderá ser chamada a partir de um botão: <script type="text/javascript"> <!-- function ocultarExibir(){ $("#div_1").toggleClass("oculta"); } //--> </script> |
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