Planilha Web - Planilhas e Calculadoras online para estudantes e profissionais de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.
E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book Apenas R$ 19,90
C ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como usar a função modf() da linguagem C para separar um valor de ponto flutuante em suas partes inteira e fracionária

Quantidade de visualizações: 7927 vezes
Em algumas situações precisamos obter as partes inteira e fracionária de um valor de ponto flutuante. Para isso podemos usar a função modf(). Veja sua assinatura:

double modf(double x, double * intpart);

O parâmetro x é o valor de ponto flutuante cujas partes queremos separar e intpart é uma variável do tipo double que receberá a parte inteira do valor. O retorno da função é o valor fracionário.

Vamos ver um exemplo? Veja como podemos quebrar o valor 34,27 em suas partes inteira e fracionária:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  double valor = 34.27;
  
  // vamos separar o valor em suas partes inteira e fracionária
  double inteira = 0.0, fracionaria = 0.0;
  fracionaria = modf(valor, &inteira);
  
  // vamos exibir o resultado
  printf("Parte inteira: %f\n", inteira);
  printf("Parte fracionaria: %f\n", fracionaria);
  
  printf("\n\n");
  system("pause");
  return 0;
}

Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado:

Parte inteira: 34.000000
Parte fracionária: 0.270000


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Set (Conjunto)

Como remover elementos duplicados de um array em JavaScript usando um Set e o método Array.from()

Quantidade de visualizações: 1360 vezes
Sabemos de outras dica de JavaScript que o objeto Set nos permite criar conjuntos únicos, ou seja, sem repetições. Sabemos também que a função Array.from() possibilita a conversão de um Set em um Array JavaScript.

Dessa forma, é possível usar essa combinação para escrever uma função personalizada que recebe um vetor (array) e retorna um outro vetor, sem elementos repetidos.

Veja o código JavaScript completo para o exemplo:

<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>O objeto Set do JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  // função que permite remover os elementos
  // duplicados de um array
  function semRepeticoes(vetor){
    // primeiro criamos um novo Set a partir do
    // vetor fornecido
    // Em seguida usamos o método Array.from() para
    // converter o Set em um Array
    return Array.from(new Set(vetor));
  }

  // aqui declaramos um array de String
  // com nomes repetidos
  var nomes = ["Osmar", "Maria", "Carlos", "Maria",
    "Fernanda", "Fernanda", "Osmar"];
 
  // e aqui estão os resultados
  document.writeln("Com repetição: " + nomes);
  document.writeln("<br>Sem repetições: "  +
    semRepeticoes(nomes));
</script>
  
</body>
</html>

Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

Com repetição: Osmar, Maria, Carlos, Maria, Fernanda, Fernanda, Osmar
Sem repetições: Osmar, Maria, Carlos, Fernanda


C++ ::: Win32 API (Windows API) ::: Aplicativos e Outros

C++ Windows API GUI - Como criar sua primeira aplicação de interface gráfica usando C++ e WinAPI

Quantidade de visualizações: 47855 vezes
Esta dica mostra o código completo para uma aplicação de interface gráfica usando C++ e a Win32 (WinAPI - Windows Programming Interface). Trata-se de uma janela simples, mas com todas as características presentes em todas as janelas das aplicações Windows: uma barra de títulos, o ícone e os botões de maximizar, minimizar e fechar.

Antes de executar o exemplo observe que este código contém o ponto inicial para a criação de qualquer aplicação gráfica em C++/WinAPI, a saber: A função de entrada WinMain, o laço de mensagens Message Loop, a função de callback Window Procedure e as técnicas de registrar e criar a janela.

Neste momento não discutimos os detalhes do código. Em outras dicas você encontrará análises mais aprofundadas de cada parte.

Este código foi escrito e testado no Dev-C++, mas, deve funcionar sem problemas em outros compiladores C++ para Windows. Assim, abra o Dev-C++, vá em File -> New -> Projec. Na aba Basic, selecione Console Application, dê um nome ao projeto e deixe a opção C++ Project marcada. Salve o projeto e inclua o código abaixo no arquivo .cpp principal:

#include <windows.h>

// define o nome da classe de janela
const char nomeJanela[] = "aCodigos";

// esta é a Window Procedure
LRESULT CALLBACK WndProc(HWND hwnd, UINT msg, WPARAM 
  wParam, LPARAM lParam){
    switch(msg){
      case WM_CLOSE:
        DestroyWindow(hwnd);
        break;
      case WM_DESTROY:
        PostQuitMessage(0);
        break;
      default:
        return DefWindowProc(hwnd, msg, wParam, 
          lParam);
    }

  return 0;
}

// função de entrada da aplicação
int WINAPI WinMain(HINSTANCE hInstance, HINSTANCE 
    hPrevInstance, LPSTR lpCmdLine, int nCmdShow){
  WNDCLASSEX wc;
  HWND hwnd;
  MSG Msg;

  // vamos registrar a Window Class
  wc.cbSize = sizeof(WNDCLASSEX);
  wc.style = 0;
  wc.lpfnWndProc = WndProc;
  wc.cbClsExtra = 0;
  wc.cbWndExtra = 0;
  wc.hInstance = hInstance;
  wc.hIcon = LoadIcon(NULL, IDI_APPLICATION);
  wc.hCursor = LoadCursor(NULL, IDC_ARROW);
  wc.hbrBackground = (HBRUSH)(COLOR_WINDOW + 1);
  wc.lpszMenuName = NULL;
  wc.lpszClassName = nomeJanela;
  wc.hIconSm = LoadIcon(NULL, IDI_APPLICATION);

  if(!RegisterClassEx(&wc)){
    MessageBox(NULL, "Erro ao registrar a janela!",
      "Erro!", MB_ICONEXCLAMATION | MB_OK);
    return 0;
  }

  // cria a janela
  hwnd = CreateWindowEx(WS_EX_CLIENTEDGE, nomeJanela,
    "Minha primeira aplicação Win32",
    WS_OVERLAPPEDWINDOW, CW_USEDEFAULT, CW_USEDEFAULT,
    350, 200, NULL, NULL, hInstance, NULL);

  if(hwnd == NULL){
    MessageBox(NULL, "Erro ao criar a janela!",
      "Erro!", MB_ICONEXCLAMATION | MB_OK);
    return 0;
  }

  // mostra a janela
  ShowWindow(hwnd, nCmdShow);
  UpdateWindow(hwnd);

  // Este é o laço de mensagens (Message Loop)
  while(GetMessage(&Msg, NULL, 0, 0) > 0){
    TranslateMessage(&Msg);
    DispatchMessage(&Msg);
  }

  return Msg.wParam;
}

Pronto! Só compilar (geralmente F9 no Dev-C++), observar o resultado e estudar o código atentamente.


PHP ::: Dicas & Truques ::: Upload de Arquivos

Como fazer upload de arquivos em PHP - Escreva do zero seu código de upload de arquivos e imagens em PHP

Quantidade de visualizações: 10810 vezes
Nesta dica mostrarei como escrever seu primeiro código para upload de arquivos em PHP. Trata-se de um código realmente básico e, depois de aprendê-lo, recomendo que leia as demais dicas desta seção e implemente outras funcionalidades, tais como restringir os tipos e tamanhos dos arquivos a serem enviados ao servidor.

O primeiro passo é definir em qual diretório de sua hospedagem os arquivos enviados serão salvos. Feito isso, verifique se você possui permissão de escrita neste diretório. Se estiver usando Linux, um CHMOD 666 ou 777 deve resolver.

Vamos começar então. Crie uma página contendo o seguinte formulário:

<html>
<head>
<title>Upload de arquivos usando PHP</title>
</head>
<body>

<form action="testes.php" method="post" 
  enctype="multipart/form-data">
Arquivo: <input type="file" name="arquivo"><br>
<input type="submit" name="submit" value="Enviar">
</form>

</body>
</html>

Veja que este formulário aponta para um arquivo testes.php e contém um campo <input type="file"> chamado "arquivo". Tenha este nome em mente para o perfeito entendimento do código. Veja agora o conteúdo do arquivo testes.php:

<?php
  // diretório no qual o arquivo será gravado. este diretório
  // deverá ter permissão de escrita
  $diretorio = "/home/xxx/xxx/xxx/imagens/";
  
  // vamos verificar o código do erro
  if($_FILES['arquivo']['error'] == UPLOAD_ERR_OK){
    // o arquivo foi transferido com sucesso. vamos usar a
    // função move_uploaded_file() para copiá-lo para 
    // seu local definitivo
    move_uploaded_file($_FILES["arquivo"]["tmp_name"], 
      $diretorio . $_FILES["arquivo"]["name"]);
    echo "Upload feito com sucesso";
  }
  else
    echo "Ocorreu um erro no upload";
?>

Salve os dois arquivos na sua área de hospedagem, acesse a primeira página e envie um arquivo. Se você seguiu as instruções corretamente, o upload será feito com sucesso.

A parte mais importante deste código é o uso da função move_uploaded_file(). Esta função recebe o o local e nome temporário do arquivo e o diretório e nome para o qual o arquivo será enviado em definitivo. Note que usamos o nome original do arquivo na máquina do usuário para salvá-lo com o mesmo nome. É neste procedimento que aproveitamos para remover espaços e caracteres especiais do nome do arquivo. Se você faz parte do mundo Linux entenderá perfeitamente o que estou dizendo.


C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como usar a função isdigit() do header ctype.h da linguagem C para verificar se um caractere é um dígito de 0 a 9

Quantidade de visualizações: 14686 vezes
Em algumas situações podemos precisar verificar se um dado caractere é um dígito (número) de 0 a 9. Isso pode ser feito com o auxílio da função isdigit() no header ctype.h. Esta função recebe um caractere e retorna um valor diferente de 0 se o caractere testado for um dígito de 0 a 9. Caso contrário o retorno é 0. Veja um exemplo completo de seu uso:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>
#include <ctype.h>

int main(int argc, char *argv[]){
  char caractere;

  // vamos ler o caractere informado pelo usuário
  printf("Informe um caractere e tecle ENTER: ");
  scanf("%c", &caractere);

  // vamos verificar se o usuário informou um dígito
  // de 0 a 9
  if(isdigit(caractere))
    printf("Voce informou um digito de 0 a 9");
  else
    printf("Voce NAO informou um digito de 0 a 9");

  puts("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}



C# ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de C# - Como verificar quantas vezes um valor é encontrado em um vetor - Como usar vetores e matrizes em C#

Quantidade de visualizações: 422 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C# que declara, constrói e inicializa um vetor de 10 inteiros. Em seguida peça para que o usuário informe um valor a ser pesquisado. Faça uma varredura no vetor e informe quantas vezes o valor pesquisado é encontrado:

// declara, constrói e inicializa um vetor de 10 inteiros
int[] valores = {4, 21, 9, 8, 12, 21, 4, 4, 1, 10};
Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um valor: 4
O valor foi encontrado: 3 vezes

Informe um valor: 8
O valor foi encontrado: 1 vezes

Informe um valor: 3
O valor foi encontrado: 0 vezes
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C#:

using System;

namespace Estudos {
  class Principal {
    // função principal do programa C#
    static void Main(string[] args) {
      // declara, constrói e inicializa um vetor de 10 inteiros
      int[] valores = { 4, 21, 9, 8, 12, 21, 4, 4, 1, 10 };

      // vamos ler um valor inteiro
      Console.Write("Informe um valor: ");
      int pesquisa = Int32.Parse(Console.ReadLine());

      // vamos verificar quantas vezes o valor informado está
      // contido no vetor
      int repeticoes = 0;
      for (int i = 0; i < valores.Length; i++) {
        if (valores[i] == pesquisa) {
          repeticoes++; // encontrou? vamos contar esta ocorrência
        }
      }

      // vamos mostrar o resultado
      Console.WriteLine("O valor foi encontrado: " +
        repeticoes + " vezes");
      
      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}



Java ::: Java Swing - JTable e classes relacionadas ::: JTable

Como aplicar cores alternadas às linhas de uma JTable do Java Swing

Quantidade de visualizações: 302 vezes
Nesta dica eu mostrarei como aplicar o tão falado "efeito zebrinha" nas linhas de uma tabela JTable do Java Swing. A técnica é muito simples é, uma vez aprendida, possibilita a criação de códigos cada vez mais interessantes.

Veja como efetuo uma chamada ao método prepareRenderer() para obter um Component representando a célula que está sendo renderizada. Se o índice da linha da célula for par e não estiver selecionada, nós efetuamos uma chamada à setBackground() da classe Component para definir a sua cor de fundo.

Veja o código completo para o exemplo:

package arquivodecodigos;

import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import javax.swing.table.*;

public class Estudos extends JFrame {
  public Estudos() {
    super("Exemplo de uma tabela com efeito zebrinha");

    // colunas da tabela
    String[] colunas = {"Cidade", "Estado", "Habitantes"};

    // conteúdo da tabela   
    Object[][] conteudo = {
      {"Goiânia", "GO", "43.023.432"},
      {"São Paulo", "SP", "5.343.234"},
      {"Rio de Janeiro", "RJ", "6.434.212"},
      {"Jussara", "GO", "87.454"},
      {"Barra do Garças", "MT", "64.344"}
    };

    // constrói a tabela
    final JTable tabela = new JTable(conteudo, colunas) {
      @Override
      public Component prepareRenderer(TableCellRenderer renderer,
        int rowIndex, int vColIndex) {
        
        Component c = super.prepareRenderer(renderer, rowIndex, vColIndex);
        
        if (rowIndex % 2 == 0 && !isCellSelected(rowIndex, vColIndex)) {
          c.setBackground(Color.YELLOW);
        } 
        else {
          c.setBackground(getBackground());
        }
        return c;
      }
    };

    tabela.setPreferredScrollableViewportSize(new Dimension(350, 150));

    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new FlowLayout());

    JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(tabela);
    c.add(scrollPane);

    setSize(400, 300);
    setVisible(true);
  }

  public static void main(String args[]) {
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}

Ao executar este código Java Swing nós teremos o seguinte resultado:




Python ::: Dicas & Truques ::: Lista (List)

Como ordenar uma lista de inteiros em Python de acordo com a soma dos dígitos de seus elementos usando uma função lambda

Quantidade de visualizações: 858 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar uma função lambda em Python para ordenar uma lista de inteiros de acordo com a soma dos seus dígitos. Este é um código muito interessante e que permitirá um melhor entendimento de funções lambda em Python.

Veja o código completo para o exemplo:

# método usado para ordenar a lista de acordo com a soma
# de seus dígitos
def ordenar(vetor):
  return sorted(vetor, key=lambda n: sum(int(c) for c in str(n) if c != "-"))

# função principal do programa
def main():
  # vamos criar uma lista de inteiros
  valores = [21, 10, 8, 32, 70, 41, 40, 11]
  # vamos exibir a lista original
  print("Lista na ordem original: {0}".format(valores))
  
  # agora vamos ordenar de acordo com a soma dos dígitos
  lista_ordenada = ordenar(valores)
  print("Lista ordenada: {0}".format(lista_ordenada))
  
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executarmos este código Python nós teremos o seguinte resultado:

Lista na ordem original: [21, 10, 8, 32, 70, 41, 40, 11]
Lista ordenada: [10, 11, 21, 40, 32, 41, 70, 8]


Java ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como adicionar ou subtrair horas à data atual usando o método add() e a constante Calendar.HOUR da classe Calendar do Java

Quantidade de visualizações: 577 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função add() e a constante Calendar.HOUR da classe Calendar do Java para adicionar ou subtrair horas de uma data. Veja o exemplo a seguir:

package estudos;

import java.util.Calendar;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos construir uma instância da classe Calendar
    Calendar agora = Calendar.getInstance();
	   
    // vamos exibir a data e hora atuais
    System.out.println("Data e hora atual: " + 
      agora.getTime().toString());
    
    // adiciona 15 hora à hora atual
    agora.add(Calendar.HOUR, 13);
	   
    // mostra a data e hora com as 15 horas adicionadas
    System.out.println("Daqui a 15 horas: " + 
      agora.getTime().toString());
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Data e hora atual: Mon Jan 16 12:33:26 BRST 2023
Daqui a 15 horas: Tue Jan 17 01:33:26 BRST 2023

Se quisermos subtrair as horas ao invés de adicionar, basta fornecermos um valor negativo para o método add().


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como subtrair dias de uma data em JavaScript - Data e horas em JavaScript

Quantidade de visualizações: 16805 vezes
Em algumas situações, principalmente quando estamos desenvolvendo aplicações que envolvem datas, horas e calendários em JavaScript, nós precisamos subtrair dias de uma data. Nesta dica eu mostro como isso pode ser feito.

Veja o código completo abaixo:

<html>
<head>
<title>Estudando JavaScript</title>
</head>
<body>
 
<script type="text/javascript">
  function subtrairDias(data, dias){
    return new Date(data.getTime() - 
    (dias * 24 * 60 * 60 * 1000));
  }
 
  document.write('Hoje é: ' + 
    (new Date()).toLocaleDateString() + '<br>');
  document.write('5 dias atrás era: ' + 
    subtrairDias(new Date(), 5).toLocaleDateString());
</script>
 
</body>
</html>

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

Hoje é: 25/03/2021
5 dias atrás era: 20/03/2021

Carregar Publicações Anteriores


Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares

Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo

Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes

Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site

Últimos Exercícios Resolvidos

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 24 usuários muito felizes estudando em nosso site.