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E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
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C++ ::: Win32 API (Windows API) ::: Aplicativos e Outros

C++ Windows API GUI - Como criar sua primeira aplicação de interface gráfica usando C++ e WinAPI

Quantidade de visualizações: 47845 vezes
Esta dica mostra o código completo para uma aplicação de interface gráfica usando C++ e a Win32 (WinAPI - Windows Programming Interface). Trata-se de uma janela simples, mas com todas as características presentes em todas as janelas das aplicações Windows: uma barra de títulos, o ícone e os botões de maximizar, minimizar e fechar.

Antes de executar o exemplo observe que este código contém o ponto inicial para a criação de qualquer aplicação gráfica em C++/WinAPI, a saber: A função de entrada WinMain, o laço de mensagens Message Loop, a função de callback Window Procedure e as técnicas de registrar e criar a janela.

Neste momento não discutimos os detalhes do código. Em outras dicas você encontrará análises mais aprofundadas de cada parte.

Este código foi escrito e testado no Dev-C++, mas, deve funcionar sem problemas em outros compiladores C++ para Windows. Assim, abra o Dev-C++, vá em File -> New -> Projec. Na aba Basic, selecione Console Application, dê um nome ao projeto e deixe a opção C++ Project marcada. Salve o projeto e inclua o código abaixo no arquivo .cpp principal:

#include <windows.h>

// define o nome da classe de janela
const char nomeJanela[] = "aCodigos";

// esta é a Window Procedure
LRESULT CALLBACK WndProc(HWND hwnd, UINT msg, WPARAM 
  wParam, LPARAM lParam){
    switch(msg){
      case WM_CLOSE:
        DestroyWindow(hwnd);
        break;
      case WM_DESTROY:
        PostQuitMessage(0);
        break;
      default:
        return DefWindowProc(hwnd, msg, wParam, 
          lParam);
    }

  return 0;
}

// função de entrada da aplicação
int WINAPI WinMain(HINSTANCE hInstance, HINSTANCE 
    hPrevInstance, LPSTR lpCmdLine, int nCmdShow){
  WNDCLASSEX wc;
  HWND hwnd;
  MSG Msg;

  // vamos registrar a Window Class
  wc.cbSize = sizeof(WNDCLASSEX);
  wc.style = 0;
  wc.lpfnWndProc = WndProc;
  wc.cbClsExtra = 0;
  wc.cbWndExtra = 0;
  wc.hInstance = hInstance;
  wc.hIcon = LoadIcon(NULL, IDI_APPLICATION);
  wc.hCursor = LoadCursor(NULL, IDC_ARROW);
  wc.hbrBackground = (HBRUSH)(COLOR_WINDOW + 1);
  wc.lpszMenuName = NULL;
  wc.lpszClassName = nomeJanela;
  wc.hIconSm = LoadIcon(NULL, IDI_APPLICATION);

  if(!RegisterClassEx(&wc)){
    MessageBox(NULL, "Erro ao registrar a janela!",
      "Erro!", MB_ICONEXCLAMATION | MB_OK);
    return 0;
  }

  // cria a janela
  hwnd = CreateWindowEx(WS_EX_CLIENTEDGE, nomeJanela,
    "Minha primeira aplicação Win32",
    WS_OVERLAPPEDWINDOW, CW_USEDEFAULT, CW_USEDEFAULT,
    350, 200, NULL, NULL, hInstance, NULL);

  if(hwnd == NULL){
    MessageBox(NULL, "Erro ao criar a janela!",
      "Erro!", MB_ICONEXCLAMATION | MB_OK);
    return 0;
  }

  // mostra a janela
  ShowWindow(hwnd, nCmdShow);
  UpdateWindow(hwnd);

  // Este é o laço de mensagens (Message Loop)
  while(GetMessage(&Msg, NULL, 0, 0) > 0){
    TranslateMessage(&Msg);
    DispatchMessage(&Msg);
  }

  return Msg.wParam;
}

Pronto! Só compilar (geralmente F9 no Dev-C++), observar o resultado e estudar o código atentamente.


Python ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como verificar se uma string contém apenas caracteres alfanuméricos (letras e números) usando a função isalnum() do módulo str da linguagem Python

Quantidade de visualizações: 18393 vezes
Nesta dica mostrarei como é possível usar a função isalnum() do módulo str do Python para verificar se uma palavra, frase ou texto contém apenas caracteres alfanuméricos (letras e números).

Veja o código completo para o exemplo:

# função principal do programa
def main():
  texto = "34kwjii5992"
 
  if texto.isalnum():
    print("A string contém apenas caracteres" \
      " alfanumericos")  
  else:
    print("A string não contem somente caracteres" \
      " alfanumericos")
 
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

A string contém apenas caracteres alfanuméricos


C# ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como inverter um array em C# usando a função Reverse() - Vetores e matrizes em C#

Quantidade de visualizações: 17216 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método estático Reverse() da classe Array do C# para inverter a ordem dos elementos de um array (vetor). Note que este método, por ser estático, modifica o vetor passado como argumento.

Veja o código completo para o exemplo:

using System;

namespace Estudos{
  class Program{
    static void Main(string[] args) {
      // cria e inicializa um array de strings
      string[] cidades = {"Goiânia", "São Paulo",
     "Rio de Janeiro", "Curitiba"};

      Console.WriteLine("Ordem original:");
      for (int i = 0; i < cidades.Length; i++)
        Console.WriteLine(cidades[i]);

      // inverte a ordem dos elementos
      Array.Reverse(cidades);

      // exibe os elementos na ordem inversa
      Console.WriteLine();
      Console.WriteLine("Ordem inversa:");
      for (int i = 0; i < cidades.Length; i++)
        Console.WriteLine(cidades[i]);

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Ordem original:

Goiânia
São Paulo
Rio de Janeiro
Curitiba

Ordem inversa:

Curitiba
Rio de Janeiro
São Paulo
Goiânia


Python ::: Pandas Python Library (Biblioteca Python Pandas) ::: DataFrame

Como retornar a quantidade de linhas em um DataFrame do Pandas usando a função len() e a propriedade index

Quantidade de visualizações: 2123 vezes
Podemos tirar proveito da função len() do Python e da propriedade index do DataFrame do Pandas para contarmos as linhas do DataFrame. Lembre-se de que a propriedade index representa os rótulos das linhas.

Veja o código completo para o exemplo:

# importamos a biblioteca Pandas
import pandas as pd
  
def main():
  # vamos carregar os dados do arquivo .csv
  df = pd.read_csv("C:\\estudos_python\\carros.csv",
   delimiter=";")
  
  # vamos mostrar o DataFrame resultante
  print("Os dados do DataFrame são:\n")
  print(df)
 
  # agora vamos retornar a quantidade de linhas no DataFrame
  quant_linhas = len(df.index)

  # e mostramos o resultado
  print("\nO DataFrame contém {0} linhas".format(quant_linhas))
 
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

Os dados do DataFrame são:

        Marca   Modelo     Ano    Valor Vendido
0        Fiat   Sienna  2010.0  23500.0       S
1  Volkswagen     Polo     NaN  31453.0       N
2  Volkswagen      NaN  2001.0  19200.0       S
3        Fiat    Palio  1995.0   7500.0       S
4       Honda    Civic     NaN  42000.0       S
5     Renault  Sandero  2010.0  52000.0       N
6        Ford    Focus  2009.0  42700.0       N

O DataFrame contém 7 linhas



Java ::: Coleções (Collections) ::: HashMap

Como retornar a quantidade de mapeamentos (chave-valor) em um HashMap do Java usando o método size()

Quantidade de visualizações: 7990 vezes
Em algumas situações precisamos saber a quantidade de mapeamentos (chave-valor) contidos em um HashMap. Para isso nós podemos usar o método size(). Veja o exemplo:

import java.util.*;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    
    // vamos criar uma instância de HashMap
    HashMap<Integer, String> clientes = new HashMap<Integer, String>();

    // vamos adicionar três chaves e seus valores
    clientes.put(new Integer(1), "Osmar J. Silva");
    clientes.put(new Integer(2), "Salvador Miranda de Andrade");
    clientes.put(new Integer(3), "Marcos da Costa Santos");
      
    // vamos obter a quantidade de mapeamentos neste HashMap
    int quant = clientes.size();

    // vamos exibir o resultado
    System.out.println("Este HashMap contém " + quant +
      " mapeamentos.");    

    System.exit(0);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Este HashMap contém 3 mapeamentos.


PHP ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como obter o valor de PI em PHP

Quantidade de visualizações: 9391 vezes
Quando estamos escrevendo códigos que envolvem computação gráfica em PHP, ou até mesmo cálculos de trigonometria, é comum precisarmos do valor de PI (algo em torno de 3,14159...). O PI é o valor da razão entre a circunferência de qualquer círculo e seu diâmetro.

A linguagem PHP nos fornece a função pi(), que retorna um valor decimal de alta precisão. Veja no código abaixo como usá-la:

<html>
<head>
  <title>Estudos PHP</title>
</head>
 
<body>

<?php  
  $PI = pi();
  echo "O valor de PI é: " . $PI;
?>  

</body>
</html>
 
  $PI = pi();
  echo "O valor de PI é: " . $PI;
?>

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

O valor de PI é: 3.1415926535898


C# ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como criar um diretório em C# usando a função Create() da classe DirectoryInfo

Quantidade de visualizações: 172 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método Create() da classe DirectoryInfo do C# para criar um novo diretório. Note que informei o caminho e nome do diretório a ser criado diretamente no construtor da classe DirectoryInfo, mas você também pode pedir para o usuário informar estes dados.

Veja o código completo para o exemplo:

using System;
using System.IO;

namespace Estudos {
  class Principal {
    static void Main(string[] args) {
      // vamos criar uma nova instância da classe DirectoryInfo
      DirectoryInfo dir = new
        DirectoryInfo(@"C:\estudos_csharp\imagens");
      
      // vamos tentar criar o diretório
      try {
        dir.Create();
        Console.WriteLine("Diretório criado com sucesso.");
      }
      catch (Exception e) {
        Console.WriteLine("Não foi possível criar o diretório: {0}", e.ToString());
      }
      
      Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

Diretório criado com sucesso.


AutoCAD Civil 3D .NET C# ::: Dicas & Truques ::: Alinhamento - Alignment

Como pedir para o usuário selecionar um alinhamento no Civil 3D usando a função GetEntity() do AutoCAD Civil 3D .NET C# API

Quantidade de visualizações: 819 vezes
Em várias situações nós precisamos pedir para o usuário selecionar um alinhamento e, após a seleção, obter o id do alinhamento selecionado para efetuarmos alguma operação nele. Para isso nós podemos usar a função GetEntity() do objeto Editor da AutoCAD Civil 3D .NET C# API.

O primeiro passo é criar um objeto PromptEntityOptions passando a mensagem para o usuário selecionar o alinhamento. Se o usuário selecionar outro objeto que não seja um alinhamento, a mensagem definida em SetRejectMessage é exibida. Note o uso de AddAllowedClass para permitir a seleção apenas de objetos da classe Alignment ou derivadas dela.

Depois de solicitar a seleção, nós obtemos um objeto ObjectId, que é retornado pela função GetEntity().

Veja o código AutoCAD Civil 3D .NET C# completo para o exemplo:

using System;
using Autodesk.AutoCAD.Runtime;
using Autodesk.Civil.ApplicationServices;
using Autodesk.AutoCAD.DatabaseServices;
using Autodesk.AutoCAD.ApplicationServices;
using Autodesk.AutoCAD.EditorInput;
using Autodesk.Civil.DatabaseServices;

namespace Estudos {
  public class Class1 : IExtensionApplication {
    [CommandMethod("Alinhamento")]
    public void Alinhamento() {
      // vamos obter uma referência ao documento atual do Civil 3D
      CivilDocument doc = CivilApplication.ActiveDocument;

      // obtemos o editor
      Editor editor = Application.DocumentManager.MdiActiveDocument.Editor;

      // vamos iniciar um nova transação
      using (Transaction ts = Application.DocumentManager.MdiActiveDocument.
        Database.TransactionManager.StartTransaction()) {
        try {
          // vamos pedir para o usuário selecionar o alinhamento
          PromptEntityOptions opt = new PromptEntityOptions(
            "\nSelecione um alinhamento");
          opt.SetRejectMessage("\nO objeto precisa ser um alinhamento.\n");
          opt.AddAllowedClass(typeof(Alignment), false);
          
          // vamos obter o id do alinhamento selecionado
          ObjectId id_alinhamento = editor.GetEntity(opt).ObjectId;

          editor.WriteMessage("\nO id do alinhamento selecionado é: " +
            id_alinhamento + '\n');
        }
        catch (System.Exception e) {
          // vamos tratar o erro 
          editor.WriteMessage("Erro: {0}", e.Message);
        }
      }
    }

    public void Initialize() {
      // pode deixar em branco
    }

    public void Terminate() {
      // pode deixar em branco
    }
  }
}

Ao executar este código AutoCAD Civil 3D .NET C# nós teremos o seguinte resultado:

O id do alinhamento selecionado é: (1455527762496)


Java ::: Dicas & Truques ::: Fuso Horários

Como retornar uma lista de todos os IDs de fusos horários suportados pela linguagem Java usando o método getAvailableIDs() da classe TimeZone

Quantidade de visualizações: 9037 vezes
A linguagem Java, por meio da classe TimeZone, nos permite trabalhar com uma enorme variedade de fusos horários. No entanto, antes de assumir que um determinado fuso horário é suportado, é interessante verificar se tal fuso horário está na lista de IDs suportados. Isso pode ser feito com uma chamada ao método estático getAvailableIDs(). Este método retorna o ID de todos os fusos horários suportados. Veja um exemplo de como usá-lo:

import java.util.*;

public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    // obtém todos os IDs de fusos horários 
    // disponíveis na classe TimeZone
    String fusos[] = TimeZone.getAvailableIDs();

    for(int i = 0; i < fusos.length; i++){
      System.out.println(fusos[i]);
    } 
  } 
}

Ao executar este código você terá um resultado semelhante à (optamos por listar apenas os 100 primeiros resultados):

Etc/GMT+12
Etc/GMT+11
MIT
Pacific/Apia
Pacific/Midway
Pacific/Niue
Pacific/Pago_Pago
Pacific/Samoa
US/Samoa
America/Adak
America/Atka
Etc/GMT+10
HST
Pacific/Fakaofo
Pacific/Honolulu
Pacific/Johnston
Pacific/Rarotonga
Pacific/Tahiti
SystemV/HST10
US/Aleutian
US/Hawaii
Pacific/Marquesas
AST
America/Anchorage
America/Juneau
America/Nome
America/Yakutat
Etc/GMT+9
Pacific/Gambier
SystemV/YST9
SystemV/YST9YDT
US/Alaska
America/Dawson
America/Ensenada
America/Los_Angeles
America/Tijuana
America/Vancouver
America/Whitehorse
Canada/Pacific
Canada/Yukon
Etc/GMT+8
Mexico/BajaNorte
PST
PST8PDT
Pacific/Pitcairn
SystemV/PST8
SystemV/PST8PDT
US/Pacific
US/Pacific-New
America/Boise
America/Cambridge_Bay
America/Chihuahua
America/Dawson_Creek
America/Denver
America/Edmonton
America/Hermosillo
America/Inuvik
America/Mazatlan
America/Phoenix
America/Shiprock
America/Yellowknife
Canada/Mountain
Etc/GMT+7
MST
MST7MDT
Mexico/BajaSur
Navajo
PNT
SystemV/MST7
SystemV/MST7MDT
US/Arizona
US/Mountain
America/Belize
America/Cancun
America/Chicago
America/Costa_Rica
America/El_Salvador
America/Guatemala
America/Indiana/Knox
America/Indiana/Petersburg
America/Indiana/Vincennes
America/Knox_IN
America/Managua
America/Menominee
America/Merida
America/Mexico_City
America/Monterrey
America/North_Dakota/Center
America/North_Dakota/New_Salem
America/Rainy_River
America/Rankin_Inlet
America/Regina
America/Swift_Current
America/Tegucigalpa
America/Winnipeg
CST
CST6CDT
Canada/Central
Canada/East-Saskatchewan
Canada/Saskatchewan
Chile/EasterIsland

Um bom uso deste método é quando estamos desenvolvendo uma aplicação que mostra o horário ao redor do mundo. Podemos ter uma lista de fusos horários e, mediante a seleção do usuário, fornecer o valor selecionado para o método setTimeZone() da classe Calendar, por exemplo.


Java ::: Pacote java.awt ::: Graphics

Como desenhar texto na superfície de uma JLabel do Java Swing usando o método drawString() da classe Graphics

Quantidade de visualizações: 11833 vezes
A classe Graphics possui um método chamado drawString() que é usado para desenhar uma string na superfície de um componente. Veja a assinatura deste método:

public abstract void drawString(String str,
  int x,int y)


Como podemos ver, só precisamos fornecer a string a ser desenhada, a coordenada x e a coordenada y. Estas coordenadas são obtidas a partir do canto superior esquerdo do componente no qual desenharemos.

O trecho de código abaixo mostra como desenhar a string "Arquivo de Códigos" em um JLabel:

import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;

public class Estudos extends JFrame{
  JLabel label;  

  public Estudos() {
    super("Desenhando em um JLabel");
    
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new BorderLayout());

    // Cria um JLabel
    label = new JLabel();
    c.add(label, BorderLayout.CENTER);

    // Cria um botão
    JButton btn = new 
      JButton("Desenhar uma string");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          
          // Desenha uma string no JLabel
          Graphics graphics = label.getGraphics();
          graphics.drawString("Arquivo de Códigos", 
            20, 50);     

        }
      }
    );
    
    // Adiciona o botão à janela
    c.add(btn, BorderLayout.SOUTH);

    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
  
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}

Há algo de interessante neste código. Se você maximizar, minimizar ou redimensionar a janela verá que o desenho é apagado. Isso acontece porque todas as vezes que a janela sofre alguma alteração, ela é pintada novamente, juntamente com seus componentes filhos. Se você deseja que o desenho seja feito automaticamente novamente, é melhor fazer uma sub-classe do componente desejado e sobrescrever seu método paintComponent(). Nesta mesma seção você encontrará exemplos de como fazer isso.

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