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Java ::: Dicas & Truques ::: Imagens e Processamento de Imagens |
Como criar um programa de visualização de imagens em Java - Código fonte completoQuantidade de visualizações: 19599 vezes |
O que temos abaixo é o código completo para uma aplicação Java Swing que permite visualizar imagens JPG, GIF ou PNG. A imagem é selecinada usando um JFileChooser e carregada usando o método read() da classe ImageIO. Veja que usamos também uma classe personalizada de JPanel para exibir a imagem:import java.awt.*; import java.io.*; import java.awt.image.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.*; import javax.imageio.*; public class Estudos extends JFrame{ private BufferedImage imagem; AreaImagem areaImagem; public Estudos(){ super("Estudos Java"); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new BorderLayout()); JButton btn = new JButton("Carregar Imagem"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent e){ JFileChooser fc = new JFileChooser(); int res = fc.showOpenDialog(null); if(res == JFileChooser.APPROVE_OPTION){ File arquivo = fc.getSelectedFile(); imagem = null; try{ imagem = ImageIO.read(arquivo); } catch(IOException exc){ JOptionPane.showMessageDialog(null, "Erro ao carregar a imagem: " + exc.getMessage()); } if(imagem != null){ areaImagem.imagem = imagem; areaImagem.repaint(); } } } } ); c.add(btn, BorderLayout.SOUTH); // Cria a área de exibição da imagem areaImagem = new AreaImagem(); c.add(areaImagem, BorderLayout.CENTER); setSize(400, 300); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } // Sub-classe de JPanel para exibir a imagem class AreaImagem extends JPanel{ public BufferedImage imagem; public void paintComponent(Graphics g){ super.paintComponent(g); // desenha a imagem no JPanel g.drawImage(imagem, 0, 0, this); } } |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: C Básico |
Exercícios Resolvidos de C - Como testar se um número é potência de dois usando CQuantidade de visualizações: 681 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C contendo um método que recebe um número inteiro e retorna um valor boolean indicando se o valor informado é potência de dois. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um valor inteiro: 8 O valor 8 é potência de dois Informe um valor inteiro: 34 O valor 34 não é potência de dois Informe um valor inteiro: 64 O valor 64 é potência de dois Veja a resolução comentada deste exercício usando C: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> // função que recebe um número inteiro e informe se ele é // potência de dois int is_potencia_dois(int n){ // usamos o operador AND de bits para verificar se n AND n-1 // é igual a 0 return (n > 0) && (n & (n - 1)) == 0; } int main(int argc, char *argv[]){ // variáveis usadas para int valor; setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português // vamos pedir para o usuário informar um valor inteiro printf("Informe um valor inteiro: "); scanf("%d", &valor); // vamos testar se o número informado é potência de dois if(is_potencia_dois(valor)){ printf("O valor %d é potência de dois", valor); } else{ printf("O valor %d não é potência de dois", valor); } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
Java ::: Pacote java.lang ::: String |
Java para iniciantes - Como usar o método replace() da classe String para efetuar a substituição de caracteres em uma stringQuantidade de visualizações: 9674 vezes |
Em algumas situações gostaríamos de substituir caracteres (não substrings) em uma string. Isso pode ser feito por meio do método replace() da classe String. Veja sua assinatura:public String replace(char oldChar, char newChar) Veja um trecho de código no qual substituímos todas as letras "a" por "e" e retornamos uma nova string com as substituições: public class Estudos { public static void main(String[] args) { String frase = "Programar em Java é muito bom"; System.out.println("Frase original: " + frase); // vamos substituir todas as letras "a" por "e" frase = frase.replace('a', 'e'); System.out.println("Depois da substituição: " + frase); } } Após a execução deste código teremos o seguinte resultado: Frase original: Programar em Java é muito bom Depois da substituição: Progremer em Jeve é muito bom |
Java ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular a área de um Triângulo Equilátero em Java - Java para Geometria, Trigonometria e Álgebra LinearQuantidade de visualizações: 1922 vezes |
Um Triângulo Equilátero é o triângulo que possui os três lados iguais, e cujos ângulos internos são todos 60 graus (somando 180). Veja na figura abaixo as características de um Triângulo Equilátero: ![]() Nesta dica de Java eu mostrarei como calcular a área do triângulo equilátero. Para isso, vamos revisar a fórmula para o cálculo da área do triângulo equilátero: \[\text{Área K} = \dfrac{1}{4} \times \sqrt{3} \times L^2 \] E veja o código Java para o cálculo: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // para efetuar a leitura do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos pedir para o usuário informar o valor do lado do triângulo System.out.print("Informe o lado do triângulo: "); double lado = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // agora vamos calcular a área do triângulo equilátero double area = (1.0 / 4.0) * Math.sqrt(3) * Math.pow(lado, 2); // e finalmente mostramos o resultado System.out.println("A área do triângulo equilátero é: " + area); } } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Informe o lado do triângulo: 5 A área do triângulo equilátero é: 10.825317547305483 |
Python ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Datas e horas em Python - Como obter o nome do dia da semana no formato longo (segunda-feira, terça-feira, etc) usando a função strftime() do PythonQuantidade de visualizações: 9131 vezes |
Nesta dica eu mostro como podemos usar a função strftime() da linguagem Python para obter e exibir o nome do dia da semana no formato longo e em português, ou seja, segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, etc. Veja o código completo para o exemplo: from datetime import datetime import locale # função principal do programa def main(): # Configurações do usuário locale.setlocale(locale.LC_ALL, '') # Obtém um datatime da data e hora atual hoje = datetime.today() # Exibe o nome do dia da semana no formato # longo print("O dia da semana é:", hoje.strftime("%A")) if __name__== "__main__": main() Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: O dia da semana é: quinta-feira |
C ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como abrir ou criar arquivos em C usando a função fopen()Quantidade de visualizações: 66644 vezes |
Há muitas situações nas quais precisamos ler ou gravar dados em arquivos a partir de nossos programas C. O primeiro passo para esta tarefa é aprender a usar a função fopen(). Esta função é a responsável por conectar um ponteiro de arquivos ao arquivo que queremos manipular. Veja sua assinatura:FILE *fopen(const char *nome, const char *modo); O parâmetro nome é uma string que indica o nome do arquivo a ser aberto ou criado. O parâmetro modo indica se o arquivo será aberto para leitura, escrita ou ambos. Antes de continuarmos, veja um trecho de código que tenta abrir um arquivo chamado "testes.txt" localizado no diretório "c:\": #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { FILE *arquivo = fopen("c:\\testes.txt", "r"); // testa se o arquivo foi aberto com sucesso if(arquivo != NULL) printf("Arquivo foi aberto com sucesso."); else printf("Nao foi possivel abrir o arquivo."); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Veja que a primeira linha declara um ponteiro para a estrutura FILE e atribui a este ponteiro o resultado de uma chamada à função fopen(). Se o arquivo for aberto com sucesso, poderemos manipulá-lo a partir do ponteiro *arquivo. Do contrário, o valor NULL será retornado. A linguagem C padrão permite a definição dos seguintes modos de abertura de arquivos: a - abre um arquivo para inserção. Se o arquivo não existir, o sistema operacional tentará criá-lo. r - abre um arquivo existente para leitura. w - abre um arquivo para escrita. Se o arquivo não existir, o sistema operacional tentará criá-lo. Se o arquivo existir, todo o seu conteúdo será substituído pelo novo conteúdo. r+ - abre um arquivo existente para leitura e gravação. w+ - abre um arquivo para leitura e escrita. Se o arquivo não existir, o sistema operacional tentará criá-lo. Se o arquivo existir, todo o seu conteúdo será substituído pelo novo conteúdo. a+ - abre um arquivo para inserção e leitura. Se o arquivo não existir, o sistema operacional tentará criá-lo. |
C ::: Dicas & Truques ::: Rotinas de Conversão |
Como converter uma string em um valor de ponto-flutuante usando a função atof() da linguagem CQuantidade de visualizações: 9173 vezes |
Em algumas situações, pode ser necessário converter uma string em um valor numérico de ponto-flutuante. Para isso podemos usar a função atof(). Esta função recebe uma matriz de caracteres e tenta transformá-la em um valor de ponto-flutuante. Se a conversão não for possível, o valor 0 é retornado. Os sinais "+" e "-", o ponto decimal e uma parte exponencial, representada por "e" ou "E" são válidos na string a ser convertida. Veja um exemplo: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // valor de ponto-flutuante em forma de string char valor_str[] = "34.5"; // A linha abaixo causa um comportamento estranho //float res = 10 + valor_str; // temos que converter a string em um valor de ponto-flutuante válido float res = 10 + atof(valor_str); printf("O resultado e: %f", res); puts("\n"); system("pause"); return 0; } |
MySQL ::: Dicas & Truques ::: Joins (Junções) |
Como usar joins no MySQLQuantidade de visualizações: 11254 vezes |
As junções (joins) são ferramentas presentes na maioria dos bancos de dados que suportam SQL e são usadas quando precisamos recuperar dados de uma ou mais tabelas com base em suas relações lógicas. Desta forma, é possível combinar os registros de tais tabelas de forma a construir um "super-registro", que nos permitirá exibir relatórios mais elaborados. Para o bom entendimento de junções, vamos considerar duas tabelas: filmes e generos. Aqui nós temos uma cardinalidade de 1 x N. Um filme possui um gênero, enquanto um gênero pode abranger vários filmes. Vamos começar criando estas duas tabelas (comece com a tabela generos, já que esta não depende da tabela de filmes): Comando DLL CREATE TABLE para a tabela generos: CREATE TABLE generos( id INTEGER UNSIGNED NOT NULL AUTO_INCREMENT, nome VARCHAR(45) NOT NULL, PRIMARY KEY(id) ) ENGINE = InnoDB; Veja agora o comando SQL para a criação da tabela de filmes: Comando DLL CREATE TABLE para a tabela filmes: CREATE TABLE filmes( id INTEGER UNSIGNED NOT NULL AUTO_INCREMENT, titulo VARCHAR(45) NOT NULL, genero INTEGER UNSIGNED NOT NULL, PRIMARY KEY(id), CONSTRAINT fk_filmes_generos FOREIGN KEY fk_filmes_generos(id) REFERENCES generos(id) ON DELETE RESTRICT ON UPDATE RESTRICT ) ENGINE = InnoDB; Veja que a tabela filmes contém uma chave estrangeira referenciando a chave primária da tabela generos. Isso nos permite "atrelar" um filme ao seu gênero. Vá em frente e insira alguns dados em ambas as tabelas. Primeiro cadastre alguns gêneros e em seguida alguns filmes. Vejamos agora a importância dos joins. Observe o resultado de um comando DML SELECT na tabela filmes: SELECT * FROM filmes; id titulo genero 1 EFEITO BORBOLETA 6 2 O PENTELHO 1 3 VIAGEM MALDITA 3 Nesta query o gênero é retornado como um valor inteiro, ou seja, o valor do campo id da tabela generos. Em muitos casos este não é o comportamento que queremos. Em vez do id do gênero nós gostaríamos de exibir seu nome. Isso pode ser conseguido da seguinte forma: SELECT filmes.id, filmes.titulo, generos.nome FROM filmes, generos WHERE filmes.genero = generos.id; id titulo genero 1 EFEITO BORBOLETA FICÇÃO 2 O PENTELHO COMÉDIA 3 VIAGEM MALDITA TERROR Nesta query eu usei o nome completo da tabela antes do nome dos campos a serem retornados. Na prática, é comum darmos apelidos às tabelas. Veja: SELECT f.id, f.titulo, g.nome FROM filmes f, generos g WHERE f.genero = g.id; Neste exemplo, não usamos as palavras-chaves INNER JOIN, LEFT JOIN, RIGHT JOIN, etc. A junção está "escondida" na cláusula SELECT. Esta técnica é conhecida como "junção implícita" ou "implicit join". Veja como o mesmo resultado pode ser obtido usando a junção INNER JOIN: SELECT f.id, f.titulo, g.nome FROM filmes f INNER JOIN generos g ON f.genero = g.id; Veja minhas outras dicas sobre junções para aprender mais sobre INNER JOIN, LEFT JOIN, RIGHT JOIN, OUTER JOIN, FULL JOIN, etc. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado |
Como retornar as coordenadas do mouse durante um evento mouseClicked em uma janela JFrame do Java SwingQuantidade de visualizações: 10916 vezes |
Nesta dica eu mostro como podemos obter as coordenadas do mouse no momento que o usuário clica em uma janela JFrame de nossas aplicações Java Swing. Note que exibimos as coordenadas x e y do mouse na barra de títulos da janela JFrame. Saber como retornar as coordenadas do mouse durante um evento é uma das técnicas úteis para o desenvolvimento de jogos e aplicativos gráficos em Java. Veja o código completo para o exemplo: package arquivodecodigos; /* Este exemplo mostra como obter as coordenadas do mouse durante um evento. */ import javax.swing.*; import java.awt.*; import java.awt.event.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos() { super("Eventos do Mouse e Teclado"); Container c = getContentPane(); FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT); c.setLayout(layout); this.addMouseListener( new MouseAdapter(){ @Override public void mouseClicked(MouseEvent e){ setTitle("X = " + e.getX() + "; Y = " + e.getY()); } } ); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Programação Orientada a Objetos |
Algorítmos Resolvidos de Java - A classe Retangulo (construtores, getters e setters, encapsulamento e static)Quantidade de visualizações: 15647 vezes |
Exercícios Resolvidos de Java - A classe Retangulo (construtores, getters e setters, encapsulamento e static) Pergunta/Tarefa: Escreva uma classe Retangulo para representar um retângulo. A classe deve conter: a) Dois campos de dados do tipo double chamados largura e altura que especificam a largura e a altura do retângulo. Os valores padrões são 1 tanto para a largura quanto para a altura. b) Um campo de dado do tipo String chamado cor que especifica a cor do retângulo. Para este exercício em particular, assuma que TODOS os retângulos possuirão a mesma cor. A cor padrão é branco. c) Um construtor sem argumentos que cria um retângulo padrão. d) Um construtor que cria um retângulo com a largura e altura especificadas. e) Métodos get() e set() para os três campos de dados da classe. f) Um método chamado getArea() que retorna a área do retângulo. g) Um método chamado getPerimetro() que retorna o perímetro do retângulo. Escreva um programa de teste que cria dois objetos da classe Retangulo. Sua saída deverá ser parecida com: ![]() Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: Retangulo.java package estudos; public class Retangulo { private double largura; // largura do retângulo private double altura; // altura do retângulo // O exercício pede que TODOS os retângulos tenham a mesma cor // consulte a dica http://www.arquivodecodigos.net/dicas/1158 para mais // detalhes sobre o modificador static private static String cor = "branco"; // cor do retângulo // construtor sem argumentos public Retangulo(){ this.largura = 1; this.altura = 1; } // construtor que permite especificar a largura e a altura public Retangulo(double largura, double altura){ this.largura = largura; this.altura = altura; } // obtém a altura public double getAltura() { return altura; } // define a altura public void setAltura(double altura){ this.altura = altura; } // obtém a largura public double getLargura(){ return largura; } // define a largura public void setLargura(double largura){ this.largura = largura; } // obtém a cor de TODOS os retângulos public static String getCor(){ return cor; } // define a cor de TODOS os retângulos public static void setCor(String cor){ Retangulo.cor = cor; } // este método retorna a área do retângulo (em metros quadrados) public double getArea(){ return (this.largura * this.altura); } // este método retorna o perímetro do retângulo (em metros) public double getPerimetro(){ return ((2 * this.largura) + (2 * this.altura)); } } Agora o teste no método main(): package estudos; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos criar uma instância da classe Retangulo com // os valores padrões Retangulo a = new Retangulo(); // agora vamos informar a largura e a altura Retangulo b = new Retangulo(10, 5); // os dois retângulos terão a cor verde Retangulo.setCor("verde"); // vamos mostrar os resultados do primeiro retângulo System.out.println("Primeiro retângulo"); System.out.println("Largura: " + a.getLargura()); System.out.println("Altura: " + a.getAltura()); System.out.println("Cor: " + Retangulo.getCor()); System.out.println("Área: " + a.getArea() + " metros quadrados"); System.out.println("Perímetro: " + a.getPerimetro() + " metros"); // vamos mostrar os resultados do segundo retângulo System.out.println("\nSegundo retângulo"); System.out.println("Largura: " + b.getLargura()); System.out.println("Altura: " + b.getAltura()); System.out.println("Cor: " + Retangulo.getCor()); System.out.println("Área: " + b.getArea() + " metros quadrados"); System.out.println("Perímetro: " + b.getPerimetro() + " metros"); } } |
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