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E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
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Python ::: NumPy Python Library (Biblioteca Python NumPy) ::: Números Aleatórios, Números Randômicos, Amostras Aleatórias, Amostras Randômicas

Como gerar um número randômico em Python usando a função rand() do módulo random da NumPy

Quantidade de visualizações: 735 vezes
Em algumas situações nós precisamos gerar um número aleatório na faixa de 0 e 1 (não incluído). Para isso nós podemos usar a função rand() do módulo random da biblioteca NumPy do Python. Veja um exemplo:

# importamos o módulo random da biblioteca NumPy
import numpy as np

# método principal
def main():
  # vamos gerar um número decimal aleatório de 0 (incluído) 
  # à 1 (não incluído) 
  valor = np.random.rand()
  print("O número sorteado foi: {0}".format(valor)) 
  
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

O número sorteado foi: 0.2037063569952866

Note que o número retornado pela função rand() é um float com uma precisão semelhante ao double em outras linguagens de programação.

Veja agora uma modificação deste código para gerar 10 números aleatórios:

# importamos o módulo random da biblioteca NumPy
import numpy as np

# método principal
def main():
  # vamos gerar 10 números decimais aleatórios de 0 (incluído) 
  # à 1 (não incluído) 
  for i in range(10):
    valor = np.random.rand()
    print("O número sorteado foi: {0}".format(valor)) 
  
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

O número sorteado foi: 0.57920714427429
O número sorteado foi: 0.06329414607318185
O número sorteado foi: 0.12184477988071851
O número sorteado foi: 0.5410663009618577
O número sorteado foi: 0.790229323250604
O número sorteado foi: 0.4733277307431061
O número sorteado foi: 0.7669969432159425
O número sorteado foi: 0.6934927410217504
O número sorteado foi: 0.13216036543343856
O número sorteado foi: 0.6958612722883786


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Dados - Listas Ligadas

Exercícios Resolvidos de Java - Como remover no início de uma lista ligada em Java - Escreva um programa Java que cria uma lista dinamicamente encadeada

Quantidade de visualizações: 733 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que cria uma lista dinamicamente encadeada (lista singularmente encadeada) e peça para o usuário inserir 5 elementos do tipo inteiro. Em seguida faça a remoção do nó no início da lista ligada e retorne o seu valor.

Sua saída deve ser parecida com:

Inserindo 5 valores na lista

Informe o 1.o valor: 3
Informe o 2.o valor: 8
Informe o 3.o valor: 4
Informe o 4.o valor: 7
Informe o 5.o valor: 6

Valores na lista: 3 -> 8 -> 4 -> 7 -> 6 -> null

Removendo no início da lista
O nó removido foi: 3

Valores na lista novamente: 8 -> 4 -> 7 -> 6 -> null
Resposta/Solução:

Na saída podemos ver que a lista contém os valores 3, 8, 4, 7 e 6. Depois que o nó no início é removido, os elementos da lista ficam 8, 4, 7 e 6.

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

package estudos;
  
import java.util.Scanner;

// classe interna usada para representar um
// nó na lista ligada
class No {
  int valor; // valor do nó
  No proximo; // aponta para o novo nó
 
  // construtor cheio da classe No
  public No(int valor, No proximo) {
    this.valor = valor;
    this.proximo = proximo;
  }
  
  // construtor vazio da classe No
  public No() {
    this.valor = 0;
    this.proximo = null;
  }
}

public class Estudos { 
  // vamos criar uma referência para o início da lista
  static No inicio = null;
  
  public static void main(String args[]){
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos inserir 5 valores inteiros na lista ligada
    int valor;
    System.out.println("Inserindo 5 valores na lista\n");
    for (int i = 0; i < 5; i++) {
      System.out.print("Informe o " + (i + 1) + ".o valor: ");
      valor = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
      // vamos inserir este valor no final da lista
      inserirFinal(valor);
    }
    
    // vamos exibir os valores na lista ligada
    System.out.print("\nValores na lista: ");
    exibirLista();
    
    // vamos remover o nó no início da lista ligada
    System.out.println("\nRemovendo no início da lista");
    No removido = removerInicio();
    System.out.println("O nó removido foi: " +
      removido.valor);
    
    // vamos exibir os valores na lista ligada
    System.out.print("\nValores na lista novamente: ");
    exibirLista();
  }
  
  // função que permite remover o nó no início de uma lista
  // dinamicamente ligada em Java
  public static No removerInicio() {
    // primeiro apontamos para o início da lista
    No no = inicio;
    
    // a lista está vazia?
    if (no != null) {
      // o início da lista aponta para o seu próximo
      inicio = inicio.proximo;
    }
    
    // retorna o nó removido ou null no caso da lista vazia
    return no;
  }

  // função que permite adicionar um nó no final da
  // lista ligada
  public static void inserirFinal(int valor) {
    // vamos apontar para o nó inicial
    No atual = inicio;
    // criamos um novo nó
    No novo = criarNo(valor);
  
    // a lista ligada ainda está vazia?
    if (atual == null){
      // inicio recebe o novo nó
      inicio = novo;
    }    
    else { // temos um ou mais nós na lista ligada
      // vamos localizar o último nó
      while (atual.proximo != null) {
        atual = atual.proximo;
      }
       
      // encontramos o último nó. Agora vamos inserir
      // o novo nó depois dele
      atual.proximo = novo;
    }
  }
  
  // função usada para construir e retornar um novo nó
  public static No criarNo(int valor) {
    // cria o novo nó
    No no = new No(valor, null);
    // retorna o nó criado
    return no;
  }
  
  // função usada para percorrer a lista ligada e
  // exibir os valores contidos em seus nós
  public static void exibirLista() {
    // vamos apontar para o início da lista
    No temp = inicio;
    
    // a lista está vazia?
    if (temp == null) {
      System.out.println("A lista está vazia.");
    }
    else {
      // esse laço se repete enquanto tempo for
      // diferente de null
      while (temp != null) {
        // vamos mostrar o valor desse nó
        System.out.print(temp.valor + " -> ");
        // avança para o próximo nó
        temp = temp.proximo;
      }
    
      // mostra o final da lista
      System.out.println("null");
    }
  }
}



Python ::: Dicas & Truques ::: Unidades de Medida

Como converter pés em metros em Python - Conversão de medidas em Python - Pés para metros

Quantidade de visualizações: 336 vezes
A conversão de uma medida em pés para milímetros, centímetros, metros ou quilômetros é uma tarefa que estamos constantemente realizando. Nesta dica mostrarei como isso pode ser feito na linguagem Python.

O que é um pé ou pés?

O pé (foot) ou pés (feet) é uma unidade de medida do sistema imperial de medidas, usado até hoje nos Estados Unidos e em alguns outros países que ainda não adotaram o sistema métrico. Um pé equivale a 12 polegadas (inches). Uma polegada, por sua vez, equivale a 2,54 centímetros ou 25,4 milímetros.

Qual a fórmula para a conversão de pés para metros?

Antes de passarmos para o código Python, veja a fórmula para a conversão de pés (feet) em metros (meters):

\[Metros = Pés \times 0.3048\]

Como podemos ver na fórmula, para obtermos a medida em metros nós só precisamos multiplicar a medida em pés por 0.3048.

Veja agora o código Python que pede para o usuário informar a medida em pés e retorna o equivalente em metros:

# função principal do programa
def main():
  # vamos pedir para o usuário informar a medida em pés
  pes = float(input("Informe a medida em pés: "))

  # agora vamos converter a medida em pé para metros
  metros = 0.3048 * pes

  # e mostramos o resultado
  print("A medida em metros é: {0}m".format(metros))
  
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

Informe a medida em pés: 50
A medida em metros é: 15.24m


Java ::: Dicas & Truques ::: Recursão (Recursividade)

Java Avançado - Como listar o conteúdo de um diretório recursivamente

Quantidade de visualizações: 173 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar recursividade (recursão) para listar todo o conteúdo de um diretório. Este é um exercício para melhorar o seu entendimento de funções recursivas em Java.

Veja o código completo para o exemplo:

package arquivodecodigos;

import java.io.*;
import java.util.*;

public class Estudos {
  static int indentLevel = -1;

  public static void main(String[] args) {
    listPath(new File("c:\\estudos_c"));
  }

  static void listPath(File path) {
    File files[];
    indentLevel++;

    files = path.listFiles();

    Arrays.sort(files);

    for (int i = 0, n = files.length; i < n; i++) {
      for (int indent = 0; indent < indentLevel; indent++) {
        System.out.print("  ");
      }
      
      System.out.println(files[i].getName());
      
      if(files[i].isDirectory()) {
        listPath(files[i]);
      }
    }
    indentLevel--;
  }
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

DICA.txt
estudos
  .vs
    estudos
      v16
        .suo
        Browse.VC.db
        ipch
          AutoPCH
            1dcb307edee5acf8
              ORIGEM.ipch
  Debug
    estudos.exe
    estudos.exe.recipe
    estudos.ilk
    estudos.log
    estudos.pdb
    estudos.tlog
      CL.command.1.tlog
      CL.read.1.tlog
      CL.write.1.tlog
      estudos.lastbuildstate
      link.command.1.tlog
      link.read.1.tlog
      link.write.1.tlog
    estudos.vcxproj.FileListAbsolute.txt
    Origem.obj
    vc142.idb
    vc142.pdb
  estudos.sln
  estudos.vcxproj
  estudos.vcxproj.filters
  estudos.vcxproj.user
  Origem.cpp
Estudos_C.dev
Estudos_C.exe
Estudos_C.layout
main.c
main.o
Makefile.win



Rust ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como testar se uma string é um valor numérico em Rust usando a função is_numeric()

Quantidade de visualizações: 634 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos verificar se uma string possui um valor numérico válido, ou seja, é composta apenas pelos dígitos de 0 a 9. Note que criei uma função validar_string_numerica() que recebe a string e retorna um valor bool, indicando se a string é um valor númerico válido ou não.

Note também o uso do método is_numeric() do tipo char para testar os caracteres individuais da string.

Veja o código Rust completo para o exemplo:

// função principal do programa Rust
fn main() {
  // vamos declarar uma string
  let numero = "3a2221";
  
  // vamos testar se a string é numérica
  if validar_string_numerica(numero.to_string()){
    println!("A string {} é numérica", numero);  
  }
  else{
    println!("A string {} não é numérica", numero);  
  }
}

// função quer permite verificar se uma string
// possui um valor numérico válido
fn validar_string_numerica(str: String) -> bool {
  // vamos varrer os caracteres da string
  for c in str.chars() {
    // o caractere atual não é numérico?
    if !c.is_numeric() {
      return false;
    }
  }
  
  // se chegou até aqui, a string é numérica
  return true;
}



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição

Exercícios Resolvidos de Java - Ler a idade e o peso de 10 pessoas e mostrar a quantidade de pessoas com mais de 80 quilos e a média das idades

Quantidade de visualizações: 2192 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que receba a idade (como int) e o peso (como double) de 10 pessoas. Em seguida calcule e mostre:

1) A quantidade de pessoas com mais de 80 quilos;
2) A média das idades das pessoas.

Sua saída deve ser parecida com:

Informe a idade da 1.a pessoa: 95
Informe o peso da 1.a pessoa: 83

Informe a idade da 2.a pessoa: 45
Informe o peso da 2.a pessoa: 115

Informe a idade da 3.a pessoa: 83
Informe o peso da 3.a pessoa: 76

Informe a idade da 4.a pessoa: 19
Informe o peso da 4.a pessoa: 79

Informe a idade da 5.a pessoa: 40
Informe o peso da 5.a pessoa: 93

Quantidade de pessoas com mais de 80 quilos: 3
Média das idades das pessoas: 56.4
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    int quant_acima_80_kg = 0; // quantidade de pessoas acima de 80 quilos
    int soma_idades = 0; // soma das idades para depois obter a média
    
    // vamos ler os dados das 5 pessoas
    for(int i = 0; i < 5; i++){
      System.out.print("Informe a idade da " + (i + 1) + ".a pessoa: ");
      int idade = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
      System.out.print("Informe o peso da " + (i + 1) + ".a pessoa: ");
      double peso = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
      
      // vamos somar mais esta idade
      soma_idades = soma_idades + idade;
      
      // esta pessoa possui mais de 80 quilos?
      if(peso > 80){
        // aumenta o contador de pessoas acima de 80 quilos
        quant_acima_80_kg++;  
      }
      
      // adiciona uma quebra de linha
      System.out.println();
    }
    
    // e agora mostramos o resultado
    System.out.println("Quantidade de pessoas com mais de 80 quilos: " + 
      quant_acima_80_kg);
    System.out.println("Média das idades das pessoas: " + (soma_idades / 5.0));
  }
}



Java ::: Pacote java.lang ::: Character

Como usar o método isDigit() da classe Character da linguagem Java para verificar se um caractere é um dígito de 0 a 9

Quantidade de visualizações: 9620 vezes
Em algumas situações, principalmente quando estamos validando dados informados pelo usuário, pode ser necessário verificar se um determinado caractere é um dígito de 0 a 9. Isso pode ser feito por meio do método isDigit() da classe Character. Este método estático recebe um caractere como argumento e retorna true se o caractere for um dígito e false em caso contrário.

Veja um exemplo no qual lemos um caractere informado pelo usuário e informamos se o mesmo é um dígito ou não:

import javax.swing.JOptionPane;

public class Main {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos pedir ao usuário para informar um caractere qualquer
    char caractere = JOptionPane.showInputDialog("Informe um caractere:").charAt(0);
    
    // vamos testar se o caractere informado é um dígito
    if(Character.isDigit(caractere)){
      JOptionPane.showMessageDialog(null, "O caractere informado é um dígito");
    }
    else{
      JOptionPane.showMessageDialog(null, "O caractere informado não é um dígito"); 
    }
  }
}

Uma outra forma de verificar se um determinado caractere é um dígito é testar se o retorno de uma chamada ao método estático getType() da classe Character é a constante DECIMAL_DIGIT_NUMBER, também definida na classe Character. Veja uma modificação do exemplo anterior:

import javax.swing.JOptionPane;

public class Main {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos pedir ao usuário para informar um caractere qualquer
    char caractere = JOptionPane.showInputDialog("Informe um caractere:").charAt(0);
    
    // vamos testar se o caractere informado é um dígito
    if(Character.getType(caractere) == Character.DECIMAL_DIGIT_NUMBER){
      JOptionPane.showMessageDialog(null, "O caractere informado é um dígito");
    }
    else{
      JOptionPane.showMessageDialog(null, "O caractere informado não é um dígito"); 
    }
  }
}

Finalmente, veja como ler uma string e verificar se ela contém apenas dígitos de 0 a 9:

import javax.swing.JOptionPane;

public class Main {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos pedir ao usuário para informar uma string
    String str = JOptionPane.showInputDialog("Informe uma string:");
    
    // vamos verificar se a string contém apenas dígitos de 0 a 9
    boolean soDigitos = true;
    
    // percorre todos os caracteres da string
    for(int i = 0; i < str.length(); i++){
      if(!Character.isDigit(str.charAt(i))){
    	  soDigitos = false;
    	  break;
      }
    }
    
    if(soDigitos){
      JOptionPane.showMessageDialog(null, "A string contém apenas dígitos");
    }
    else{
      JOptionPane.showMessageDialog(null, "A string não contém somente dígitos"); 
    }
  }
}



Revit C# ::: Dicas & Truques ::: Pontos e Coordenadas

Como pedir para o usuário selecionar um ponto na área de desenho do Revit usando a função PickPoint() do objeto Selection da Revit C# API

Quantidade de visualizações: 397 vezes
Em várias situações nós precisamos que o usuário indique um ponto na área de desenho do Revit, ou seja, as coordenadas x, y e z na qual nosso código Revit C# efetuará alguma ação. Para isso nós podemos usar a função PickPoint() do objeto Selection, que retorna um objeto da classe XYZ.

O primeiro passo é acessar o documento ativo UIDocument, por meio de uma chamada a this.ActiveUIDocument. Em seguida nós definimos o tipo de snap usando a enumeração ObjectSnapTypes. Para este exemplo eu usei Endpoints e Intersections, mas você pode usar outros também, tais como Midpoints, Nearest, Intersections, etc.

Uma vez obtido o tipo de snap, nós o usamos para a chamada à função PickPoint(). Feito isso nós só precisamos acessar o objeto XYZ retornado e mostrar as suas coordenadas.

Veja o código Revit C# completo para o exemplo:

using System;
using Autodesk.Revit.UI;
using Autodesk.Revit.DB;
using Autodesk.Revit.UI.Selection;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;

namespace Estudos {
  [Autodesk.Revit.Attributes.Transaction(Autodesk.Revit.Attributes.
    TransactionMode.Manual)]
  [Autodesk.Revit.DB.Macros.AddInId("ED8EC6C4-9489-48F7-B04E-B45B5D1BEB12")]
  public partial class ThisApplication {
    private void Module_Startup(object sender, EventArgs e) {
      // vamos obter uma referência ao UIDocument ativo
      UIDocument uidoc = this.ActiveUIDocument;
      
      // agora mostramos uma mensagem para o usuário selecionar um
      // elemento
      TaskDialog.Show("Aviso", "Selecione um ponto na área de desenho");
      
      // vamos escolher o tipo de snap
      ObjectSnapTypes tiposSnap = ObjectSnapTypes.Endpoints |
        ObjectSnapTypes.Intersections;
      
      // agora o usuário seleciona um ponto e nós o guardamos na
      // variável ponto, do tipo XYZ
      XYZ ponto = uidoc.Selection.PickPoint(tiposSnap, 
        "Selecione um ponto de extremidade ou intersecção");

      // acessamos as coordenadas do ponto 
      string coordenadas = "X = " + ponto.X + "\nY = " + ponto.Y +
        "\nZ = " + ponto.Z;

      // e mostramos o resultado
      TaskDialog.Show("Revit", "As coordenadas do ponto são:\n" + 
        coordenadas);
    }

    private void Module_Shutdown(object sender, EventArgs e) {
      // para fazer alguma limpeza de memória ou algo assim
    }

    #region Revit Macros generated code
    private void InternalStartup() {
      this.Startup += new System.EventHandler(Module_Startup);
      this.Shutdown += new System.EventHandler(Module_Shutdown);
    }
    #endregion
  }
}

Ao executar este código Revit C# você terá uma mensagem TaskDialog com um resultado parecido com:

As coordenadas do ponto são:
X = 4.7533122
Y = 11.429872
Z = 23.3871198


Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Como usar o modificador final em classes, variáveis e métodos Java - Programação Orientada a Objetos em Java

Quantidade de visualizações: 13629 vezes
O modificador final pode ser usado com classes, variáveis e métodos. É claro que o significado varia dependendo do uso. Por exemplo, ao marcarmos uma variável com o modificador final, estamos na verdade criando uma constante, ou seja, uma variável cujo conteúdo não pode ser alterado durante a execução do programa. Veja:

public class Estudos{ 
  static final int VALOR = 45;  

  public static void main(String args[]){ 
    // vamos tentar alterar o valor da
    // constante
    VALOR = 10;
  } 
}

Ao tentarmos compilar este programa teremos a seguinte mensagem de erro:

Estudos.java:7: cannot assign a value to 
final variable VALOR
    VALOR = 10;
    ^
1 error


Tenha em mente, porém, que quando uma variável marcada como final é uma referência a um objeto, é a referência que não poderá ser alterada. As propriedades do objeto para a qual ela aponta poderão sofrer alterações, exceto se estes também estiverem marcados como final.

Quando aplicado a classes, o modificador final garante que a classe não poderá ser extendida, ou seja, não é possível criar uma classe derivada a partir de uma classe marcada como final. Veja:

// superclasse
final class Pessoa{
  public String nome;
}

// subclasse
class Aluno extends Pessoa{
  public String matricula;
}

public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    // Cria um objeto da classe Aluno
    Aluno a = new Aluno();
  } 
}

Ao tentarmos compilar este código teremos a seguinte mensagem de erro:

Estudos.java:7: cannot inherit from 
final Pessoa
class Aluno extends Pessoa{
                    ^
1 error


Um método marcado como final não pode ser sobrescrito. Veja um exemplo:

// superclasse
class Pessoa{
  protected String nome;

  public final String getNome(){
    return this.nome;
  }
}

// subclasse
class Aluno extends Pessoa{
  // estamos sobrescrevendo o método
  // herdado da superclasse
  public final String getNome(){
    return "Aluno: " + this.nome;
  }
}

public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    // Cria um objeto da classe Aluno
    Aluno a = new Aluno();
  } 
}

Ao tentarmos compilar este código teremos a seguinte mensagem de erro:

Estudos.java:14: getNome() in Aluno cannot 
override getNome() in Pessoa; overriden method is final
  public final String getNome(){
                      ^
1 error


Resumindo: variáveis marcadas com final não poder sofrer alterações. Classes marcadas como final não podem ter classes derivadas. Métodos marcados como final não podem ser sobrescritos.


Firebird ::: Dicas & Truques ::: Tipos de Dados

Como usar o tipo de dados BLOB do Firebird para a gravação de imagens, vídeos e arquivos de música

Quantidade de visualizações: 18917 vezes
Um BLOB é um tipo de dados que permite armazenar grandes informações no formato binário (Binary Large OBject). Campos deste tipo podem conter dados binários ou ASCII, por exemplo, grandes arquivos de texto, documentos para o processamento de dados, arquivos de programas CAD, imagens e gráficos, vídeos, arquivos de música, etc.

O tamanho de um BLOB é quase ilimitado, uma vez que eles podem ser armazenados utilizando-se várias páginas. Isso assume, contudo, que um tamanho de página suficiente tenha sido fornecido para a base de dados. Por exemplo, usando uma página de 1kb, o tamanho do BLOB não pode exceder 0,5Gb. Se usarmos um tamanho de página de 4Kb, o tamanho do BLOB está limitado a 8Gb.

O Firebird suporta dois tipos pré-definidos de BLOB, diferenciados pelo atributo sub-type (palavra-chave SQL SUB_TYPE):

a) BLOB SUB_TYPE 0 - Este é o tipo BLOB genérico para o armazenamento de qualquer tipo de dados, incluindo texto. Geralmente chamado de "BLOB binário sem registro de tipo".

b) BLOB SUB_TYPE 1 (BLOB SUB_TYPE TEXT) - Sub-tipo mais especializado para o armazenamento de texto puro. É equivalente aos tipos CLOB e MEMO implementados em alguns bancos de dados (DBMS). É recomendado para uso com interfaces de aplicações tais como componentes RAD ou motores de pesquisa que fornecem um tratamento especial para tais tipos.

Veja um comando DDL CREATE TABLE que cria uma tabela contendo um campo do tipo BLOB (usando o sub-tipo text):

CREATE TABLE COMPROMISSOS (
  ID         INTEGER NOT NULL,
  DESCRICAO  BLOB SUB_TYPE 1 SEGMENT SIZE 4096 NOT NULL,
  DATA_HORA  TIMESTAMP NOT NULL
);

Aqui nós temos uma tabela com três campos: ID é do tipo INTEGER, DESCRICAO é do tipo BLOB com o sub-tipo 1 e DATA_HORA é do tipo TIMESTAMP. Veja agora um comando DML INSERT INTO que insere um registro nesta tabela:

INSERT INTO COMPROMISSOS VALUES(10, 'REUNIÃO COM CLIENTE - SÃO PAULO',
  '2010-12-02 12:30:00');

Note que os valores para campos do tipo BLOB devem ser fornecidos entre aspas simples. Agora, veja um comando SQL DML SELECT que lista o registro inserido anteriormente:

SELECT * FROM COMPROMISSOS;

Este comando vai gerar o seguinte resultado:

ID  DESCRICAO	                     DATA_HORA
10  REUNIÃO COM CLIENTE - SÃO PAULO  2/12/2010 12:30:00


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