E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
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Java ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado

Java Swing - Como detectar um clique em um botão JButton e exibir uma mensagem JOptionPane

Quantidade de visualizações: 13 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método addActionListener() da linguagem Java para definir um evento de clique a um botão JButton. Quando o usuário clicar no botão nós vamos interceptar este evento e mostrar uma mensagem JOptionPane.showMessageDialog().

Veja o código completo para o exemplo:

 
import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  JButton btn;
 
  public Estudos() {
    super("Detectando um clique em um botão");
    Container c = getContentPane();
    FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT);
    c.setLayout(layout);
     
    btn = new JButton("Clique");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          JOptionPane.showMessageDialog(null, "Fui clicado!");
        }
      }   
    ); 
        
    c.add(btn);
     
    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
   
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}



Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList

Como remover um elemento de uma determinada posição do ArrayList do Java usando o método remove()

Quantidade de visualizações: 17311 vezes
Nesta dica mostrarei como é possível remover elementos em uma determinada posição de um objeto ArrayList usando o seu método remove(). Esta função possui duas assinaturas, uma que recebe uma referência ao elemento a ser excluído e outra que recebe o índice do elemento que queremos excluir. No exemplo a seguir abordarei a segunda assinatura:

Object remove(int index) throws
  IndexOutOfBoundsException 


Note que só precisamos fornecer o índice do elemento a ser excluído. O retorno será um objeto Object contendo a referência ao elemento que acabamos de excluir. Se o elemento não for encontrado, um erro IndexOutOfBoundsException será exibido e, a menos que seja tratado, a aplicação Java será fechada.

Veja o código completo a seguir:

import java.util.ArrayList;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // cria uma ArrayList que conterá strings
    ArrayList<String> nomes = new ArrayList<String>();
    
    // adiciona itens na lista
    nomes.add("Carlos");
    nomes.add("Maria");
    nomes.add("Fernanda");
    nomes.add("Osmar");
    nomes.add("Maria");    
	
    // Vamos remover o segundo elemento
    String elem = nomes.remove(1);

    System.out.println("O elemento removido foi: "
      + elem); 

    System.exit(0);
  }
}

Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado:

O elemento removido foi: Maria


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de Java - Escreva um programa Java que leia e apresente um conjunto de números inteiros para uma matriz bidimensional 2 x 4 e apresente o valor e a posição

Quantidade de visualizações: 511 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que leia e apresente um conjunto de números inteiros para uma matriz bidimensional 2 x 4 e apresente o valor e a posição do maior número inteiro. Você deverá informar tanto a linha quanto a coluna que o maior valor é encontrado.

Uma matriz bidimensional 2 x 4 quer dizer que a matriz possui 2 linhas e 4 colunas.

Seu programa Java deverá exibir uma saída parecida com:

Valor da linha 1 e coluna 1: 6
Valor da linha 1 e coluna 2: 9
Valor da linha 1 e coluna 3: 11
Valor da linha 1 e coluna 4: 5

Valor da linha 2 e coluna 1: 20
Valor da linha 2 e coluna 2: 63
Valor da linha 2 e coluna 3: 31
Valor da linha 2 e coluna 4: 7


Valores na matriz

    6    9   11    5
   20   63   31    7

O maior valor é 63
Ele foi encontrado na linha 2 e coluna 2
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // variaveis usdas na resolução do problema
    int matriz[][] = new int[2][4];
    int maior_valor, linha, coluna;
    
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos ler os valores e colocar na matriz
    for(int i = 0; i < matriz.length; i++){ // linhas
      for(int j = 0; j < matriz[0].length; j++){ // colunas
        System.out.print("Valor da linha " + (i + 1) + " e coluna " 
          + (j + 1) + ": ");
        matriz[i][j] = Integer.parseInt(entrada.nextLine());       
      }        
      System.out.println();
    }
    
    // vamos mostrar a matriz da forma que ela foi informada
    System.out.println("\nValores na matriz\n");
      
    for(int i = 0; i < matriz.length; i++){ // linhas
      for(int j = 0; j < matriz[0].length; j++){ // colunas
        System.out.printf("%5d", matriz[i][j]);   
      }
      
      // passa para a próxima linha da matriz
      System.out.println();       
    }
    
    // agora vamos localizar o maior valor na matriz
    linha = 0;
    coluna = 0;
    maior_valor = matriz[linha][coluna];
    for(int i = 0; i < matriz.length; i++){ // linhas
      for(int j = 0; j < matriz[0].length; j++){ // colunas
        if(matriz[i][j] > maior_valor){
          maior_valor = matriz[i][j];
          linha = i + 1;
          coluna = j + 1;
        }
      }
    }
    
    // vamos mostrar o resultado
    System.out.println("\nO maior valor é " + maior_valor);
    System.out.println("Ele foi encontrado na linha " + linha +
      " e coluna " + coluna);
  }
}



C# ::: Datas e Horas ::: DateTime

Como adicionar ou subtrair dias de uma data em C# usando o método AddDays() da estrutura DateTime

Quantidade de visualizações: 7876 vezes
Em algumas situações nossos códigos precisam adicionar ou subtrair dias de uma data. Isso pode ser feito com o auxílio do método AddDays() da estrutura DateTime. Este método recebe o número de dias a serem acrescidos ou substraídos da data representada pelo DateTime atual e retorna um novo DateTime com as devidas modificações.

Veja um trecho de código no qual adicionamos 5 dias à data atual:

static void Main(string[] args){
  // vamos obter a data de hoje
  DateTime hoje = DateTime.Now;

  // exibe a data de hoje
  System.Console.WriteLine("Hoje é {0:d}", hoje);

  // vamos adicionar 5 dias à data de hoje
  DateTime data_futura = hoje.AddDays(5);

  // exibe a data daqui a cinco dias
  System.Console.WriteLine("Daqui a 5 dias será {0:d}", data_futura);

  // pausa o programa
  System.Console.Write("\nPressione qualquer tecla para sair...");
  Console.ReadKey();
}

É possível também subtrair dias. Para isso só precisamos fornecer um valor negativo para o método AddDays(). Veja:

static void Main(string[] args){
  // vamos obter a data de hoje
  DateTime hoje = DateTime.Now;

  // exibe a data de hoje
  System.Console.WriteLine("Hoje é {0:d}", hoje);

  // vamos subtrair 7 dias da data de hoje
  DateTime data_passado = hoje.AddDays(-7);

  // exibe a data sete dias atrás
  System.Console.WriteLine("Há 7 dias era {0:d}", data_passado);

  // pausa o programa
  System.Console.Write("\nPressione qualquer tecla para sair...");
  Console.ReadKey();
}

Lembre-se, contudo, que o método AddDays() pode disparar uma exceção do tipo ArgumentOutOfRangeException se o DateTime resultante for menor que MinValue ou maior que MaxValue. MinValue e MaxValue são os menor e maior valores que um DateTime pode representar.


PHP ::: Design Patterns (Padrões de Projeto) ::: Singleton Pattern

Como usar o padrão de projeto Singleton em suas aplicações PHP

Quantidade de visualizações: 9064 vezes
O padrão de projeto Singleton (ou Singleton Pattern) é um dos padrões de projeto mais conhecidos e implementados extensivamente nas linguagens Java e C#. Como o PHP, a partir de sua versão 5, suporta praticamente todos os recursos da programação orientada a objetos, este padrão pode ser implementado também nesta linguagem sem muitas dificuldades.

Uma das situações nas quais usamos o padrão Singleton é quando queremos que somente uma instância de uma determinada classe seja criada e que esta esteja disponível para todas as demais classes do sistema. Um exemplo disso é uma classe responsável por registrar logs do sistema, uma classe responsável por obter conexões com o banco de dados, ou ainda uma classe que concentra dados de configuração da aplicação.

Assim, a chave do padrão Singleton é um método estático, geralmente chamado de getInstance(), que retorna uma nova instância da classe se esta ainda não foi instanciada. Se a classe já tiver sido instanciada, o método getInstance() retorna a instância já existente.

Vamos ver um exemplo deste padrão em PHP. Observe o código a seguir:

<?
  // Uma classe Singleton responsável por gravar 
  // logs no sistema
  class Logger{
    // variável estática e privada que guarda a instância
    // atual da classe
    private static $instancia = NULL;    

    // Método estático que retorna uma instância já existente, ou
    // cria uma nova instância
    public static function getInstance(){
      if(self::$instancia == NULL){
         self::$instancia = new Logger();
      }
      return self::$instancia;
    }

    // Construtor privado para evitar que instâncias sejam
    // criadas usando new
    private function __construct(){
      // não precisamos fazer nada aqui
    }

    // Método clone() também privado para evitar a criação
    // de clones desta classe
    private function __clone(){
      // não precisamos fazer nada aqui
    }

    public function registrarLog($dados){
      echo "Vou registrar o log: " . $dados;
    }
  }

  // vamos registrar um novo log usando a classe Singleton
  Logger::getInstance()->registrarLog("Novo usuário cadastrado.");
?>

Ao executar este código teremos o seguinte resultado:

Vou registrar o log: Novo usuário cadastrado.


Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Tutorial Java para iniciantes - Como usar o laço for em Java

Quantidade de visualizações: 21396 vezes
O laço for (loop for, ou laço para) é de longe uma das estruturas de controle mais usadas, não só em Java como em várias linguagens de programação). A razão de seu sucesso é a facilidade com que podemos efetuar iterações controladas por um contador ou uma variável similar, que é atualizada a cada iteração. Veja sua sintáxe:

for(passo 1; passo 2; passo 3){
  // bloco de instruções
}


passo 1: É aqui que definimos a variável de controle. Esta variável pode também ser declarada antes do laço, mas nunca em seu corpo.

passo 2: Aqui testamos a condição de continuidade do laço. Se a condição retornar verdadeira, a execução do laço continua. Do contrário esta é interrompida.

passo 2: Nesta parte nós incrementamos ou decrementamos a variável de controle.

É importante perceber que podemos ter mais de uma instruções nos passos 1 e 3 de uma laço for, basta separá-las por vírgulas.

Veja um exemplo no qual usamos um laço for para imprimir os números de 0 a 10:

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    for(int i = 0; i <= 10; i++){
      System.out.println(i);
    }
  }
}

Veja agora como efetuar a operação inversa, ou seja, imprimir os números em ordem decrescente:

public class Estudos{
  public static void main(String[] args) {
    for(int i = 10; i >= 0; i--){
      System.out.println(i);
    }
  }
}

Para finalizar veja como podemos imprimir os números pares de 0 a 10:

public class Estudos{
  public static void main(String[] args) {
    for(int i = 0; i <= 10; i += 2){
      System.out.println(i);
    }
  }
}



Delphi ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como extrair uma substring de uma string usando a função AnsiMidStr() do Delphi

Quantidade de visualizações: 31004 vezes
Em algumas situações precisamos obter uma substring de uma string. Em Delphi isso pode ser feito por meio da função AnsiMidStr(). Esta função requer a string a partir da qual a substring será obtida, a posição inicial da substring (começando em 1) e a quantidade de caracteres que comporâo a substring. O retorno será uma nova string contendo a substring obtida. Veja o exemplo:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  frase, substring: string;
begin
  frase := 'Programar em Delphi é muito bom';

  // vamos obter a substring "Delphi"
  substring := AnsiMidStr(frase, 14, 6);

  // vamos exibir o resultado
  ShowMessage('Resultado: ' + substring);
end;

Não se esqueça de adicionar a unit StrUtils no uses do seu formulário.

Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


Portugol ::: Dicas & Truques ::: Cadeias e Caracteres

Como acessar os caracteres individuais de uma palavra ou frase em Portugol usando a função obter_caracter() da biblioteca Texto

Quantidade de visualizações: 575 vezes
Em algumas situações nós precisamos acessar os caracteres individuais de uma palavra ou frase no Portugol Studio ou Portugol Web Studio. Para isso nós podemos usar a função obter_caracter() da biblioteca Texto.

Esta função pede, como primeiro argumento, a palavra ou frase a partir da qual o caractere será extraído e, como segundo argumento, o índice do caractere (sempre começando em 0 para o primeiro caractere).

Veja um programa Portugol completo no qual obtemos o primeiro caractere de uma palavra:

programa {
  // vamos importar a biblioteca Texto
  inclua biblioteca Texto --> tx
  
  funcao inicio() {
    cadeia palavra = "PORTUGOL"
    caracter letra = tx.obter_caracter(palavra, 0)
    escreva("A letra retornada é: ", letra)
  }
}

Ao executar este código Portugol nós teremos o seguinte resultado:

A letra retornada é: P

Veja agora como podemos usar o laço PARA para percorrer e exibir todos os caracteres individuais da palavra ou frase:

programa {
  // vamos importar a biblioteca Texto
  inclua biblioteca Texto --> tx
  
  funcao inicio() {
    cadeia palavra = "PORTUGOL"

    para (inteiro i = 0; i <= tx.numero_caracteres(palavra) - 1; i++) {
      caracter letra = tx.obter_caracter(palavra, i)
      escreva("A letra é: ", letra, "\n")
    }
  }
}

Ao executar o código novamente nós teremos o seguinte resultado:

A letra é: P
A letra é: O
A letra é: R
A letra é: T
A letra é: U
A letra é: G
A letra é: O
A letra é: L


JavaFX ::: Pacote javafx.scene.control ::: TextField (Classe TextField)

Como usar caixas de texto TextField em suas aplicações JavaFX

Quantidade de visualizações: 2025 vezes
Um objeto da classe TextField, do pacote javafx.scene.control, e disponível no JavaFX desde a versão 2.0, é usado para obter dados dos usuários de nossas aplicações. Este controle visual possibilita a digitação de dados (texto) no formato de uma linha apenas.

Veja a posição desta classe na hierarquia de classes do JavaFX:

java.lang.Object
 javafx.scene.Node
  javafx.scene.Parent
   javafx.scene.layout.Region
    javafx.scene.control.Control
     javafx.scene.control.TextInputControl
      javafx.scene.control.TextField

A classe TextField implementa as Styleable, EventTarget e Skinnable e sua sub-classe direta é PasswordField.

Veja o código completo para uma aplicação JavaFX que possui um Label, um TextField e um Button dispostos em um gerenciador de layout HBox:

package estudosjavafx;
   
import javafx.application.Application;
import javafx.geometry.Insets;
import javafx.scene.Scene;
import javafx.scene.control.Button;
import javafx.scene.control.Label;
import javafx.scene.control.TextField;
import javafx.scene.layout.HBox;
import javafx.stage.Stage;
   
public class EstudosJavaFX extends Application {
  public static void main(String[] args){
    launch(args);
  }
   
  @Override
  public void start(Stage primaryStage){
    // vamos criar um rótulo, um botão e uma
    // caixa de texto
    Label label = new Label("Seu nome:");
    // vamos deixar o texto do Label em negrito
    label.setStyle("-fx-font-weight: bold;");
    // vamos aumentar o tamanho da fonte
    label.setStyle("-fx-font-size: 150%;");
    TextField nomeTxt = new TextField();
    Button btn = new Button("Enviar");
    
    // agora criamos um laytou HBox e colocamos
    // os componentes nele
    HBox hBox = new HBox();
    hBox.getChildren().add(label);
    hBox.getChildren().add(nomeTxt);
    hBox.getChildren().add(btn);
       
    // vamos definir o espaço interno do HBox
    hBox.setPadding(new Insets(10, 10, 10, 10));
    
    // vamos definir o espaço entre os 
    // componentes do HBox
    hBox.setSpacing(10);
      
    // criamos a cena e fornecemos o layout a ela
    // e definimos a largura e altura da cena
    Scene scene = new Scene(hBox, 400, 300);
    
    // adicionamos a cena ao palco principal
    primaryStage.setScene(scene);
    // e mostramos o palco
    primaryStage.show();
  }
}

Ao executar este exemplo JavaFX nós teremos o seguinte resultado:




LISP ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como converter radianos em graus em LISP - Trigonometria em LISP

Quantidade de visualizações: 737 vezes
Todas as funções trigonométricas em Common Lisp (ou AutoLISP, para programadores AutoCAD) recebem seus argumentos em radianos, em vez de graus. Um exemplo disso é a função sin(). Esta função recebe o ângulo em radianos e retorna o seu seno.

No entanto, há momentos nos quais precisamos retornar alguns valores como graus. Para isso é importante sabermos fazer a conversão de radianos para graus. Veja a fórmula abaixo:

\[Graus = Radianos \times \frac{180}{\pi}\]

Agora veja como esta fórmula pode ser escrita em código LISP:

; programa LISP que converte radianos em graus
(let((radianos)(graus))
  ; valor em radianos
  (setq radianos 1.5)
  ; obtém o valor em graus
  (setq graus (* radianos (/ 180 pi)))
  
  ; mostra o resultado
  (format t "~F radianos em graus é ~F" radianos
    graus)
)

Ao executarmos este código LISP nós teremos o seguinte resultado:

1.5 radianos convertidos para graus é 85.94366926962348

Para fins de memorização, 1 radiano equivale a 57,2957795 graus.

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