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Java ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado |
Java Swing - Como detectar um clique em um botão JButton e exibir uma mensagem JOptionPaneQuantidade de visualizações: 13 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método addActionListener() da linguagem Java para definir um evento de clique a um botão JButton. Quando o usuário clicar no botão nós vamos interceptar este evento e mostrar uma mensagem JOptionPane.showMessageDialog(). Veja o código completo para o exemplo: import javax.swing.*; import java.awt.*; import java.awt.event.*; public class Estudos extends JFrame{ JButton btn; public Estudos() { super("Detectando um clique em um botão"); Container c = getContentPane(); FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT); c.setLayout(layout); btn = new JButton("Clique"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent e){ JOptionPane.showMessageDialog(null, "Fui clicado!"); } } ); c.add(btn); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } |
Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList |
Como remover um elemento de uma determinada posição do ArrayList do Java usando o método remove()Quantidade de visualizações: 17311 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível remover elementos em uma determinada posição de um objeto ArrayList usando o seu método remove(). Esta função possui duas assinaturas, uma que recebe uma referência ao elemento a ser excluído e outra que recebe o índice do elemento que queremos excluir. No exemplo a seguir abordarei a segunda assinatura:Object remove(int index) throws IndexOutOfBoundsException Note que só precisamos fornecer o índice do elemento a ser excluído. O retorno será um objeto Object contendo a referência ao elemento que acabamos de excluir. Se o elemento não for encontrado, um erro IndexOutOfBoundsException será exibido e, a menos que seja tratado, a aplicação Java será fechada. Veja o código completo a seguir: import java.util.ArrayList; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // cria uma ArrayList que conterá strings ArrayList<String> nomes = new ArrayList<String>(); // adiciona itens na lista nomes.add("Carlos"); nomes.add("Maria"); nomes.add("Fernanda"); nomes.add("Osmar"); nomes.add("Maria"); // Vamos remover o segundo elemento String elem = nomes.remove(1); System.out.println("O elemento removido foi: " + elem); System.exit(0); } } Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado: O elemento removido foi: Maria |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de Java - Escreva um programa Java que leia e apresente um conjunto de números inteiros para uma matriz bidimensional 2 x 4 e apresente o valor e a posiçãoQuantidade de visualizações: 511 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que leia e apresente um conjunto de números inteiros para uma matriz bidimensional 2 x 4 e apresente o valor e a posição do maior número inteiro. Você deverá informar tanto a linha quanto a coluna que o maior valor é encontrado. Uma matriz bidimensional 2 x 4 quer dizer que a matriz possui 2 linhas e 4 colunas. Seu programa Java deverá exibir uma saída parecida com: Valor da linha 1 e coluna 1: 6 Valor da linha 1 e coluna 2: 9 Valor da linha 1 e coluna 3: 11 Valor da linha 1 e coluna 4: 5 Valor da linha 2 e coluna 1: 20 Valor da linha 2 e coluna 2: 63 Valor da linha 2 e coluna 3: 31 Valor da linha 2 e coluna 4: 7 Valores na matriz 6 9 11 5 20 63 31 7 O maior valor é 63 Ele foi encontrado na linha 2 e coluna 2 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // variaveis usdas na resolução do problema int matriz[][] = new int[2][4]; int maior_valor, linha, coluna; // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler os valores e colocar na matriz for(int i = 0; i < matriz.length; i++){ // linhas for(int j = 0; j < matriz[0].length; j++){ // colunas System.out.print("Valor da linha " + (i + 1) + " e coluna " + (j + 1) + ": "); matriz[i][j] = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); } System.out.println(); } // vamos mostrar a matriz da forma que ela foi informada System.out.println("\nValores na matriz\n"); for(int i = 0; i < matriz.length; i++){ // linhas for(int j = 0; j < matriz[0].length; j++){ // colunas System.out.printf("%5d", matriz[i][j]); } // passa para a próxima linha da matriz System.out.println(); } // agora vamos localizar o maior valor na matriz linha = 0; coluna = 0; maior_valor = matriz[linha][coluna]; for(int i = 0; i < matriz.length; i++){ // linhas for(int j = 0; j < matriz[0].length; j++){ // colunas if(matriz[i][j] > maior_valor){ maior_valor = matriz[i][j]; linha = i + 1; coluna = j + 1; } } } // vamos mostrar o resultado System.out.println("\nO maior valor é " + maior_valor); System.out.println("Ele foi encontrado na linha " + linha + " e coluna " + coluna); } } |
C# ::: Datas e Horas ::: DateTime |
Como adicionar ou subtrair dias de uma data em C# usando o método AddDays() da estrutura DateTimeQuantidade de visualizações: 7876 vezes |
Em algumas situações nossos códigos precisam adicionar ou subtrair dias de uma data. Isso pode ser feito com o auxílio do método AddDays() da estrutura DateTime. Este método recebe o número de dias a serem acrescidos ou substraídos da data representada pelo DateTime atual e retorna um novo DateTime com as devidas modificações. Veja um trecho de código no qual adicionamos 5 dias à data atual: static void Main(string[] args){ // vamos obter a data de hoje DateTime hoje = DateTime.Now; // exibe a data de hoje System.Console.WriteLine("Hoje é {0:d}", hoje); // vamos adicionar 5 dias à data de hoje DateTime data_futura = hoje.AddDays(5); // exibe a data daqui a cinco dias System.Console.WriteLine("Daqui a 5 dias será {0:d}", data_futura); // pausa o programa System.Console.Write("\nPressione qualquer tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } É possível também subtrair dias. Para isso só precisamos fornecer um valor negativo para o método AddDays(). Veja: static void Main(string[] args){ // vamos obter a data de hoje DateTime hoje = DateTime.Now; // exibe a data de hoje System.Console.WriteLine("Hoje é {0:d}", hoje); // vamos subtrair 7 dias da data de hoje DateTime data_passado = hoje.AddDays(-7); // exibe a data sete dias atrás System.Console.WriteLine("Há 7 dias era {0:d}", data_passado); // pausa o programa System.Console.Write("\nPressione qualquer tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } Lembre-se, contudo, que o método AddDays() pode disparar uma exceção do tipo ArgumentOutOfRangeException se o DateTime resultante for menor que MinValue ou maior que MaxValue. MinValue e MaxValue são os menor e maior valores que um DateTime pode representar. |
PHP ::: Design Patterns (Padrões de Projeto) ::: Singleton Pattern |
Como usar o padrão de projeto Singleton em suas aplicações PHPQuantidade de visualizações: 9064 vezes |
O padrão de projeto Singleton (ou Singleton Pattern) é um dos padrões de projeto mais conhecidos e implementados extensivamente nas linguagens Java e C#. Como o PHP, a partir de sua versão 5, suporta praticamente todos os recursos da programação orientada a objetos, este padrão pode ser implementado também nesta linguagem sem muitas dificuldades. Uma das situações nas quais usamos o padrão Singleton é quando queremos que somente uma instância de uma determinada classe seja criada e que esta esteja disponível para todas as demais classes do sistema. Um exemplo disso é uma classe responsável por registrar logs do sistema, uma classe responsável por obter conexões com o banco de dados, ou ainda uma classe que concentra dados de configuração da aplicação. Assim, a chave do padrão Singleton é um método estático, geralmente chamado de getInstance(), que retorna uma nova instância da classe se esta ainda não foi instanciada. Se a classe já tiver sido instanciada, o método getInstance() retorna a instância já existente. Vamos ver um exemplo deste padrão em PHP. Observe o código a seguir: <? // Uma classe Singleton responsável por gravar // logs no sistema class Logger{ // variável estática e privada que guarda a instância // atual da classe private static $instancia = NULL; // Método estático que retorna uma instância já existente, ou // cria uma nova instância public static function getInstance(){ if(self::$instancia == NULL){ self::$instancia = new Logger(); } return self::$instancia; } // Construtor privado para evitar que instâncias sejam // criadas usando new private function __construct(){ // não precisamos fazer nada aqui } // Método clone() também privado para evitar a criação // de clones desta classe private function __clone(){ // não precisamos fazer nada aqui } public function registrarLog($dados){ echo "Vou registrar o log: " . $dados; } } // vamos registrar um novo log usando a classe Singleton Logger::getInstance()->registrarLog("Novo usuário cadastrado."); ?> Ao executar este código teremos o seguinte resultado: Vou registrar o log: Novo usuário cadastrado. |
Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Tutorial Java para iniciantes - Como usar o laço for em JavaQuantidade de visualizações: 21396 vezes |
O laço for (loop for, ou laço para) é de longe uma das estruturas de controle mais usadas, não só em Java como em várias linguagens de programação). A razão de seu sucesso é a facilidade com que podemos efetuar iterações controladas por um contador ou uma variável similar, que é atualizada a cada iteração. Veja sua sintáxe:for(passo 1; passo 2; passo 3){ // bloco de instruções } passo 1: É aqui que definimos a variável de controle. Esta variável pode também ser declarada antes do laço, mas nunca em seu corpo. passo 2: Aqui testamos a condição de continuidade do laço. Se a condição retornar verdadeira, a execução do laço continua. Do contrário esta é interrompida. passo 2: Nesta parte nós incrementamos ou decrementamos a variável de controle. É importante perceber que podemos ter mais de uma instruções nos passos 1 e 3 de uma laço for, basta separá-las por vírgulas. Veja um exemplo no qual usamos um laço for para imprimir os números de 0 a 10: public class Estudos{ public static void main(String[] args){ for(int i = 0; i <= 10; i++){ System.out.println(i); } } } Veja agora como efetuar a operação inversa, ou seja, imprimir os números em ordem decrescente: public class Estudos{ public static void main(String[] args) { for(int i = 10; i >= 0; i--){ System.out.println(i); } } } Para finalizar veja como podemos imprimir os números pares de 0 a 10: public class Estudos{ public static void main(String[] args) { for(int i = 0; i <= 10; i += 2){ System.out.println(i); } } } |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como extrair uma substring de uma string usando a função AnsiMidStr() do DelphiQuantidade de visualizações: 31004 vezes |
Em algumas situações precisamos obter uma substring de uma string. Em Delphi isso pode ser feito por meio da função AnsiMidStr(). Esta função requer a string a partir da qual a substring será obtida, a posição inicial da substring (começando em 1) e a quantidade de caracteres que comporâo a substring. O retorno será uma nova string contendo a substring obtida. Veja o exemplo:procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var frase, substring: string; begin frase := 'Programar em Delphi é muito bom'; // vamos obter a substring "Delphi" substring := AnsiMidStr(frase, 14, 6); // vamos exibir o resultado ShowMessage('Resultado: ' + substring); end; Não se esqueça de adicionar a unit StrUtils no uses do seu formulário. Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Portugol ::: Dicas & Truques ::: Cadeias e Caracteres |
Como acessar os caracteres individuais de uma palavra ou frase em Portugol usando a função obter_caracter() da biblioteca TextoQuantidade de visualizações: 575 vezes |
Em algumas situações nós precisamos acessar os caracteres individuais de uma palavra ou frase no Portugol Studio ou Portugol Web Studio. Para isso nós podemos usar a função obter_caracter() da biblioteca Texto. Esta função pede, como primeiro argumento, a palavra ou frase a partir da qual o caractere será extraído e, como segundo argumento, o índice do caractere (sempre começando em 0 para o primeiro caractere). Veja um programa Portugol completo no qual obtemos o primeiro caractere de uma palavra: programa { // vamos importar a biblioteca Texto inclua biblioteca Texto --> tx funcao inicio() { cadeia palavra = "PORTUGOL" caracter letra = tx.obter_caracter(palavra, 0) escreva("A letra retornada é: ", letra) } } Ao executar este código Portugol nós teremos o seguinte resultado: A letra retornada é: P Veja agora como podemos usar o laço PARA para percorrer e exibir todos os caracteres individuais da palavra ou frase: programa { // vamos importar a biblioteca Texto inclua biblioteca Texto --> tx funcao inicio() { cadeia palavra = "PORTUGOL" para (inteiro i = 0; i <= tx.numero_caracteres(palavra) - 1; i++) { caracter letra = tx.obter_caracter(palavra, i) escreva("A letra é: ", letra, "\n") } } } Ao executar o código novamente nós teremos o seguinte resultado: A letra é: P A letra é: O A letra é: R A letra é: T A letra é: U A letra é: G A letra é: O A letra é: L |
JavaFX ::: Pacote javafx.scene.control ::: TextField (Classe TextField) |
Como usar caixas de texto TextField em suas aplicações JavaFXQuantidade de visualizações: 2025 vezes |
Um objeto da classe TextField, do pacote javafx.scene.control, e disponível no JavaFX desde a versão 2.0, é usado para obter dados dos usuários de nossas aplicações. Este controle visual possibilita a digitação de dados (texto) no formato de uma linha apenas. Veja a posição desta classe na hierarquia de classes do JavaFX: java.lang.Object javafx.scene.Node javafx.scene.Parent javafx.scene.layout.Region javafx.scene.control.Control javafx.scene.control.TextInputControl javafx.scene.control.TextField A classe TextField implementa as Styleable, EventTarget e Skinnable e sua sub-classe direta é PasswordField. Veja o código completo para uma aplicação JavaFX que possui um Label, um TextField e um Button dispostos em um gerenciador de layout HBox: package estudosjavafx; import javafx.application.Application; import javafx.geometry.Insets; import javafx.scene.Scene; import javafx.scene.control.Button; import javafx.scene.control.Label; import javafx.scene.control.TextField; import javafx.scene.layout.HBox; import javafx.stage.Stage; public class EstudosJavaFX extends Application { public static void main(String[] args){ launch(args); } @Override public void start(Stage primaryStage){ // vamos criar um rótulo, um botão e uma // caixa de texto Label label = new Label("Seu nome:"); // vamos deixar o texto do Label em negrito label.setStyle("-fx-font-weight: bold;"); // vamos aumentar o tamanho da fonte label.setStyle("-fx-font-size: 150%;"); TextField nomeTxt = new TextField(); Button btn = new Button("Enviar"); // agora criamos um laytou HBox e colocamos // os componentes nele HBox hBox = new HBox(); hBox.getChildren().add(label); hBox.getChildren().add(nomeTxt); hBox.getChildren().add(btn); // vamos definir o espaço interno do HBox hBox.setPadding(new Insets(10, 10, 10, 10)); // vamos definir o espaço entre os // componentes do HBox hBox.setSpacing(10); // criamos a cena e fornecemos o layout a ela // e definimos a largura e altura da cena Scene scene = new Scene(hBox, 400, 300); // adicionamos a cena ao palco principal primaryStage.setScene(scene); // e mostramos o palco primaryStage.show(); } } Ao executar este exemplo JavaFX nós teremos o seguinte resultado: ![]() |
LISP ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como converter radianos em graus em LISP - Trigonometria em LISPQuantidade de visualizações: 737 vezes |
Todas as funções trigonométricas em Common Lisp (ou AutoLISP, para programadores AutoCAD) recebem seus argumentos em radianos, em vez de graus. Um exemplo disso é a função sin(). Esta função recebe o ângulo em radianos e retorna o seu seno. No entanto, há momentos nos quais precisamos retornar alguns valores como graus. Para isso é importante sabermos fazer a conversão de radianos para graus. Veja a fórmula abaixo: \[Graus = Radianos \times \frac{180}{\pi}\] Agora veja como esta fórmula pode ser escrita em código LISP: ; programa LISP que converte radianos em graus (let((radianos)(graus)) ; valor em radianos (setq radianos 1.5) ; obtém o valor em graus (setq graus (* radianos (/ 180 pi))) ; mostra o resultado (format t "~F radianos em graus é ~F" radianos graus) ) Ao executarmos este código LISP nós teremos o seguinte resultado: 1.5 radianos convertidos para graus é 85.94366926962348 Para fins de memorização, 1 radiano equivale a 57,2957795 graus. |
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JavaScript - Como somar dias a uma data em JavaScript usando uma função personalizada adicionar_dias() que retorna um objeto Date Java - Como retornar a representação numérica de um caractere em Java fazendo um cast de char para int AutoCAD Civil 3D - Como criar pontos COGO no AutoCAD Civil 3D |
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Python - Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentado |
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