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C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como retornar o índice da primeira ocorrência de um caractere em uma string C# usando o método IndexOf() da classe StringQuantidade de visualizações: 8810 vezes |
Em alguma ocasião nós precisaremos verificar se um determinado caractere está contido em uma palavra, frase ou texto, e poderemos querer também retornar o índice da primeira ocorrência de tal caractere. Para isso nós podemos usar a função IndexOf() da classe String. Este método recebe o caractere ou substring desejada e retorna um valor inteiro indicando o índice da primeira ocorrência. Se o caractere não for encontrado, o valor -1 é retornado. Veja o código completo para o exemplo: using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { string frase = "Gosto de Java e C#"; // vamos obter o índice da primeira ocorrência da letra "J" int pos = frase.IndexOf("J"); // o caractere for encontrado? if (pos != -1) { Console.WriteLine("O caractere foi encontrado" + " na posição " + pos); } else { Console.WriteLine("O caractere não foi encontrado"); } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: O caractere foi encontrado na posição 9 Tenha em mente que o método IndexOf() da classe String do C# diferencia letras maiúsculas de letras minúsculas. |
Python ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como calcular porcentagem em Python - Como efetuar cálculos de porcentagem em PythonQuantidade de visualizações: 26141 vezes |
Cálculos de porcentagens estão presentes em boa parte das aplicações que desenvolvemos. Porém, há momentos em que a mente trava e não conseguimos lembrar com clareza como estes cálculos são feitos, principalmente em Python. Esta anotação tem o objetivo de ser uma fonte de pesquisa para os momentos em que suas habilidades matemáticas insistirem em continuar ocultas. Ex: 1 - Suponhamos que um produto que custe R$ 178,00 sofra um acréscimo de 15%. Qual o valor final do produto? Veja o código em Python: # Algoritmo que calcula porcentagem em Python def main(): valor = 178.00 # valor original percentual = 15.0 / 100.0 # 15% valor_final = valor + (percentual * valor) # mostra o resultado print("O valor final do produto é: {0}".format(valor_final)) # O resultado será 204,70 if __name__== "__main__": main() Ex: 2 - Um produto, cujo valor original era de R$ 250,00, teve um desconto de 8%. Qual foi seu valor final? Veja o código em Python: # Algoritmo que calcula porcentagem em Python def main(): valor = 250.00 # valor original percentual = 8.0 / 100.0 # 8% valor_final = valor - (percentual * valor) # mostra o resultado print("O valor final do produto é: {0}".format(valor_final)) # O resultado será 230,00 if __name__== "__main__": main() Ex: 3 - Em um concurso de perguntas e respostas, um jovem acertou 72 das 90 perguntas apresentadas. Qual foi a porcentagem de acertos? E a porcentagem de erros? Veja o código em Python: # Algoritmo que calcula porcentagem em Python def main(): perguntas = 90.0 acertos = 72.0 # mostra a porcentagem de acertos print("Porcentagem de acertos: {0}%".format((acertos / perguntas) * 100)) # mostra a porcentagem de erros print("Porcentagem de erros: {0}%".format(((perguntas - acertos) / perguntas) * 100)) # Os resultados serão 80% e 20% if __name__== "__main__": main() Ex: 4 - Um aparelho de CD foi adquirido por R$ 300,00 e revendido por R$ 340,00. Qual foi a porcentagem de lucro na transação? Veja o código em Python: # Algoritmo que calcula porcentagem em Python def main(): valor_anterior = 300.0 # valor anterior novo_valor = 340.0 # valor novo # calcula a porcentagem de lucro # efetua o cálculo porcentagem_lucro = ((novo_valor * 100) / valor_anterior) - 100 print("A porcentagem de lucro foi de: {0}%".format(porcentagem_lucro)) # O resultado será 13,33 if __name__== "__main__": main() Ex: 5 - Uma loja repassa 5% do lucro a seus vendedores. Se um produto custa R$ 70,00, qual o valor em reais repassado a um determinado vendedor? Veja o código em Python: # Algoritmo que calcula porcentagem em Python def main(): valor = 70.0 # valor do produto percentual = 5.0 / 100.0 # 5% # calcula a comissão comissao = percentual * valor # mostra o resultado print("O valor repassado ao vendedor é: {0}".format(comissao)) # O resultado será 3,5 if __name__== "__main__": main() |
VB.NET ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição |
Exercícios Resolvidos de VB.NET - Um laço for que solicita ao usuário 10 números inteiros e mostra o menor e o maior valor informadoQuantidade de visualizações: 588 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa VB.NET que usa o laço for para solicitar ao usuário que informe 10 números inteiros. Em seguida mostre o maior e o menor valor lido. Não é permitido usar vetores ou matrizes (arrays). Sua saída deve ser parecida com: Informe o 1º valor: 5 Informe o 2º valor: 1 Informe o 3º valor: 20 Informe o 4º valor: 6 Informe o 5º valor: 3 Informe o 6º valor: 4 Informe o 7º valor: 7 Informe o 8º valor: 12 Informe o 9º valor: 9 Informe o 10º valor: 8 O maior valor lido foi: 20 O menor valor lido foi: 1 Veja a solução comentada deste exercício usando a linguagem VB.NET: Imports System Module Program Sub Main(args As String()) Dim valor As Integer ' guarda o valor lido Dim maior, menor As Integer ' variáveis que guardarão ' o maior e o menor valor lido ' vamos pedir ao usuário que informe 10 valores inteiros For i As Integer = 1 To 10 Step 1 Console.Write("Informe o " & i & "º valor: ") valor = Integer.Parse(Console.ReadLine()) ' esta é a primeira iteração do laço? se for vamos assumir que o ' maior e menor valor lido são o primeiro valor informado If i = 1 Then maior = valor menor = valor Else ' não é a primeira iteração ' vamos verificar se é maior que o valor atual da variável maior If valor > maior Then maior = valor End If ' vamos verificar se é menor que o valor atual da variável menor If valor < menor Then menor = valor End If End If Next ' vamos exibir o maior e o menor valor lido Console.WriteLine(vbCrLf & "O maior valor lido foi: " & maior) Console.WriteLine("O menor valor lido foi: " & menor) Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...") ' pausa o programa Console.ReadKey() End Sub End Module |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como calcular o cosseno de um ângulo em Ruby usando o método cos() da biblioteca Math - Calculadora de cosseno em RubyQuantidade de visualizações: 932 vezes |
Em geral, quando falamos de cosseno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função cosseno disponível nas linguagens de programação para calcular o cosseno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria. No entanto, é sempre importante entender o que é a função cosseno. Veja a seguinte imagem: ![]() Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles. Assim, o cosseno é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa, ou seja, o cateto adjascente dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula: \[\text{Cosseno} = \frac{\text{Cateto adjascente}}{\text{Hipotenusa}} \] Então, se dividirmos 30 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.8320, que é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa (em radianos). Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.8320. O resultado será 0.5881 (em radianos). Convertendo 0.5881 radianos para graus, nós obtemos 33.69º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto adjascente e a hipotenusa na figura acima. Pronto! Agora que já sabemos o que é cosseno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função cos() da linguagem Ruby. Esta método, que faz parte da biblioteca Math, recebe um valor numérico e retorna um valor, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja: puts "Cosseno de 0 = " + Math.cos(0).to_s puts "Cosseno de 1 = " + Math.cos(1).to_s puts "Cosseno de 2 = " + Math.cos(2).to_s Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: Cosseno de 0 = 1.0 Cosseno de 1 = 0.5403023058681398 Cosseno de 2 = -0.4161468365471424 Note que calculamos os cossenos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função cosseno mostrada abaixo: ![]() |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como calcular juros compostos e montante usando DelphiQuantidade de visualizações: 933 vezes |
O regime de juros compostos é o mais comum no sistema financeiro e portanto, o mais útil para cálculos de problemas do dia-a-dia. Os juros gerados a cada período são incorporados ao principal para o cálculo dos juros do período seguinte. Chamamos de capitalização o momento em que os juros são incorporados ao principal. Após três meses de capitalização, temos: 1º mês: M = P .(1 + i) 2º mês: o principal é igual ao montante do mês anterior: M = P x (1 + i) x (1 + i) 3º mês: o principal é igual ao montante do mês anterior: M = P x (1 + i) x (1 + i) x (1 + i) Simplificando, obtemos a fórmula: M = P . (1 + i) ^ n Importante: a taxa i tem que ser expressa na mesma medida de tempo de n, ou seja, taxa de juros ao mês para n meses. Para calcularmos apenas os juros basta diminuir o principal do montante ao final do período: J = M - P Vejamos um exemplo: Considerando que uma pessoa empresta a outra a quantia de R$ 2.000,00, a juros compostos, pelo prazo de 3 meses, à taxa de 3% ao mês. Quanto deverá ser pago de juros? Veja o código Delphi para a resolução: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var principal, taxa, juros, montante: double; meses: integer; begin principal := 2000.00; taxa := 0.03; meses := 3; montante := principal * power((1 + taxa), meses); juros := montante - principal; ShowMessage('O total de juros a ser pago é: ' + FloatToStr(juros)); ShowMessage('O montante a ser pago é: ' + FloatToStr(montante)); end; Um outra aplicação interessante é mostrar mês a mês a evolução dos juros. procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var principal, taxa, juros, montante, anterior: double; i, meses: integer; begin principal := 2000.00; taxa := 0.03; meses := 3; anterior := 0.0; for i := 1 to meses do begin montante := principal * power((1 + taxa), i); juros := montante - principal - anterior; anterior := anterior + juros; Memo1.Lines.Add('Mês: ' + IntToStr(i) + ' - Montante: ' + FloatToStr(montante) + ' - Juros: ' + FloatToStr(juros)); end; end; Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
PHP para iniciantes - Como converter segundos para horas no formato HH:MM:SS usando a função gmdate() do PHPQuantidade de visualizações: 215 vezes |
Nesta dica mostrarei o uso da função gmdate() da linguagem PHP para convertermos, de forma bem rápida, um determinado número de segundos em horas no formato HH:MM:SS. É claro que há uma infinidade de formas de se fazer isso em PHP. Porém, essa é uma das mais simples, pois não exige nenhum cálculo. Veja o código completo para o exemplo: <html> <head> <title>Estudando PHP</title> </head> <body> <?php $segundos = 134; echo "$segundos segundos equivale a " . gmdate("H:i:s", $segundos); ?> </body> </html> Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: 134 segundos equivale a 00:02:14 |
C++ ::: C++ para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como somar os elementos da diagonal principal de uma matriz em C++Quantidade de visualizações: 1582 vezes |
A Matriz quadrada é um tipo especial de matriz que possui o mesmo número de linhas e o mesmo número de colunas, ou seja, dada uma matriz Anxm, ela será uma matriz quadrada se, e somente se, n = m, onde n é o número de linhas e m é o número de colunas. Em geral as matrizes quadradas são chamadas de Matrizes de Ordem n, onde n é o número de linhas e colunas. Dessa forma, uma matriz de ordem 4 é uma matriz que possui 4 linhas e quatro colunas. Toda matriz quadrada possui duas diagonais, e elas são muito exploradas tanto na matemática quanto na construção de algorítmos. Essas duas diagonais são chamadas de Diagonal Principal e Diagonal Secundária. A diagonal principal de uma matriz quadrada une o seu canto superior esquerdo ao canto inferior direito. Veja: ![]() Nesta dica veremos como calcular a soma dos valores dos elementos da diagonal principal de uma matriz usando C++. Para isso, só precisamos manter em mente que a diagonal principal de uma matriz A é a coleção das entradas Aij em que i é igual a j. Assim, tudo que temos a fazer é converter essa regra para código C++. Veja um trecho de código C++ completo no qual pedimos para o usuário informar os elementos da matriz e em seguida mostramos a soma dos elementos da diagonal superior: #include <iostream> #include <cstdlib> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // vamos declarar e construir uma matriz de três linhas // e três colunas int linhas = 3, colunas = 3; int matriz[linhas][colunas]; // guarda a soma dos elementos na diagonal principal int soma_diagonal = 0; // vamos ler os valores para os elementos da matriz for(int i = 0; i < linhas; i++){ // linhas for(int j = 0; j < colunas; j++){ // colunas cout << "Informe o valor para a linha " << i << " e coluna " << j << ": "; cin >> matriz[i][j]; } } // vamos mostrar a matriz da forma que ela // foi informada cout << "\n"; // percorre as linhas for(int i = 0; i < linhas; i++){ // percorre as colunas for(int j = 0; j < colunas; j++){ cout << matriz[i][j] << " "; } // passa para a próxima linha da matriz cout << "\n"; } // vamos calcular a soma dos elementos da diagonal // principal for(int i = 0; i < linhas; i++){ for(int j = 0; j < colunas; j++){ if(i == j){ soma_diagonal = soma_diagonal + matriz[i][j]; } } } // finalmente mostramos a soma da diagonal principal cout << "\nA soma dos elementos da diagonal principal é: " << soma_diagonal << "\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor para a linha 0 e coluna 0: 3 Informe o valor para a linha 0 e coluna 1: 7 Informe o valor para a linha 0 e coluna 2: 9 Informe o valor para a linha 1 e coluna 0: 2 Informe o valor para a linha 1 e coluna 1: 4 Informe o valor para a linha 1 e coluna 2: 1 Informe o valor para a linha 2 e coluna 0: 5 Informe o valor para a linha 2 e coluna 1: 6 Informe o valor para a linha 2 e coluna 2: 8 3 7 9 2 4 1 5 6 8 A soma dos elementos da diagonal principal é: 15 |
C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica |
Como calcular a velocidade da queda livre de um corpo dado o intervalo de tempo (e a aceleração da gravidade) em CQuantidade de visualizações: 2596 vezes |
A Queda Livre é um Movimento Uniformemente Variado, na qual um objeto em queda livre tem a sua velocidade aumentada a taxas constantes. Abandonado em alturas próximas da terra, a velocidade com que um corpo cai aumenta a uma taxa de aproximadamente 9,8m/s. Isso é o mesmo que dizer que a aceleração da gravidade terrestre é de 9,8m/s2, o que aumenta a velocidade do objeto em 35,28km/h a cada segundo. Assim, a fórmula da velocidade de um objeto em queda livre é: \[ \text{v} = \text{g} \cdot \text{t} \] Onde: v ? velocidade de queda (m/s) g ? aceleração da gravidade (m/s2) t ? intervalo de tempo (s) Vamos ver um exemplo? Veja o seguinte enunciado: 1) Um corpo é abandonado a uma altura qualquer no tempo 0s e está em queda livre. Calcule a sua velocidade no tempo 15s. Como sabemos que o intervalo de tempo é 15s, só precisamos jogar na fórmula. Veja o código C completo para o cálculo: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]){ // gravidade terrestre em m/s2 float gravidade = 9.80665; // intervalo de tempo da queda livre (em segundos) float tempo = 15.00; // em segundos // velocidade da queda nesse intervalo float velocidade = gravidade * tempo; // mostramos o resultado printf("A velocidade da queda livre é: %fm/s", velocidade); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: A velocidade da queda livre é: 147.099747m/s Se quisermos saber a velocidade em km/h, basta multiplicar o resultado por 3.6, o que dará 529.56km/h. Vamos tornar o experimento mais interessante? Veja uma modificação no código C que mostra a velocidade da queda nos 10 primeiros segundos, de forma individual: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]){ int i; // variável de controle do laço // gravidade terrestre em m/s2 float gravidade = 9.80665; // intervalo de tempo da queda livre (em segundos) int tempo; // velocidade da queda nesse intervalo float velocidade; // um laço for que repete 10 vezes for(i = 1; i <= 10; i++){ tempo = i; // inicialmente será um segundo velocidade = gravidade * tempo; printf("A velocidade no tempo %d: %fm/s\n", tempo, velocidade); } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: A velocidade no tempo 1: 9.806650m/s A velocidade no tempo 2: 19.613300m/s A velocidade no tempo 3: 29.419950m/s A velocidade no tempo 4: 39.226601m/s A velocidade no tempo 5: 49.033249m/s A velocidade no tempo 6: 58.839901m/s A velocidade no tempo 7: 68.646553m/s A velocidade no tempo 8: 78.453201m/s A velocidade no tempo 9: 88.259850m/s A velocidade no tempo 10: 98.066498m/s |
Python ::: Pygame ::: Animação, Animações, Técnicas de Animação |
Como criar um relógio analógico no Pygame - Código completo com variáveis e comentários em portuguêsQuantidade de visualizações: 1369 vezes |
Nesta dica mostrarei um código para a criação de um relógio analógico completo em Python, com comentários detalhados e fácil de entender. Veja a imagem:![]() Por simplicidade, eu mantive a mesma cor para todos os elementos da animação e deixei somente o básico mesmo, para que você possa se concentrar nas partes mais importantes. Neste código você aprenderá como definir o tamanho, título e cor de fundo para uma janela do Pygame do Python. Aprenderá também como definir a quantidade de frames por segundo para a animação, assim como controlar os disparos do timer pygame.time.Clock(). Por fim, o código mostra como calcular o ângulo dos ponteiros das horas, minutos e segundos e efetuar o desenho das retas saindo do centro do círculo. Você sabia, por exemplo, que o ângulo de 45 graus corresponde exatamente à hora 1:30hs? Em vários exemplos de relógios analógicos na internet, o ponteiro das horas fica preso à uma determinada hora, aguardando o ponteiro dos segundos completar um giro completo. No código que apresento aqui, eu obtive a hora atual como um decimal, o que faz com que o ponteiro das horas mostre a posição real da hora, como um relógio analógico do mundo real. Para estudantes de matemática, engenharia e física, este código é uma boa aplicação da técnica de se converter coordenadas polares para coordenadas cartesianas. Eis o código completo para o relógio analógico. Boa diversão. # vamos importar as bibliotecas necessárias import pygame, sys from pygame.locals import * import math from datetime import datetime # função que faz a correção dos ângulos def corrigir_angulo(angulo): return abs(angulo % 360) # inicializa a biblioteca pygame.init() # quantidade de frames por segundo FPS = 30 # construímos o timer timer = pygame.time.Clock() # obtém a superfície do jogo e define o tamanho da tela janela = pygame.display.set_mode((600, 400)) # vamos definir o título da janela do jogo pygame.display.set_caption('Relógio Analógico no Pygame') # vamos definir alguns parâmetros fonte = pygame.font.Font(None, 36) VERMELHO = (200, 0, 0) BRANCO = (255, 255, 255) raio = 150 x_inicial = 300 y_inicial = 200 distancia_aro = 20 # e aqui nós entramos no loop do game while True: # vamos pintar a tela toda de branco janela.fill(BRANCO) # monitoramos os eventos for evento in pygame.event.get(): # se o evento foi um pedido para sair if evento.type == QUIT: # fechamos a tela do jogo pygame.quit() # e saimos do programa sys.exit() # vamos desenhar um circulo não preenchido (maior) pygame.draw.circle(janela, VERMELHO, (x_inicial, y_inicial), raio, 2) # vamos desenhar um circulo não preenchido (menor) pygame.draw.circle(janela, VERMELHO, (x_inicial + 1, y_inicial + 1), 5, 0) # vamos desenhar os números do relório (1-12) for n in range(1, 13): # calcula o ângulo dessa hora angulo = math.radians((n * (360 / 12)) - 90) # agora convertemos o ângulo e o raio para coordenadas cartesianas if len(str(n)) > 1: x = math.cos(angulo) * (raio - distancia_aro) - 18 else: x = math.cos(angulo) * (raio - distancia_aro) - 10 y = math.sin(angulo) * (raio - distancia_aro) - 10 texto_numero = fonte.render(str(n), True, VERMELHO) janela.blit(texto_numero, (x_inicial + x, y_inicial + y)) # vamos obter as horas, minutos e segundos atuais hoje = datetime.today() horas = hoje.hour % 12 minutos = hoje.minute segundos = hoje.second # ajustamos as horas para tratar a hora decimal (com frações de horas) horas = horas + (minutos * (1 / 60)) + (segundos * (1 / 3600)) # desenha o ponteiro das horas angulo_horas = corrigir_angulo(horas * (360 / 12) - 90) angulo_horas = math.radians(angulo_horas) hora_x = math.cos(angulo_horas) * (raio - 60) hora_y = math.sin(angulo_horas) * (raio - 60) coord_finais = (x_inicial + hora_x, y_inicial + hora_y) pygame.draw.line(janela, VERMELHO, (x_inicial, y_inicial), coord_finais, 4) # desenha o ponteiro dos minutos angulo_minutos = corrigir_angulo(minutos * (360 / 60) - 90) angulo_minutos = math.radians(angulo_minutos) minutos_x = math.cos(angulo_minutos) * (raio - 40) minutos_y = math.sin(angulo_minutos) * (raio - 40) coord_finais = (x_inicial + minutos_x, y_inicial + minutos_y) pygame.draw.line(janela, VERMELHO, (x_inicial, y_inicial), coord_finais, 3) # desenha o ponteiro dos segundos angulo_segundos = corrigir_angulo(segundos * (360 / 60) - 90) angulo_segundos = math.radians(angulo_segundos) segundos_x = math.cos(angulo_segundos) * (raio - 30) segundos_y = math.sin(angulo_segundos) * (raio - 30) coord_finais = (x_inicial + segundos_x, y_inicial + segundos_y) pygame.draw.line(janela, VERMELHO, (x_inicial, y_inicial), coord_finais, 1) # redesenha a tela continuamente pygame.display.update() # aciona o disparo do timer timer.tick(FPS) |
PHP ::: Dicas & Truques ::: PDO (PHP Data Objects) |
PHP MySQL - Como efetuar uma conexão PHP + MySQL usando PDO (PHP Data Objects)Quantidade de visualizações: 13664 vezes |
O acesso e manipulação de informações em uma base de dados MySQL usando PDO está se tornando muito popular nos dias atuais. Nesta dica eu mostrarei como podemos efetuar uma conexão PHP + MySQL usando o construtor da classe PDO, passando a ele os parâmetros de conexão. Veja o código completo para o exemplo: <html> <head> <title>Estudando PHP</title> </head> <body> <?php $server = "localhost"; $user = "root"; $pass = "osmar1234"; $db = "estudos"; try{ $conn = new PDO("mysql:host=$server;dbname=$db", $user, $pass); echo "Conexão efetuada com sucesso."; } catch(PDOException $e){ echo 'Não foi possível conectar: ' . $e->getMessage(); } ?> </body> </html> Se você forneceu todos os parâmetros de conexão corretamente, execute a página PHP e você terá o seguinte resultado: Conexão efetuada com sucesso. |
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