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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Exercícios Resolvidos de Java - Como calcular a área de um losango em JavaQuantidade de visualizações: 5034 vezes |
Pergunta/Tarefa: Um losango é um quadrilátero equilátero, ou seja, é um polígono formado por quatro lados de igual comprimento. Um losango é também um paralelogramo. Alguns autores exigem ainda que nenhum dos ângulos do quadrilátero seja reto para que ele seja considerado um losango. A área (em metros quadrados) de um losango pode ser calculada usando-se a seguinte fórmula: ![]() Onde D1 é a diagonal maior e D2 é a diagonal menor. Escreva um programa Java que leia a diagonal maior e a diagonal menor e calcule a área do losango. Sua saída deverá ser parecida com: Informe a medida da diagonal maior: 5 Informe a medida da diagonal menor: 10 A área (em metros quadrados) do losango é: 25 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler os valores das diagonais maior e menor System.out.print("Informe a medida da diagonal maior: "); int diagonalMaior = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe a medida da diagonal menor: "); int diagonalMenor = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // calcula a area do losango int area = (diagonalMaior * diagonalMenor) / 2; // mostra o resultado System.out.println("A área (em metros quadrados) do losango é: " + area); System.out.println("\n"); } } |
C++ ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
C++ para iniciantes - Como usar a instrução switch em C++Quantidade de visualizações: 10588 vezes |
A instrução switch é usada quando queremos testar várias possibilidades de fluxo de código mas não queremos usar vários else if. Desta forma, cada possibilidade é testada em um bloco case. Veja um exemplo: #include <cstdlib> #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]) { int valor = 4; switch(valor){ case 0: cout << "Valor e igual a 0" << endl; break; case 1: cout << "Valor e igual a 1" << endl; break; case 2: cout << "Valor é igual a 2" << endl; break; default: cout << "Nenhuma das anteriores" << endl; } system("PAUSE"); return EXIT_SUCCESS; } Veja que, se nenhuma das condições testadas em um bloco case for satisfatória, a parte default da instrução switch será executada. A variável fornecida para uma instrução switch pode ser de qualquer tipo integral, ou de um tipo criado pelo usuário mas que pode ser convertido para um tipo integral (mesmo que seja uma conversão forçada - cast). |
C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Exercício Resolvido de C++ - Escreva um programa que solicite dois números do tipo inteiro distintos ao usuário e que apresente na tela o maior delesQuantidade de visualizações: 619 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa que solicite dois números do tipo inteiro distintos ao usuário e que apresente na tela o maior deles. Esse programa deve possuir uma função para verificar qual é o maior número. Atenção: seu código deverá assegurar que os dois números informados pelo usuário sejam diferentes. Exiba uma mensagem na tela caso isso acontecer. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro número inteiro: 6 Informe o segundo número inteiro: 3 O maior número é: 6 Veja a resolução comentada deste exercício em C++: #include <string> #include <iostream> using namespace std; // protótipo da função que receberá dois números inteiros // e retornará o maior deles int maior_numero(int num1, int num2); int main(int argc, char *argv[]){ // variáveis usadas na resolução do problema int num1, num2, maior; // vamos pedir para o usuário informar os dois números cout << "Informe o primeiro número inteiro: "; cin >> num1; cout << "Informe o segundo número inteiro: "; cin >> num2; // os números são iguais? if(num1 == num2){ cout << "Erro. Os dois números são iguais.\n" << endl; } else{ // vamos chamar a função para obter o número maior maior = maior_numero(num1, num2); cout << "O maior número é: " << maior << "\n" << endl; } system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } // função que receberá dois números inteiros e retornará // o maior deles int maior_numero(int num1, int num2){ // o primeiro número é maior que o segundo? if(num1 > num2){ return num1; } else{ return num2; } } |
R ::: Fundamentos da Linguagem ::: Variáveis e Constantes |
Quais são as palavras reservadas da linguagem RQuantidade de visualizações: 1607 vezes |
As palavras reservadas, ou palavras-chaves, de uma linguagem de programação são um conjunto de palavras e símbolos que possuem significado especial dentro da linguagem, em seu interpretador ou compilador. Estas palavras não podem ser usadas como identificadores de funções, nomes de variáveis, constantes, nomes de classes, etc. A linguagem R, no momento que escrevo este texto, possui as seguintes palavras reservadas: if else repeat while function for in next break TRUE FALSE NULL Inf NaN NA NA_integer_ NA_real_ NA_complex_ NA_character_ ? A qualquer momento nós podemos listas estas palavras reservadas, seja na janela de comandos ou em um script do R. Basta disparmos os comandos abaixo: > ?reserved [ENTER] > help(reserved) [ENTER] > Entre essas palavras reservadas, if, else, repeat, while, function, for, in, next e break são usadas para os testes condicionais, laços e funções definidas pelo usuário. São estas palavras que formam a estrutura básica da linguagem R. As palavras TRUE e FALSE são as constantes lógicas em R. NULL representa a ausência de um valor, ou um valor indefinido (ainda não houve atribuição). A palavra reservada Inf significa "Infinity". Por exemplo, quando 1 é dividido por 0, enquanto NaN quer dizer "Not a Number" (não é um número). Um exemplo disso é quando dividimos 0 por 0. NA significa "Not Available" e é usada para representar valores não informados. A linguagem R é sensível a maiúsculas e minúsculas. Isso quer dizer que TRUE e True não são a mesma coisa. Enquanto TRUE é uma palavra reservada representando uma constante lógica, True pode ser usada como um nome de variável. |
Java ::: Projetos Java Completos - Códigos Fonte Completos Java ::: Jogos (Games) |
Como criar um Jogo da Velha em Java - Jogo completo com código fonte comentado - Versão consoleQuantidade de visualizações: 7273 vezes |
Faça o download do código-fonte Jogo da Velha em Java Sobre o Jogo da Velha em Java O Jogo da Velha, também conhecido como Tic-Tac-Toe, é um dos joguinhos mais fáceis de se programar em Java. Além disso, ele possibilita uma boa oportunidade de se entender matrizes, a estrutura switch, os laços for e while, assim como a estrutura básica presente em praticamente todos os games. O Jogo da Velha em Java Console Neste código fonte eu demonstro como o Jogo da Velha pode ser criado em Java usando o modo console, ou seja, em formato texto. Penso que o entendimento da lógica é mais fácil em modo console. Uma vez que você tenha aprendido todos os passos envolvidos, você poderá reproduzí-lo em modo gráfico sem muitas dificuldades. A versão do jogo apresentado nesta dica é um jogador humano, ou seja, você, contra o computador. Não coloquei inteligência artificial nem aprendizado de máquina nos movimentos do computador. Usei apenas jogadas sorteadas. Fica como desafio você implementar jogadas inteligentes por parte do computador como forma de deixar o jogo ainda mais interessante. Por enquanto o objetivo é só o aprendizado mesmo. Antes de continuarmos, veja uma imagem demonstrando o jogo: ![]() Me mostra um pouco do código Para mostrar a simplicidade do código, veja o método que registra a jogada do jogador humano: // este método registra a jogada do jogador humano private static void jogadaHumano(char[][] tabuleiro) { int jogada; // para registrar a jogada do jogador humano // repete até que a jogada seja válida while (true) { // lê a jogada do humano System.out.print("\nSua jogada (1 a 9): "); jogada = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // este movimento é válido? if (movimentoValido(tabuleiro, jogada)){ break; } else{ // não é válido System.out.println("O número " + jogada + " não é um movimento válido."); } } // vamos registrar esse movimento registrarMovimento(tabuleiro, jogada, 'X'); } Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo: 1) JOGOVELHAJC - Jogo da Velha em Java Console - NetBeans IDE - Faça o Download. Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como excluir um diretório em C# usando a função Delete() da classe DirectoryInfoQuantidade de visualizações: 234 vezes |
O método Delete() da classe DirectoryInfo do C# é muito útil quando precisamos excluir um diretório. Esta função é do tipo void, ou seja, não retorna nada. Veja um código completo demonstrando o seu uso: using System; using System.IO; namespace Estudos { class Principal { static void Main(string[] args) { // vamos criar uma nova instância da classe DirectoryInfo DirectoryInfo dir = new DirectoryInfo(@"C:\estudos_csharp\imagens"); // vamos tentar excluir o diretório try { dir.Delete(); Console.WriteLine("Diretório excluído com sucesso."); } catch (Exception e) { Console.WriteLine("Não foi possível excluir o diretório: {0}", e.ToString()); } Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: Diretório excluído com sucesso. Se o diretório a ser excluido não estiver vazio, a chamada ao método System.IO.DirectoryInfo.Delete() poderá gerar o seguinte erro: Não foi possível excluir o diretório: System.IO.IOException: A pasta não está vazia. : 'C:\estudos_csharp\imagens' at System.IO.FileSystem.RemoveDirectoryInternal(String fullPath, Boolean topLevel, Boolean allowDirectoryNotEmpty) at System.IO.FileSystem.RemoveDirectory(String fullPath, Boolean recursive) at System.IO.DirectoryInfo.Delete() at Estudos.Principal.Main(String[] args) in C:\estudos_c#\Estudos\Principal.cs:line 12 |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como renomear um arquivo em Delphi usando a função RenameFile()Quantidade de visualizações: 22055 vezes |
Em algumas situações nossas aplicações precisam renomear arquivos. Em Delphi isso pode ser feito com o auxílio da função RenameFile(), presente na unit SysUtils. Esta função requer o caminho e nome do arquivo a ser renomeado e o novo nome e caminho. O retorno será true se a operação for realizada com sucesso e false em caso contrário. Veja o exemplo:procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var arquivo_original, novo_arquivo: string; begin // diretorio e nome do arquivo original arquivo_original := 'C:\arquivo de codigos\dados.txt'; // diretorio e nome do novo arquivo novo_arquivo := 'C:\arquivo de codigos\dados2.txt'; // vamos renomear o arquivo if RenameFile(arquivo_original, novo_arquivo) then ShowMessage('O arquivo foi renomeado com sucesso') else ShowMessage('Não foi possível renomear o arquivo'); end; Observe que não é possível renomear um arquivo de forma que seu caminho possua drives diferentes. Para estes casos é recomendável que você copie o arquivo para o drive desejado e exclua o arquivo anterior. Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como construir uma data em Java usando o método set() da classe Calendar - Apostila Java BásicoQuantidade de visualizações: 205 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível usar o método set() da classe Calendar, do pacote java.util, para construir uma data e hora em Java. Veja o exemplo completo (fique atento à ordem do ano, mês, dia, horas, minutos e segundos): package arquivodecodigos; import java.util.Calendar; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ Calendar agora = Calendar.getInstance(); // ano, mês, dia, hora, minuto, segundo // mês começa a partir de 0 agora.set(2005, 10, 23, 5, 29, 53); // mostra o resultado System.out.println(agora.getTime().toString()); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Wed Nov 23 05:29:53 BRST 2005 |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade) |
Exercícios Resolvidos de Java - Um método recursivo que recebe uma String e retorna a quantidade de letras maiúsculas encontradasQuantidade de visualizações: 5968 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um método recursivo que recebe uma palavra ou frase e retorna a quantidade de caracteres (letras) maiúsculos. Seu método deverá possuir a seguinte assinatura: public static int contarMaiusculas(String frase){ // sua implementação aqui } Sua saída deverá ser parecida com: Digite uma palavra ou frase: Arquivo de Códigos A palavra ou frase contém 2 letras maiúsculas Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: Observação importante: Este código criará uma cadeia de chamadas recursivas. Cada chamada ao método contarMaiusculas() receberá uma cópia menor da palavra ou frase fornecida. Quando a última chamada recursiva do método receber uma string vazia, a cadeia começa a retornar. Note que os valores acumulados nas várias chamadas ao método vão sendo acumulados na variável quantidade. package exercicio; import java.util.Scanner; public class Exercicio { public static void main(String[] args) { // cria um novo objeto da classe Scanner Scanner entrada = new Scanner(System.in); // solicita uma palavra ou frase ao usuário System.out.print("Digite uma palavra ou frase: "); // lê a palavra ou frase String frase = entrada.nextLine(); int quantMaiusculas = contarMaiusculas(frase); System.out.println("A palavra ou frase contém " + quantMaiusculas + " letras maiúsculas"); } // método recursivo que recebe uma palavra ou frase e retorna // a quantidade de letras maiúsculas public static int contarMaiusculas(String frase){ /* Este código criará uma cadeia de chamadas recursivas. Cada * chamada ao método contarMaiusculas() receberá uma cópia menor * da palavra ou frase fornecida. Quando a última chamada recursiva do * método receber uma string vazia, a cadeia começa a retornar. Note * que os valores acumulados nas várias chamadas ao método vão sendo * acumulados na variável quantidade */ int quantidade = 0; // o tamanho da string é maior que 0? if(frase.length() > 0){ if(Character.isUpperCase(frase.charAt(0))){ quantidade = 1 + contarMaiusculas(frase.substring(1)); } else{ quantidade = contarMaiusculas(frase.substring(1)); } } return quantidade; } } |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de C - Declarar um vetor de 10 elementos e usar o laço for para solicitar ao usuário que informe os valores dos elementos do vetorQuantidade de visualizações: 14340 vezes |
Exercício Resolvido de C - Declarar um vetor de 10 elementos e usar o laço for para solicitar ao usuário que informe os valores dos elementos do vetor Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C que declara um vetor (array) de 10 elementos do tipo int. Em seguida use um laço for para solicitar ao usuário que informe 10 valores inteiros e armazene tais valores nos elementos do vetor: Dica: Use a função scanf() para obter a entrada do usuário. Resposta/Solução: Veja abaixo a resolução completa para esta tarefa: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // vamos declarar um vetor de 10 inteiros int valores[10]; int i; // agora vamos solicitar ao usuário que informe os 10 valores para // os elementos do vetor. O mais recomendável neste caso é usar um // laço for que repetirá 10 vezes e, a cada repetição, solicitaremos // um valor for(i = 0; i < 10; i++){ printf("Informe o valor %d: ", (i + 1)); scanf("%d", &valores[i]); } // para finalizar vamos exibir os valores informados pelo usuário e // presentes nos elementos do vetor printf("\nOs valores informados foram:\n"); for(i = 0; i < 10; i++){ printf("O valor %d foi: %d\n", (i + 1), valores[i]); } system("PAUSE"); return 0; } |
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