E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Matemática e Estatística

Exercício Resolvido de Java - Como simplificar frações em Java

Quantidade de visualizações: 766 vezes
Pergunta/Tarefa:

Simplificar uma fração consiste em reduzir o numerador e o denominador por meio da divisão pelo máximo divisor comum aos dois números. Uma fração está totalmente simplificada quando verificamos que seus termos estão totalmente reduzidos a números que não possuem termos divisíveis entre si. Uma fração simplificada sofre alteração do numerador e do denominador, mas seu valor matemático não é alterado, pois a fração, quando tem seus termos reduzidos, torna-se uma fração equivalente.

Escreva um programa Java que pede para o usuário informar o numerador e o denominador de uma fração e mostre a fração simplificada. Use uma classe Fracao para a operação de simplificação. Em outras seções do nosso site você encontra o cálculo do MDC para encontrar o Máximo Divisor Comum.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o numerador: 32
Informe o denominador: 40
A fração gerada foi: 32/40
A fração simplificada é: 4/5
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em Java:

package estudos;

import java.util.Scanner;
  
public class Estudos{
  public static void main(String[] args) {
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos pedir para o usuário informar o numerador
    System.out.print("Informe o numerador: ");
    int numerador = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // vamos pedir para o usuário informar o denominador
    System.out.print("Informe o denominador: ");
    int denominador = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // vamos criar um objeto da classe Fracao
    Fracao f = new Fracao(numerador, denominador);
    
    // vamos mostrar a fração gerada
    System.out.println("A fração gerada foi: " + f.toString());
    
    // agora vamos simplificar esta fração
    System.out.println("A fração simplificada é: " +
      f.simplificar().toString());
  }
}

// classe usada para representar uma Fração
class Fracao{
  int numerador;
  int denominador;

  // construtor da classe 
  public Fracao(int numerador, int denominador) {
    this.numerador = numerador;
    this.denominador = denominador;
  }

  // método que simplifica a fração atual e retorna o
  // resultado como uma fração
  public Fracao simplificar(){
    // cria uma fração temporária
    Fracao temp = new Fracao(this.numerador, this.denominador);
    
    // descobrimos que é maior, o numerador ou o
    // denominador
    int n = temp.numerador, d = temp.denominador, maior;
    
    // o numerador é menor que 0?
    if (temp.numerador < 0) {
      n = -temp.numerador;
    }
    
    // descobrimos o maior
    if (n > d) {
      maior = n;
    } 
    else {
      maior = d;
    }
 
    // encontramos o maior número que divide o numerador e o
    // denominador
    int mdc = 0;
    for (int i = maior; i >= 2; i--) {
      if ((temp.numerador % i == 0) && (temp.denominador % i == 0)) {
        mdc = i;
        break;
      }
    }
 
    // agora dividimos tanto o numerador quanto o denominador
    // pelo mdc encontrado    
    if (mdc != 0) {
      temp.numerador = temp.numerador / mdc;
      temp.denominador = temp.denominador / mdc;
    }
    
    // retorna a fração temporária
    return temp;
  }
  
  // retorna uma representação textual dessa fração
  @Override
  public String toString() {
    return this.numerador + "/" + this.denominador; 
  }
}



Delphi ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como gerar um número aleatório de 0 a 10 em Delphi usando a função Random()

Quantidade de visualizações: 29262 vezes
Em algumas situações precisamos gerar números randômicos. Em Delphi isso pode ser feito com o auxílio da função Random(). Esta função aceita um valor inteiro e retorna um número aleatório maior ou igual a 0 e menor que o valor fornecido. Assim, se quisermos obter um número randômico na faixa de 0 a 10, só precisamos fornecer o valor 11 para a função Random(). Note ainda a chamada à função Randomize(), usada para iniciar o gerador de números randômicos.

Veja um exemplo no qual geramos um número aleatório na faixa de 0 a 10:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  numero: integer;
begin
  // vamos iniciar o gerador de números randômicos
  Randomize;

  // vamos gerar um número aleatório entre 0 e 10
  numero := Random(11);

  // exibe o resultado
  ShowMessage('Número gerado: ' + IntToStr(numero));
end;

Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


C++ ::: Dicas & Truques ::: MIDI Musical Instrument Digital Interface, Mapeamento e sequenciamento MIDI, Entrada e saída MIDI

Programação MIDI usando C++ - Como usar um vetor de chars para construir uma mensagem MIDI e passá-lo para a função midiOutShortMsg() da API do Windows

Quantidade de visualizações: 2393 vezes
Nas dicas dessa seção nós vimos como é possível enviar uma mensagem MIDI para o dispositivo de saída por meio da função midiOutShortMsg() da API do Windows. Essa função recebe um handle para o dispositivo de saída MIDI e um valor DWORD contendo a mensagem MIDI.

Se você revisitar essas dicas, verá que na maioria delas nós informamos a mensagem MIDI diretamente no parâmetro da função (como um valor hexadecimal). Nesta dica mostrarei como é possível construir as mensagens MIDI usando seus valores individuais e, o que é melhor, usando valores decimais.

Para isso nós vamos construir um vetor de char e informar os valores que compõem a mensagem. É importante observar que a função midiOutShortMsg() exige que a mensagem MIDI seja informada na ordem de bytes "little endian" ou seja, o status MIDI é informado no byte de ordem mais baixa. Isso é conseguido com um cast do vetor para um unsigned long.

Veja o trecho de código:

// vamos criar um vetor contendo os valores que compõem a mensagem MIDI
unsigned char vetor[4];
vetor[0] = 144; // Note-on no Canal 1
vetor[1] = 40; // Nota Mi na 4ª oitava
vetor[2] = 100; // Velocidade/volume da nota
vetor[3] = 0; // Não é usado
// e aqui é que acontece a mágica. Quando fazemos o cast do
// vetor para o tipo long sem sinal, os valores são colocados em
// little endian, justamente a ordem de bytes esperada pela
// função midiOutShortMsg()
unsigned long mensagem = *(unsigned long*)vetor;
// envia a mensagem MIDI
midiOutShortMsg(saida, mensagem);

Note que não coloquei o código todo. Para completá-lo, veja outras dicas dessa seção.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição

Exercício Resolvido de Java - Usando o laço while para pedir ao usuário que tente acertar um número aleatório entre 0 e 10 (incluindo) e mostrar a quantidade de tentativas feitas

Quantidade de visualizações: 2724 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que gera um número aleatório (randômico) entre 0 e 10 (incluindo estes dois valores) e peça ao usuário para adivinhá-lo. Use um laço while para registrar as tentativas feitas e, a cada tentativa, dê dicas informando se o número gerado é maior ou menor que a tentativa feita. Finalmente mostre a quantidade de tentativas feitas até que o número fosse acertado.

Sua saída deverá ser parecida com a mostrada abaixo:

Informe um número de 0 a 10: 5
Errou! Tente um número menor.
Informe um número de 0 a 10: 2
Parabéns! Você acertou em 2 tentativas.
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Exercicio {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
      
    // declaração das variáveis
    int tentativas = 0, numeroLido;
    boolean acertou = false;
    // vamos gerar um número aleatório entre 0 e 10
    int numero = (int)(Math.random() * 11);
    
    // um laço while que repetirá até que o número seja acertado
    while(!acertou){
      System.out.print("Informe um número de 0 a 10: ");
      numeroLido = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
      tentativas++;
      
      if(numeroLido == numero){ // acertou?
        System.out.println("Parabéns! Você acertou em " + tentativas + " tentativas.");
        acertou = true;
      }
      else if(numeroLido < numero){ // o número informado é menor que o número gerado
        System.out.println("Errou! Tente um número maior.");  
      }
      else{ // o número informado é maior que o número gerado
        System.out.println("Errou! Tente um número menor.");  
      }
    }
  
    System.out.println("\n");
  }
}



Python ::: Python para Engenharia ::: Engenharia Civil - Concreto, Concreto Armado e Concretos Especiais

Como calcular o Momento Mínimo de uma viga de concreto armado usando Python - Python para Engenharia Civil e Cálculo Estrutural

Quantidade de visualizações: 183 vezes
A ABNT NBR 6118 (Projeto de estruturas de concreto armado) define que todas as vigas, independente de suas dimensões e momentos solicitantes, precisam apresentar uma taxa mínima de armadura de tração. O concreto possui excelente resistência à compressão, porém, sua resistência à tração é muito baixa, ficando em torno de 10% do valor de sua resistência à compressão.

A NBR 6118 lista, como primeira exigência, uma taxa mínima absoluta de 0,15% de armadura longitudinal para as vigas de concreto armado. A segunda exigência é calcular a área de armadura mínima a partir do Mdmin, que é o momento mínimo (de projeto) a ser considerado no dimensionamento.

Dessa forma, após calcularmos o momento mínimo Mdmin, só precisamos calcular a área de aço correspondente a este momento.

A fórmula do momento mínimo para as vigas de concreto armado é:

\[M_\text{dmin} = 0,8 \cdot W_\text{0} \cdot f_\text{ctk,sup}\]
Onde:

Mdmin é o momento mínimo de projeto a ser considerado, em kN.m (ou kN.cm dependendo da necessidade);

fctk,sup é o limite superior da resistência à tração média do concreto, em kN.cm2. Em outra dica desta seção eu mostrei como o fctk,sup é calculado;

W0 é o módulo de resistência da seção transversal da viga, em m3.

Já o Módulo de Resistência da Seção (para seções retangulares), é calculado pela seguinte fórmula:

\[W_\text{0} = \frac{b \cdot h^2}{6}\]
Onde:

W0 é o módulo de resistência da seção transversal da viga, em cm3;

b é a largura da viga em centímetros;

h é a altura da viga em centímetros.

Veja agora o código Python que pede para o usuário informar o FCK do concreto e as dimensões da viga e calcula o fctk,sup, o W0 e finalmente o Mdmin solicitante para o cálculo da armadura longitudinal mínima da viga:

# vamos importar o módulo Math
import math

# função principal do programa
def main():
  # vamos pedir para o usuário informar o FCK do concreto
  fck = float(input("Informe o FCK do concreto em Mpa: "))

  # vamos ler a largura da viga
  bw = float(input("Informe a largura bw da viga em cm: "))
  
  # vamos ler a altura da viga
  h = float(input("Informe a altura h da viga em cm: "))
  
  # agora vamos calcular a resistência à tração média
  # do concreto
  fctk_m = 0.3 * math.pow(fck, 2.0 / 3.0)

  # vamos calcular o limite superior
  fctk_sup = 1.3 * fctk_m

  # vamos calcular o módulo de resistência da seção
  w0 = (bw * math.pow(h, 2) / 6.0) 

  # agora já podemos calcular o momento mínimo
  mdmin = 0.8 * w0 * (fctk_sup / 10.0)

  # e mostramos os resultados
  print("\nO fctk,sup é: {0} Mpa ({1} kN/cm2)".format(round(fctk_sup, 5),
    round(fctk_sup / 10.0, 5)))
  print("O módulo de resistência da seção W0 é: {0} cm3 ({1} m3)".format(
    round(w0, 5), round(w0 / 1000000.0, 5)))
  print("O momento mínimo Mdmin é: {0} kN.cm ({1} kN.m)".format(
    round(mdmin, 5), round(mdmin / 100.0, 5)))

if __name__ == "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

Informe o FCK do concreto em Mpa: 30
Informe a largura bw da viga em cm: 20
Informe a altura h da viga em cm: 50

O fctk,sup é: 3.76541 Mpa (0.37654 kN/cm2)
O módulo de resistência da seção W0 é: 8333.33333 cm3 (0.00833 m3)
O momento mínimo Mdmin é: 2510.2724 kN.cm (25.10272 kN.m)


Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como inserir uma substring em uma string em Java usando o método insert() da classe StringBuffer

Quantidade de visualizações: 44 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método insert() da classe StringBuffer da linguagem Java para inserir uma substring no início, meio ou final de uma string.

Este método recebe o índice no qual queremos inserir a substring e a substring a ser inserida.

Veja o código Java completo para o exemplo:

package estudos;
 
public class Estudos {
  public static void main(String args[]) {
    // vamos declarar um objeto da classe StringBuffer
    StringBuffer frase = new StringBuffer("Programar em é bom demais");
    System.out.println("A frase original é: " + frase);
    
    // agora vamos inserir a palavra "Java" no índice 13
    frase.insert(13, "Java ");
    
    // e agora mostramos o resultado
    System.out.println("O resultado é: " + frase);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

A frase original é: Programar em é bom demais
O resultado é: Programar em Java é bom demais


jQuery ::: Dicas & Truques ::: Atributos ou Propriedades HTML

jQuery para iniciantes - Como ocultar e exibir um elemento HTML usando o método toggleClass() do jQuery

Quantidade de visualizações: 13770 vezes
O método toggleClass() do jQuery nos fornece uma forma bem simples de ocultar ou exibir um elemento HTML. Veja como isso é feito mais abaixo.

Comece analisando o trecho de estilos CSS:

<style type="text/css">
  body, td {font: 70% Verdana}
  .oculta {display: none}
</style>

O truque aqui é adicionar a classe "oculta" ao elemento que queremos ocultar e removê-la quando queremos que o elemento seja exibido novamente. Veja o elemento DIV que usaremos para ilustrar o efeito:

<div id="div_1">Sou um DIV</div>

E finalmente uma função JavaScript (na parte <head></head> da página) que poderá ser chamada a partir de um botão:

<script type="text/javascript">
<!--
  function ocultarExibir(){
    $("#div_1").toggleClass("oculta");
  }
//-->
</script>



Java ::: Classes e Componentes ::: JMenuBar, JMenu, JMenuItem e Afins

Java Swing - Como usar objetos da classe JCheckBoxMenuItem como itens de menu de suas aplicações Java Swing

Quantidade de visualizações: 8959 vezes
Neste exemplo mostrarei como usar objetos da classe JCheckBoxMenuItem como itens de um menu. Tais itens podem ser usados quando o usuário puder marcar uma ou mais opções, em um grupo relacionado de opções.

Veja o resultado na imagem abaixo:



E agora o código completo para o exemplo:

 
package arquivodecodigos;

import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  JCheckBoxMenuItem cores[];
  Color valCores[] = {Color.red, Color.white,
    Color.green};  
  String nomeCores[] = {"Vermelho", "Branco",
    "Verde"};
 
  public Estudos(){
    super("Menus");
 
    // Cria a barra de menus
    JMenuBar barra = new JMenuBar();
    setJMenuBar(barra);
 
    // Cria um menu
    JMenu formatar = new JMenu("Formatar");
     
    // Cria o menu de cor de fundo
    JMenu item1 = new JMenu("Cor de Fundo");
    
    // Adiciona o segundo JMenu ao primeiro
    formatar.add(item1);
 
    cores = new JCheckBoxMenuItem[valCores.length];
 
    Gerenciador gerenciador = new Gerenciador();
  
    for(int i = 0; i < valCores.length; i++){
      cores[i] = new JCheckBoxMenuItem(nomeCores[i]);
      item1.add(cores[i]);
      cores[i].addItemListener(gerenciador);
    } 
 
    // Adiciona o menu à barra de menus
    barra.add(formatar);
 
    setSize(300, 150);
    setVisible(true);    
  }
 
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
 
  private class Gerenciador implements ItemListener{
    public void itemStateChanged(ItemEvent e){
      String marcadas = "As checkbox marcadas são:\n\n";     
  
      for(int i = 0; i < cores.length; i++){
        if(cores[i].isSelected()){
          marcadas += nomeCores[i] + "\n";
        }
      }
 
      JOptionPane.showMessageDialog(null, marcadas); 
    }
  }
}



Java ::: Pacote java.lang ::: Integer

Java para iniciantes - Como usar o método parseInt() da classe Integer para converter uma String em um valor do tipo int

Quantidade de visualizações: 95707 vezes
Em algumas situações, principalmente quando estamos lidando com valores informados pelo usuário, nós precisamos converter uma String em um valor inteiro. Para isso podemos usar o método parseInt() da classe Integer. Veja sua assinatura:

public static int parseInt(String s)
  throws NumberFormatException

A String fornecida como argumento deve conter apenas digitos decimais, exceto que o primeiro caractere pode ser o caractere ASCII sinal de menos "-" ('\u002D') para indicar um valor negativo ou o caractere ASCII sinal de mais "+" ('\u002B') para indicar um valor positivo.

Veja um exemplo no qual usamos o método parseInt() para converter uma String informada pelo usuário em um valor do tipo int:

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos usar um objeto da classe Scanner para ler a idade do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // solicita a idade
    System.out.print("Informe sua idade: ");
    int idade = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // mostra o valor lido
    System.out.println("A idade informada foi: " + idade);    
  }
}

Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado:

Informe sua idade: 28
A idade informada foi: 28

Há, porém, situações nas quais o usuário pode não seguir as recomendações de não inserir caracteres inválidos, o que inviabiliza a conversão para inteiro. Veja:

Informe sua idade: osmar
Exception in thread "main" java.lang.NumberFormatException: 
For input string: "osmar"
  at java.lang.NumberFormatException.forInputString(NumberFormatException.
java:48)
  at java.lang.Integer.parseInt(Integer.java:447)
  at java.lang.Integer.parseInt(Integer.java:497)
  at Estudos.main(Estudos.java:10)

Para contornar esta situação nós precisamos fornecer um bloco try...catch para tratar a exceção NumberFormatException. Veja:

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos usar um objeto da classe Scanner para ler a idade do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // solicita a idade
    System.out.print("Informe sua idade: ");
    
    try{
      int idade = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
      // mostra o valor lido
      System.out.println("A idade informada foi: " + idade);
    }
    catch(NumberFormatException nfe){
      System.out.println("Valor inválido: " + nfe.getMessage());	
    }    
  }
}

Agora o programa exibirá uma mensagem de erro caso o usuário forneça uma String que não pode ser convertida para inteiro.


Python ::: Fundamentos da Linguagem ::: Métodos, Procedimentos e Funções

Como usar os argumentos padrões das funções e métodos em Python

Quantidade de visualizações: 7707 vezes
Geralmente quando efetuamos chamadas às funções, nosso código fica responsável por fornecer os valores para os argumentos da função. Em Python é possível termos argumentos padrões, e tais argumentos já podem ter um valor pré-definido. Desta forma, a passagem dos parâmetros se torna opcional. Veja um exemplo:

 
# função com argumento padrão
def erro(msg = "Houve um erro."):
  print(msg)

def main():
  # chamada à função fornecendo o argumento
  erro("Erro desconhecido.")

  # chamada à função sem fornecer o argumento
  erro()  
 
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executarmos este exemplo nós teremos o seguinte resultado:

Erro desconhecido.
Houve um erro.

Veja mais um exemplo:

# função com argumentos padrões
def volume(comprimento = 1, largura = 1, altura = 1):
  return (comprimento * largura * altura)

def main():
  # chamada à função fornecendo um argumento
  print(volume(3))

  # chamada à função fornecendo dois argumentos
  print(volume(4, 5))

  # chamada à função fornecendo três argumentos
  print(volume(4, 5, 7))

  # chamada à função fornecendo nenhum argumento
  print(volume())    
 
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executarmos este exemplo nós teremos o seguinte resultado:

3
20
140
1

É importante observar que os argumentos padrões devem estar sempre à direita dos demais argumentos. Falhar em cumprir esta exigência pode causar um erro do tipo:

SyntaxError: non-default argument follows default argument


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