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C# ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList |
Como adicionar itens ao final de uma ArrayList do C# usando o método Add()Quantidade de visualizações: 10600 vezes |
O método Add() da classe ArrayList do C# é usado quando queremos adicionar itens no final da lista. Este método aceita como parâmetro o elemento a ser adicionado. Este elemento é do tipo Object, ou seja, podemos inserir desde tipos primitivos até objetos de nossas próprias classes (incluindo o valor null), uma vez que estas também herdam de Object, direta ou indiretamente. Note que o método Add() poderá atirar uma exceção do tipo NotSupportedException se a ArrayList for somente leitura ou possuir um tamanho fixo. Eis o código para o exemplo: using System; using System.Collections; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { // Cria o ArrayList ArrayList nomes = new ArrayList(); // Adiciona nomes de pessoas nomes.Add("Osmar J. Silva"); nomes.Add("Carlos de Souza"); nomes.Add("Mirian Fernanda Costa"); // Percorre os elementos da ArrayList // usando o laço for for (int i = 0; i < nomes.Count; i++) { Console.Write("{0}\n", nomes[i]); } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: Osmar J. Silva Carlos de Souza Mirian Fernanda Costa |
Java ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado |
Java Swing para iniciantes - Como detectar eventos do teclado em uma janela JFrame do Java SwingQuantidade de visualizações: 13471 vezes |
Eventos do teclado podem ser detectados em uma janela JFrame do Java Swing por meio da interface KeyListener. Neste exemplo temos uma JFrame que estende essa interface e fornece implementação para o seu método keyPressed(). Temos também um controle JTextArea desabilitado, o qual usamos para exibir a letra e o código da tecla pressionada. Veja o resultado na imagem abaixo: ![]() E aqui está o código Java Swing completo para o exemplo: package arquivodecodigos; import javax.swing.*; import java.awt.*; import java.awt.event.*; public class Estudos extends JFrame implements KeyListener{ private JTextArea textArea; public Estudos(){ super("Eventos do Mouse e Teclado"); Container c = getContentPane(); FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT); c.setLayout(layout); textArea = new JTextArea(100, 150); textArea.setEnabled(false); textArea.setDisabledTextColor(Color.BLACK); c.add(textArea); addKeyListener(this); setSize(350, 250); setVisible(true); } public void keyPressed(KeyEvent e){ textArea.setText( String.format("Tecla: %s - Código Unicode: %d", e.getKeyText(e.getKeyCode()), e.getKeyCode())); } public void keyReleased(KeyEvent e){ // sem implementação } public void keyTyped(KeyEvent e){ // sem implementação } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } |
C ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como ler o conteúdo de um arquivo um caractere de cada vez usando a função fgetc() da linguagem CQuantidade de visualizações: 579 vezes |
A função fgetc() da linguagme C pode ser usada quando queremos ler o conteúdo de um arquivo um caractere de cada vez. Esta função retorna o caractere atualmente representado pelo indicador de posição interna no arquivo. Depois de lido o caractere, o indicador de posição avança para apontar para o próximo caractere. Veja a assinatura desta função: int fgetc(FILE *file); O trecho de código abaixo mostra como usar um laço while para ler todos os caracteres do arquivo especificado e exibir o conteúdo na tela: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { FILE *arquivo = fopen("c:\\testes.txt", "r"); int caractere; // testa se o arquivo foi aberto com sucesso if(arquivo != NULL){ // vamos usar um laço para ler o conteúdo do arquivo // e exibí-lo while((caractere = fgetc(arquivo)) != EOF) printf("%c", caractere); fclose(arquivo); // libera o ponteiro para o arquivo } else printf("Nao foi possivel abrir o arquivo."); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de Java - Como usar o laço for para percorrer os elementos de um array e exibí-los na ordem original e invertidosQuantidade de visualizações: 15029 vezes |
Pergunta/Tarefa: Considere o seguinte array de inteiros: // um array de inteiros contendo sete elementos int valores[] = {6, 9, 12, 34, 83, 20, 17}; Seu programa deverá exibir a seguinte saída: Ordem original: 6 9 12 34 83 20 17 Ordem inversa: 17 20 83 34 12 9 6 public static void main(String[] args){ // um vetor de inteiros contendo sete elementos int valores[] = {6, 9, 12, 34, 83, 20, 17}; // primeiro vamos exibir os valores do vetor na ordem original System.out.println("Ordem original:\n"); for(int i = 0; i < valores.length; i++){ System.out.print(valores[i] + " "); } // agora vamos exibir na ordem inversa System.out.println("\n\nOrdem inversa:\n"); for(int i = valores.length - 1; i >= 0; i--){ System.out.print(valores[i] + " "); } } |
C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como substituir todos os espaços em uma string pelo caractere de underline em C# usando o método Replace() da classe StringQuantidade de visualizações: 8293 vezes |
Nesta dica de C# eu trago um trecho de código que mostra como substituir todos os espaços em uma string pelo caractere de sublinhado (underline). Para a realização desta tarefa nós vamos usar o método Replace() da classe String da linguagem C#. Veja o código completo para o exemplo: using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { string frase = "Gosto muito de C#"; Console.WriteLine("Frase original: " + frase); // substitui os espaços por underline frase = frase.Replace(" ", "_"); Console.WriteLine("Depois da substituição: " + frase); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: Frase original: Gosto muito de C# Depois da substituição: Gosto_muito_de_C# |
Python ::: Python para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como calcular a norma ou módulo de vetores nos espaços R2 e R3 usando Python - Geometria Analítica e Álgebra Linear usando PythonQuantidade de visualizações: 3995 vezes |
Em Geometria Analítica e Álgebra Linear, a magnitude, norma, comprimento, tamanho ou módulo (também chamado de intensidade na Física) de um vetor é o seu comprimento, que pode ser calculado por meio da distância de seu ponto final a partir da origem, no nosso caso (0,0). Considere o seguinte vetor no plano, ou seja, no espaço bidimensional, ou R2: \[\vec{v} = \left(7, 6\right)\] Aqui este vetor se inicia na origem (0, 0) e vai até as coordenadas (x = 7) e (y = 6). Veja sua plotagem no plano 2D: ![]() Note que na imagem já temos todas as informações que precisamos, ou seja, o tamanho desse vetor é 9 (arredondado) e ele faz um ângulo de 41º (graus) com o eixo x positivo. Em linguagem mais adequada da trigonometria, podemos dizer que a medida do cateto oposto é 6, a medida do cateto adjacente é 7 e a medida da hipotenusa (que já calculei para você) é 9. Note que já mostrei também o ângulo theta (__$\theta__$) entre a hipotenusa e o cateto adjacente, o que nos dá a inclinação da reta representada pelos pontos (0, 0) e (7, 6). Relembrando nossas aulas de trigonometria nos tempos do colegial, temos que o quadrado da hipotenusa é a soma dos quadrados dos catetos, ou seja, o Teorema de Pitágoras: \[a^2 = b^2 + c^2\] Como sabemos que a potenciação é o inverso da radiciação, podemos escrever essa fórmula da seguinte maneira: \[a = \sqrt{b^2 + c^2}\] Passando para os valores x e y que já temos: \[a = \sqrt{7^2 + 6^2}\] Podemos comprovar que o resultado é 9,21 (que arredondei para 9). Não se esqueça da notação de módulo ao apresentar o resultado final: \[\left|\vec{v}\right| = \sqrt{7^2 + 6^2}\] E aqui está o código Python que nos permite informar os valores x e y do vetor e obter o seu comprimento, tamanho ou módulo: # função principal do programa def main(): # vamos ler os valores x e y x = float(input("Informe o valor de x: ")) y = float(input("Informe o valor de y: ")) # vamos calcular a norma do vetor norma = math.sqrt(math.pow(x, 2) + math.pow(y, 2)) # mostra o resultado print("A norma do vetor é: %0.2f" % norma) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor de x: 7 Informe o valor de y: 6 A norma do vetor é: 9.22 Novamente note que arredondei o comprimento do vetor para melhor visualização no gráfico. Para calcular a norma de um vetor no espaço, ou seja, no R3, basta acrescentar o componente z no cálculo. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Formatação de datas, strings e números |
Java para iniciantes - Como controlar a quantidade de casas decimais na exibição de um valor double ou floatQuantidade de visualizações: 26885 vezes |
Este trecho de código mostra como usar o método printf() do Java 5.0 para definir a quantidade de casas decimais na exibição de um valor double. Obs: Veja que há arredondamento durante a redução das casas decimais. Eis o código completo para o exemplo: package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ double valor = 54.235344213; // exibe o valor original System.out.println(valor); // exibe o valor com duas casas decimais System.out.printf("%.2f\n", valor); // exibe o valor com quatro casas decimais System.out.printf("%.4f\n", valor); // exibe o valor com cinco casas decimais System.out.printf("%.5f\n", valor); // exibe o valor com uma casa decimal System.out.printf("%.1f", valor); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: 54.235344213 54,24 54,2353 54,23534 54,2 |
React ::: Elementos de Formulários HTML ::: input type text Element/Object |
Como obter o conteúdo de uma caixa de texto em React usando a função useRef() para acessar os elementos HTMLQuantidade de visualizações: 771 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar useRef() para criar uma referência para um elemento HTML <input type="text">. Em seguida nós vamos usar a propriedade current.value para retornar o conteúdo da caixa de texto e atualizar o estado nomeAtualizado, criado a partir da função useState(). Este código, embora simples, é o ponto de partida para aplicações React bem interessantes, pois não fazemos uso do evento onChange das caixas de texto para atualizar o estado da aplicação. Isso, como é fácil de se perceber, economiza os recursos gastos em processamento desnecessário. Veja o código para App.js: // vamos importar o useState e useRef import {useState, useRef} from 'react'; // função App() que será exportada export default function App() { // vamos criar uma referência para a caixa // de texto. Veja que esta referência será // usada na declaração do elemento input type text const txtNome = useRef(null); // vamos usar um estado para guardarmos o conteúdo // da caixa de texto const [nomeAtualizado, setNomeAtualizado] = useState(''); // aqui nós gerenciamos o evento onClick do botão const tratarEventoClick = () => { // vamos obter o conteúdo da caixa de texto // usando "txtNome.current.value" setNomeAtualizado(txtNome.current.value); }; // e retornamos para renderização return ( <div> <input type="text" id="nome" name="nome" ref={txtNome}/> <h2>Nome Atualizado: {nomeAtualizado}</h2> <button onClick={tratarEventoClick}> Atualizar Estado</button> </div> ); } E aqui está o código para o index.js: // vamos fazer os imports necessários import React from 'react'; import ReactDOM from 'react-dom/client'; import './index.css'; import App from './App'; // definimos a raiz da aplicação React const root = ReactDOM.createRoot( document.getElementById('root')); // e renderizamos a aplicação no navegador root.render( <React.StrictMode> <App /> </React.StrictMode> ); Execute a aplicação React, digite um nome na caixa de texto e clique o botão Atualizar Estado. Somente neste momento é que o conteúdo da caixa de texto será transferido para o estado nomeAtualizado e refletido no elemento <h2>. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de Java - Como inverter a ordem dos elementos de um array usando apenas uma variável temporáriaQuantidade de visualizações: 9656 vezes |
Pergunta/Tarefa: Considere o seguinte trecho de código: // declara, constrói e inicializa um array de 10 inteiros int valores[] = {6, 3, 90, 1, 54, 7, 12, 32, 9, 4}; int temp; Ordem inicial: 6 3 90 1 54 7 12 32 9 4 Ordem invertida: 4 9 32 12 7 54 1 90 3 6 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: package estudos; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // declara, constrói e inicializa um array de 10 inteiros int valores[] = {6, 3, 90, 1, 54, 7, 12, 32, 9, 4}; int temp; // vamos mostar a ordem inicial dos elementos no vetor System.out.print("Ordem inicial: "); for(int i = 0; i < valores.length; i++){ System.out.print(valores[i] + " "); } // vamos inverter a ordem dos elementos no array int inicio = 0, fim = valores.length - 1; while(inicio < fim){ temp = valores[inicio]; valores[inicio] = valores[fim]; valores[fim] = temp; // incrementa e decrementa as variáveis de controle inicio++; fim--; } // vamos mostar a ordem invertida dos elementos do vetor System.out.print("\nOrdem invertida: "); for(int i = 0; i < valores.length; i++){ System.out.print(valores[i] + " "); } System.out.println(); } } |
Dart ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como calcular o cosseno de um ângulo em Dart usando o método cos() da biblioteca Math - Calculadora de cosseno em DartQuantidade de visualizações: 884 vezes |
Em geral, quando falamos de cosseno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função cosseno disponível nas linguagens de programação para calcular o cosseno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria. No entanto, é sempre importante entender o que é a função cosseno. Veja a seguinte imagem: ![]() Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles. Assim, o cosseno é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa, ou seja, o cateto adjascente dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula: \[\text{Cosseno} = \frac{\text{Cateto adjascente}}{\text{Hipotenusa}} \] Então, se dividirmos 30 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.8320, que é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa (em radianos). Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.8320. O resultado será 0.5881 (em radianos). Convertendo 0.5881 radianos para graus, nós obtemos 33.69º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto adjascente e a hipotenusa na figura acima. Pronto! Agora que já sabemos o que é cosseno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função cos() da linguagem Dart. Esta método, que faz parte da biblioteca Math, recebe um valor numérico e retorna um valor, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja: // vamos importar a biblioteca dart:math import "dart:math"; void main(){ print("Cosseno de 0 = " + cos(0).toString()); print("Cosseno de 1 = " + cos(1).toString()); print("Cosseno de 2 = " + cos(2).toString()); } Ao executar este código Dart nós teremos o seguinte resultado: Cosseno de 0 = 1.0 Cosseno de 1 = 0.5403023058681398 Cosseno de 2 = -0.4161468365471424 Note que calculamos os cossenos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função cosseno mostrada abaixo: ![]() |
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