E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
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C# ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList

Como adicionar itens ao final de uma ArrayList do C# usando o método Add()

Quantidade de visualizações: 10600 vezes
O método Add() da classe ArrayList do C# é usado quando queremos adicionar itens no final da lista. Este método aceita como parâmetro o elemento a ser adicionado. Este elemento é do tipo Object, ou seja, podemos inserir desde tipos primitivos até objetos de nossas próprias classes (incluindo o valor null), uma vez que estas também herdam de Object, direta ou indiretamente.

Note que o método Add() poderá atirar uma exceção do tipo NotSupportedException se a ArrayList for somente leitura ou possuir um tamanho fixo. Eis o código para o exemplo:

using System;
using System.Collections;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      // Cria o ArrayList
      ArrayList nomes = new ArrayList();

      // Adiciona nomes de pessoas
      nomes.Add("Osmar J. Silva");
      nomes.Add("Carlos de Souza");
      nomes.Add("Mirian Fernanda Costa");

      // Percorre os elementos da ArrayList
      // usando o laço for
      for (int i = 0; i < nomes.Count; i++) {
        Console.Write("{0}\n", nomes[i]);
      }

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

Osmar J. Silva
Carlos de Souza
Mirian Fernanda Costa


Java ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado

Java Swing para iniciantes - Como detectar eventos do teclado em uma janela JFrame do Java Swing

Quantidade de visualizações: 13471 vezes
Eventos do teclado podem ser detectados em uma janela JFrame do Java Swing por meio da interface KeyListener. Neste exemplo temos uma JFrame que estende essa interface e fornece implementação para o seu método keyPressed().

Temos também um controle JTextArea desabilitado, o qual usamos para exibir a letra e o código da tecla pressionada.

Veja o resultado na imagem abaixo:



E aqui está o código Java Swing completo para o exemplo:

package arquivodecodigos;

import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
 
public class Estudos extends JFrame implements KeyListener{
  private JTextArea textArea;  
 
  public Estudos(){
    super("Eventos do Mouse e Teclado");
    Container c = getContentPane();
    FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT);
    c.setLayout(layout);
    textArea = new JTextArea(100, 150);
    textArea.setEnabled(false);    
    textArea.setDisabledTextColor(Color.BLACK); 
    c.add(textArea);
 
    addKeyListener(this);
 
    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
     
  public void keyPressed(KeyEvent e){
    textArea.setText(
      String.format("Tecla: %s - Código Unicode: %d", 
        e.getKeyText(e.getKeyCode()), e.getKeyCode()));
  }
     
  public void keyReleased(KeyEvent e){
    // sem implementação
  }
 
  public void keyTyped(KeyEvent e){
    // sem implementação
  }   
   
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}



C ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como ler o conteúdo de um arquivo um caractere de cada vez usando a função fgetc() da linguagem C

Quantidade de visualizações: 579 vezes
A função fgetc() da linguagme C pode ser usada quando queremos ler o conteúdo de um arquivo um caractere de cada vez. Esta função retorna o caractere atualmente representado pelo indicador de posição interna no arquivo. Depois de lido o caractere, o indicador de posição avança para apontar para o próximo caractere.

Veja a assinatura desta função:

int fgetc(FILE *file); 

O trecho de código abaixo mostra como usar um laço while para ler todos os caracteres do arquivo especificado e exibir o conteúdo na tela:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  FILE *arquivo = fopen("c:\\testes.txt", "r");
  int caractere;

  // testa se o arquivo foi aberto com sucesso
  if(arquivo != NULL){

    // vamos usar um laço para ler o conteúdo do arquivo
    // e exibí-lo
    while((caractere = fgetc(arquivo)) != EOF)
      printf("%c", caractere);

    fclose(arquivo); // libera o ponteiro para o arquivo
  }
  else
    printf("Nao foi possivel abrir o arquivo.");

  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de Java - Como usar o laço for para percorrer os elementos de um array e exibí-los na ordem original e invertidos

Quantidade de visualizações: 15029 vezes
Pergunta/Tarefa:

Considere o seguinte array de inteiros:

// um array de inteiros contendo sete elementos
int valores[] = {6, 9, 12, 34, 83, 20, 17};
Escreva um programa Java console que usa um laço for para percorrer todos os elementos deste vetor duas vezes e exibí-los na ordem original e invertidos (somente na exibição, ou seja, não é necessário alterar a ordem dos elementos no array).

Seu programa deverá exibir a seguinte saída:

Ordem original:
6  9  12  34  83  20  17  

Ordem inversa:
17  20  83  34  12  9  6 
Resposta/Solução:

public static void main(String[] args){
  // um vetor de inteiros contendo sete elementos
  int valores[] = {6, 9, 12, 34, 83, 20, 17};
    
  // primeiro vamos exibir os valores do vetor na ordem original
  System.out.println("Ordem original:\n");

  for(int i = 0; i < valores.length; i++){
    System.out.print(valores[i] + "  ");
  }

  // agora vamos exibir na ordem inversa
  System.out.println("\n\nOrdem inversa:\n");

  for(int i = valores.length - 1; i >= 0; i--){
    System.out.print(valores[i] + "  ");
  }
}



C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como substituir todos os espaços em uma string pelo caractere de underline em C# usando o método Replace() da classe String

Quantidade de visualizações: 8293 vezes
Nesta dica de C# eu trago um trecho de código que mostra como substituir todos os espaços em uma string pelo caractere de sublinhado (underline). Para a realização desta tarefa nós vamos usar o método Replace() da classe String da linguagem C#.

Veja o código completo para o exemplo:

using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      string frase = "Gosto muito de C#";
      Console.WriteLine("Frase original: " + frase);

      // substitui os espaços por underline
      frase = frase.Replace(" ", "_");
      Console.WriteLine("Depois da substituição: " + frase);

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

Frase original: Gosto muito de C#
Depois da substituição: Gosto_muito_de_C#


Python ::: Python para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Como calcular a norma ou módulo de vetores nos espaços R2 e R3 usando Python - Geometria Analítica e Álgebra Linear usando Python

Quantidade de visualizações: 3995 vezes
Em Geometria Analítica e Álgebra Linear, a magnitude, norma, comprimento, tamanho ou módulo (também chamado de intensidade na Física) de um vetor é o seu comprimento, que pode ser calculado por meio da distância de seu ponto final a partir da origem, no nosso caso (0,0).

Considere o seguinte vetor no plano, ou seja, no espaço bidimensional, ou R2:

\[\vec{v} = \left(7, 6\right)\]

Aqui este vetor se inicia na origem (0, 0) e vai até as coordenadas (x = 7) e (y = 6). Veja sua plotagem no plano 2D:



Note que na imagem já temos todas as informações que precisamos, ou seja, o tamanho desse vetor é 9 (arredondado) e ele faz um ângulo de 41º (graus) com o eixo x positivo. Em linguagem mais adequada da trigonometria, podemos dizer que a medida do cateto oposto é 6, a medida do cateto adjacente é 7 e a medida da hipotenusa (que já calculei para você) é 9.

Note que já mostrei também o ângulo theta (__$\theta__$) entre a hipotenusa e o cateto adjacente, o que nos dá a inclinação da reta representada pelos pontos (0, 0) e (7, 6).

Relembrando nossas aulas de trigonometria nos tempos do colegial, temos que o quadrado da hipotenusa é a soma dos quadrados dos catetos, ou seja, o Teorema de Pitágoras:

\[a^2 = b^2 + c^2\]

Como sabemos que a potenciação é o inverso da radiciação, podemos escrever essa fórmula da seguinte maneira:

\[a = \sqrt{b^2 + c^2}\]

Passando para os valores x e y que já temos:

\[a = \sqrt{7^2 + 6^2}\]

Podemos comprovar que o resultado é 9,21 (que arredondei para 9). Não se esqueça da notação de módulo ao apresentar o resultado final:

\[\left|\vec{v}\right| = \sqrt{7^2 + 6^2}\]

E aqui está o código Python que nos permite informar os valores x e y do vetor e obter o seu comprimento, tamanho ou módulo:

# função principal do programa
def main():
  # vamos ler os valores x e y
  x = float(input("Informe o valor de x: "))
  y = float(input("Informe o valor de y: "))
  
  # vamos calcular a norma do vetor
  norma = math.sqrt(math.pow(x, 2) + math.pow(y, 2))
    
  # mostra o resultado
  print("A norma do vetor é: %0.2f" % norma)
  
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Informe o valor de x: 7
Informe o valor de y: 6
A norma do vetor é: 9.22

Novamente note que arredondei o comprimento do vetor para melhor visualização no gráfico. Para calcular a norma de um vetor no espaço, ou seja, no R3, basta acrescentar o componente z no cálculo.


Java ::: Dicas & Truques ::: Formatação de datas, strings e números

Java para iniciantes - Como controlar a quantidade de casas decimais na exibição de um valor double ou float

Quantidade de visualizações: 26885 vezes
Este trecho de código mostra como usar o método printf() do Java 5.0 para definir a quantidade de casas decimais na exibição de um valor double.

Obs: Veja que há arredondamento durante a redução das casas decimais.

Eis o código completo para o exemplo:

package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    double valor = 54.235344213;
    // exibe o valor original
    System.out.println(valor);
    
    // exibe o valor com duas casas decimais
    System.out.printf("%.2f\n", valor);
 
    // exibe o valor com quatro casas decimais
    System.out.printf("%.4f\n", valor);
   
    // exibe o valor com cinco casas decimais
    System.out.printf("%.5f\n", valor);
 
    // exibe o valor com uma casa decimal
    System.out.printf("%.1f", valor);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

54.235344213
54,24
54,2353
54,23534
54,2


React ::: Elementos de Formulários HTML ::: input type text Element/Object

Como obter o conteúdo de uma caixa de texto em React usando a função useRef() para acessar os elementos HTML

Quantidade de visualizações: 771 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar useRef() para criar uma referência para um elemento HTML <input type="text">. Em seguida nós vamos usar a propriedade current.value para retornar o conteúdo da caixa de texto e atualizar o estado nomeAtualizado, criado a partir da função useState().

Este código, embora simples, é o ponto de partida para aplicações React bem interessantes, pois não fazemos uso do evento onChange das caixas de texto para atualizar o estado da aplicação. Isso, como é fácil de se perceber, economiza os recursos gastos em processamento desnecessário.

Veja o código para App.js:

// vamos importar o useState e useRef
import {useState, useRef} from 'react';

// função App() que será exportada
export default function App() {
  // vamos criar uma referência para a caixa
  // de texto. Veja que esta referência será
  // usada na declaração do elemento input type text
  const txtNome = useRef(null);

  // vamos usar um estado para guardarmos o conteúdo
  // da caixa de texto
  const [nomeAtualizado, setNomeAtualizado] = useState('');

  // aqui nós gerenciamos o evento onClick do botão
  const tratarEventoClick = () => {
    // vamos obter o conteúdo da caixa de texto
    // usando "txtNome.current.value"
    setNomeAtualizado(txtNome.current.value);
  };

  // e retornamos para renderização
  return (
    <div>
      <input type="text"
        id="nome" name="nome"
        ref={txtNome}/>

      <h2>Nome Atualizado: {nomeAtualizado}</h2>

      <button onClick={tratarEventoClick}>
	Atualizar Estado</button>
    </div>
  );
}

E aqui está o código para o index.js:

// vamos fazer os imports necessários
import React from 'react';
import ReactDOM from 'react-dom/client';
import './index.css';
import App from './App';

// definimos a raiz da aplicação React
const root = ReactDOM.createRoot(
  document.getElementById('root'));

// e renderizamos a aplicação no navegador
root.render(
  <React.StrictMode>
    <App />
  </React.StrictMode>
);

Execute a aplicação React, digite um nome na caixa de texto e clique o botão Atualizar Estado. Somente neste momento é que o conteúdo da caixa de texto será transferido para o estado nomeAtualizado e refletido no elemento <h2>.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de Java - Como inverter a ordem dos elementos de um array usando apenas uma variável temporária

Quantidade de visualizações: 9656 vezes
Pergunta/Tarefa:

Considere o seguinte trecho de código:

// declara, constrói e inicializa um array de 10 inteiros
int valores[] = {6, 3, 90, 1, 54, 7, 12, 32, 9, 4};
int temp;
Escreva um programa Java GUI ou console que inverta a ordem dos elementos do vetor valores usando apenas a variável temp, ou seja, não é permitido usar nenhum método disponível em classes Java. Sua saída deverá ser algo como:

Ordem inicial:

6   3   90   1   54   7   12   32   9   4   

Ordem invertida:

4   9   32   12   7   54   1   90   3   6
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

package estudos;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // declara, constrói e inicializa um array de 10 inteiros
    int valores[] = {6, 3, 90, 1, 54, 7, 12, 32, 9, 4};
    int temp;
    
    // vamos mostar a ordem inicial dos elementos no vetor
    System.out.print("Ordem inicial: ");
    for(int i = 0; i < valores.length; i++){
      System.out.print(valores[i] + "   ");  
    }
    
    // vamos inverter a ordem dos elementos no array
    int inicio = 0, fim = valores.length - 1;  
    while(inicio < fim){
      temp = valores[inicio];
      valores[inicio] = valores[fim];
      valores[fim] = temp;
      // incrementa e decrementa as variáveis de controle
      inicio++; 
      fim--;
    }
    
    // vamos mostar a ordem invertida dos elementos do vetor
    System.out.print("\nOrdem invertida: ");
    for(int i = 0; i < valores.length; i++){
      System.out.print(valores[i] + "   ");  
    }
    
    System.out.println();
  }
}



Dart ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como calcular o cosseno de um ângulo em Dart usando o método cos() da biblioteca Math - Calculadora de cosseno em Dart

Quantidade de visualizações: 884 vezes
Em geral, quando falamos de cosseno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função cosseno disponível nas linguagens de programação para calcular o cosseno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria.

No entanto, é sempre importante entender o que é a função cosseno. Veja a seguinte imagem:



Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles.

Assim, o cosseno é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa, ou seja, o cateto adjascente dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula:

\[\text{Cosseno} = \frac{\text{Cateto adjascente}}{\text{Hipotenusa}} \]

Então, se dividirmos 30 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.8320, que é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa (em radianos).

Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.8320. O resultado será 0.5881 (em radianos). Convertendo 0.5881 radianos para graus, nós obtemos 33.69º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto adjascente e a hipotenusa na figura acima.

Pronto! Agora que já sabemos o que é cosseno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função cos() da linguagem Dart. Esta método, que faz parte da biblioteca Math, recebe um valor numérico e retorna um valor, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja:

// vamos importar a biblioteca dart:math
import "dart:math";

void main(){
  print("Cosseno de 0 = " + cos(0).toString());
  print("Cosseno de 1 = " + cos(1).toString());
  print("Cosseno de 2 = " + cos(2).toString());
}

Ao executar este código Dart nós teremos o seguinte resultado:

Cosseno de 0 = 1.0
Cosseno de 1 = 0.5403023058681398
Cosseno de 2 = -0.4161468365471424

Note que calculamos os cossenos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função cosseno mostrada abaixo:



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