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VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como copiar todos os elementos de um vetor para outro em VB.NET usando o método CopyTo() da classe ArrayQuantidade de visualizações: 7375 vezes |
Nesta dica eu mostro como podemos usar o método CopyTo() da classe Array do VB.NET para copiar todos os elementos de um array para um outro array. Veja o código completo para o exemplo: Imports System Module Program Sub Main(args As String()) ' cria um array de inteiros Dim valores() As Integer = {1, 2, 3, 4, 5} ' exibe os valores do primeiro array For Each valor As Integer In valores Console.WriteLine(valor) Next ' cria um segundo array e copia os elementos ' do primeiro para o segundo Dim valores2() As Integer = {6, 7, 8, 9, 10, 15, 20} valores.CopyTo(valores2, 0) Console.WriteLine() ' exibe os valores do segundo array For Each valor As Integer In valores2 Console.WriteLine(valor) Next Console.WriteLine("\nPressione qualquer tecla para sair...") ' pausa o programa Console.ReadKey() End Sub End Module Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado: 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5 15 20 |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Formulários |
Como enviar um formulário via código - Enviar um formulário usando JavaScript - Como disparar o método submit() do form a partir de um link - RevisadoQuantidade de visualizações: 19882 vezes |
Na maioria das páginas web, o formulário é enviado quando clicamos em um botão (o botão Enviar, por exemplo). Nesta dica mostrarei como é possível enviar um formulário clicando em um link, ou seja, disparando o método submit() do formulário HTML via programação mesmo. Veja o código completo: <html> <head> <title>Estudando JavaScript</title> </head> <body> <form name="cadastro" action="http://www.google.com" method="get"> <input type="text" name="nome"> </form> <a href="javascript:{document.cadastro.submit();}">Enviar o Formulário</a> </body> </html> Abra esta página no seu servidor web, clique no link e veja o resultado. |
Rust ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercício Resolvido de Rust - Como testar se um ano é bissexto em Rust - Um programa que lê um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou nãoQuantidade de visualizações: 463 vezes |
Pergunta/Tarefa: Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos (exceto anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400). Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. O último ano bissexto foi 2012 e o próximo será 2016. Um ano é bissexto se ele for divisível por 4 mas não por 100, ou se for divisível por 400. Escreva um programa Rust que pede ao usuário um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o ano: 2024 O ano informado é bissexto. Veja a resolução comentada deste exercício usando Rust: use std::io; use std::io::Write; // esta é a função principal do programa Rust fn main() { // variáveis usadas na resolução do problema let ano:i32; let mut ano_str = String::new(); // vamos solicitar que o usuário informe um ano print!("Informe o ano: "); std::io::stdout().flush().unwrap(); io::stdin().read_line(&mut ano_str).expect("String inválida"); ano = ano_str.trim().parse().expect("Valor inválido"); // vamos verificar se o ano informado é bissexto if ((ano % 4 == 0) && (ano % 100 != 0)) || (ano % 400 == 0) { println!("O ano informado é bissexto."); } else{ println!("O ano informado não é bissexto."); } } |
Revit C# ::: Dicas & Truques ::: Pontos e Coordenadas |
Como pedir para o usuário selecionar um ponto na área de desenho do Revit usando a função PickPoint() do objeto Selection da Revit C# APIQuantidade de visualizações: 391 vezes |
Em várias situações nós precisamos que o usuário indique um ponto na área de desenho do Revit, ou seja, as coordenadas x, y e z na qual nosso código Revit C# efetuará alguma ação. Para isso nós podemos usar a função PickPoint() do objeto Selection, que retorna um objeto da classe XYZ. O primeiro passo é acessar o documento ativo UIDocument, por meio de uma chamada a this.ActiveUIDocument. Em seguida nós definimos o tipo de snap usando a enumeração ObjectSnapTypes. Para este exemplo eu usei Endpoints e Intersections, mas você pode usar outros também, tais como Midpoints, Nearest, Intersections, etc. Uma vez obtido o tipo de snap, nós o usamos para a chamada à função PickPoint(). Feito isso nós só precisamos acessar o objeto XYZ retornado e mostrar as suas coordenadas. Veja o código Revit C# completo para o exemplo: using System; using Autodesk.Revit.UI; using Autodesk.Revit.DB; using Autodesk.Revit.UI.Selection; using System.Collections.Generic; using System.Linq; namespace Estudos { [Autodesk.Revit.Attributes.Transaction(Autodesk.Revit.Attributes. TransactionMode.Manual)] [Autodesk.Revit.DB.Macros.AddInId("ED8EC6C4-9489-48F7-B04E-B45B5D1BEB12")] public partial class ThisApplication { private void Module_Startup(object sender, EventArgs e) { // vamos obter uma referência ao UIDocument ativo UIDocument uidoc = this.ActiveUIDocument; // agora mostramos uma mensagem para o usuário selecionar um // elemento TaskDialog.Show("Aviso", "Selecione um ponto na área de desenho"); // vamos escolher o tipo de snap ObjectSnapTypes tiposSnap = ObjectSnapTypes.Endpoints | ObjectSnapTypes.Intersections; // agora o usuário seleciona um ponto e nós o guardamos na // variável ponto, do tipo XYZ XYZ ponto = uidoc.Selection.PickPoint(tiposSnap, "Selecione um ponto de extremidade ou intersecção"); // acessamos as coordenadas do ponto string coordenadas = "X = " + ponto.X + "\nY = " + ponto.Y + "\nZ = " + ponto.Z; // e mostramos o resultado TaskDialog.Show("Revit", "As coordenadas do ponto são:\n" + coordenadas); } private void Module_Shutdown(object sender, EventArgs e) { // para fazer alguma limpeza de memória ou algo assim } #region Revit Macros generated code private void InternalStartup() { this.Startup += new System.EventHandler(Module_Startup); this.Shutdown += new System.EventHandler(Module_Shutdown); } #endregion } } Ao executar este código Revit C# você terá uma mensagem TaskDialog com um resultado parecido com: As coordenadas do ponto são: X = 4.7533122 Y = 11.429872 Z = 23.3871198 |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Variáveis e Constantes |
Como verificar se uma variável PHP é do tipo object usando a função is_object()Quantidade de visualizações: 9352 vezes |
Em algumas situações podemos querer saber se o tipo de uma determinada variável é object. Este teste pode ser feito com o auxílio da função is_object() da linguagem PHP. Esta função retorna um valor true se a variável for do tipo object e false em caso contrário. Veja o código completo para o exemplo: <html> <head> <title>Estudos PHP</title> </head> <body> <?php class Pessoa{ public $nome = ''; function nome($novo_nome = NULL){ if(!is_null($novo_nome)){ $this->nome = $novo_nome; } return $this->nome; } } $pessoa = new Pessoa; if(is_object($pessoa)){ echo 'A variável $pessoa é do tipo object.'; } ?> </body> </html> Ao executarmos este código PHP nós teremos o seguinte resultado: A variável $pessoa é do tipo object. |
VB.NET ::: VB.NET para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como calcular vetor unitário em VB.NET - VB.NET para Física e EngenhariaQuantidade de visualizações: 617 vezes |
Um vetor unitário ou versor num espaço vetorial normado é um vetor (mais comumente um vetor espacial) cujo comprimento ou magnitude é 1. Em geral um vetor unitário é representado por um "circunflexo", assim: __$\hat{i}__$. O vetor normalizado __$\hat{u}__$ de um vetor não zero __$\vec{u}__$ é o vetor unitário codirecional com __$\vec{u}__$. O termo vetor normalizado é algumas vezes utilizado simplesmente como sinônimo para vetor unitário. Dessa forma, o vetor unitário de um vetor __$\vec{u}__$ possui a mesma direção e sentido, mas magnitude 1. Por magnitude entendemos o módulo, a norma ou comprimento do vetor. Então, vejamos a fórmula para a obtenção do vetor unitário: \[\hat{u} = \dfrac{\vec{v}}{\left|\vec{v}\right|}\] Note que nós temos que dividir as componentes do vetor pelo seu módulo de forma a obter o seu vetor unitário. Por essa razão o vetor nulo não possui vetor unitário, pois o seu módulo é zero, e, como sabemos, uma divisão por zero não é possível. Veja agora o código VB.NET que pede as coordenadas x e y de um vetor 2D ou R2 e retorna o seu vetor unitário: Imports System Module Program Sub Main(args As String()) ' vamos ler os valores x e y Console.Write("Informe o valor de x: ") Dim x = Double.Parse(Console.ReadLine()) Console.Write("Informe o valor de y: ") Dim y = Double.Parse(Console.ReadLine()) ' o primeiro passo é calcular a norma do vetor Dim norma = Math.Sqrt(Math.Pow(x, 2) + Math.Pow(y, 2)) ' agora obtemos as componentes x e y do vetor unitário Dim u_x = x / norma Dim u_y = y / norma ' mostra o resultado Console.WriteLine("O vetor unitário é: (x = " & u_x & "; y = " & u_y) Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...") ' pausa o programa Console.ReadKey() End Sub End Module Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor de x: -4 Informe o valor de y: 6 O vetor unitário é: (x = -0.5547001962252291; y = 0.8320502943378437 Veja agora uma modificação deste código para retornarmos o vetor unitário de um vetor 3D ou R3, ou seja, um vetor no espaço: Imports System Module Program Sub Main(args As String()) ' vamos ler os valores x, y e z Console.Write("Informe o valor de x: ") Dim x = Double.Parse(Console.ReadLine()) Console.Write("Informe o valor de y: ") Dim y = Double.Parse(Console.ReadLine()) Console.Write("Informe o valor de z: ") Dim z = Double.Parse(Console.ReadLine()) ' o primeiro passo é calcular a norma do vetor Dim norma = Math.Sqrt(Math.Pow(x, 2) + Math.Pow(y, 2) + Math.Pow(z, 2)) ' agora obtemos as componentes x, y e z do vetor unitário Dim u_x = x / norma Dim u_y = y / norma Dim u_z = z / norma ' mostra o resultado Console.WriteLine("O vetor unitário é: (x = " & u_x & "; y = " & u_y & "; z = " & u_z) Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...") ' pausa o programa Console.ReadKey() End Sub End Module Ao executarmos este novo código nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor de x: 3 Informe o valor de y: 7 Informe o valor de z: 5 O vetor unitário é: (x = 0.329292779969071; y = 0.7683498199278324; z = 0.5488212999484517 |
VB.NET ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de VB.NET - Como retornar o primeiro elemento de um vetor em VB.NETQuantidade de visualizações: 437 vezes |
Pergunta/Tarefa: Dado o vetor: [9, 5, 3, 2, 4, 8] Escreva um programa VB.NET que mostra como acessar e retornar o primeiro elemento de um vetor (array) em VB.NET. Sua saída deverá ser parecida com: O primeiro elemento do array é: 9 Veja a resolução comentada deste exercício usando VB.NET: Imports System Module Program ' função principal do programa VB.NET Sub Main(args As String()) ' vamos criar um array de inteiros Dim valores As Integer() = {9, 5, 3, 2, 4, 8} ' agora vamos retornar o primeiro elemento do vetor Dim primeiro As Integer = valores(0) ' e mostramos o resultado Console.WriteLine("O primeiro elemento do array é: " & primeiro) Console.WriteLine(vbCrLf & vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...") ' pausa o programa Console.ReadKey() End Sub End Module |
C# ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList |
Como percorrer os elementos de uma ArrayList do C# usando o laço forQuantidade de visualizações: 13610 vezes |
Este trecho de código mostra como usar o laço da linguagem C# for para percorrer todos os elementos de uma ArrayList de inteiros. Veja como usamos o valor da variável de controle i como índice para o elemento que queremos obter durante uma determinada iteração do laço. Não se esqueça de importar o namespace System.Collections. Eis o código completo para o exemplo: using System; using System.Collections; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { // Cria o ArrayList ArrayList lista = new ArrayList(); // Adiciona 5 inteiros lista.Add(30); lista.Add(2); lista.Add(98); lista.Add(1); lista.Add(9); // Percorre os elementos da ArrayList // usando o laço for for (int i = 0; i < lista.Count; i++) { Console.Write("{0} ", lista[i]); } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: 30 2 98 1 9 |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como criar e usar arrays em Ruby - Vetores e matrizes na linguagem RubyQuantidade de visualizações: 12582 vezes |
Como criar arrays em Ruby - Vetores e matrizes na linguagem Ruby Arrays (vetores e matrizes) em Ruby são criadas a partir da classe Array. Esta classe serve para agrupar uma coleção de referências a objetos. Cada referência aos objetos ocupa uma posição no array, identificada por um número inteiro não negativo. Podemos criar arrays em Ruby de duas formas: usando literais ou explicitamente, criando um objeto Array. Veja como criar um array usando a notação literal: # cria um array de valores inteiros valores = [43, 12, 8, 56] # obtém o valor do segundo elemento valor = valores[1] # altera o valor do primeiro elemento valores[0] = 5 Vamos agora criar um array usando um objeto da classe Array: # cria um objeto da classe Array valores = Array.new # atribui valores inteiros ao array valores[0] = 76 valores[1] = 3 valores[2] = 9 valores[3] = 87 # obtém o valor do segundo elemento valor = valores[1] # altera o valor do primeiro elemento valores[0] = 5 Arrays em Ruby armazenam referências a objetos e, como em Ruby tudo é objeto, podemos criar arrays de tipos diferentes. Veja: # cria um array de tipos diferentes valores = [43, "Osmar", 7.5] # obtém o valor do segundo elemento valor = valores[1] # altera o valor do primeiro elemento valores[0] = 5 |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como embaralhar os elementos de um array em PHP usando a função shuffle() - Vetores e matrizes em PHPQuantidade de visualizações: 12760 vezes |
Em algumas situações nós precisamos misturar os elementos de um vetor em PHP, ou seja, embaralhar de forma aleatória os elementos. Para isso nós podemos usar a função shuffle(), que recebe um vetor e o devolve com a ordem dos elementos embaralhada de forma randômica. Veja o exemplo completo: <html> <head> <title>Estudando PHP</title> </head> <body> <?php $nomes = array("Osmar", "Marcos", "Igor", "Gustavo"); // ordem original for($i = 0; $i < count($nomes); $i++){ echo $nomes[$i] . "<br>"; } echo "<br>"; // embaralha o vetor shuffle($nomes); // ordem embaralhada for($i = 0; $i < count($nomes); $i++){ echo $nomes[$i] . "<br>"; } ?> </body> </html> Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Osmar Marcos Igor Gustavo Gustavo Osmar Marcos Igor |
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