C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de C - Escreva um programa C para mover todos os zeros para o final do vetor, sem alterar a ordem dos elementos já presentes no arrayQuantidade de visualizações: 863 vezes |
Pergunta/Tarefa: Dado o seguinte vetor de inteiros: // vamos declarar e construir um vetor de 8 inteiros int valores[] = {0, 3, 0, 5, 7, 4, 0, 9}; Sua saída deverá ser parecida com: Vetor na ordem original: 0 3 0 5 7 4 0 9 Vetor com os zeros deslocados para o final: 3 5 7 4 9 0 0 0 Veja a resolução comentada deste exercício usando C: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> int main(int argc, char *argv[]){ // vamos declarar e construir um vetor de 8 inteiros int valores[] = {0, 3, 0, 5, 7, 4, 0, 9}; int i; // para o controle do laço int j; // variável auxiliar int temp; // variável temporária setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português // vamos mostrar o vetor na ordem original printf("Vetor na ordem original:\n"); for(i = 0; i < 8; i++){ printf("%d ", valores[i]); } // vamos inicializar j como 0 para que ele aponte para // o primeiro elemento do vetor j = 0; // agora o laço for percorre todos os elementos do vetor, // incrementanto a variável i e deixando o j em 0 for(i = 0; i < 8; i++){ // encontramos um valor que não é 0 if(valores[i] != 0){ // fazemos a troca entre os elementos nos índices // i e j temp = valores[i]; valores[i] = valores[j]; valores[j] = temp; // e avançamos o j para o elemento seguinte j++; } } // agora mostramos o resultado printf("\n\nVetor com os zeros deslocados para o final:\n"); for(i = 0; i < 8; i++){ printf("%d ", valores[i]); } printf("\n\n"); system("pause"); return 0; } Não se esqueça: A resolução do exercício deve ser feita sem a criação de um vetor, array ou lista adicional, e os elementos diferentes de zero devem permanecer na mesma ordem que eles estavam antes. |
Java ::: Java + MySQL ::: Metadados da Base de Dados (Database Metadata) |
Java MySQL - Como obter uma lista das funções numéricas (matemática) suportadas pelo MySQL usando o método getNumericFunctions() da interface DatabaseMetaDataQuantidade de visualizações: 5690 vezes |
Em algumas situações gostaríamos de, via código, obter uma lista das funções numéricas, ou seja, funções matemáticas, suportadas pelo MS SQL Server. Para isso podemos usar o método getNumericFunctions() da interface DatabaseMetaData. É importante observar que, no Sun Microsystem's JDBC Driver for MySQL, a interface DatabaseMetaData é implementada por uma classe do mesmo nome, no pacote com.mysql.jdbc.DatabaseMetaData. E esta classe implementa o método getNumericFunctions() de forma a retornar a lista de funções numéricas separadas por vírgulas. Veja um trecho de código Java no qual listamos todas as funções numéricas suportados no MySQL 5.0: package estudosbancodados; import java.sql.Connection; import java.sql.DatabaseMetaData; import java.sql.DriverManager; import java.sql.SQLException; public class EstudosBancoDados{ public static void main(String[] args) { // strings de conexão String databaseURL = "jdbc:mysql://localhost/estudos"; String usuario = "root"; String senha = "osmar1234"; String driverName = "com.mysql.jdbc.Driver"; try { Class.forName(driverName).newInstance(); Connection conn = DriverManager.getConnection(databaseURL, usuario, senha); // vamos obter um objeto da classe com.mysql.jdbc.DatabaseMetaData DatabaseMetaData dbmd = conn.getMetaData(); // vamos obter a lista de funções numéricas disponíveis // nesta versão do MySQL String funcoesNumericas = dbmd.getNumericFunctions(); // como a lista de funções está separada por vírgulas, vamos obter // uma matriz de strings String funcoes[] = funcoesNumericas.split(","); // vamos mostrar o resultado for(int i = 0; i < funcoes.length; i++){ System.out.println(funcoes[i]); } } catch (SQLException ex) { System.out.println("SQLException: " + ex.getMessage()); System.out.println("SQLState: " + ex.getSQLState()); System.out.println("VendorError: " + ex.getErrorCode()); } catch (Exception e) { System.out.println("Problemas ao tentar conectar com o banco de dados: " + e); } } } Ao executarmos este código teremos o seguite resultado: ABS ACOS ASIN ATAN ATAN2 BIT_COUNT CEILING COS COT DEGREES EXP FLOOR LOG LOG10 MAX MIN MOD PI POW POWER RADIANS RAND ROUND SIN SQRT TAN TRUNCATE |
Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como usar o método charAt() da classe String para obter o caractere em uma determinada posição de uma frase ou texto - RevisadoQuantidade de visualizações: 479 vezes |
Em várias situações, principalmente quando estamos trabalhando com palavras e textos em Java, surge a necessidade de acessarmos as letras individuais de strings. Para isso podemos usar o método charAt() da classe String. Este método recebe um inteiro indicando o índice do caractere na String. Lembre-se de que os índices começam sempre em 0 em Java. O retorno do método charAt() é um char. Veja um exemplo: public class Estudos{ public static void main(String[] args){ String frase = "Programar em Java é muito bom"; // Lembre-se: o indice começa em 0 char letra = frase.charAt(2); System.out.println("O caractere no índice 2 é: " + letra); System.exit(0); } } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: O caractere no índice 2 é: o Esta dica foi revisada e testada no Java 8. |
C ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como testar se um arquivo existe usando a linguagem CQuantidade de visualizações: 14308 vezes |
Muitas vezes precisamos saber se um determinado arquivo existe antes de efetuarmos alguma operação. O trecho de código abaixo mostra como você pode implementar uma função file_exists() em C que pode ser usada em seus programas. O segredo aqui é tentar abrir o arquivo passado como argumento para a função. Se o arquivo for aberto com sucesso, sabemos que ele existe e a função retorna o valor 1 (true), do contrário retorna 0 (false):#include <stdio.h> #include <stdlib.h> /* Implementação de uma função file_exists() em C. Se o arquivo existir o valor 1 (true) será retornado. Caso contrário a função retornará 0 (false). */ int file_exists(const char *filename) { FILE *arquivo; if(arquivo = fopen(filename, "r")) { fclose(arquivo); return 1; } return 0; } int main(int argc, char *argv[]) { // testa se o arquivo existe if(file_exists("c:\\testes.txt")){ printf("O arquivo existe no local especificado.\n"); } else printf("O arquivo NAO existe no local especificado.\n"); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Um programa que lê três números e os classifica e exibe em ordem crescenteQuantidade de visualizações: 6903 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que pede ao usuário três números inteiros. Em seguida, ordene os três valores em ordem crescente e os exiba. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro valor: 7 Informe o segundo valor: 4 Informe o terceiro valor: 6 Os números ordenados em ordem crescente são: 4 6 7 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos pedir que o usuário informe três números inteiros System.out.print("Informe o primeiro valor: "); int num1 = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe o segundo valor: "); int num2 = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe o terceiro valor: "); int num3 = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // o primeiro número é maior que o segundo? vamos trocá-los if(num1 > num2){ int temp = num1; num1 = num2; num2 = temp; } // o segundo número é maior que o terceiro? vamos trocá-los if(num2 > num3){ int temp = num2; num2 = num3; num3 = temp; } // depois da segunda troca o número 1 é novamente maior que o número 2? if(num1 > num2){ int temp = num1; num1 = num2; num2 = temp; } // mostra o resultado System.out.println("Os números ordenados em ordem crescente são: "); System.out.println(num1 + " " + num2 + " " + num3); System.out.println("\n"); } } |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como acessar os caracteres de uma string individualmente em PHP usando índicesQuantidade de visualizações: 223 vezes |
Em algumas situações nós gostaríamos de acessar os caracteres individuais de uma palavra, frase ou texto em PHP. Isso pode ser feito por meio da notação de índices, ou seja, usando []. Veja um exemplo abaixo: <?php $nome = "Carlos de Jesus"; echo "O primeiro caractere é " . $nome[0]; ?> Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado: O primeiro caractere é C |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Tratamento de Erros |
Como retornar o nome ou tipo de exceção de um erro em JavaScript usando a propriedade name do objeto ErrorQuantidade de visualizações: 7139 vezes |
Em várias situações nós precisamos saber o nome do tipo de erro de tempo de execução em JavaScript. Para isso nós podemos usar a propriedade name do objeto Error. Veja um código JavaScript completo demonstrando o seu uso: <!doctype html> <html> <head> <title>Estudos JavaScript</title> </head> <body> <script language="javascript"> // o trecho de código a seguir vai provocar // um erro de tempo de execução em JavaScript try{ // y não foi definido var x = y; } catch(e){ document.write("Tipo do erro: " + e.name); } </script> </body> </html> Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: Tipo do erro: ReferenceError A propriedade name do objeto Error pode retornar os seguintes valores: EvalError - Um erro provocado pela função eval. RangeError - Um erro provocado por um número fora da faixa permitida. ReferenceError - Uma referência ilegal provocou o erro. SyntaxError - Um erro de sintáxe. TypeError - Um erro provocado por uma conversão de tipos. URIError - Provocado por um erro na função encodeURI(). |
GNU Octave ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular o coeficiente angular de uma reta em GNU Octave dados dois pontos no plano cartesianoQuantidade de visualizações: 1552 vezes |
O Coeficiente Angular de uma reta é a variação, na vertical, ou seja, no eixo y, pela variação horizontal, no eixo x. Sim, isso mesmo. O coeficiente angular de uma reta tem tudo a ver com a derivada, que nada mais é que a taxa de variação de y em relação a x. Vamos começar analisando o seguinte gráfico, no qual temos dois pontos distintos no plano cartesiano: ![]() Veja que o segmento de reta AB passa pelos pontos A (x=3, y=6) e B (x=9, y=10). Dessa forma, a fórmula para obtenção do coeficiente angular m dessa reta é: \[\ \text{m} = \frac{y_2 - y_1}{x_2 - x_1} = \frac{\Delta y}{\Delta x} = tg \theta \] Note que __$\Delta y__$ e __$\Delta x__$ são as variações dos valores no eixo das abscissas e no eixo das ordenadas. No triângulo retângulo que desenhei acima, a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto oposto e a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto adjascente. Veja agora o trecho de código na linguagem GNU Octave (script GNU Octave) que solicita as coordenadas x e y dos dois pontos, efetua o cálculo e mostra o coeficiente angular m da reta que passa pelos dois pontos: # x e y do primeiro ponto x1 = input("Coordenada x do primeiro ponto: ") y1 = input("Coordenada y do primeiro ponto: ") # x e y do segundo ponto x2 = input("Coordenada x do segundo ponto: ") y2 = input("Coordenada y do segundo ponto: ") # agora vamos calcular o coeficiente angular m = (y2 - y1) / (x2 - x1) # mostramos o resultado fprintf("O coeficiente angular é: %f\n\n", m) Ao executar este código em linguagem GNU Octave nós teremos o seguinte resultado: Coordenada x do primeiro ponto: 3 x1 = 3 Coordenada y do primeiro ponto: 6 y1 = 6 Coordenada x do segundo ponto: 9 x2 = 9 Coordenada y do segundo ponto: 10 y2 = 10 m = 0.6667 O coeficiente angular é: 0.666667 Veja agora como podemos calcular o coeficiente angular da reta que passa pelos dois pontos usando o Teorema de Pitágoras. Note que agora nós estamos tirando proveito da tangente do ângulo Theta (__$\theta__$), também chamado de ângulo Alfa ou Alpha (__$\alpha__$): # x e y do primeiro ponto x1 = input("Coordenada x do primeiro ponto: ") y1 = input("Coordenada y do primeiro ponto: ") # x e y do segundo ponto x2 = input("Coordenada x do segundo ponto: ") y2 = input("Coordenada y do segundo ponto: ") # vamos obter o comprimento do cateto oposto cateto_oposto = y2 - y1 # e agora o cateto adjascente cateto_adjascente = x2 - x1 # vamos obter o ângulo tetha, ou seja, a inclinação da hipetunesa # (em radianos, não se esqueça) tetha = atan2(cateto_oposto, cateto_adjascente) # e finalmente usamos a tangente desse ângulo para calcular # o coeficiente angular tangente = tan(tetha) # mostramos o resultado fprintf("O coeficiente angular é: %f\n\n", tangente) Ao executar este código você verá que o resultado é o mesmo. No entanto, fique atento às propriedades do coeficiente angular da reta: 1) O coeficiente angular é positivo quando a reta for crescente, ou seja, m > 0; 2) O coeficiente angular é negativo quando a reta for decrescente, ou seja, m < 0; 3) Se a reta estiver na horizontal, ou seja, paralela ao eixo x, seu coeficiente angular é zero (0). 4) Se a reta estiver na vertical, ou seja, paralela ao eixo y, o coeficiente angular não existe. |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como resolver uma equação do segundo grau em JavaScript - Como calcular Bhaskara em JavaScriptQuantidade de visualizações: 946 vezes |
Como resolver uma equação do 2º grau usando JavaScript Nesta dica mostrarei como encontrar as raízes de uma equação quadrática, ou seja, uma equação do 2º usando a linguagem JavaScript. Definimos como equação do 2º grau ou equações quadráticas qualquer equação do tipo ax² + bx + c = 0 em que a, b e c são números reais e a ≠ 0. Ela recebe esse nome porque, no primeiro membro da igualdade, há um polinômio de grau dois com uma única incógnita. Note que, dos coeficientes a, b e c, somente o a é diferente de zero, pois, caso ele fosse igual a zero, o termo ax² seria igual a zero, logo a equação se tornaria uma equação do primeiro grau: bx + c = 0. Independentemente da ordem da equação, o coeficiente a sempre acompanha o termo x², o coeficiente b sempre acompanha o termo x, e o coeficiente c é sempre o termo independente. Como resolver uma equação do 2º grau Conhecemos como soluções ou raízes da equação ax² + bx + c = 0 os valores de x que fazem com que essa equação seja verdadeira. Uma equação do 2º grau pode ter no máximo dois números reais que sejam raízes dela. Para resolver equações do 2º grau completas, existem dois métodos mais comuns: a) Fórmula de Bhaskara; b) Soma e produto. O primeiro método é bastante mecânico, o que faz com que muitos o prefiram. Já para utilizar o segundo, é necessário o conhecimento de múltiplos e divisores. Além disso, quando as soluções da equação são números quebrados, soma e produto não é uma alternativa boa. Como resolver uma equação do 2º grau usando Bhaskara Como nosso código JavaScript vai resolver a equação quadrática usando a Fórmula de Bhaskara, o primeiro passo é encontrar o determinante. Veja: \[\Delta =b^2-4ac\] Nem sempre a equação possui solução real. O valor do determinante é que nos indica isso, existindo três possibilidades: a) Se determinante > 0, então a equação possui duas soluções reais. b) Se determinante = 0, então a equação possui uma única solução real. c) Se determinante < 0, então a equação não possui solução real. Encontrado o determinante, só precisamos substituir os valores, incluindo o determinante, na Fórmula de Bhaskara: \[x = \dfrac{- b\pm\sqrt{b^2- 4ac}}{2a}\] Vamos agora ao código JavaScript. Nossa aplicação vai pedir para o usuário informar os valores dos três coeficientes a, b e c e, em seguida, vai apresentar as raizes da equação: <!doctype html> <html> <head> <title>Aprenda Matemática Usando JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // os coeficientes var a, b, c; // as duas raizes, a imaginaria e o discriminante var raiz1, raiz2, imaginaria, discriminante; // vamos pedir para o usuário informar os valores dos coeficientes a = parseFloat(window.prompt("Valor do coeficiente a: ")); b = parseFloat(window.prompt("Valor do coeficiente b: ")); c = parseFloat(window.prompt("Valor do coeficiente c: ")); // vamos calcular o discriminante discriminante = (b * b) - (4 * a * c); // a equação possui duas soluções reais? if(discriminante > 0){ raiz1 = (-b + Math.sqrt(discriminante)) / (2 * a); raiz2 = (-b - Math.sqrt(discriminante)) / (2 * a); document.write("Existem duas raizes: x1 = " + raiz1 + " e x2 = " + raiz2); } // a equação possui uma única solução real? else if(discriminante == 0){ raiz1 = raiz2 = -b / (2 * a); document.write("Existem duas raizes iguais: x1 = " + raiz1 + " e x2 = " + raiz2); } // a equação não possui solução real? else if(discriminante < 0){ raiz1 = raiz2 = -b / (2 * a); imaginaria = Math.sqrt(-discriminante) / (2 * a); document.write("Existem duas raízes complexas: x1 = " + raiz1 + " + " + imaginaria + " e x2 = " + raiz2 + " - " + imaginaria); } </script> </body> </html> Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: Valor do coeficiente a: 1 Valor do coeficiente b: 2 Valor do coeficiente c: -3 Existem duas raizes: x1 = 1 e x2 = -3 |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres |
Exercícios Resolvidos de Java - O caractere ausente. Escreva um método Java que receba uma string não vazia e um inteiro positivo.Quantidade de visualizações: 976 vezes |
Pergunta/Tarefa: O desafio do caractere faltante. Escreva um programa Java contendo um método que receberá uma palavra, frase ou texto e um inteiro positivo. Este método deverá retornar a palavra, frase ou texto com o caractere removido no índice especificado pelo inteiro fornecido como segundo argumento para o método. Certifique-se de que a string passada para o método não esteja vazia e de que o valor inteiro no segundo argumento não esteja fora da faixa permitida, ou seja, não seja menor que 0 nem maior que o comprimento da string - 1. Sua saída deverá ser parecida com: Informe uma palavra, frase ou texto: JAVASCRIPT Informe um número inteiro: 4 O resultado é: JAVACRIPT Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos pedir para o usuário informar uma palavra, frase ou texto System.out.print("Informe uma palavra, frase ou texto: "); String str = entrada.nextLine().trim(); // agora vamos pedir para o usuário informar um número inteiro System.out.print("Informe um número inteiro: "); int indice = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // os dados são válidos? if(str.isEmpty()){ System.out.println("\nA string informada está vazia\n"); } else if(indice < 0 || indice > str.length() - 1){ System.out.println("\nO índice não está na faiza permitida\n"); } else{ String resultado = caractereFaltante(str, indice); System.out.println("O resultado é: " + resultado); } } public static String caractereFaltante(String str, int indice){ // primeiro nós obtemos uma substring que vai do primeiro // índice até o indice informado pelo usuário, sem incluí-lo String inicio = str.substring(0, indice); // agora obtemos o restante da string a partir do índice informado // pelo usuário, sem incluí-lo, é claro String fim = str.substring(indice + 1, str.length()); return inicio + fim; } } |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares |
Python - Exercícios Resolvidos de Python - Como converter de binário para decimal em Python usando o laço for |
Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo |
Java - Java Swing - Como criar sua primeira JTree usando um vetor de nomes de linguagens de programação JavaScript - Como testar se um ponto está dentro de um círculo em JavaScript - Desenvolvimento de Games com JavaScript |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes |
Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site |
Python - Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentado |
Últimos Exercícios Resolvidos |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
1º lugar: Java |