PHP ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como testar se duas strings são iguais em PHP sem considerar maiúsculas e minúsculas usando a função strcasecmp()Quantidade de visualizações: 65 vezes |
Em algumas situações nós gostaríamos de testar se duas strings são iguais em PHP, sem diferentes letras maiúsculas e minúsculas. Isso pode ser feito com o auxílio da função strcasecmp(), que retorna um valor 0 se as duas strings forem iguais. Veja um exemplo completo de seu uso: <?php $palavra1 = "Programar"; $palavra2 = "PROGRAMAR"; echo "A primeira palavra é: " . $palavra1; echo "\nA segunda palavra é: " . $palavra2; if(strcasecmp($palavra1, $palavra2) == 0){ echo "\nAs duas palavras são iguais"; } else{ echo "\nAs duas palavras são diferentes"; } ?> Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado: A primeira palavra é: Programar A segunda palavra é: PROGRAMAR As duas palavras são iguais |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como substituir todas as ocorrências de uma substring em uma string C++ usando uma função substituir_string() personalizadaQuantidade de visualizações: 10482 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos tirar proveito das funções empty(), size(), find(), replace() e length() da classe String do C++ para escrever uma função substituir_string() personalizada que nos permite substituir todas as ocorrências de uma substring em uma string. Veja o código C++ completo para o exemplo: #include <string> #include <iostream> using namespace std; // função personalizada para substituir todas as ocorrências // de uma substring em uma string void substituir_string(string& str, const string de, const string para){ // variáveis auxiliares int i = 0, indice; // a string está vazia? if(str.empty()){ str = de; return; } // fazemos as substituições da substring while(i < str.size()){ indice = str.find(de, 0); if(indice >= 0){ str.replace(indice, de.length(), para); } else{ return; } i++; } } // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // vamos criar uma string string frase = "Java? Gosto de Java, Java!"; cout << "A frase original é: " << frase << endl; // Substitui as ocorrências de "Java" por "PHP" substituir_string(frase, "Java", "PHP"); // e mostramos o resultado cout << "Depois da substituição: " << frase << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: A frase original é Java? Gosto de Java, Java! Depois da substituição: PHP? Gosto de PHP, PHP! |
C# ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como usar a classe Calendar em suas aplicações C#Quantidade de visualizações: 11767 vezes |
A classe Calendar da plataforma .NET está presente no namespace System.Globalization. Esta é uma classe abstrata (não pode ser instanciada e serve somente como classe base para futuras implementações) que implementa a interface ICloneable. Veja sua posição na hierarquia de classes da plataforma .NET:System.Object System.Globalization.Calendar Um calendário divide o tempo em unidades, tais como semanas, meses e anos. O número, comprimento e início destas divisões variam de acordo com cada calendário. Qualquer momento no tempo pode ser representado como um conjunto de valores numéricos usando um calendário em particular. Por exemplo, um equinócio vernal ocorreu em (1999, 3, 20, 8, 46, 0, 0.0) no calendário Gregoriano (Gregorian calendar), ou seja, 20 de março de 1999 C.E às 8:46:00:0.0. Uma implementação de Calendar pode mapear cada data na faixa de um calendário específico para um conjunto similiar de valores numéricos, e DateTime pode mapear tais conjuntos de valores numéricos para uma representação textual usando informações de Calendar e DateTimeFormatInfo. A representação textual pode ser dependente de cultura (culture-sensitive) (por exemplo, "8:46 AM March 20th 1999 AD" para a cultura en-US) ou independente de cultura (culture-insensitive) (por exemplo, "1999-03-20T08:46:00" no formato ISO 8601). Uma implementação de Calendar pode definir uma ou mais eras. A classe Calendar identifica tais eras como uma enumeração de inteiros na qual a era atual (CurrentEra) tem o valor 0. Para compensar a diferença entre o ano do calendário e a tempo real que a terra se movimenta ao redor do sol ou o tempo real que a lua se movimenta ao redor da terra, um ano bissexto tem um número diferente de dias que um ano padrão de um calendário. Cada implementação de Calendar define anos bissextos de forma diferenciada. Para fins de consistência, a primeira unidade de cada intervalo (por exemplo, o primeiro mês) recebe o valor 1. O trecho de código abaixo mostra como obter o calendário padrão não dependente de cultura e então exibir o valor numérico referente ao dia do mês: static void Main(string[] args){ // using System.Globalization; // obtém uma instância da implementação padrão de // Calendar não dependente da cultura local Calendar c = CultureInfo.InvariantCulture.Calendar; // obtém a data e hora atual DateTime agora = DateTime.Now; // obtém o dia do ano int dia = c.GetDayOfMonth(agora); Console.WriteLine("O dia do mês é: {0}", dia); // pausa o programa Console.ReadKey(); } O namespace System.Globalization inclui as seguintes implementações de Calendar: GregorianCalendar, HebrewCalendar, HijriCalendar, JapaneseCalendar, JulianCalendar, KoreanCalendar, TaiwanCalendar e ThaiBuddhistCalendar. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Timers |
Java Swing Exemplo completo: Como usar um timer para atualizar a hora atual em uma JLabelQuantidade de visualizações: 17196 vezes |
Este exemplo mostra como criar uma janela JFrame contendo dois botões JButton, um label JLabel e um timer (java.awt.Timer). Quando o timer dispara, o texto da label é atualizado para refletir a hora atual. Veja o resultado na imagem abaixo: ![]() E aqui está o código Java Swing completo para o exemplo: package arquivodecodigos; import java.awt.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.*; import java.util.Calendar; import java.text.DecimalFormat; public class Estudos extends JFrame{ JLabel hora; Timer timer; DecimalFormat formato; public Estudos() { super("Usando timers em Java"); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new FlowLayout(FlowLayout.LEFT)); formato = new DecimalFormat("00"); // Cria o timer timer = new Timer(1000, new ActionListener(){ @Override public void actionPerformed(ActionEvent e){ atualizarHoras(); } }); // Cria um botão com o texto "Iniciar" JButton iniciar = new JButton("Iniciar"); iniciar.addActionListener( new ActionListener(){ @Override public void actionPerformed(ActionEvent e){ timer.start(); // inicia o timer } } ); // Cria um botão com o texto "Parar" JButton parar = new JButton("Parar"); parar.addActionListener( new ActionListener(){ @Override public void actionPerformed(ActionEvent e){ timer.stop(); // pára o timer } } ); // JLabel que exibirá a hora atual hora = new JLabel("00:00:00"); // Adiciona os botões à janela c.add(iniciar); c.add(parar); // adiciona o label à janela c.add(hora); setSize(350, 250); setVisible(true); } private void atualizarHoras(){ // Cria uma instância de Calendar Calendar agora = Calendar.getInstance(); // horas, minutos e segundos int horas = agora.get(Calendar.HOUR); int minutos = agora.get(Calendar.MINUTE); int segundos = agora.get(Calendar.SECOND); hora.setText(formato.format(horas) + ":" + formato.format(minutos) + ":" + formato.format(segundos)); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } |
C# ::: Coleções (Collections) ::: List<T> |
Como retornar a quantidade de itens em uma List genérica do C# usando a propriedade CountQuantidade de visualizações: 10096 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos retornar o tamanho de uma List do C# usando a propriedade Count. Veja o código C# completo para o exemplo: using System; using System.Collections.Generic; namespace Estudos { class Principal { static void Main(string[] args) { // cria uma List genérica de inteiros List<int> valores = new List<int>(); // insere valores na lista valores.Add(4); valores.Add(2); valores.Add(87); valores.Add(23); // obtém a quantidade de itens na lista int quant = valores.Count; Console.WriteLine("A lista contém " + quant + " elementos."); Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: A lista contém 4 elementos. |
Python ::: wxPython ::: Controles Visuais Básicos do wxPython |
Como usar a função GetDefaultSize() para obter o tamanho padrão dos botões wx.Button em uma determinada plataforma e um determinado tamanho de fonteQuantidade de visualizações: 6550 vezes |
Quando estamos escrevendo interfaces wxPython para múltiplas plataformas, é interessante usar o método GetDefaultSize() para obter as dimensões padrão dos botões. Isso permite que o próprio sistema determine o tamanho dos botões baseado no tamanho da fonte usada. Este método retorna um objeto da classe wx.Size e as dimensões podem ser obtidas com o auxílio das propriedades width (largura) e height (altura). Veja um exemplo wxPython completo: # vamos importar a biblioteca wxPython import wx class Janela(wx.Frame): def __init__(self): wx.Frame.__init__(self, None, -1, "Usando wx.Button", size=(350, 200)) # Cria um painel panel = wx.Panel(self) # Cria um botão e o adiciona no painel self.btn = wx.Button(panel, label="Clique Aqui", pos=(10, 10), size=(100, 25)) # Anexa um evento ao botão self.Bind(wx.EVT_BUTTON, self.OnBtnClick, self.btn) # Método que será chamado ao clicar o botão def OnBtnClick(self, event): # obtém o tamanho padrão dos botões # nesta plataforma dimensoes = self.btn.GetDefaultSize() dlg = wx.MessageDialog(None, u"A largura padrão é: " + str(dimensoes.width) + u" pixels e a altura " + u"padrão é: " + str(dimensoes.height) + " pixels", "Usando wx.Button", wx.OK | wx.ICON_INFORMATION) result = dlg.ShowModal() dlg.Destroy() if __name__ == "__main__": app = wx.App() janela = Janela() janela.Show(True) app.MainLoop() |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Dados - Listas Ligadas |
Exercícios Resolvidos de Java - Como inserir um nó em qualquer posição de uma lista ligada em Java - Escreva um programa Java que cria uma lista dinamicamente encadeadaQuantidade de visualizações: 805 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que cria uma lista dinamicamente encadeada (lista singularmente encadeada) e pede para o usuário inserir 5 elementos do tipo inteiro. Em seguida peça para o usuário informar um índice e um novo elemento e insira tal elemento no índice informado. Faça a validação dos índices para que ele não saia da faixa permitida. Sua saída deve ser parecida com: Inserindo 5 valores na lista Informe o 1.o valor: 8 Informe o 2.o valor: 2 Informe o 3.o valor: 4 Informe o 4.o valor: 7 Informe o 5.o valor: 3 Valores na lista: 8 -> 2 -> 4 -> 7 -> 3 -> null Inserindo um elemento no índice k Informe o índice desejado: 2 Informe o valor do nó: 9 Valores na lista: 8 -> 2 -> 9 -> 4 -> 7 -> 3 -> null Na saída podemos ver que o índice 2 corresponde ao terceiro elemento da lista ligada. Por isso o valor 4 foi empurrado para a frente para abrir espaço para o valor 9. Se o índice 0 fosse informado, o número 8 seria empurrado para a frente e o nó com valor 9 passaria a ser o início da lista ligada. Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: package estudos; import java.util.Scanner; // classe interna usada para representar um // nó na lista ligada class No { int valor; // valor do nó No proximo; // aponta para o novo nó // construtor cheio da classe No public No(int valor, No proximo) { this.valor = valor; this.proximo = proximo; } // construtor vazio da classe No public No() { this.valor = 0; this.proximo = null; } } public class Estudos { public static void main(String args[]){ // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos criar uma referência para o início da lista No inicio = null; // vamos inserir 5 valores inteiros na lista ligada int valor; System.out.println("Inserindo 5 valores na lista\n"); for (int i = 0; i < 5; i++) { System.out.print("Informe o " + (i + 1) + ".o valor: "); valor = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos inserir este valor no final da lista inicio = inserirFinal(inicio, valor); } // vamos exibir os valores na lista ligada System.out.print("\nValores na lista: "); exibirLista(inicio); // vamos inserir um novo elemento no índice informado System.out.println("\nInserindo um elemento no índice k\n"); System.out.print("Informe o índice desejado: "); int indice = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // o índice é válido? if ((indice < 0) || (indice > tamanhoLista(inicio) - 1)) { System.out.println("O índice é inválido."); } else { // vamos inserir o novo nó no índice indicado System.out.print("Informe o valor do nó: "); valor = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); inicio = inserirIndice(inicio, indice, valor); // vamos exibir os valores na lista ligada System.out.print("\nValores na lista: "); exibirLista(inicio); } } // função que permite adicionar um nó em uma determinada // posição da lista ligada public static No inserirIndice(No inicio, int indice, int valor) { // vamos apontar para o nó inicial No atual = inicio; // criamos um novo nó No novo = criarNo(valor); // a lista ligada ainda está vazia? if (atual == null){ // inicio recebe o novo nó inicio = novo; } else if (indice == 0) { // o índice é igual a 0? vamos inserir // o nó no início da lista ligada novo.proximo = inicio; inicio = novo; } else { // vamos procurar o local adequado para inserção // primeiro criamos um nó temporário No temp = new No(); // apontamos o nó temporário para o início da lista temp = inicio; // e percorremos os nós até encontrar a posição // de inserção for(int i = 1; i < indice; i++) { if (temp != null) { // passa para o próximo nó temp = temp.proximo; } } // concluimos a inserção novo.proximo = temp.proximo; temp.proximo = novo; } // e retornamos o início da lista return inicio; } // função que permite adicionar um nó no final da // lista ligada public static No inserirFinal(No inicio, int valor) { // vamos apontar para o nó inicial No atual = inicio; // criamos um novo nó No novo = criarNo(valor); // a lista ligada ainda está vazia? if (atual == null){ // inicio recebe o novo nó inicio = novo; } else { // temos um ou mais nós na lista ligada // vamos localizar o último nó while (atual.proximo != null) { atual = atual.proximo; } // encontramos o último nó. Agora vamos inserir // o novo nó depois dele atual.proximo = novo; } // e retornamos o início da lista return inicio; } // função usada para construir e retornar um novo nó public static No criarNo(int valor) { // cria o novo nó No no = new No(valor, null); // retorna o nó criado return no; } // função usada para percorrer a lista ligada e // exibir os valores contidos em seus nós public static void exibirLista(No inicio) { // vamos apontar para o início da lista No temp = inicio; // a lista está vazia? if (temp == null) { System.out.println("A lista está vazia."); } else { // esse laço se repete enquanto tempo for // diferente de null while (temp != null) { // vamos mostrar o valor desse nó System.out.print(temp.valor + " -> "); // avança para o próximo nó temp = temp.proximo; } // mostra o final da lista System.out.println("null"); } } // função que retorna a quantidade de nós na lista ligada public static int tamanhoLista(No inicio) { int tamanho = 0; // vamos apontar para o início da lista No temp = inicio; // a lista está vazia? if (temp == null) { return 0; } else { // esse laço se repete enquanto tempo for // diferente de null while (temp != null) { // vamos incrementar o tamanho tamanho++; // avança para o próximo nó temp = temp.proximo; } } return tamanho; } } |
Ruby ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de Ruby - Escreva um programa Ruby para mover todos os zeros para o final do vetor, sem alterar a ordem dos elementos já presentes no arrayQuantidade de visualizações: 1226 vezes |
Pergunta/Tarefa: Dado o seguinte vetor de inteiros: # vamos declarar e construir um vetor de 8 inteiros valores = [0, 3, 0, 5, 7, 4, 0, 9] Sua saída deverá ser parecida com: Vetor na ordem original: 0 3 0 5 7 4 0 9 Vetor com os zeros deslocados para o final: 3 5 7 4 9 0 0 0 Veja a resolução comentada deste exercício usando Ruby: # vamos declarar e construir um vetor de 8 inteiros valores = [0, 3, 0, 5, 7, 4, 0, 9] # vamos mostrar o vetor na ordem original print("Vetor na ordem original:\n") for i in (0..valores.length - 1) printf("%d ", valores[i]) end # vamos inicializar j como 0 para que ele aponte para # o primeiro elemento do vetor j = 0 # agora o laço for percorre todos os elementos do vetor, # incrementanto a variável i e deixando o j em 0 for i in (0..valores.length - 1) # encontramos um valor que não é 0 if(valores[i] != 0) # fazemos a troca entre os elementos nos índices # i e j temp = valores[i] valores[i] = valores[j] valores[j] = temp # e avançamos o j para o elemento seguinte j = j + 1 end end # agora mostramos o resultado print("\n\nVetor com os zeros deslocados para o final:\n") for i in (0..valores.length - 1) printf("%d ", valores[i]) end Não se esqueça: A resolução do exercício deve ser feita sem a criação de um vetor, array ou lista adicional, e os elementos diferentes de zero devem permanecer na mesma ordem que eles estavam antes. |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como excluir diretórios em Delphi usando a função RemoveDir()Quantidade de visualizações: 15633 vezes |
Em algumas situações nossas aplicações Delphi precisam remover diretórios. Isso pode ser feito com o auxílio da função RemoveDir() da unit SysUtils. Esta função recebe uma string representando o diretório a ser excluído e retorna um valor true se o diretório foi excluído com sucesso e false em caso contrário. Para que o diretório seja excluído com sucesso ele deverá estar vazio. Veja um trecho de código no qual usamos a função RemoveDir() para remover um diretório: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var diretorio: String; begin // vamos excluir o diretório abaixo diretorio := 'C:\estudos_delphi\arquivo'; if RemoveDir(diretorio) then ShowMessage('Diretório excluído com sucesso.') else ShowMessage('Não foi possível excluir o diretório.'); end; Ao executar este código Delphi nós teremos o seguinte resultado: Diretório excluído com sucesso. Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Como criar uma classe C++ completa, incluindo os arquivos de definição .h e implementação .cppQuantidade de visualizações: 28154 vezes |
Esta dica o guiará passo-a-passo na criação de uma classe C++, incluindo os arquivos .h e .cpp. Para isso vamos usar o Dev-C++ (acreditamos que o procedimento é parecido com outros compiladores). Vamos começar com o arquivo de definição. Com um projeto já iniciado no Dev-C++, vá em File -> New -> Source File. Quando perguntado se deseja adicionar o arquivo ao projeto existente, clique Yes. Salve o arquivo com o nome de "pessoa.h" e inclua nele o seguinte código: /* Código de definição: pessoa.h */ #ifndef PESSOA_H #define PESSOA_H #include <string> using std::string; class Pessoa{ public: void setNome(string nome); void setIdade(int idade); string getNome(); int getIdade(); private: string nome; int idade; }; #endif Salve este código como pessoa.h no diretório de sua aplicação C++. Este é o arquivo de definição da classe. É nele que declaramos os membros públicos e privados, incluindo as assinaturas dos métodos da classe. Passemos agora ao arquivo de implementação. Novamente vá em File -> New -> Source File. Quando perguntado se deseja adicionar o arquivo ao projeto existente, clique Yes. Salve o novo arquivo como "pessoa.cpp" e inclua nele o seguinte conteúdo: /* Código de implementação: pessoa.cpp */ #include "pessoa.h" void Pessoa::setNome(string nome){ this->nome = nome; } void Pessoa::setIdade(int idade){ this->idade = idade; } string Pessoa::getNome(){ return this->nome; } int Pessoa::getIdade(){ return this->idade; } Salve este código como pessoa.cpp no diretório de sua aplicação C++. Este é o arquivo de implementação dos métodos da classe Pessoa. Veja o uso da palavra-chave this quando queremos referenciar o objeto atual da classe e, é claro, evitar ambiguidade entre o nome das variáveis da classe e os nomes dos parâmetros dos métodos. Hora de testar. Crie o arquivo principal da aplicação (aquele que contém o método main()): #include <iostream> #include "pessoa.h" using namespace std; int main(int argc, char *argv[]) { // declara um objeto da classe Pessoa Pessoa p; // informa o nome e idade da pessoa p.setNome("Osmar J. Silva"); p.setIdade(27); // obtém o nome e idade da pessoa cout << "Nome: " << p.getNome() << endl; cout << "Idade: " << p.getIdade() << endl; cout << "\n" << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Funcionou tudo como planejado? Se funcionou, parabéns! Já fizemos um bom progresso na criação e uso de classes em C++. |
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