Delphi ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como trabalhar com strings em Delphi - Como usar strings na linguagem Delphi

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Strings estão presentes em praticamente todos os programas que desenvolvemos, não importa a linguagem de programação usada. Sempre que queremos trabalhar com nomes de pessoas, nomes de cidades, palavras, frases e textos, as strings estão lá para nos auxiliar. Assim, para as linguagens de programação, as strings são apenas matrizes de caracteres (letras ou símbolos).

Em Delphi podemos declarar e inicializar strings da seguinte forma:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  nome: string; // declara uma variável do tipo string
begin
  nome := 'Osmar J. Silva'; // inicializa a variável
  ShowMessage(nome); // exibe o conteúdo da string
end;

Quando declaramos uma string em Delphi usando a palavra-chave string, o compilador automaticamente assume o tipo UnicodeString, com uma capacidade de 2^30 caracteres (mais ou menos 1.073.741.824 caracteres) com uma capacidade variando de 4 bytes até 2GB.

Além do tipo string, o Delphi suporta outros tipos que possibilitam também o trabalho com strings e caracteres. Entre eles podemos citar ShortString, AnsiString, WideString entre outros. Quando puder dê mais uma revisada nas minha dicas sobre strings e caracteres para aprender mais.

É possível também usar o tipo string para criar strings com tamanhos pré-definidos. Veja:

var
  nome: string[5]; // declara uma variável do tipo string
                   // que guardará apenas 5 caracteres

Aqui temos uma string que não suportará mais que cinco caracteres. Importante notar que, internamente, teremos agora uma string do tipo ShortString e não mais UnicodeString como anteriormente. Se tentarmos atribuir mais que cinco caracteres nesta variável, o restante será truncado:

nome := 'Osmar J. Silva'; // inicializa a variável
ShowMessage(nome); // mostrará apenas "Osmar"

Para finalizar, veja como podemos solicitar ao usuário que informe seu nome e exibí-lo usando a função ShowMessage():

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  nome: string; // declara uma variável do tipo string
begin
  // vamos solicitar ao usuário que informe seu nome
  nome := Dialogs.InputBox('Nome', 'Informe seu nome:', '');
  ShowMessage('Seu nome é: ' + nome); // mostrará apenas "Osmar"
end;

Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como testar se uma string C# começa com uma determinada substring usando o método StartsWith() da classe String

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Em algumas situações nós precisamos verificar se uma palavra, texto ou frase começa com uma determinada substring. Em C# isso pode ser feito por meio da função StartsWith() da classe String. Este método retorna true se a string começar com a substring informada e false em caso contrário.

Veja um código C# completo no qual testamos se uma string começa com a substring "Gosto":

using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      string texto = "Gosto de programar em C#";

      if (texto.StartsWith("Gosto")) {
        Console.WriteLine("O texto começa com \"Gosto\"");
      }
      else {
        Console.WriteLine("O texto NÃO começa com \"Gosto\"");
      }

      Console.WriteLine();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

O texto começa com "Gosto"


Dart ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular o ponto de interseção de duas retas em Dart - Geometria Analítica e Álgebra Linear em Dart

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Duas retas podem encontrar-se em 0, 1 ou 2 pontos. No primeiro caso, elas são chamadas paralelas; no segundo, elas são chamadas concorrentes e o ponto de encontro entre elas é chamado ponto de interseção; no terceiro caso, se duas retas possuem dois pontos em comum, então elas obrigatoriamente apresentam todos os pontos em comum e são chamadas coincidentes.

Nesta dica mostrarei como podemos encontrar o ponto de interseção (ou intersecção) de duas retas usando Dart. Mas, antes de vermos o código, dê uma olhada na seguinte imagem:



Note que temos os pontos A e B correspondentes ao segmento de reta AB e os pontos C e D correspondentes ao segmento de reta CD. Nossa tarefa é encontrar o ponto exato de intersecção entre esses dois segmentos de reta.

Veja o código Dart completo que nos auxilia na resolução deste problema:

// Vamos importar a biblioteca dart:io
import "dart:io";

// Classe usada para representar um ponto no
// plano 2d (Plano Cartesiano)
class Ponto{
  double x, y;
  
  // construtor da classe
  Ponto(double x, double y){
    this.x = x;
    this.y = y;
  }
}

void main(){
  // vamos construir os quatro pontos
  Ponto A = new Ponto(5, 7);
  Ponto B = new Ponto(9, -4);
  Ponto C = new Ponto(-8, 2);
  Ponto D = new Ponto(11, 6);
    
  // vamos obter a representação do segmento AB    
  double a1 = B.y - A.y;
  double b1 = A.x - B.x;
  double c1 = (a1 * A.x) + (b1 * A.y);
       
  // vamos obter a representação do segmento CD
  double a2 = D.y - C.y;
  double b2 = C.x - D.x;
  double c2 = (a2 * C.x) + (b2 * C.y);
    
  // obtém o determinante
  double determinante = (a1 * b2) - (a2 * b1);
    
  // as duas retas são paralelas?
  if(determinante == 0){
    print("\nAs duas retas são paralelas.\n");
  }
  else{
    // e construímos o ponto de intersecção
    double x = ((b2 * c1) - (b1 * c2)) / determinante;
    double y = ((a1 * c2) - (a2 * c1)) / determinante;
    Ponto inters = new Ponto(x, y);
    
    print("O ponto de interseção é: " + 
      "x = ${x.toStringAsFixed(2)}; y = ${y.toStringAsFixed(2)}");
  }
}


Ao executar este código Dart nós teremos o seguinte resultado:

O ponto de interseção é: x = 5,76; y = 4,90

De fato, se você olhar a imagem novamente e desenhar este ponto, verá que ele se situa exatamente na intersecção das retas indicadas.


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como adicionar elementos no início de um array JavaScript usando a função unshift() do objeto Array

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Nesta dica mostrarei como adicionar um ou mais elementos no início de um array da linguagem JavaScript usando a função unshift() do objeto Array. Esta função é chamada na variável do tipo array e recebe um ou mais elementos, os quais serão inseridos no início do vetor.

Veja o código JavaScript completo para o exemplo:

<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>Arrays em JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  // vamos criar um array em JavaScript
  var valores = new Array(1, 2, 3, 4, 5);
  
  // agora vamos mostrar o vetor criado
  document.write("Valores no array: " + valores 
    + "<br>");
  
  // vamos adicionar três elementos no início do
  // array
  valores.unshift(6, 7, 8);
  
  // e mostramos o resultado
  document.write("Adicionei três elementos no início do array<br>");
  document.write("Valores no array: " + valores);
</script>
  
</body>
</html>

Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

Valores no array: 1,2,3,4,5
Adicionei três elementos no início do array
Valores no array: 6,7,8,1,2,3,4,5


C ::: Dicas & Truques ::: Struct (Estruturas, Registros)

Como alocar memória para instâncias de uma estrutura (struct) e acessá-las usando ponteiros em C

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Esta dica mostra como declarar uma estrutura (struct), alocar duas instâncias desta e acessá-las usando ponteiros.

Considere a seguinte struct:

// define a estrutura Livro
struct Livro{
  char titulo[80];
  int codigo;
  int paginas;
};

Note que agora a variável titulo foi declarada como uma matriz de caracteres de 80 posições. Mais adiante você entenderá o propósito de tal abordagem. Veja agora como alocamos memória para duas instâncias desta estrutura:

// cria dois ponteiros para duas instâncias (recém-alocadas)
// de Livro
Livro *a = (struct Livro*)malloc(sizeof(struct Livro));
Livro *b = (struct Livro*)malloc(sizeof(struct Livro));

A partir deste ponto as variáveis a e b são ponteiros para as duas instâncias recém alocadas. Observe que, quando usamos ponteiros para estruturas, seus membros são acessados usando-se a notação -> em vez do ponto. Veja:

a->codigo = 342;
a->paginas = 230;

Para definir o valor para o membro titulo é preciso lançar mão da função strcpy(). Isso é feito porque estamos lidando com ponteiros, e cada instância de Livro possui sua área de memória a partir da qual a posição inicial da cadeia de caracteres que receberá o título do livro já foi inicializada. Veja:

strcpy(a->titulo, "Programando em Java");

Observe agora o código completo para o exemplo:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>

// define a estrutura Livro
struct Livro{
  char titulo[80];
  int codigo;
  int paginas;
};

int main(int argc, char *argv[]){
  // cria dois ponteiros para duas instâncias (recém-alocadas)
  // de Livro
  Livro *a = (struct Livro*)malloc(sizeof(struct Livro));
  Livro *b = (struct Livro*)malloc(sizeof(struct Livro));

  // preenche os dados do primeiro Livro
  // Estamos usando ponteiros agora. Para definir o título
  // do livro é preciso usar a função strcpy, já que estamos
  // usando uma cadeia de caracteres
  strcpy(a->titulo, "Programando em Java");
  a->codigo = 342;
  a->paginas = 230;

  // preenche os dados do segundo Livro
  strcpy(b->titulo, "JavaScript - O Guia Prático");
  b->codigo = 675;
  b->paginas = 930;

  // exibe os dados do primeiro livro
  printf("Primeiro Livro\nTitulo: %s\nCodigo: %d\nPaginas: %d\n",
    a->titulo, a->codigo, a->paginas);

  // exibe os dados do segundo livro
  printf("\nSegundo Livro\nTitulo: %s\nCodigo: %d\nPaginas: %d\n",
    b->titulo, b->codigo, b->paginas);

  puts("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}



VB.NET ::: VB.NET para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Como somar os elementos da diagonal principal de uma matriz em VB.NET

Quantidade de visualizações: 295 vezes
A Matriz quadrada é um tipo especial de matriz que possui o mesmo número de linhas e o mesmo número de colunas, ou seja, dada uma matriz Anxm, ela será uma matriz quadrada se, e somente se, n = m, onde n é o número de linhas e m é o número de colunas.

Em geral as matrizes quadradas são chamadas de Matrizes de Ordem n, onde n é o número de linhas e colunas. Dessa forma, uma matriz de ordem 4 é uma matriz que possui 4 linhas e quatro colunas.

Toda matriz quadrada possui duas diagonais, e elas são muito exploradas tanto na matemática quanto na construção de algorítmos. Essas duas diagonais são chamadas de
Diagonal Principal e Diagonal Secundária.

A diagonal principal de uma matriz quadrada une o seu canto superior esquerdo ao canto inferior direito. Veja:



Nesta dica veremos como calcular a soma dos valores dos elementos da diagonal principal de uma matriz usando VB.NET. Para isso, só precisamos manter em mente que a diagonal principal de uma matriz A é a coleção das entradas Aij em que i é igual a j. Assim, tudo que temos a fazer é converter essa regra para código VB.NET.

Veja um trecho de código VB.NET completo no qual pedimos para o usuário informar os elementos da matriz e em seguida mostramos a soma dos elementos da diagonal superior:

Imports System

Module Program
  ' função principal do programa VB.NET
  Sub Main(args As String())
    ' vamos declarar e construir uma matriz de três linhas
    ' e três colunas
    Dim matriz(2, 2) As Integer
    ' guarda a soma dos elementos na diagonal principal
    Dim soma_diagonal As Integer = 0

    For i As Integer = 0 To matriz.GetUpperBound(0)
      For j As Integer = 0 To matriz.GetUpperBound(1)
        Console.Write("Informe o valor para a linha " & i & " e coluna " _
          & j & ": ")
        ' lê o número e guarda na linha e coluna especificadas
        matriz(i, j) = Integer.Parse(Console.ReadLine())
      Next
    Next

    ' vamos mostrar a matriz da forma que ela foi informada
    Console.WriteLine(vbCrLf & "Valores na matriz: " & vbCrLf)

    For i As Integer = 0 To matriz.GetUpperBound(0)
      For j As Integer = 0 To matriz.GetUpperBound(1)
        Console.Write(matriz(i, j).ToString().PadLeft(5) & "  ")
      Next
      ' passa para a próxima linha
      Console.WriteLine()
    Next

    ' vamos calcular a soma dos elementos da diagonal   
    ' principal
    For i As Integer = 0 To matriz.GetUpperBound(0)
      For j As Integer = 0 To matriz.GetUpperBound(1)
        If i = j Then
          soma_diagonal = soma_diagonal + matriz(i, j)
        End If
      Next
    Next

    ' finalmente mostramos a soma da diagonal principal
    Console.WriteLine(vbCrLf & "A soma dos elementos da diagonal principal é: " _
      & soma_diagonal)

    Console.WriteLine(vbCrLf & vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...")
    ' pausa o programa
    Console.ReadKey()
  End Sub

End Module

Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado:

Informe o valor para a linha 0 e coluna 0: 3
Informe o valor para a linha 0 e coluna 1: 7
Informe o valor para a linha 0 e coluna 2: 9
Informe o valor para a linha 1 e coluna 0: 2
Informe o valor para a linha 1 e coluna 1: 4
Informe o valor para a linha 1 e coluna 2: 1
Informe o valor para a linha 2 e coluna 0: 5
Informe o valor para a linha 2 e coluna 1: 6
Informe o valor para a linha 2 e coluna 2: 8

   3   7   9
   2   4   1
   5   6   8

A soma dos elementos da diagonal principal é: 15



Java ::: Dicas & Truques ::: Threads

Threads em Java - O que são threads e como usá-las em seus programas Java

Quantidade de visualizações: 13625 vezes
Uma thread é um fluxo de execução de uma determinada tarefa em um programa. Na programação tradicional, temos apenas um fluxo de execução que começa a executar no início do programa e vai até o final. Com o uso de threads podemos ter várias tarefas sendo executadas ao mesmo tempo, cada uma independente da outra.

Em programas que contêm interfaces gráficas, o uso de múltiplos fluxos de execução (ou threads) é muito comum. Enquanto digitamos em uma caixa de texto, uma animação pode estar sendo executada ou um arquivo sendo baixado.

O Java permite que tenhamos várias threads sendo executadas ao mesmo tempo. Cada tarefa (ou thread) é uma instância da interface Runnable. Esta interface descreve apenas um método:

public void run();
Há duas formas de criarmos uma thread em Java. A primeira consiste em extender a classe Thread. Esta classe implementa a interface Runnable e fornece o método start(), que é usado para avisar ao gerenciador de threads que a thread recém criada está pronta para ser executada. Veja um exemplo:

// criamos uma classe que servirá como thread
class MinhaThread extends Thread{
  private String nome;  

  public MinhaThread(String nome){
    this.nome = nome;
  }   

  public void run(){
    for(int i = 1; i <= 20; i++){
      System.out.println(nome + ": " + i);
    }
  }
}

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // vamos criar duas threads
    MinhaThread t1 = new MinhaThread("Thread 1");
    t1.start(); // chamamos o método start() e não run()

    MinhaThread t2 = new MinhaThread("Thread 2");
    t2.start(); // chamamos o método start() e não run()    

    System.exit(0);
  }
}

Salve este código como Estudos.java, compile e execute. Veja que cada thread escreverá de 1 a 20 na tela. Observe como as duas threads se alternam em suas tarefas, ou seja, de tempos em tempos uma cede lugar para que a outra seja executada. Note também que, embora nossa classe tenha um método run() nós não o chamamos. O que fazemos é chamar o método start(), que torna a thread elegível para ser executada a qualquer momento.

Uma outra forma de criarmos uma thread é fazer com que nossa classe implemente a interface Runnable. Veja:

// criamos uma classe que servirá como thread
class MinhaThread implements Runnable{
  private String nome;  

  public MinhaThread(String nome){
    this.nome = nome;
  }   

  public void run(){
    for(int i = 1; i <= 20; i++){
      System.out.println(nome + ": " + i);
    }
  }
}

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // vamos criar duas threads
    MinhaThread mt1 = new MinhaThread("Thread 1");
    Thread t1 = new Thread(mt1);
    t1.start();    

    MinhaThread mt2 = new MinhaThread("Thread 2");
    Thread t2 = new Thread(mt2);
    t2.start();

    System.exit(0);
  }
}

O funcionamento do código é o mesmo. A diferença é que agora, a classe usada como thread implementa a interface Runnable. A forma de criação da thread também foi alterada. Agora nós criamos instâncias de Thread fornecendo nossa classe thread como argumento e chamamos o método start da classe Thread e não de nossa própria classe, como fizemos anteriormente.


Java ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como classificar um array em ordem crescente usando o método sort() da classe Arrays do Java

Quantidade de visualizações: 26864 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método sort() da classe Arrays da linguagens Java para ordenar um vetor de inteiros em ordem crescente. A assinatura do método sort() que usaremos é aquela que recebe apenas um argumento, ou seja, o array a ser ordenado.

Note que a implementação de ordenação usada pelo método sort() é a ordenação quicksort, considerada uma das mais rápidas nos dias atuais.

Veja o código completo para o exemplo:

package estudos;

import java.util.*;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // vamos declarar e construir um vetor de 5 inteiros
    int[] valores = new int[5];
 
    // inicializa os elementos do array
    valores[0] = 23;
    valores[1] = 65;
    valores[2] = 2;
    valores[3] = 87;
    valores[4] = 34;

    // exibe os valores dos elementos do array
    // usando o laço for melhorado
    System.out.println("Elementos na ordem original:");
    for(int valor : valores){
      System.out.print(valor + " ");  
    }
    
    // ordena os valores em ordem crescente
    Arrays.sort(valores);

    // exibe os valores dos elementos do array
    // usando o laço for melhorado
    System.out.println("\n\nElementos classificados em ordem crescente:");
    for(int valor : valores){
      System.out.print(valor + " ");  
    }
  
    System.out.println("\n\n");
    System.exit(0);
  }
}

Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Elementos na ordem original:
23 65 2 87 34

Elementos classificados em ordem crescente:
2 23 34 65 87


C# ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado

C# Windows Forms - Como verificar o estado da tecla Num Lock em suas aplicações C# Windows Forms

Quantidade de visualizações: 8287 vezes
Em algumas situações nós precisamos verificar o estado da tecla Num Lock (que ativa ou desativa o teclado numérico), ou seja, precisamos saber se ela está ou não ativada. Em C# isso pode ser feito de duas formas:

1) A forma mais simples, oferecida no .NET Framework a partir da versão 2.0;
2) Usando código não gerenciado (unmanaged code) e acessar a API do Windows (Win32 API).

Vamos começar com a forma mais fácil, disponível no .NET Framework a partir da versão 2.0:

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos verificar se a tecla Num Lock está ativada
  if(Control.IsKeyLocked(Keys.NumLock)){
    MessageBox.Show("A tecla Num Lock está ativada");
  }
  else{
    MessageBox.Show("A tecla Num Lock NÃO está ativada");
  }
}

Aqui nós usamos o método IsKeyLocked() da classe Control e fornecemos como argumento a constante NumLock, da enumeração Keys.

A segunda forma consiste em usar código não gerenciado (unmanaged code) e acessar a API do Windows (Win32 API). Para isso devemos seguir os seguintes passos:

a) Adicionar

using System.Runtime.InteropServices;

na seção de importações.

b) Adicionar o código abaixo no corpo da classe, como um método:

// Função com código não gerenciado que obtém o estado de uma
// determinada tecla

[DllImport("user32.dll", CharSet = CharSet.Auto, ExactSpelling = true, 
CallingConvention = CallingConvention.Winapi)]

public static extern short GetKeyState(int keyCode); 

c) Adicione o código abaixo no evento Click de um botão:

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos obter o estado da tecla Num Lock como um boolean
  bool NumLock = (((ushort)GetKeyState(0x90)) & 0xffff) != 0;

  // vamos verificar se a tecla Num Lock está ativada
  if(NumLock){
    MessageBox.Show("A tecla Num Lock está ativada");
  }
  else{
    MessageBox.Show("A tecla Num Lock NÃO está ativada");
  }
}



Java ::: Dicas & Truques ::: Formatação de datas, strings e números

Java para iniciantes - Como formatar moeda usando a classe NumberFormat da linguagem Java

Quantidade de visualizações: 19702 vezes
Este exemplo mostra como formatar moeda usando o método getCurrencyInstance() da classe NumberFormat. Note que, nesse exemplo, nós formatamos um valor double para a moeda brasileira em 2021, a saber, o real.

Veja o código completo para a dica:

package arquivodecodigos;

import java.text.*;
 
public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    double valor = 1234567.89;
    System.out.println("Sem formatação: " + valor);
    NumberFormat nf = NumberFormat.getCurrencyInstance();
    String valorFormatado = nf.format(valor);
    System.out.println("Formatado: " + valorFormatado);   
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Sem formatação: 1234567.89
Formatado: R$ 1.234.567,89

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