C++ ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como retornar o tamanho de um array em C++ - Curso de C++ - Vetores e matrizes em C++Quantidade de visualizações: 11182 vezes |
Muitas vezes precisamos saber a quantidade de elementos em vetor (array). Em C++, isso pode ser feito com o uso da função sizeof(). O que fazemos é obter a quantidade de bytes contidos em todo o vetor e depois dividimos pela quantidade de bytes no primeiro elemento. Veja o código:#include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]) { // declara e inicializa um array de 5 inteiros int valores[5] = {43, 12, 8, 4, 102}; // obtém a quantidade de elementos na matriz int quant = sizeof(valores) / sizeof(valores[0]); // exibe o resultado cout << "Quant. elementos : " << quant << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Quant. elementos : 5 |
C++ ::: STL (Standard Template Library) ::: Vector C++ |
Como retornar a quantidade de elementos em um vector do C++ usando a função size()Quantidade de visualizações: 7270 vezes |
Em algumas situações nós precisamos obter o tamanho, ou seja, a quantidade de elementos contidos em um container vector da STL (Standard Template Library). Isso pode ser feito por meio da função-membro size(). Veja sua assinatura:size_type size() const; Aqui size_type é um tipo integral sem sinal. Veja um exemplo no qual obtemos a quantidade de elementos atualmente no vector: #include <cstdlib> #include <iostream> #include <vector> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // um vector vazio que conterá inteiros vector<int> valores; // vamos inserir três elementos valores.push_back(54); valores.push_back(13); valores.push_back(87); // vamos obter a quantidade de elementos no vector int quant = valores.size(); // exibe o resultado cout << "O vector contém " << quant << " elementos." << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: O vector contém 3 elementos. Note que o número de elementos em um vector é diferente de sua capacidade. Um vector pode ter uma capacidade de 10 elementos mas conter apenas 3 elementos no momento. A capacidade de um vector é aumentado automaticamente à medida que novos elementos são adicionados. |
C# ::: Windows Forms ::: CheckBox |
C# Windows Forms - Como usar a classe CheckBox em seus formulários C# Windows FormsQuantidade de visualizações: 12989 vezes |
Um objeto da classe System.Windows.Forms.CheckBox representa um controle Windows CheckBox. Este controle é uma caixa que pode ser marcada ou desmarcada. Além disso, este controle pode conter uma imagem, texto, ou ambos. Veja a posição da classe CheckBox na hierarquia de classes da plataforma .NET: System.Object System.MarshalByRefObject System.ComponentModel.Component System.Windows.Forms.Control System.Windows.Forms.ButtonBase System.Windows.Forms.CheckBox Você pode ter quantas CheckBox quiser em seus formulários. Elas não precisam necessariamente estar relacionadas. Em tempo de design podemos colocar uma CheckBox em um formulário simplesmente acessando o ToolBox -> Common Controls e arrastando o controle CheckBox para a posição desejada no formulário. Por padrão, uma CheckBox aparecerá desmarcada, ou seja, sua propriedade Checked será false. O texto ao lado da CheckBox pode ser modificado por meio da propriedade Text. Em tempo de execução podemos verificar se uma CheckBox está marcada com um código semelhante ao mostrado abaixo (estou assumindo que seu formulário possui um Button e uma CheckBox): private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos verificar se a CheckBox está marcada ou desmarcada if(checkBox1.Checked) MessageBox.Show("A CheckBox está marcada"); else MessageBox.Show("A CheckBox está desmarcada"); } Caso precise modificar a propriedade Checked de uma CheckBox em tempo de execução, você poderá escrever algo parecido com: private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos marcar a CheckBox checkBox1.Checked = true; } |
Java ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como converter de binário para decimal usando o método parseInt() da classe Integer da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 15891 vezes |
Nesta dica eu mostro como podemos usar o método parseInt() da classe Integer do Java para converter um valor binário em um valor decimal. Para isso só precisamos forcecer o valor 2 como segundo argumento para o método parseInt(). Veja o código completo para o exemplo: package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ String binario = "00000110"; // efetua a conversão de binário para // decimal int decimal = Integer.parseInt(binario, 2); // exibe o resultado System.out.println("O valor binário " + binario + " convertido para decimal é: " + decimal); System.exit(0); } } Ao executar este exemplo nós teremos o seguinte resultado: O valor binário 00000110 convertido para decimal é: 6 |
Python ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como obter um datetime da data e hora atual usando o método today() da classe datetime da linguagem PythonQuantidade de visualizações: 10618 vezes |
Neste exemplo mostrarei como podemos usar o método today() da classe datetime do Python para retornar a data e hora local. Veja o código completo: from datetime import datetime def main(): # Obtém um datetime da data e hora atual hoje = datetime.today() # Exibe o conteúdo do datetime print("Hoje é: " + str(hoje)) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Hoje é: 2018-03-03 15:54:01.477809 |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Datas e horas em PHP - Como subtrair horas de uma data usando a função mktime() da linguagem PHPQuantidade de visualizações: 100 vezes |
Nesta dica veremos como é possível subtrair horas de uma data. Para isso nós usaremos a função mktime() da linguagem PHP, com as horas subtraídas da parte date("H") da nova data e hora. Veja o código PHP completo para o exemplo: <html> <head> <title>Estudando PHP</title> </head> <body> <?php echo "Agora é: " . date("d/m/Y - H:i:s") . "<br>"; $data_anterior = mktime(date("H") - 15, date("i"), date("s"), date("m"), date("d"), date("Y")); echo "15 horas atrás era: " . date("d/m/Y - H:i:s", $data_anterior); ?> </body> </html> Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado: Agora é: 21/04/2020 - 22:53:06 15 horas atrás era: 21/04/2020 - 07:53:06 |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
JavaScript para matemática - Como obter o maior entre dois ou mais valores numéricos usando a função max() do JavaScriptQuantidade de visualizações: 11115 vezes |
A função max() do objeto Math da linguagem JavaScript pode ser usada quando temos dois ou mais valores numéricos e gostaríamos de retornar o maior deles. Note que esta função não aceita um vetor (array) como argumento, ou seja, os valores devem ser fornecidos de forma literal ou passados como variáveis independentes. Veja o código JavaScript completo para o exemplo: <html> <head> <title>Estudando JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> var n1 = 45; var n2 = 18; var maior = Math.max(n1, n2); document.write("O maior número é " + maior); </script> </body> </html> Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: O maior número é 43 O retorno do método max() é um objeto Number representando o maior dos valores fornecidos. Se nenhum argumento for informado, o retorno será um objeto Infinity, enquanto um objeto NaN será retornado se algum dos valores fornecidos não for um valor numérico válido. |
Python ::: Fundamentos da Linguagem ::: Passos Iniciais |
Python para iniciantes - Como importar módulos e identificadores Python usando a instrução import...asQuantidade de visualizações: 7889 vezes |
Quando importamos módulos para nossos programas, a linguagem Python permite que alteremos os nomes dos módulos. Isso pode ser feito com a instrução import...as. Veja:# importa o módulo math com outro nome import math as matematica def main(): # usa o método ceil do namespace matematica print("Valor arredondado: ", matematica.ceil(8.12)) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Valor arredondado: 9 É possível importar com outros nomes os métodos e identificadores de um módulo. Veja: # importa o ceil com outro nome from math import ceil as arredondar def main(): # usa o método arredondar print("Valor arredondado: ", arredondar(8.12)) if __name__== "__main__": main() |
C ::: Estruturas de Dados ::: Lista Ligada Simples |
Estrutura de Dados em C - Como inserir nós no final de uma lista singularmente ligada em CQuantidade de visualizações: 8167 vezes |
Esta dica mostra como inserir nós no final de uma lista singularmente ligada. A estrutura usada para representar cada nó é a seguinte:struct No{ int valor; struct No *proximo; }; Note que cada nó contém apenas um valor inteiro e um ponteiro para o próximo nó. Ao analisar o código você perceberá que tanto a inserção no final quanto a exibição dos nós são feitas usando funções. Isso permitirá o reaproveitamento deste código em suas próprias implementações. Vamos ao código: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // estrutura Nó struct No{ int valor; struct No *proximo; }; // fim da estrutura Nó // função que permite exibir os valores de // todos os nós da lista void exibir(struct No *n){ if(n != NULL){ do{ printf("%d\n", n->valor); n = n->proximo; }while(n != NULL); } else printf("A lista esta vazia\n\n"); } // função que permite inserir nós no // final da lista. // veja que a função recebe o valor a ser // armazenado em cada nó e um ponteiro para o // início da lista. A função retorna um // ponteiro para o início da lista struct No *inserir_final(struct No *n, int v){ // reserva memória para o novo nó struct No *novo = (struct No*)malloc(sizeof(struct No)); novo->valor = v; // verifica se a lista está vazia if(n == NULL){ // é o primeiro nó...não deve apontar para // lugar nenhum novo->proximo = NULL; return novo; // vamos retornar o novo nó como sendo o início da lista } else{ // não está vazia....vamos inserir o nó no final // o primeiro passo é chegarmos ao final da lista struct No *temp = n; // vamos obter uma referência ao primeiro nó // vamos varrer a lista até chegarmos ao último nó while(temp->proximo != NULL){ temp = temp->proximo; } // na saída do laço temp aponta para o último nó da lista // novo será o último nó da lista...o campo próximo dele deve // apontar para NULL novo->proximo = NULL; // vamos fazer o último nó apontar para o nó recém-criado temp->proximo = novo; return n; // vamos retornar o início da lista intacto } } int main(int argc, char *argv[]) { // declara a lista struct No *inicio = NULL; // vamos inserir quatro valores no final // da lista inicio = inserir_final(inicio, 45); inicio = inserir_final(inicio, 3); inicio = inserir_final(inicio, 98); inicio = inserir_final(inicio, 47); // vamos exibir o resultado exibir(inicio); system("pause"); return 0; } |
C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de C++ - Como retornar o primeiro elemento de um vetor em C++Quantidade de visualizações: 338 vezes |
Pergunta/Tarefa: Dado o vetor: [9, 5, 3, 2, 4, 8] Escreva um programa C++ que mostra como acessar e retornar o primeiro elemento de um vetor (array) em C++. Sua saída deverá ser parecida com: O primeiro elemento do array é: 9 Veja a resolução comentada deste exercício usando C++: #include <iostream> using namespace std; // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // vamos criar um array de inteiros int valores[] = {9, 5, 3, 2, 4, 8}; // agora vamos retornar o primeiro elemento do vetor int primeiro = valores[0]; // e mostramos o resultado cout << "O primeiro elemento do array é: " << primeiro << endl; cout << "\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares |
Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes |
Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site |
Python - Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentado |
Últimos Exercícios Resolvidos |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
1º lugar: Java |