Ruby ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Como acessar variáveis de instâncias para escrita em Ruby sem a necessidade de métodos mutatórios usando a função attr_accessorQuantidade de visualizações: 7300 vezes |
Por padrão, variáveis de instância em Ruby só podem ser acessadas para escrita usando métodos mutatórios, ou seja, uma variável de instância @nome deve ser modificada usando um método definir_nome. É possível dispensar o uso de métodos mutatórios empregando o método attr_accessor nos nomes das variáveis que poderão ser acessadas e modificadas. Lembre-se que, ao contrário de attr_reader, o método attr_accessor possibilita o acesso à variável de instância tanto para leitura quanto para escrita. Veja um exemplo: # Definição da classe Cliente class Cliente attr_accessor :nome, :idade def initialize(nome, idade) @nome = nome @idade = idade end end # Cria uma instância da classe Cliente e inicializa as # variáveis de instância @nome e @idade cliente = Cliente.new("Osmar J. Silva", 35) # Acessa as variáveis de instância sem a necessidade # de métodos acessórios puts cliente.nome puts cliente.idade # Modifica as variáveis de instância sem a necessidade # de métodos mutatórios cliente.nome = "Carlos da Silva" cliente.idade = 56 # Obtém os resultados puts cliente.nome puts cliente.idade Se tentarmos acessar e modificar as variáveis nome e idade diretamente, sem os métodos mutatórios e a função attr_accessor nós teremos um erro do tipo: Traceback (most recent call last): estudos.arb:15:in `<main>': undefined method `nome' for #<Cliente:0x0000029a7211f080 @nome="Osmar J. Silva", @idade=35> (NoMethodError) |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como retornar a hora atual em Delphi usando as funções Time(), GetTime() e TimeToStr()Quantidade de visualizações: 19512 vezes |
Como retornar a hora atual em Delphi usando as funções Time(), GetTime() e TimeToStr() Em algumas situações precisamos obter a hora atual (apenas a hora, desconsiderando a data) do sistema. Em Delphi isso pode ser feito com o auxílio da função Time(), presente na unit SysUtils. Esta função não requer nenhum argumento e retorna a hora atual como um TDateTime. Veja o exemplo: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var hora: TDateTime; begin // vamos obter a hora atual hora := Time(); // podemos também usar a função GetTime() //hora := GetTime(); // vamos exibir o resultado ShowMessage(TimeToStr(hora)); end; Ao executar este código Delphi nós teremos o seguinte resultado: 15:17:17 Note que podemos também obter a hora atual (sem a data) usando a função GetTime(), também na unit SysUtils. Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Rotinas de Conversão |
Como converter uma string em um valor inteiro válido em Ruby usando a função to_iQuantidade de visualizações: 8792 vezes |
Em algumas situações nós temos que efetuar cálculos matemáticos usando valores fornecidos como texto. Para isso nós precisamos converter esses valores que chegam como string em valores numéricos válidos. Em Ruby nós podemos converter uma string em um inteiro usando a função to_i. Veja um exemplo que mostra como ler a entrada do usuário em Ruby a partir do teclado e efetuar um cálculo matemático: # Veja o uso do método to_i para converter um string # em um valor inteiro válido print "Informe o primeiro número: " num1 = (gets.chomp).to_i print "Informe o segundo número: " num2 = (gets.chomp).to_i # Exibe o resultado puts "A soma dos valores é: #{num1 + num2}" Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: Informe o primeiro número: 8 Informe o segundo número: 2 A soma dos valores é: 10 |
Java ::: Reflection (introspecção) e RTI (Runtime Type Information) ::: Passos Iniciais |
Saiba o que é Reflexão (Reflection) em Java - Como usar Reflexão (Reflection) na linguagem Java - RevisadoQuantidade de visualizações: 18440 vezes |
Reflection (ou Reflexão), também conhecida como RTI (Runtime Type Information) em algumas linguagens, é um mecanismo para descobrir dados a respeito de um programa em tempo de execução. Reflection em Java nos permite descobrir informações sobre atributos ou membros (campos), métodos e construtores de classes. Podemos também operar nos campos e métodos que descobrimos. A Reflection permite o que é normalmente chamada de programação dinâmica em Java. A Reflection em Java é conseguida usando a Java Reflection API. Esta API consiste de classes nos pacotes java.lang e java.lang.reflect. Antes de prosseguirmos, veja um exemplo de como podemos listar todos os métodos públicos da classe Object: package arquivodecodigos; import java.lang.reflect.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // vamos carregar a classe Object try{ Class c = Class.forName("java.lang.Object"); // obtém os nomes dos métodos Method[] metodos = c.getMethods(); // exibe o nome de cada método for(int i = 0; i < metodos.length; i++){ System.out.println(metodos[i].getName()); } } catch(ClassNotFoundException e){ System.out.println(e.getMessage()); } System.exit(0); } } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: wait wait wait equals toString hashCode getClass notify notifyAll Eis uma lista das coisas que podemos fazer com a Java Reflection API: 1) Determinar a classe de um objeto; 2) Obter informações sobre os modificadores, campos (atributos), métodos, construtores e superclasses de uma classe; 3) Descobrir quais constantes e declarações de métodos pertencem a uma interface; 4) Criar uma instância de uma classe cujo nome não sabemos até o tempo de execução; 5) Obter e definir o valor do campo de um objeto; 6) Invocar um método em um objeto; 7) Criar um novo array, cujo tamanho e tipo de dados só saberemos em tempo de execução. A Java Reflection API é geralmente usada para criar ferramentas de desenvolvimento tais como debuggers, class browsers e construtores de GUI. Geralmente, neste tipo de ferramentas, precisamos interagir como classes, objetos, métodos e campos, e não sabemos quais em tempo de compilação. Assim, a aplicação deve, dinamicamente, encontrar e acessar estes itens. Esta dica foi revisada e testada no Java 8. |
Python ::: PyQt GUI Toolkit ::: QMainWindow |
Como centralizar uma janela QMainWindow do PyQtQuantidade de visualizações: 267 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos centralizar a janela principal de nossa aplicação PyQt. Note que esta janela principal, na maioria das vezes, é representada por uma instância da classe QMainWindow. Veja o código completo para o exemplo, já atualizado para o PyQt6: # vamos importar os módulos necessários import sys from PyQt6.QtCore import * from PyQt6.QtGui import * from PyQt6.QtWidgets import * # vamos criar uma classe que herda de QMainWindow class JanelaPrincipal(QMainWindow): # construtor da classe def __init__(self): super().__init__() # definimos o título da janela self.setWindowTitle("Cadastro de Produtos") # vamos definir as dimensões da janela self.resize(600, 420) # vamos obter a geometria do frame da nossa janela geometria_frame = self.frameGeometry() # acessamos a geometria da monitor e obtemos seu centro ponto_central = self.screen().availableGeometry().center() # movemos o retângulo obtido anteriormente para o centro da tela geometria_frame.moveCenter(ponto_central) # e finalmente movemos nossa janela para este ponto self.move(geometria_frame.topLeft()) if __name__== "__main__": # cria a aplicação app = QApplication(sys.argv) # cria a janela principal e a coloca visível janela_principal = JanelaPrincipal() janela_principal.show() # executa a aplicação app.exec() |
Java ::: Java para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como calcular a distância entre dois pontos no plano em Java - Java para Geometria Analítica e Álgebra LinearQuantidade de visualizações: 6299 vezes |
Como calcular a Distância Euclidiana entre dois pontos usando Java. Em várias aplicações envolvendo geometria, principalmente no desenvolvimento de jogos em Java, é comum nos depararmos com a necessidade de calcular a distância entre dois pontos A e B. Nessa dica mostrarei como efetuar esse cálculo no R2, ou seja, no plano. Em outra dica eu abordo o cálculo no R3 (espaço). Comece analisando a imagem abaixo: ![]() Veja que temos um ponto A (x = 3; y = 6) e um ponto B (x = 9; y = 4). Para determinarmos a distância entre esses dois pontos no plano cartesiano, temos que realizar a análise tanto no sentido do eixo das abscissas (x) quanto no do eixo das ordenadas (y). Veja a fórmula: \[d_{AB} = \sqrt{\left(x_b - x_a\right)^2 + \left(y_b - y_a\right)^2}\] Agora, jogando os valores dos dois pontos da fórmula nós teremos: \[d_{AB} = \sqrt{\left(9 - 3\right)^2 + \left(6 - 4\right)^2}\] Que resulta em 6,32 (aproximadamente). E agora veja o código Java completo que lê as coordenadas dos dois pontos e mostra a distância entre eles: package arquivodecodigos; import java.util.Scanner; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler os dados do primeiro ponto System.out.print("Informe o x do primeiro ponto: "); double x1 = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe o y do primeiro ponto: "); double y1 = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // vamos ler os dados do segundo ponto System.out.print("Informe o x do segundo ponto: "); double x2 = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe o y do segundo ponto: "); double y2 = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // vamos obter a distância entre eles double distancia = distancia2d(x1, y1, x2, y2); System.out.println("Distância entre os dois pontos: " + distancia); } // função que permite calcular a distância // entre dois pontos no plano (R2) public static double distancia2d(double x1, double y1, double x2, double y2){ double a = x2 - x1; double b = y2 - y1; double c = Math.sqrt(Math.pow(a, 2) + Math.pow(b, 2)); return c; } } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Informe o x do primeiro ponto: 3 Informe o y do primeiro ponto: 6 Informe o x do segundo ponto: 9 Informe o y do segundo ponto: 4 Distância entre os dois pontos: 6.324555320336759 |
Java ::: Coleções (Collections) ::: LinkedList |
Java Collections - Como adicionar elementos no final de uma LinkedList usando os métodos add() e addLast()Quantidade de visualizações: 9310 vezes |
O trecho de código a seguir mostra como adicionar elementos no final de um lista ligada (objeto da classe LinkedList). Para isso podemos usar os métodos add() e addLast(). Ambos possuem a mesma funcionalidade. É claro que addLast() representa melhor a idéia de adicionar elementos no final da lista ligada. Veja ainda como usar um ListIterator para percorrer a lista e exibir os elementos. Outra técnica que você perceberá é o uso de unboxing dentro do laço while:import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // Cria uma LinkedList de inteiros LinkedList<Integer> valores = new LinkedList<Integer>(); // adiciona valores no final da lista ligada // usando os métodos add() e addLast(). Lembre-se // de que ambos fornecem a mesma funcionalidade valores.add(56); valores.addLast(3); valores.add(28); // obtém um ListIterator para percorrer toda a // lista ligada, começando no primeiro elemento ListIterator<Integer> iterador = valores.listIterator(0); while(iterador.hasNext()){ // note o unboxing aqui int valor = iterador.next(); System.out.println(valor); } } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: 56 3 28 |
Python ::: NumPy Python Library (Biblioteca Python NumPy) ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como retornar a quantidade de linhas e colunas de um vetor ou matriz usando a propriedade shape do objeto ndarray da biblioteca NumPy do PythonQuantidade de visualizações: 3031 vezes |
Podemos usar a propriedade shape do objeto ndarray da biblioteca NumPy para obter a quantidade de linhas e colunas em um vetor ou matriz. Para um vetor, o retorno será a quantidade de colunas seguida por uma vírgula. Para matrizes, a propriedade retornará a quantidade de linhas e colunas. Veja:# importamos a bibliteca NumPy import numpy as np def main(): # vamos criar um vetor com 8 elementos vetor = np.array([5, 1, 10, 7, 2, 3, 9, 4]) # vamos mostrar a quantidade de linhas e colunas nesse vetor print("Linhas e colunas no vetor:", vetor.shape) # agora vamos criar uma matriz de 2 linhas e 4 colunas matriz = np.array([[8, 51, 2, 35], [90, 42, 0, 71]]) # vamos mostrar a quantidade de linhas e colunas nessa matriz print("Linhas e colunas na matriz:", matriz.shape) if __name__== "__main__": main() Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Linhas e colunas no vetor: (8,) Linhas e colunas na matriz: (2, 4) Além de usar a propriedade shape do objeto ndarray, nós podemos também efetuar uma chamada ao método global shape() da NumPy. Veja: # importamos a bibliteca NumPy import numpy as np def main(): # vamos criar um vetor com 8 elementos vetor = np.array([5, 1, 10, 7, 2, 3, 9, 4]) # vamos mostrar a quantidade de linhas e colunas nesse vetor print("Linhas e colunas no vetor:", np.shape(vetor)) # agora vamos criar uma matriz de 2 linhas e 4 colunas matriz = np.array([[8, 51, 2, 35], [90, 42, 0, 71]]) # vamos mostrar a quantidade de linhas e colunas nessa matriz print("Linhas e colunas na matriz:", np.shape(matriz)) if __name__== "__main__": main() Execute e veja que o resultado é o mesmo para ambos os códigos. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Como usar o modificador de acesso private em Java - Apostila Java para iniciantes - Programação Orientada a Objetos em JavaQuantidade de visualizações: 10381 vezes |
Um método ou variável declarada com o modificador de acesso private (privado) pode ser acessado somente por uma instância da classe que declara o método ou variável. Veja um exemplo:// Classe Cliente class Cliente{ private String nome = "Osmar"; } // Classe de teste public class Estudos{ public static void main(String args[]){ Cliente cliente = new Cliente(); System.out.println(cliente.nome); System.exit(0); } } Ao tentarmos compilar este código teremos a seguinte mensagem de erro: Estudos.java:10: nome has private access in Cliente System.out.println(cliente.nome); O erro já era esperado, pois sabemos que a classe Estudos não tem acesso aos membros privados da classe Cliente. Experimente alterar o modificador private por public e veja o resultado: public String nome = "Osmar"; É importante observar que, se duas instâncias de uma classe forem criadas, uma terá acesso aos dados privados da outra, ou seja, o modificador private define quais classes (não instâncias) podem acessar determinado recurso. Além disso, saiba que classes de nível superior (Top-level) não podem ser declaradas como private. Elas podem ser no máximo de acesso de pacote (nenhum modificador). A mesma regra se aplica a interfaces. No entanto, classes e interfaces internas podem ser declaradas com o modificador private. Para finalizar, lembre-se de que sub-classes não possuem acesso à membros privados da superclasse. |
jQuery ::: Dicas & Truques ::: Manipulação e Conteúdo Dinâmico |
Como usar a função text() do jQuery para obter o conteúdo de um elemento HTML desconsiderando as tagsQuantidade de visualizações: 10154 vezes |
Enquanto o método html() nos permite obter o conteúdo de um elemento HTML incluindo as tags, o método text() permite a mesma operação, porém, desconsiderando quaisquer tags HTML que forem encontradas. Considere o elemento DIV a seguir:<div id="div_1"> <button>Clique Aqui</button> </div> Veja agora o código JavaScript que obtém o conteúdo entre as tags <div> e </div>: <script type="text/javascript"> <!-- function obterTexto(){ var texto = $('#div_1').text(); window.alert(texto); } //--> </script> Veja que enquato o método html() retorna a string "<button>Clique Aqui</button>", o método text() retorna apenas "Clique Aqui". Observe também que o método text() atuará em todos os elementos retornados em uma determinada condição. O retorno deste método é uma string. |
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