VB.NET ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: VB.NET Básico |
Exercício Resolvido de VB.NET - Um programa VB.NET que receberá a duração de um evento expresso em segundos e exiba-o expresso em horas, minutos e segundosQuantidade de visualizações: 565 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa VB.NET que receberá a duração de um evento expresso em segundos e exiba-o expresso em horas, minutos e segundos. Seu programa deverá exibir uma saída parecida com: Informe a duração do evento em segundos: 3712 Duração do evento: 01:01:52 Veja a resolução comentada deste exercício usando VB.NET: Imports System Module Program ' função principal do programa VB.NET Sub Main(args As String()) ' vamos solicitar a duração do evento em segundos Console.Write("Informe a duração do evento em segundos: ") Dim duracao_segundos As Integer = Int32.Parse(Console.ReadLine()) ' vamos obter a quantidade de horas do evento Dim horas As Integer = duracao_segundos \ 3600 ' vamos obter os minutos Dim minutos As Integer = (duracao_segundos \ 60) Mod 60 ' vamos obter os segundos restantes Dim segundos As Integer = duracao_segundos Mod 60 ' vamos exibir a duração do evento em horas, minutos e segundos Console.Write("Duração do evento: {0}:{1}:{2}", horas.ToString("D2"), minutos.ToString("D2"), segundos.ToString("D2")) Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...") ' pausa o programa Console.ReadKey() End Sub End Module |
C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica |
Como calcular Velocidade Vetorial Média usando a linguagem C - C para Engenharia - Física - Mecânica - CinemáticaQuantidade de visualizações: 2973 vezes |
Como calcular Velocidade Vetorial Média usando a linguagem C Na Física, mais especificamente na Mecânica e Cinemática, nós estamos o tempo todo interessados em medir a "rapidez" com que uma partícula se move de um ponto para outro ponto. Por partícula podemos entender qualquer móvel: um carro, um avião, uma bola, uma pessoa, etc. No caso de um movimento bidimensional ou tridimensional nós devemos considerar a grandeza velocidade média como vetores e usar a notação vetorial. Em outras dicas do site você encontrará cálculos envolvendo vetores e até mesmo calculadoras com as operações vetoriais mais comuns. Dessa forma, a fórmula para obtenção da Velocidade Vetorial Média é: \[\vec{v}_\text{méd} = \frac{\Delta \vec{r}}{\Delta t} \] Onde __$\Delta \vec{r}__$ é a variação da posição da partícula e __$\Delta t__$ é a variação do tempo entre os dois deslocamentos cuja velocidade vetorial média querermos medir. Antes de vermos o código C, dê uma boa olhada na imagem a seguir: ![]() Nosso objetivo será calcular a velocidade vetorial média da partícula saindo da posição __$\vec{r}_1__$ = 10__$\hat{\imath}__$ + 7__$\hat{\jmath}__$ m (10, 7), no instante t1 = 2s, e indo para a posição __$\vec{r}_2__$ = 12__$\hat{\imath}__$ + 2__$\hat{\jmath}__$ m (12, 2) em t2 = 7s. Note que o trajeto da partícula foi marcado de verde na imagem. E agora, finalmente, vamos ao código C que lê os valores das coordenadas x e y dos dois vetores de posições (inicial e final), o tempo de deslocamento inicial e final e mostra o vetor velocidade média: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]){ // coordenadas dos dois vetores de posições float x1, y1, x2, y2; // guarda o vetor delta r (variação do deslocamento) float delta_r_x, delta_r_y; // guarda o tempo inicial, tempo final e variacao (em segundos) float tempo_inicial, tempo_final, delta_t; // guarda as coordenadas do vetor velocidade float vetor_vm_x, vetor_vm_y; // x e y do primeiro vetor printf("Coordenada x do primeiro vetor: "); scanf("%f", &x1); printf("Coordenada y do primeiro vetor: "); scanf("%f", &y1); // x e y do segundo vetor printf("Coordenada x do segundo vetor: "); scanf("%f", &x2); printf("Coordenada y do segundo vetor: "); scanf("%f", &y2); // vamos ler o tempo inicial e tempo final printf("Tempo inicial em segundos: "); scanf("%f", &tempo_inicial); printf("Tempo final em segundos: "); scanf("%f", &tempo_final); // vamos calcular o vetor delta r delta_r_x = x2 - x1; delta_r_y = y2 - y1; // vamos calcular o delta t (variação do tempo) delta_t = tempo_final - tempo_inicial; // finalmente calculamos o vetor velocidade média vetor_vm_x = delta_r_x / delta_t; vetor_vm_y = delta_r_y / delta_t; // mostramos o resultado printf("O Vetor Velocidade Média é: (%.2f, %.2f)m/s", vetor_vm_x, vetor_vm_y); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Coordenada x do primeiro vetor: 10 Coordenada y do primeiro vetor: 7 Coordenada x do segundo vetor: 12 Coordenada y do segundo vetor: 2 Tempo inicial em segundos: 2 Tempo final em segundos: 7 O Vetor Velocidade Média é: (0.40, -1.00)m/s Pressione qualquer tecla para continuar. . . Note que aqui nós estamos usando vetores do R2, mas o processo é o mesmo para vetores do R3. |
JavaFX ::: Pacote javafx.scene.control ::: TextField (Classe TextField) |
Como usar caixas de texto TextField em suas aplicações JavaFXQuantidade de visualizações: 2000 vezes |
Um objeto da classe TextField, do pacote javafx.scene.control, e disponível no JavaFX desde a versão 2.0, é usado para obter dados dos usuários de nossas aplicações. Este controle visual possibilita a digitação de dados (texto) no formato de uma linha apenas. Veja a posição desta classe na hierarquia de classes do JavaFX: java.lang.Object javafx.scene.Node javafx.scene.Parent javafx.scene.layout.Region javafx.scene.control.Control javafx.scene.control.TextInputControl javafx.scene.control.TextField A classe TextField implementa as Styleable, EventTarget e Skinnable e sua sub-classe direta é PasswordField. Veja o código completo para uma aplicação JavaFX que possui um Label, um TextField e um Button dispostos em um gerenciador de layout HBox: package estudosjavafx; import javafx.application.Application; import javafx.geometry.Insets; import javafx.scene.Scene; import javafx.scene.control.Button; import javafx.scene.control.Label; import javafx.scene.control.TextField; import javafx.scene.layout.HBox; import javafx.stage.Stage; public class EstudosJavaFX extends Application { public static void main(String[] args){ launch(args); } @Override public void start(Stage primaryStage){ // vamos criar um rótulo, um botão e uma // caixa de texto Label label = new Label("Seu nome:"); // vamos deixar o texto do Label em negrito label.setStyle("-fx-font-weight: bold;"); // vamos aumentar o tamanho da fonte label.setStyle("-fx-font-size: 150%;"); TextField nomeTxt = new TextField(); Button btn = new Button("Enviar"); // agora criamos um laytou HBox e colocamos // os componentes nele HBox hBox = new HBox(); hBox.getChildren().add(label); hBox.getChildren().add(nomeTxt); hBox.getChildren().add(btn); // vamos definir o espaço interno do HBox hBox.setPadding(new Insets(10, 10, 10, 10)); // vamos definir o espaço entre os // componentes do HBox hBox.setSpacing(10); // criamos a cena e fornecemos o layout a ela // e definimos a largura e altura da cena Scene scene = new Scene(hBox, 400, 300); // adicionamos a cena ao palco principal primaryStage.setScene(scene); // e mostramos o palco primaryStage.show(); } } Ao executar este exemplo JavaFX nós teremos o seguinte resultado: ![]() |
Java ::: Dicas & Truques ::: Internacionalização e Localização (Internationalization, i18n, Localization, l10n) |
Como usar os construtores da classe Locale em seus programas JavaQuantidade de visualizações: 9701 vezes |
A classe Locale, na versão 1.6 do Java, apresenta 3 construtores. Aprender a usá-los corretamente trará muito mais flexibilidade aos seus códigos. Veja o primeiro construtor: Locale(String language) Este construtor requer como argumento um código de língua válido, ou seja, um dos códigos de duas letras minúsculas definidos pelo ISO-639. Assim, "pt" é para o português, "en" para o inglês, e assim por diante. Veja: import java.util.*; import java.text.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // criamos um locale para o Brasil Locale localeBR = new Locale("pt"); // vamos obter a data e hora atual Calendar agora = Calendar.getInstance(); // vamos formatar de acordo com o formato de // data longa no português brasileiro DateFormat df = DateFormat.getDateInstance( DateFormat.FULL, localeBR); // vamos exibir o resultado System.out.println(df.format(agora.getTime())); } } Veja o segundo construtor: Locale(String language, String country) Este construtor requer a língua (language) e o país (country). O argumento country deve ser um código de país válido, ou seja, um dos códigos de duas letras maiúsculas definidos pelo ISO-3166. Assim, "BR" é para o Brasil, "PT" para Portugal, "US" para United States, e assim por diante. Este construtor que aceita o código da língua e o código do país é o mais frequentemente usado, uma vez que Brasil e Portugal possuem o mesmo código de língua, mas códigos de paises diferentes. Além disso, há países cujas regiões falam línguas diferentes, por exemplo, o Canadá. Veja um exemplo: import java.util.*; import java.text.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // criamos um locale para o Brasil Locale localeBR = new Locale("pt", "BR"); // vamos obter a data e hora atual Calendar agora = Calendar.getInstance(); // vamos formatar de acordo com o formato de // data longa no português brasileiro DateFormat df = DateFormat.getDateInstance( DateFormat.FULL, localeBR); // vamos exibir o resultado System.out.println(df.format(agora.getTime())); } } Vejamos agora o terceiro construtor: Locale(String language, String country, String variant) Este construtor requer a língua, o país e a variante de localização. O argumento variante é um código específico relacionado ao fornecedor do sistema ou browser. Por exemplo: WIN para Windows, MAC para Macintosh, etc. Este último construtor não é usado comumente, razão pela qual o exemplo de seu uso fica pendente até a próxima revisão desta dica. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercício Resolvido de Java - Como calcular o Índice de Massa Corporal em Java - Como calcular IMC em JavaQuantidade de visualizações: 12597 vezes |
Pergunta/Tarefa: O índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal. Ele foi desenvolvido pelo polímata Lambert Quételet no fim do século XIX. Trata-se de um método fácil e rápido para a avaliação do nível de gordura de cada pessoa, ou seja, é um preditor internacional de obesidade adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O IMC é determinado pela divisão da massa do indivíduo pelo quadrado de sua altura, em que a massa está em quilogramas e a altura em metros. A fórmula é a seguinte: ![]() A classificação é feita de acordo com as seguintes regras: a) < 16 - Magreza grave b) 16 a < 17 - Magreza moderada c) 17 a < 18,5 - Magreza leve d) 18,5 a < 25 - Saudável e) 25 a < 30 - Sobrepeso f) 30 a < 35 - Obesidade Grau I g) 35 a < 40 - Obesidade Grau II (severa) h) >= 40 - Obesidade Grau III (mórbida) Escreva um programa Java que leia o peso e a altura de uma pessoa e retorna seu IMC classificado de acordo com a tabela acima. Sua saída deverá ser parecida com: Informe seu peso: 82 Informe sua altura: 1.85 Seu IMC é: 23.959094229364496 Sua classificação é Saudável Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos solicitar o peso e a altura da pessoa System.out.print("Informe seu peso: "); double peso = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe sua altura: "); double altura = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // vamos calcular o IMC double imc = peso / (altura * altura); System.out.println("Seu IMC é: " + imc); // vamos mostrar a classificação if(imc < 16){ System.out.println("Sua classificação é Magreza grave"); } else if((imc >= 16) && (imc < 17)){ System.out.println("Sua classificação é Magreza moderada"); } else if((imc >= 17) && (imc < 18.5)){ System.out.println("Sua classificação é Magreza leve"); } else if((imc >= 18.5) && (imc < 25)){ System.out.println("Sua classificação é Saudável"); } else if((imc >= 25) && (imc < 30)){ System.out.println("Sua classificação é Sobrepeso"); } else if((imc >= 30) && (imc < 35)){ System.out.println("Sua classificação é Obesidade Grau I"); } else if((imc >= 35) && (imc < 40)){ System.out.println("Sua classificação é Obesidade Grau II"); } else{ System.out.println("Sua classificação é Obesidade Grau III (mórbida)"); } System.out.println("\n"); } } |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercício Resolvido de Java - Um programa que lê três números inteiros e mostra o maiorQuantidade de visualizações: 9908 vezes |
Pergunta/Tarefa: Faça um programa Java que solicita três números inteiros e mostra o maior deles. Exiba uma mensagem caso os três números não forem diferentes. Sua saída deverá ser parecida com: ![]() Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos solicitar os três números inteiros System.out.print("Informe o primeiro número: "); int num1 = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe o segundo número: "); int num2 = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe o terceiro número: "); int num3 = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // o primeiro número é o maior? if((num1 > num2) && (num1 > num3)){ System.out.println("O primeiro número é o maior"); } // o segundo número é o maior? else if((num2 > num1) && (num2 > num3)){ System.out.println("O segundo número é o maior"); } // o terceiro número é o maior? else if((num3 > num1) && (num3 > num2)){ System.out.println("O terceiro número é o maior"); } // os número não são diferentes else{ System.out.println("Os três números não são diferentes"); } System.out.println("\n"); } } |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Escreva um programa Java para calcular e imprimir o número de lâmpadas necessáriasQuantidade de visualizações: 491 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java para calcular e imprimir o número de lâmpadas necessárias para iluminar um determinado cômodo de uma residência. Dados de entrada: a potência da lâmpada utilizada (em watts), as dimensões (largura e comprimento, em metros) do cômodo. Considere que a potência necessária é de 18 watts por metro quadrado. Sua saída deverá ser parecida com: Informe a potência da lâmpada (em watts): 100 Informe a largura do cômodo (em metros): 6 Informe o comprimento do cômodo (em metros): 4 Serão necessárias 4 lâmpadas. Veja a resolução completa para o exercício em Java, comentada linha a linha: // Como calcular o número de lâmpadas necessárias package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // variáveis usadas na resolução do problema double potencia_lampada, largura_comodo, comprimento_comodo; double area_comodo, potencia_total; int quant_lampadas; // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler a potência da lâmpada System.out.print("Informe a potência da lâmpada (em watts): "); potencia_lampada = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // vamos ler a largura do cômodo System.out.print("Informe a largura do cômodo (em metros): "); largura_comodo = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // agora vamos ler o comprimento do cômodo System.out.print("Informe o comprimento do cômodo (em metros): "); comprimento_comodo = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // agora vamos calcular a área do cômodo area_comodo = largura_comodo * comprimento_comodo; // calculamos a potência total necessária para iluminar // todo o cômodo potencia_total = area_comodo * 18; // e finalmente calculamos a quantidade de lâmpadas necessárias quant_lampadas = (int)(potencia_total / potencia_lampada); // será necessário no mínimo uma lâmpada if (quant_lampadas == 0) { quant_lampadas = quant_lampadas + 1; } // e mostramos o resultado System.out.println("Serão necessárias " + quant_lampadas + " lâmpadas."); } } |
C# ::: Dicas & Truques ::: Tipos de Dados |
Curso de C# - Como usar os tipos de dados short e ushort da linguagem C#Quantidade de visualizações: 9230 vezes |
O tipo de dados short é um tipo primitivo integral com sinal (signed) que pode armazenar valores inteiros na faixa de -32.768 até 32.767. Este tipo ocupa 16 bits (2 bytes) de memória e é um apelido para o tipo System.Int16 da plataforma .NET. Podemos obter os valores mínimo e máximo que podem ser armazenados em um short por meio de suas propriedades MinValue e MaxValue. Veja: static void Main(string[] args){ // vamos obter o valor mínimo de um short short minimo = short.MinValue; // vamos obter o valor máximo de um short short maximo = short.MaxValue; // vamos mostrar o resultado Console.WriteLine("A faixa de valores de um short é: " + minimo + " até " + maximo); // vamos pausar a execução Console.ReadKey(); } Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado: A faixa de valores de um short é: -32768 até 32767. Ao atribuir valores para um short em tempo de design, ou seja, como um literal, devemos ter o cuidado de não atribuir valores que estejam fora da faixa permitida. Veja: static void Main(string[] args){ // a linha abaixo não vai compilar short valor = 35767; // vamos pausar a execução Console.ReadKey(); } Este código não compila. A mensagem de erro: Constant value '35767' cannot be converted to a 'short' nos informa que o valor 35767 (que está acima da faixa permitida) não pode ser convertido para um short. Assim, se você desejar mesmo efetuar tal procedimento, uma conversão forçada (cast) deve ser feita: static void Main(string[] args){ int valor = 35767; // vamos forçar a conversão para short short valor2 = (short)valor; // vamos mostrar o resultado Console.WriteLine("Valor após o cast: " + valor2); // vamos pausar a execução Console.ReadKey(); } Aqui nós "esprememos" o valor 35767 para um short e o resultado, -29769, definitivamente não é o que estávamos esperando. O tipo ushort é um tipo primitivo integral sem sinal (unsigned) que pode armazenar valores inteiros na faixa de 0 até 65.535. Este tipo ocupa 16 bits (2 bytes) de memória e é um apelido para o tipo System.UInt16 da plataforma .NET. Podemos obter os valores mínimo e máximo que podem ser armazenados em um ushort por meio de suas propriedades MinValue e MaxValue. Veja: static void Main(string[] args){ // vamos obter o valor mínimo de um ushort ushort minimo = ushort.MinValue; // vamos obter o valor máximo de um ushort ushort maximo = ushort.MaxValue; // vamos mostrar o resultado Console.WriteLine("A faixa de valores de um ushort é: " + minimo + " até " + maximo); // vamos pausar a execução Console.ReadKey(); } Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado: A faixa de valores de um ushort é: 0 até 65535. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado |
Como desenhar em um formulário C# usando o mouse - Código-fonte completoQuantidade de visualizações: 10342 vezes |
Quando estamos estudando os eventos do mouse, a primeira idéia que vem à cabeça é como usar tais eventos para escrever um programa de desenho. O código abaixo mostra como isso pode ser feito. Aqui nós usamos três eventos do mouse: MouseDown (ocorre quando o botão do mouse está pressionado), MouseUp (ocorre quando o botão do mouse é liberado) e MouseMove (ocorre quando movimentamos o mouse na superfície de um componente). Dessa forma, quando o botão do mouse é pressionado nós ativamos uma variável indicando que o movimento do mouse pode vir acompanhado de um desenho. Quando o botão do mouse é liberado nós definimos o valor desta variável como false. Isso faz com que o desenho só seja realizado se movermos o mouse com o botão pressionado. Veja o código: using System; using System.Collections.Generic; using System.ComponentModel; using System.Data; using System.Drawing; using System.Linq; using System.Text; using System.Threading.Tasks; using System.Windows.Forms; namespace EstudosWindowForms { public partial class Form1 : Form { // indica se podemos ou não desenhar no formulário bool pintar = false; public Form1() { InitializeComponent(); } private void Form1_MouseDown(object sender, MouseEventArgs e) { // podemos iniciar o desenho pintar = true; } private void Form1_MouseUp(object sender, MouseEventArgs e) { // vamos parar de desenhar pintar = false; } private void Form1_MouseMove(object sender, MouseEventArgs e) { // vamos desenhar? if (pintar) { // o botão do mouse está pressionado // vamos desenhar um círculo na posição atual do mouse Graphics g = CreateGraphics(); g.FillEllipse(new SolidBrush(Color.Maroon), e.X, e.Y, 5, 5); g.Dispose(); } } } } |
Ruby ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de Ruby - Escreva um programa Ruby para mover todos os zeros para o final do vetor, sem alterar a ordem dos elementos já presentes no arrayQuantidade de visualizações: 1212 vezes |
Pergunta/Tarefa: Dado o seguinte vetor de inteiros: # vamos declarar e construir um vetor de 8 inteiros valores = [0, 3, 0, 5, 7, 4, 0, 9] Sua saída deverá ser parecida com: Vetor na ordem original: 0 3 0 5 7 4 0 9 Vetor com os zeros deslocados para o final: 3 5 7 4 9 0 0 0 Veja a resolução comentada deste exercício usando Ruby: # vamos declarar e construir um vetor de 8 inteiros valores = [0, 3, 0, 5, 7, 4, 0, 9] # vamos mostrar o vetor na ordem original print("Vetor na ordem original:\n") for i in (0..valores.length - 1) printf("%d ", valores[i]) end # vamos inicializar j como 0 para que ele aponte para # o primeiro elemento do vetor j = 0 # agora o laço for percorre todos os elementos do vetor, # incrementanto a variável i e deixando o j em 0 for i in (0..valores.length - 1) # encontramos um valor que não é 0 if(valores[i] != 0) # fazemos a troca entre os elementos nos índices # i e j temp = valores[i] valores[i] = valores[j] valores[j] = temp # e avançamos o j para o elemento seguinte j = j + 1 end end # agora mostramos o resultado print("\n\nVetor com os zeros deslocados para o final:\n") for i in (0..valores.length - 1) printf("%d ", valores[i]) end Não se esqueça: A resolução do exercício deve ser feita sem a criação de um vetor, array ou lista adicional, e os elementos diferentes de zero devem permanecer na mesma ordem que eles estavam antes. |
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