Python ::: Tkinter GUI Toolkit ::: Círculos, Ovais e Elípses |
Como desenhar círculos no Tkinter usando a função create_oval() do componente CanvasQuantidade de visualizações: 1210 vezes |
Em várias situações nós precisamos desenhar círculos não preenchidos e preenchidos em Tkinter. Para isso nós podemos usar a função create_oval() do componente Canvas. Em sua forma mais simples, a função create_oval() requer as coordenadas x e y a partir das quais o círculo ou elípse será desenhada e a largura e a altura do retângulo dentro do qual o círculo estará contido. Para desenhar uma oval ou elípse, basta manipular a largura ou altura desse retângulo. Veja um trecho de código no qual usamos a função create_oval() para desenhar um círculo com 5 pixels de largura da linha de desenho: # vamos importar o módulo Tkinter from tkinter import * from tkinter.ttk import * # método principal def main(): # cria a janela principal da aplicação janela_principal = Tk() # define as dimensões da janela janela_principal.geometry("400x350") # define o título da janela janela_principal.title("Uso do controle Canvas") # vamos criar o objeto Canvas canvas = Canvas(janela_principal, bg="white", width=400, height=350) # colocamos o Canvas na janela principal canvas.grid(row=0, column=0) # agora vamos desenhar um círculo no Canvas começando nas # coordenadas x=20 e y=30 centro de um retângulo de largura # 150 pixels por uma altura de 150 pixels e largura da linha # de 5 pixels canvas.create_oval(20, 30, 150, 150, width="5") # entramos no loop de eventos janela_principal.mainloop() if __name__== "__main__": main() Note que a largura da linha de desenho foi informada por meio do parâmetro width. Se quisermos definir também a cor da linha do desenho, basta usarmos o parâmetro outline e fornecer a cor desejada. |
Java ::: Projetos Java Completos - Códigos Fonte Completos Java ::: Jogos (Games) |
Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java - Jogo completo em Java com código comentadoQuantidade de visualizações: 6674 vezes |
Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java Nesta dica mostrarei como criar o famoso joguinho Pedra, Papel, Tesoura na linguagem Java. Trata-se de um código bem simples e que vou comentar linha a linha, para que você extraia todo o conteúdo necessário para deixar a sua lógica de programação ainda mais afiada. Nesta versão eu mostrarei como jogar Pedra, Papel, Tesoura contra o computador. Depois de entender todo o código você não terá dificuldade para implementar uma versão que lhe permitirá jogar contra seus amigos. Antes de vermos o código, eis uma imagem do jogo em execução: ![]() Quais técnicas de programação vou aprender com o código desse jogo? O joguinho Pedra, Papel, Tesoura é ótimo para estudantes de programação que está iniciando em Java e que gostariam de aprimorar sua lógica de programação, afinal, se você desenvolver uma boa lógica de programação, você conseguirá desenvolver soluções em qualquer linguagem. Além de entender como funciona o desenvolvimento de jogos em Java, você reforçará o seu conhecimento de laços, estrutura condicional if...else, entrada e saída e fluxo e desvio do algorítmo. Veja, por exemplo, um trecho de código no qual testamos se o jogador escolheu Pedra, Papel ou Tesoura, e também a escolha feita pelo computador: // o jogador escolheu Pedra? else if(jogador == 1){ // o computador escolheu Papel? if(computador == 2){ System.out.println("Você perdeu. Papel embrulha Pedra"); vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador } else{ // o computador escolheu Tesoura System.out.println("Você ganhou. Pedra amassa Tesoura"); vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador } } // o jogador escolheu Papel? else if(jogador == 2){ // o computador escolheu Tesoura? if(computador == 3){ System.out.println("Você perdeu. Tesoura corta Papel"); vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador } else{ // o ocmputador escolheu Pedra System.out.println("Você ganhou. Papel embrulha Pedra"); vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador } } Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo: 1) PEDPAPTESJC - Jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java Console - NetBeans IDE - Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java. Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Métodos - Exercícios Resolvidos de Java - Ex. 3 - Um método estático que recebe um número inteiro e retorna true se ele for par e false em caso contrárioQuantidade de visualizações: 3386 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um método Java que recebe um número inteiro e retorna true se o número for par e false em caso contrário. Este método deverá ter a seguinte assinatura: public static boolean isPar(int n){ // sua implementação aqui } Sua saída deverá ser parecida com: ![]() Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos solicitar que o usuário informe um número inteiro System.out.print("Informe um número inteiro: "); int numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos verificar se o número informado e par if(isPar(numero)){ System.out.println("O número informado é par"); } else{ System.out.println("O número informado é ímpar"); } System.out.println("\n"); } // um método estático que recebe um número inteiro e retorna true se ele par // e false em caso contrário public static boolean isPar(int n){ // o número é par? if(n % 2 == 0){ return true; } else{ return false; // é ímpar } } } |
R ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como usar a função paste() da linguagem R para concatenar strings e valores de variáveisQuantidade de visualizações: 3525 vezes |
A função paste() do R é muito útil quando precisamos unir, ou seja, concatenar um texto, frase ou palavra com um ou vários valores de variáveis. Vamos ver um exemplo? Observe o seguinte trecho de código R:> nome <- "Osmar" [ENTER] > idade <- 38 [ENTER] > paste("Nome é", nome, "e idade é", idade) [ENTER] [1] "Nome é Osmar e idade é 38" > Ao executar estas linhas nós teremos o seguinte resultado: Nome é Osmar e idade é 38 Note que declaramos e atribuimos às variáveis nome e idade e depois usamos a função paste() para concatenar os valores dessas duas variáveis e exibir o resultado como parte de uma frase. É importante observar que a função paste() retorna uma string. Veja este novo exemplo: > nome <- "Osmar" [ENTER] > idade <- 38 [ENTER] > res <- paste("Nome é", nome, "e idade é", idade) [ENTER] > print(res) [ENTER] [1] "Nome é Osmar e idade é 38" > Note que o resultado é o mesmo. Porém, dessa vez nós guardamos o resultado da chamada à função paste() em uma variável res e depois usamos a função print() para exibir o seu conteúdo. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercício Resolvido de Java - Escreva um programa Java que leia os elementos de um vetor A de dez elementos inteiros e construa outro vetor BQuantidade de visualizações: 415 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que leia os elementos de um vetor A de dez elementos inteiros e construa outro vetor B com seus elementos distribuídos da seguinte forma: Vetor A = [8, 5, 4, 1, 2, 3, 4, 6, 9, 7] Vetor B = [24, 10, 12, 2, 6, 6, 12, 12, 27, 14] Note que os elementos do vetor B seguem um padrão. Se o elemento do vetor A estiver em uma posição par, então o elemento do vetor B será o triplo do elemento do vetor A. Caso contrário o elemento do vetor B será o dobro do elemento do vetor A. Neste exercício a primeira posição/índice dos vetores é assumida como sendo zero. Em algumas linguagens de programação o primeiro índice é um e não zero. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o valor do 1.o elemento: 8 Informe o valor do 2.o elemento: 5 Informe o valor do 3.o elemento: 4 Informe o valor do 4.o elemento: 1 Informe o valor do 5.o elemento: 2 Informe o valor do 6.o elemento: 3 Informe o valor do 7.o elemento: 4 Informe o valor do 8.o elemento: 6 Informe o valor do 9.o elemento: 9 Informe o valor do 10.o elemento: 7 Elementos do vetor A: 8, 5, 4, 1, 2, 3, 4, 6, 9, 7 Elementos do vetor B: 24, 10, 12, 2, 6, 6, 12, 12, 27, 14 Veja a resolução comentada deste exercício em Java: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos declarar e construir dois vetores de 10 inteiros int vetor_a[] = new int[10]; int vetor_b[] = new int[10]; // agora vamos pedir para o usuário informar os valores // dos elementos do vetor A for(int i = 0; i < vetor_a.length; i++){ System.out.print("Informe o valor do " + (i + 1) + ".o elemento: "); vetor_a[i] = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); } // vamos construir o vetor B for(int i = 0; i < vetor_a.length; i++){ // o índice atual é par? if(i % 2 == 0){ vetor_b[i] = vetor_a[i] * 3; } else{ vetor_b[i] = vetor_a[i] * 2; } } // vamos mostrar os elementos do vetor A System.out.println("\nElementos do vetor A:\n"); for(int i = 0; i < vetor_a.length; i++){ System.out.print(vetor_a[i] + ", "); } // vamos mostrar os elementos do vetor B System.out.println("\n\nElementos do vetor B:\n"); for(int i = 0; i < vetor_b.length; i++){ System.out.print(vetor_b[i] + ", "); } System.out.println(); } } |
Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Apostila Java para iniciantes - Como substituir um caractere em uma string usando o método setCharAt() da classe StringBuffer do JavaQuantidade de visualizações: 151 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método setCharAt() da classe StringBuffer da linguagem Java para substituir caracteres individuais em uma palavra, frase ou texto. Veja um código completo, no qual trocamos a letra "j" por "J": package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ StringBuffer frase = new StringBuffer("Programar em java."); System.out.println(frase); frase.setCharAt(13, 'J'); // troca 'j' por 'J' System.out.println(frase); System.exit(0); } } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Programar em java. Programar em Java. |
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Engenharia Civil - Cálculo Estrutural |
Exercícios Resolvidos de Python - Como calcular as reações de apoio, momento de flexão máxima e forças cortantes em uma viga bi-apoiada com carga distribuída retangular usando PythonQuantidade de visualizações: 1392 vezes |
Pergunta/Tarefa: Veja a seguinte figura: ![]() Nesta imagem temos uma viga bi apoiada com uma carga q distribuída de forma retangular a uma distância l. Para fins didáticos, vamos considerar que a carga q será em kN/m e a distância l será em metros. O apoio A é de segundo gênero e o apoio B é de primeiro gênero. Escreva um programa Python que solicita ao usuário que informe o valor da carga q e a distância l entre os apoios A e B. Em seguida mostre os valores das reações nos apoios A e B, o momento de flexão máxima da viga e o momento de flexão para uma determinada distância (que o usuário informará) a partir do apoio A. Mostre também as forças cortantes nos apoios A e B. Lembre-se de que, para uma carga distribuída de forma retangular, o diagrama de momento fletor é uma parábola, enquanto o diagrama de cortante é uma reta (com o valor zero para a força cortante no meio da viga). Sua saída deve ser parecida com: Valor da carga em kN/m: 10 Distância em metros: 13 A reação no apoio A é: 65.000000 kN A reação no apoio B é: 65.000000 kN O momento fletor máximo é: 211.250000 kN.m Informe uma distância a partir do apoio A: 4 O momento fletor na distância informada é: 180.000000 kN.m A força cortante no apoio A é: 65.000000 kN A força cortante no apoio B é: -65.000000 kN Veja a resolução comentada deste exercício usando Python: # Algoritmo que calcula reação de apoio, momento fletor # e força cortante em uma viga bi-apoiada em Python # vamos importar o módulo Math import math # função principal do programa def main(): # vamos pedir para o usuário informar o valor da carga carga = float(input("Valor da carga em kN/m: ")) # vamos pedir para o usuário informar a distância entre os apoios distancia = float(input("Distancia em metros: ")) # vamos calcular a reação no apoio A reacao_a = (1.0 / 2.0) * carga * distancia # vamos calcular a reação no apoio B reacao_b = reacao_a # vamos calcular o momento fletor máximo flexao_maxima = (1.0 / 8.0) * carga * math.pow(distancia, 2.0) # e mostramos o resultado print("\nA reação no apoio A é: {0} kN".format(reacao_a)) print("A reação no apoio B é: {0} kN".format(reacao_b)) print("O momento fletor máximo é: {0} kN.m".format(flexao_maxima)) # vamos pedir para o usuário informar uma distância a # partir do apoio A distancia_temp = float(input("\nInforme uma distância a partir do apoio A: ")) # vamos mostrar o momento fletor na distância informada if distancia_temp > distancia: print("\nDistância inválida.") else: flexao_distancia = (1.0 / 2.0) * carga * distancia_temp * \ (distancia - distancia_temp) print("O momento fletor na distância informada é: {0} kN.m".format( flexao_distancia)) # vamos mostrar a força cortante no apoio A cortante_a = (1.0 / 2.0) * carga * distancia print("\nA força cortante no apoio A é: {0} kN".format(cortante_a)) # vamos mostrar a força cortante no apoio B cortante_b = cortante_a * -1 print("A força cortante no apoio B é: {0} kN".format(cortante_b)) if __name__== "__main__": main() |
C ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
C para iniciantes - Como usar a instrução switch em CQuantidade de visualizações: 44840 vezes |
A instrução switch é usada quando queremos testar várias possibilidades de fluxo de código mas não queremos usar vários if...else...if. Desta forma, cada possibilidade é testada em um bloco case. Veja um exemplo:#include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { int valor = 4; switch(valor){ case 0: printf("Valor e igual a 0"); break; case 1: printf("Valor e igual a 1"); break; case 2: printf("Valor é igual a 2"); break; default: printf("Nenhuma das anteriores"); } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Veja que, se nenhuma das condições testadas em um bloco case for satisfatória, a parte default da instrução switch será executada. |
Dart ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercício Resolvido de Dart - Escreva um programa Dart para mover todos os zeros para o final do vetor, sem alterar a ordem dos elementos já presentes no arrayQuantidade de visualizações: 669 vezes |
Pergunta/Tarefa: Dado o seguinte vetor de inteiros: // vamos declarar e construir um vetor (List) de 8 inteiros List<int> valores = [0, 3, 0, 5, 7, 4, 0, 9]; Sua saída deverá ser parecida com: Vetor na ordem original: 0 3 0 5 7 4 0 9 Vetor com os zeros deslocados para o final: 3 5 7 4 9 0 0 0 Veja a resolução comentada deste exercício usando Dart: // Vamos importar a biblioteca dart:io import "dart:io"; void main(){ // vamos declarar e construir um vetor (List) de 8 inteiros List<int> valores = [0, 3, 0, 5, 7, 4, 0, 9]; // vamos mostrar o vetor na ordem original print("Vetor na ordem original:\n"); for(int i = 0; i < valores.length; i++){ stdout.write("${valores[i]} "); } // vamos inicializar j como 0 para que ele aponte para // o primeiro elemento do vetor int j = 0; // agora o laço for percorre todos os elementos do vetor, // incrementanto a variável i e deixando o j em 0 for(int i = 0; i < valores.length; i++){ // encontramos um valor que não é 0 if(valores[i] != 0){ // fazemos a troca entre os elementos nos índices // i e j int temp = valores[i]; valores[i] = valores[j]; valores[j] = temp; // e avançamos o j para o elemento seguinte j++; } } // agora mostramos o resultado print("\n\nVetor com os zeros deslocados para o final:\n"); for(int i = 0; i < valores.length; i++){ stdout.write("${valores[i]} "); } } Não se esqueça: A resolução do exercício deve ser feita sem a criação de um vetor, array ou lista adicional, e os elementos diferentes de zero devem permanecer na mesma ordem que eles estavam antes. |
MySQL ::: Dicas & Truques ::: Joins (Junções) |
Como agrupar dados de duas ou mais tabelas no MySQL usando LEFT JOIN (ou LEFT OUTER JOIN)Quantidade de visualizações: 14715 vezes |
A junção LEFT JOIN (ou LEFT OUTER JOIN) do MySQL é usada quando queremos agrupar dados de duas ou mais tabelas e exibir todos os registros da tabela à esquerda, mesmo que não haja correspondências (match) de registros na tabela à direita. Vamos ver um exemplo? Considere duas tabelas: jogadores e times. Um jogador pode jogar em nenhum (zero) ou um time e um time pode conter zero ou mais jogadores. Aqui a cardinalidade é de 1 x N. Comece criando a tabela de times: Comando DDL CREATE TABLE para a tabela times: CREATE TABLE times( id INTEGER UNSIGNED NOT NULL AUTO_INCREMENT, nome VARCHAR(45) NOT NULL, PRIMARY KEY(id) ) ENGINE = InnoDB; Vá em frente e insira alguns times nesta tabela. Vamos agora criar a tabela de jogadores: Comando DDL CREATE TABLE para a tabela jogadores: CREATE TABLE jogadores( id INTEGER UNSIGNED NOT NULL AUTO_INCREMENT, nome VARCHAR(45) NOT NULL, id_time INTEGER UNSIGNED, PRIMARY KEY(id), CONSTRAINT fk_jogadores_times FOREIGN KEY fk_jogadores_times(id_time) REFERENCES times(id) ON DELETE RESTRICT ON UPDATE RESTRICT ) ENGINE = InnoDB; Note que o campo id_time da tabela jogador aceita NULL, ou seja, como é possível haver jogadores sem times, devemos ser capazes de cadastrar os jogadores e só mais adiante definir o time a qual ele pertencerá. Veja: INSERT INTO jogadores VALUES(NULL, 'JORGINHO', NULL); Vá em frente e cadastre alguns jogadores (sem relacioná-los com algum time). Finalizado alguns cadastros de jogadores e times, use a instrução UPDATE para relacionar alguns jogadores com seus respectivos times (deixe alguns jogadores sem time). Veja um exemplo: UPDATE jogadores SET id_time = 3 WHERE id = 2; E aqui já podemos ver um exemplo da junção LEFT JOIN. Nossa tarefa é listar o id, nome do jogador e nome do time a qual ele pertence. Mas, queremos também incluir na listagem os jogadores que ainda não possuem times (o valor do campo id_time ainda é NULL). Veja: SELECT j.id, j.nome, t.nome FROM jogadores j LEFT JOIN times t ON j.id_time = t.id; id jogador time 1 ROBERTO CARLOS ? 2 JORGINHO CRUZEIRO 3 GUSTAVO BORGES ? 4 MARCOS ? Note que o conjunto de dados retornados inclui todos os jogadores, incluindo aqueles para os quais nenhum time foi definido ainda. |
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