Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Python Básico |
Exercício Resolvido de Python - Como calcular o restante de um salário após o pagamento de duas contas com jurosQuantidade de visualizações: 1382 vezes |
Pergunta/Tarefa: Cintia acaba de receber seu salário mas precisa pagar duas contas atrasadas. Por causa do atraso, ela deverá pagar multa de 2% sobre cada conta. Faça um programa que leia o valor do salário e das duas contas e que calcule e mostre quanto restará do salário de Cintia. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o salário: 1350 Valor da primeira conta: 140 Valor da segunda conta: 300 Total das contas sem juros: 440.0 Total dos juros: 8.8 Total das contas com juros: 448.8 Sobra do salário: 901.2 Veja a resolução comentada deste exercício usando Python: # método principal def main(): # vamos pedir que o usuário informe o valor do salário e das duas contas salario = float(input("Informe o salário: ")) conta1 = float(input("Valor da primeira conta: ")) conta2 = float(input("Valor da segunda conta: ")) # total a ser pago nas duas contas sem os juros total_contas = conta1 + conta2 # calcula os juros total_juros = total_contas * 0.02 # total a ser pago com juros total_contas_com_juros = total_contas + total_juros # sobra do salário sobra_salario = salario - total_contas_com_juros # mostra os resultados print("\nTotal das contas sem juros: {0}".format(total_contas)) print("Total dos juros: {0}".format(total_juros)) print("Total das contas com juros: {0}".format(total_contas_com_juros)) print("Sobra do salário: {0}".format(sobra_salario)) if __name__== "__main__": main() |
Python ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Como exibir os valores de 0 a 10 em ordem decrescente usando o laço for da linguagem PythonQuantidade de visualizações: 13249 vezes |
Em geral, todos os exemplos que vemos de laço for (laço ou loop PARA) mostram a variável de controle sendo incrementada, raras vezes decrementada. Nesta dica mostrarei como isso pode ser feito, ou seja, vamos contar de 0 a 10 em ordem decrescente. Veja o código completo: # função principal do programa def main(): for i in range(10, -1, -1): print(i) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0 |
Java ::: Reflection (introspecção) e RTI (Runtime Type Information) ::: Passos Iniciais |
Saiba o que é Reflexão (Reflection) em Java - Como usar Reflexão (Reflection) na linguagem Java - RevisadoQuantidade de visualizações: 18421 vezes |
Reflection (ou Reflexão), também conhecida como RTI (Runtime Type Information) em algumas linguagens, é um mecanismo para descobrir dados a respeito de um programa em tempo de execução. Reflection em Java nos permite descobrir informações sobre atributos ou membros (campos), métodos e construtores de classes. Podemos também operar nos campos e métodos que descobrimos. A Reflection permite o que é normalmente chamada de programação dinâmica em Java. A Reflection em Java é conseguida usando a Java Reflection API. Esta API consiste de classes nos pacotes java.lang e java.lang.reflect. Antes de prosseguirmos, veja um exemplo de como podemos listar todos os métodos públicos da classe Object: package arquivodecodigos; import java.lang.reflect.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // vamos carregar a classe Object try{ Class c = Class.forName("java.lang.Object"); // obtém os nomes dos métodos Method[] metodos = c.getMethods(); // exibe o nome de cada método for(int i = 0; i < metodos.length; i++){ System.out.println(metodos[i].getName()); } } catch(ClassNotFoundException e){ System.out.println(e.getMessage()); } System.exit(0); } } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: wait wait wait equals toString hashCode getClass notify notifyAll Eis uma lista das coisas que podemos fazer com a Java Reflection API: 1) Determinar a classe de um objeto; 2) Obter informações sobre os modificadores, campos (atributos), métodos, construtores e superclasses de uma classe; 3) Descobrir quais constantes e declarações de métodos pertencem a uma interface; 4) Criar uma instância de uma classe cujo nome não sabemos até o tempo de execução; 5) Obter e definir o valor do campo de um objeto; 6) Invocar um método em um objeto; 7) Criar um novo array, cujo tamanho e tipo de dados só saberemos em tempo de execução. A Java Reflection API é geralmente usada para criar ferramentas de desenvolvimento tais como debuggers, class browsers e construtores de GUI. Geralmente, neste tipo de ferramentas, precisamos interagir como classes, objetos, métodos e campos, e não sabemos quais em tempo de compilação. Assim, a aplicação deve, dinamicamente, encontrar e acessar estes itens. Esta dica foi revisada e testada no Java 8. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como obter a média dos valores dos elementos de um vetor de inteiros na linguagem JavaQuantidade de visualizações: 17165 vezes |
Nesta dica mostrarei como obter a média dos valores dos elementos de um array (vetor) de ints. A média que vamos obter é aritmética, ou seja, somamos todos os valores e dividimos pela quantidade de valores no vetor. Veja o código completo: package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ int[] valores = new int[5]; // inicializa os elementos do vetor valores[0] = 23; valores[1] = 65; valores[2] = 2; valores[3] = 87; valores[4] = 34; // obtém a média double media = media(valores); System.out.println("A media dos valores é: " + media); System.exit(0); } // método que recebe um vetor de ints e retorna a média // dos valores de seus elementos public static double media(int[] a){ double total = 0.0; for(int i = 0; i < a.length; i++){ total += a[i]; } return (total / a.length); } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: A media dos valores é: 42.2 |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como converter uma string em um valor inteiro em JavaScript usando a função parseInt()Quantidade de visualizações: 26693 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função parseInt() do JavaScript para transformar uma string em um valor inteiro. Esse procedimento é necessário quando estamos efetuando cálculos com valores vindos de campos de formulários. Veja a página HTML completa para o exemplo: <!doctype html> <html> <head> <title>Strings em JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> var string1 = "110"; var string2 = "Arquivo"; var string3 = "65,54"; document.write(parseInt(string1) + "<br>"); document.write(parseInt(string2) + "<br>"); document.write(parseInt(string3)); </script> </body> </html> Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: 110 NaN 65 |
C++ ::: Win32 API (Windows API) ::: Strings e Caracteres |
Como converter caracteres individuais para letras maiúsculas usando a função CharUpper() da API do Windows a partir de seus códigos C++Quantidade de visualizações: 9648 vezes |
Pode usar a função CharUpper() da API do Windows para converter um caractere para seu correspondente em letra maiúscula. Veja o protótipo da função:LPTSTR CharUpper( LPTSTR lpsz ); Veja um exemplo no qual usamos esta função para converter uma letra minúscula em maiúscula: #include <cstdlib> #include <iostream> #include <windows.h> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ CHAR letra = 'a'; // vamos converter para letra maiúscula CharUpper(&letra); // vamos exibir o resultado cout << letra << endl; system("PAUSE"); return EXIT_SUCCESS; } Note que aqui nós fornecemos um ponteiro para o caractere que queremos transformar. Isso resulta em uma conversão sendo efetuada diretamente no caractere para o qual o ponteiro está apontando no momento. Podemos também obter o resultado da conversão em um outro ponteiro e usá-lo posteriormente. Veja: #include <cstdlib> #include <iostream> #include <windows.h> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ CHAR letra = 'a'; // vamos converter para letra maiúscula CHAR *resultado = CharUpper(&letra); // vamos exibir o resultado cout << *resultado << endl; system("PAUSE"); return EXIT_SUCCESS; } |
C# ::: Dicas & Truques ::: Gráficos |
Como desenhar retângulos em C# usando a função DrawRectangle() da classe Graphics do C# - Computação Gráfica em C#Quantidade de visualizações: 11284 vezes |
Retângulos podem ser desenhados em C# e Windows Forms usando o método DrawRectangle() da classe Graphics. Este método pede a caneta de desenho (um objeto da classe Pen), as coordenadas do canto superior esquerdo e a largura e altura do retângulo. Veja a assinatura do método DrawRectangle() mais comumente usada:Graphics.DrawRectangle(Pen, Single, Single, Single, Single) Veja um trecho de código no qual desenhamos um retângulo com 250 pixels de largura por 150 pixels de altura: private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos obter o Graphics do formulário Graphics g = this.CreateGraphics(); // vamos desenhar um retângulo de 250 pixels de largura por 150 // pixels de altura g.DrawRectangle(new Pen(Color.Red, 1), 50, 50, 250, 150); // vamos liberar o objeto Graphics g.Dispose(); } As coordenadas do canto superior esquerdo e a largura e altura do retângulo podem ser especificadas como um objeto da estrutura Rectangle. Veja: private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos obter o Graphics do formulário Graphics g = this.CreateGraphics(); // vamos desenhar um retângulo de 250 pixels de largura por 150 // pixels de altura g.DrawRectangle(new Pen(Color.Red, 1), new Rectangle(100, 100, 250, 150)); // vamos liberar o objeto Graphics g.Dispose(); } |
C# ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como calcular a quantidade de dias decorridos em C# usando um objeto TimeSpanQuantidade de visualizações: 8499 vezes |
Em algumas ocasiões precisamos saber a quantidade de dias decorridos deste uma determinada data usando a linguagem C#. O trecho de código abaixo mostra como isso pode ser feito. Veja que usamos o construtor da estrutura DateTime para construir a data no passado e então a subtraímos da data atual. Em seguida obtemos a quantidade de dias do TimeSpan resultante:using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { // vamos obter a quantidade de dias decorridos entre // 10/06/2009 e a data atual DateTime data_anterior = new DateTime(2009, 6, 10); // 10/06/2009 DateTime hoje = DateTime.Now; // obtém a quantidade de dias decorridos TimeSpan dif = hoje.Subtract(data_anterior); int decorridos = dif.Days; // exibe o resultado System.Console.WriteLine("Dias decorridos desde 10/06/2009: " + decorridos); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: Dias decorridos desde 10/06/2009: 4662 |
C++ ::: Fundamentos da Linguagem ::: Passos Iniciais |
C++ do básico ao avançado - Conheça a origem da linguagem C++Quantidade de visualizações: 13655 vezes |
C++ começou como uma versão expandida de C. As extensões C++ foram inventadas primeiramente por Bjarne Stroustrup, em 1979, no Bell Laboratories em Murray Hill, New Jersey. Ele inicialmente chamou a nova linguagem de "C com classes". Contudo, em 1983 o nome foi mudado para C++. Embora C fosse uma das linguagens preferidas e mais usadas para programação profissional em todo o mundo, a invenção de C++ se fez necessária devido a um fator de programação: o aumento da complexidade. No decorrer dos anos, programas de computador se tornaram maiores e mais complexos. Mesmo sendo uma excelente linguagem de programação, C tem seus limites. Em C, uma vez que um programa atinja a marca de 25.000 à 100.000 linhas de códigos, este se torna tão complexo que é difícil analisá-lo como um todo. A manutenção de seu código se torna um pesadelo. O propósito de C++ é quebrar esta barreira. A essência do C++ é permitir que programadores compreendam e gerenciem programas cada vez mais complexos. A maioria das adições feitas ao C por Stroustrup suportam a programação orientada a objetos, às vezes chamada de POO. Stroustrup afirmou que algumas das características da orientação a objetos de C++ foram inspiradas em uma linguagem chamada Simula67. Assim, C++ representa a combinação de dois métodos poderosos de programação. Desde que C++ foi inventada, ela já passou por três revisões importantes, com adições e modificações da linguagem. A primeira revisão ocorreu em 1985 e a segunda em 1990. A terceira ocorreu durante a padronização do C++. Há vários anos que este trabalho de padronização foi iniciado. Para esta finalidade, uma associação entre a ANSI (American National Standards Institute) e a ISO (International Standards Organization) resultou em um comitê de padronização. O primeiro documento contendo o padrão proposto foi criado em 25 de janeiro de 1994. Neste documento, o comitê ANSI/ISO C++ manteve as características definidas por Stroustrup e acrescentou algumas outras. Mas, no geral, este documento inicial refletiu o estado de C++ na época. Logo após a finalização do primeiro documento de padronização C++, um evento ocorreu e com ele a linguagem foi amplamente expandida: a criação da Standard Template Library (STL) por Alexander Stepanov. A STL é um conjunto de rotinas generícas que podemos usar para manipular dados. A STL não é somente poderosa e elegante, mas também muito extensa. |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Exercício Resolvido de C - Como converter minutos em segundos usando CQuantidade de visualizações: 586 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C para converter minutos em segundos. Você deverá criar uma função converter() que receberá, como argumento, um número inteiro representando os minutos e retornará, também como um inteiro, os segundos correspondentes. Os minutos deverão ser informados pelo usuário. Sua saída deverá ser parecida com: Informe os minutos: 15 A quantidade de segundos é: 900 Veja a resolução comentada deste exercício em C: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> // protótipo da função usada para converter minutos // em segundos int converter(int minutos); // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // variáveis usadas na resolução do problema int minutos, segundos; setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português // vamos pedir para o usuário informar os minutos printf("Informe os minutos: "); scanf("%d", &minutos); // agora vamos chamar a função converter() para converter // os minutos em segundos segundos = converter(minutos); // e mostramos o resultado printf("A quantidade de segundos é: %d", segundos); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } // função usada para converter minutos em segundos int converter(int minutos){ int segundos = minutos * 60; return segundos; } |
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