JavaScript ::: DOM (Document Object Model) ::: document Object

Como usar o método getElementById() do objeto document para localizar um elemento HTML baseado em seu id usando JavaScript

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O método getElementById() do objeto document é usado quando queremos localizar e retornar um elemento HTML baseado no valor de sua propriedade id. Veja um exemplo:

<html>
<head>
<title>Estudos JavaScript</title>

<script type="text/javascript">
  function localizarElemento(){
    // vamos localizar o elemento com o id "aviso"
    var elem = document.getElementById("aviso");

    // o elemento foi localizado
    if(elem != null){
      // vamos definir o conteúdo do elemento encontrado    
      elem.innerHTML = "Vejam este texto.";
    }
    else{
      window.alert("O elemento HTML pesquisado não foi encontrado."); 
    }
  }
</script>

</head>
<body>

<button onclick="localizarElemento()">Localizar DIV</button>

<div id="aviso"></div>

</body>
</html>

Execute o exemplo e clique no botão. Você verá que o texto do elemento div com o id "aviso" é definido para "Vejam este texto.". Note que, se o elemento não for encontrado, o retorno do método getElementById() é null na maioria dos browsers.

Há algumas observações interessantes em relação ao método getElementById() do objeto document:

a) Se o valor da propriedade id pertencer a uma coleção, ou seja, se houver mais de um elemento HTML com o mesmo id, o método retornará o primeiro elemento na coleção.

b) No Firefox, Opera, Google Chrome, Safari e Internet Explorer (IE) a partir da versão 8, o método getElementById() é case-sensitive (sensível a maiúsculas e minúsculas) em relação ao valor da propriedade id. Nas versões anteriores do IE isso não acontecia.


C# ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como retornar o tamanho de um array em C# usando a propriedade Length

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Nesta dica mostrarei como saber a quantidade de elementos em um vetor do C# usando a sua propriedade Length. Por quantidade de elementos nós estamos falando do tamanho do array.

Veja o código C# completo:

using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      // cria e inicializa um array de strings
      string[] cidades = {"Goiânia", "São Paulo",
        "Rio de Janeiro", "Curitiba"};

      // obtém a quantidade de elementos no array
      int quant = cidades.Length;
      Console.WriteLine("Este array possui {0} elementos.", quant);

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

Este array possui 4 elementos.


JavaScript ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

JavaScript para iniciantes - Como usar o laço do-while da linguagem JavaScript

Quantidade de visualizações: 7681 vezes
O laço do..while (também chamado de loop ou laço repita enquanto) da linguagem JavaScript é usado quando queremos repetir uma instrução ou um grupo de instruções ENQUANTO uma condição for satisfeita. Veja sua sintáxe:

do{
  // uma instrução ou grupo de instruções
}while(condição);

A condição pode ser qualquer expressão que resulte em um valor boolean (true ou false). Note também que, diferente do laço while (enquanto) o teste condicional do laço do-while é feito DEPOIS de cada iteração (repetição) do laço. Isso faz com que este laço seja executado no mínimo uma vez.

Veja um trecho de código no qual usamos o laço do..while para contar de 0 até 10:

<html>
<head>
<title>Estudos JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  var i = 0;
  
  do{
    document.write(i + "<br>");
    i++;
  }while(i <= 10);  
</script>

</body>
</html>

Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado:

0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Veja que declaramos uma variável de controle i e a inicializamos com o valor 0. No corpo do laço nós exibimos o valor da variável de controle e a incrementamos em 1. Em seguida nós verificamos se seu valor é menor ou igual a 10. Como esta condição é satisfeita, o laço é executado pela segunda vez. Dessa forma o ciclo continua até que o valor da variável de controle seja maior que 10, o que faz com que o laço cesse sua repetição.

Veja agora como modificar o laço do-while anterior para exibir os números de 10 até 0:

<html>
<head>
<title>Estudos JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  var i = 10;
  
  do{
    document.write(i + "<br>");
    i--;
  }while(i >= 0);  
</script>

</body>
</html>

Agora o resultado do código será:

10
9
8
7
6
5
4
3
2
1
0

Esta dica foi escrita e testada no Internet Explorer 8 e Firefox 3.6.


Java ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular a área de um Triângulo Equilátero em Java - Java para Geometria, Trigonometria e Álgebra Linear

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Um Triângulo Equilátero é o triângulo que possui os três lados iguais, e cujos ângulos internos são todos 60 graus (somando 180).

Veja na figura abaixo as características de um Triângulo Equilátero:



Nesta dica de Java eu mostrarei como calcular a área do triângulo equilátero. Para isso, vamos revisar a fórmula para o cálculo da área do triângulo equilátero:

\[\text{Área K} = \dfrac{1}{4} \times \sqrt{3} \times L^2 \]

E veja o código Java para o cálculo:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // para efetuar a leitura do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos pedir para o usuário informar o valor do lado do triângulo
    System.out.print("Informe o lado do triângulo: ");
    double lado = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    
    // agora vamos calcular a área do triângulo equilátero
    double area = (1.0 / 4.0) * Math.sqrt(3) * Math.pow(lado, 2);
    
    // e finalmente mostramos o resultado
    System.out.println("A área do triângulo equilátero é: " + area);
  }
}

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

Informe o lado do triângulo: 5
A área do triângulo equilátero é: 10.825317547305483


Java ::: Pacote java.lang ::: String

Como retornar os caracteres de uma string como um vetor de char usando o método getChars() da classe String do Java

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O método getChars() da classe String pode ser usado quando queremos retornar todos ou parte dos caracteres de uma string como uma matriz de char. Veja sua assinatura:

public void getChars(int srcBegin, int srcEnd,
   char[] dst, int dstBegin)

O parâmetro srcBegin indica o índice do primeiro caractere a ser copiado. O parâmetro srcEnd indica o índice APÓS o último caractere a ser copiado. O parâmetro dst é uma matriz de char para a qual os caracteres serão copiados e dstBegin indica o offset (ponto inicial) da matriz a ser preenchida.

Veja um trecho de código no qual copiamos os 5 primeiros caracteres de uma string para uma matriz de char chamada letras:

public class Main {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos declarar e inicializar uma string
    String frase = "Cuiabá é muito quente";

    // declara uma matriz de 5 chars
    char letras[] = new char[5];

    // vamos copiar os 5 primeiros caracteres da frase anterior
    // e guardá-los nas primeiras posições da matriz
    frase.getChars(0, 5, letras, 0);

    // vamos percorrer a matriz letras
    for (int i = 0; i < letras.length; i++) {
      System.out.print(letras[i] + "  ");
    }
  }
}

Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado:

C u i a b

O método getChars() pode atirar uma exceção do tipo IndexOutOfBoundsException se valores inválidos forem fornecidos aos seus parâmetros.


GoLang ::: Fundamentos da Linguagem ::: Laços de Repetição

Como usar o laço for em GoLang - O laço for da linguagem Go

Quantidade de visualizações: 974 vezes
Como todas (ou praticamente todas) as linguagens de programação, a GoLang também possui o seu laço for, ou loop for. Este laço é usado para repetir uma ou mais instruções quando sabemos exatamente quantas vezes essa repetição ocorrerá.

Em Go, o laço for é composto de três partes: inicialização, teste de continuidade e incremento ou decremento da variável de controle. Na parte da inicialização nós declaramos e inicializamos as variáveis que serão usadas dentro da estrutura. O teste de continuidade é a parte na qual verificamos se o laço deverá continuar repetindo ou encerrar. Finalmente, a parte de incremento ou decremento é usada para ajustarmos a variável de controle do laço.

Veja, por exemplo, como escrever um laço for em GoLang que contará de 1 até 10, escrevendo os números na tela:

// pacote principal
package main

// vamos importar o módulo de formatação de
// entrada e saída
import "fmt"

// esta é a função principal do programa
func main() {
  for i := 1; i <= 10; i++ {  
    fmt.Printf("%d  ", i)  
  }  
}

Ao executar este código Go nós teremos o seguinte resultado:

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

O laço for da linguagem GoLang nos permite omitir as partes da inicialização e de incremento ou decremento, embora esse tipo de código não seja muito usual.

Veja um trecho de código no qual usamos o laço for da linguagem Go para contar de 10 até 0 (omitindo a parte da inicialização da variável de controle):

// pacote principal
package main

// vamos importar o módulo de formatação de
// entrada e saída
import "fmt"

// esta é a função principal do programa
func main() {
  i := 10 // definimos o valor inicial aqui
  
  for ; i >= 0; i-- {  
    fmt.Printf("%d  ", i)  
  }  
}

Ao executarmos este código Go nós teremos o seguinte resultado:

10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0

Veja, agora, uma modificação do código acima. Desta vez eu omiti a parte de incremento ou decremento da variável de controle:

// pacote principal
package main

// vamos importar o módulo de formatação de
// entrada e saída
import "fmt"

// esta é a função principal do programa
func main() {
  for i := 10; i >= 0; {  
    fmt.Printf("%d  ", i)
    i--	
  }  
}



Java ::: Projetos Java Completos - Códigos Fonte Completos Java ::: Projetos Java Programação Orientada a Objetos - Exemplos Java

Sistema para Biblioteca usando Programação Orientada a Objetos em Java - Projeto completo com código fonte - Versão console

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Sistema para Gestão de Biblioteca usando Programação Orientada a Objetos em Java - Projeto completo com código fonte - Versão console

Controle de Biblioteca - Sobre este projeto Java



Nesta dica apresento a idéia de um Controle de Gestão de Biblioteca em Java usando Programação Orientada a Objetos. Trata-se de um programa com código fonte em duas versões console.

Na primeira versão temos os dados sendo gerenciados por objetos ArrayList. Na segunda versão nós tiramos proveito dos métodos dos métodos readObject() e writeObject() e da interface Serializable para implementar a serialização de objetos em Java. Dessa forma, os dados do sistema podem ser salvos e carregados todas as vezes que o sistema for iniciado.

Um Controle de Gestão de Biblioteca é um projeto ideal para dominar a programação orientada a objetos em Java, além de permitir colocar em prática várias coisas que estudamos na linguagem e não temos a oportunidade de implementar. Assim, este código, se bem estudado e bem entendido, pode render um controle de biblioteca pronto para ser vendido no mercado ou implementado em sua própria escola ou faculdade. Basta conectar as funcionalidades das classes a um banco de dados tal como o MySQL e adicionar mais alguns pequenos detalhes.

O Diagrama de Classes Java

Antes de falarmos mais sobre o projeto do Sistema de Biblioteca, dê uma boa olhada no seu diagrama de classes:



Como a aplicação está estruturada?

Como podemos ver no diagrama de classes, todo o controle do sistema é feito a partir da classe Biblioteca, que contém objetos da classe ArrayList para guardar objetos das classes Usuario, Autor, Editora, Livro, Emprestimo e Multa.

O relacionamento entre os objetos das classes envolvidas está bem definido no código fonte, com comentários e menus individuais para o gerenciamento de cada parte que compõe o controle de biblioteca apresentado.

Um empréstimo envolve um livro e um usuário, e pode gerar uma multa caso a devolução seja feita fora do prazo. A multa é gerada somente na devolução. Em sistemas reais, o usuário não pode fazer uma nova locação caso a multa não seja paga. Deixamos como sugestão e desafio, essa implementação no código. No entanto, já fizemos todo o restante do cálculo para você, ou seja, fizemos a diferença entre a data do empréstimo e sua devolução e geramos a multa, se houver, já com o devido valor a ser pago.

Um livro está relacionado a um autor e a uma editora. Inicialmente o livro é cadastrado como disponível. Porém, esse status é alterado para indisponível quando ele está envolvido em um empréstimo, e novamente disponível quando é feita a devolução.

Tudo isso é feito por meio de vários menus de opções, como mostro a seguir.

As opções de menu para o gerencimento do sistema da biblioteca

O menu principal foi escrito usando-se o seguinte código:

// método que exibe o menu principal do sistema
public void menuPrincipal(){
  Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
  while(true){  
    limparTela();
    System.out.println("\n:: B I B L I O T E C A ::\n");
    System.out.println("Bem-vindo(a) ao sistem. 
      Escolha a opção desejada");
    System.out.println("1 - Livros");
    System.out.println("2 - Autores");
    System.out.println("3 - Editoras");
    System.out.println("4 - Usuários");
    System.out.println("5 - Empréstimos");
    System.out.println("6 - Multas");
    System.out.println("7 - Sair");
    System.out.print("Sua opção: ");
    // lê a opção do usuário 
    int opcao = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); 
    
    switch(opcao){
      case 1:
        // chama o menu de gerenciamento de livros
        menuGerenciarLivros(); 
        break;
      
      case 2:
        // chama o menu de gerenciamento de autores
        menuGerenciarAutores(); 
        break;
      
      case 3:
        // chama o menu de gerenciamento de editoras
        menuGerenciarEditoras();
        break;
      
      case 4:
        // chama o menu de gerenciamento de usuários
        menuGerenciarUsuarios(); 
        break;
      
      case 5:
        // chama o menu de gerenciamento de emprestimos
        menuGerenciarEmprestimos();
        break;
        
      case 6:
        // chama o menu de gerenciamento de multas
        menuGerenciarMultas();
        break;
      
      case 7:
        System.out.println("\nObrigado por usar o 
          Sistema de Biblioteca\n");  
        System.exit(0);
    }
  }
}


Note que cada case do switch do menu principal chama um método que será responsável por exibir um menu individual para o gerencimento da classe correspondente.

Veja, por exemplo, o menu para cadastrar um novo usuário na biblioteca:

// menu para cadatrar, listar, pesquisar, excluir 
// e atualizar os usuários da biblioteca
public int menuGerenciarUsuarios(){ 
  Usuario temp; // serve para várias operações neste menu
  // serve para as pesquisas dos usuários
  String pesquisaUsuario;
  Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
  // mostra o menu de forma repetitiva até o usuário 
  // usar a opção de sair
  while(true){
    // tire caso não funcionar no seu sistema operacional
    limparTela();
    System.out.println("\n:: G E R E N C I A R   U S U Á R I O S ::\n");
    System.out.println("Escolha a opção desejada");
    System.out.println("1 - Novo Usuário");
    System.out.println("2 - Listar Usuários");
    System.out.println("3 - Pesquisar Usuário");
    System.out.println("4 - Excluir Usuário");
    System.out.println("5 - Atualizar Usuário");
    System.out.println("6 - Voltar Menu Anterior");
    System.out.print("Sua opção: ");
    // lê a opção do usuário
    int opcao = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); 
    
    switch(opcao){
      case 1: // vamos cadastrar um novo usuário
        System.out.print("\nNome: ");
        String nomeUsuario = entrada.nextLine();
        System.out.print("Idade: ");
        int idadeUsuario = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
        System.out.print("Sexo: ");
        char sexoUsuario = entrada.nextLine().charAt(0);
        
        // vamos incrementar o contador de usuários
        Usuario.contadorUsuarios++;
        
        // agora vamos criar um novo objeto da classe Usuario
        Usuario u = new Usuario(Usuario.contadorUsuarios,
          nomeUsuario, idadeUsuario, sexoUsuario);
        // e o adicionamos no ArrayList de usuários
        usuarios.add(u);
        
        // e finalmente mostramos uma mensagem de sucesso.
        System.out.println("\nO usuário foi cadastrado com sucesso");
        salvarDadosArquivo(); // salva os dados no arquivo
        
        break;
        ... 


Devo usar ArrayList do Java para desenvolver o sistema?

Sim, objetos da classe ArrayList são perfeitos quando precisamos representar relacionamentos um para muitos e muitos para um. É claro que poderíamos usar vetores de objetos (usando array), mas ficaríamos restritos a tamanhos fixos, enquanto o ArrayList nos permite cadastrar quantos usuários, livros, editoras, autores e empréstimos nós quisermos.

Dessa forma, veja, por exemplo, o trecho de código que registra um novo empréstimo:

case 1: // vamos cadastrar um novo empréstimmo
  // para registrar um novo empréstimo nós precisamos 
  // de um usuário
  // o usuário que será relacionado a este empréstimo
  Usuario usuario = null;
  while(usuario == null){
    System.out.print("\nInforme o id ou nome do usuário: ");
    String pesquisaUsuario = entrada.nextLine();
    // chamamos o método que pesquisa o usuario
    usuario = pesquisarUsuario(pesquisaUsuario);
    if(usuario == null){ // usuario não encotrado
      System.out.print("\nUsuário não 
       encontrado.\n\nDigite 1 para pesquisar 
       novamente ou 2 para voltar ao menu anterior: ");
      int opcaoTemp = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
      if(opcaoTemp == 2){
        return 1; // saímos daqui e voltamos para o menu anterior  
      }
    }
  }
  System.out.println("Usuário selecionado: " + usuario.getNome());
  // fim para registrar um novo empréstimo nós 
  // precisamos de um usuário
          
  // para registrar um novo empréstimo nós precisamos 
  // de um livro
  Livro livro = null; // o livro que será relacionado 
  // a este empréstimo
  while(livro == null){
    System.out.print("Informe o id, título ou ISBN do livro: ");
    String pesquisaLivro = entrada.nextLine();
    // chamamos o método que pesquisa o livro
    livro = pesquisarLivro(pesquisaLivro);
    // livro não encontrado ou indisponível
    if((livro == null) || (!livro.isDisponivel())){
      System.out.print("\nLivro não encontrado 
       ou indisponível.\n\nDigite 1 para 
       pesquisar novamente ou 2 para voltar ao 
       menu anterior: ");
      int opcaoTemp = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
      if(opcaoTemp == 2){
        return 1; // saímos daqui e voltamos para o menu anterior  
      }
    }
  }
  System.out.println("Livro selecionado: " + livro.getTitulo());
  // fim para cadastrar um novo empréstimo nós 
  // precisamos de um livro
 
  try{          
    System.out.print("Data do Empréstimo: ");
    String dataEmprestimo = entrada.nextLine();
    Date dataEmprestimoDate = 
      new SimpleDateFormat("dd/MM/yyyy").parse(dataEmprestimo);
    System.out.print("Data de Devolução: ");
    String dataDevolucao = entrada.nextLine();
    Date dataDevolucaoDate = 
      new SimpleDateFormat("dd/MM/yyyy").parse(dataDevolucao);
          
    // a data de devolução é menor que a data de empréstimo?
    if(dataDevolucaoDate.getTime() <= dataEmprestimoDate.getTime()){
      System.out.println("\nA data de devolução 
        deve ser maior que a data de empréstimo.\n");
    }
    else{
      // vamos incrementar o contador de empréstimos
      Emprestimo.contadorEmprestimos++;
        
      // vamos marcar o livro escolhido como indisponível
      livro.setDisponivel(false);
              
      // agora vamos criar um novo objeto da classe Emprestimo
      Emprestimo emprestimo = new Emprestimo(usuario,
        livro, Emprestimo.contadorEmprestimos, 
        dataEmprestimoDate, dataDevolucaoDate, 
        null, false);
      // e o adicionamos no ArrayList de empréstimos
      emprestimos.add(emprestimo);
        
      // e finalmente mostramos uma mensagem de sucesso.
      System.out.println("\nO empréstimo foi registrado com sucesso");
      salvarDadosArquivo(); // salva os dados no arquivo
    }
  }
  catch(ParseException e){
    System.out.println("\nAs datas informadas são inválidas.\n");
  }
            
  break;


Note que este trecho de código é parte do case da opção Novo Empréstimo do menu Gerenciar Empréstimos. Veja como usamos uma variável estática contadorEmprestimos da classe Emprestimo para criarmos um valor inteiro auto-incremento que nos permite identificadores únicos para cada empréstimo da biblioteca.

Viu que código mais lindo? Note como a Programação Orientada a Objetos em Java nos permite desenvolver idéias de forma bem parecida mesmo ao mundo real.

Como posso obter este código fonte?

O código fonte desta aplicação é fornecido em duas versões:

1) SBIBLIOJCNB-A - Sistema de Gestão de Biblioteca em Java com Código Fonte Versão Console - NetBeans IDE ou Eclipse.

2) SBIBLIOJCNB-B - Sistema de Gestão de Biblioteca em Java com Código Fonte Versão Console - Lê e salva os dados em arquivo usando serialização (Serializable), ou seja, os métodos readObject() e writeObject() - NetBeans IDE ou Eclpse.

Para adquirir, entre em contato conosco usando o WhatsApp ou e-mail indicados na lateral do site. Podemos combinar alterações e a adição de novas funcionalidades.

Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes.


Java ::: Pacote java.awt.event ::: KeyEvent

Java Swing - Como obter o caractere da tecla pressionada usando o método getKeyChar() da classe KeyEvent do Java

Quantidade de visualizações: 3118 vezes
Em algumas situações nós precisamos obter o caractere da tecla pressionada em nossas aplicações Java Swing. Para isso podemos usar o método getKeyChar() da classe KeyEvent. Veja sua assinatura:

public char getKeyChar()


O retorno do método é um char representando o caractere associado à tecla "digitada" (pressionada e liberada). Veja um trecho de código no qual temos uma janela JFrame que implementa a interface KeyListener e reage ao evento keyTyped() mostrando a letra digitada:

package estudos;

import java.awt.Container;
import java.awt.FlowLayout;
import java.awt.event.KeyEvent;
import java.awt.event.KeyListener;
import javax.swing.JFrame;
import javax.swing.JOptionPane;

public class Janela extends JFrame implements KeyListener{
  public Janela(){
    super("Eventos do Teclado");
    Container c = getContentPane();
    FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT);
    c.setLayout(layout);
    
    // vamos adicionar o objeto listener 
    addKeyListener(this);

    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
    
  @Override
  public void keyPressed(KeyEvent e){
    // sem implementação
  }
    
  @Override
  public void keyReleased(KeyEvent e){
    // sem implementação
  }

  @Override
  public void keyTyped(KeyEvent e){
    // vamos obter o caractere que foi digitado
    char letra = e.getKeyChar();
    // mostra o caractere digitado
    JOptionPane.showMessageDialog(null, "O caractere pressionado foi: " + letra);
  }   
  
  public static void main(String args[]){
    Janela j = new Janela();
    j.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}

É importante observar que o valor retornado pelo método getKeyChar() só possui sentido quando usado com eventos KEY_TYPED, uma vez que o caractere não é exibido quando o método é usado com os eventos KEY_PRESSED e KEY_RELEASED. Note ainda que a tecla Shift pode ser usada durante este evento. Assim, se combinarmos Shift + "s", o retorno será "S".

Este método retorna o valor da constante KeyEvent.CHAR_UNDEFINED se um caractere Unicode válido não existir para o evento de "digitação" da tecla.


Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Como usar classes abstratas em Java - Programação Orientada a Objetos - Java POO

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Classes abstratas (abstract classes) não diferem muito das classes que normalmente criamos, ou seja, elas também podem possuir propriedades e métodos. Porém, não é possível criar instâncias de uma classe abstrata usando o operador new. Veja:

abstract class Pessoa{
  public String nome;
  public int idade;
}

public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    // cria um objeto da classe Pessoa
    Pessoa p = new Pessoa();
  } 
}

Ao tentarmos compilar este exemplo teremos a seguinte mensagem:

Estudos.java:9: Pessoa is abstract; cannot be 
instantiated
    Pessoa p = new Pessoa();
               ^
1 error


Classes abstratas geralmente contém métodos abstratos (ainda que métodos não abstratos sejam também permitidos). Um método abstrato é um método que possui apenas a assinatura. Não há implementação. Esta implementação deverá ser fornecida pela subclasse ou classe derivada. Uma classe que contém métodos abstratos deverá, obrigatoriamente, ser declarada abstrata. Veja um exemplo de um método abstrato:

public abstract class Pessoa{ 
  public abstract String getNome();
}

Se a classe não fosse declarada com o modificador abstract, teríamos a seguinte mensagem de erro de compilação:

Pessoa.java:1: Pessoa is not abstract and does 
not override abstract method getNome() in 
Pessoa
public class Pessoa{
       ^
1 error


Classes abstratas são um dos tópicos mais complicados da linguagem Java e uma dor de cabeça enorme para aqueles que estão estudando para a certificação Java. Mostramos abaixo algumas dicas resultantes de nossas pesquisas sobre o assunto.

1)Uma classe não abstrata não pode conter métodos abstratos. Se uma classe concreta (não abstrata) herda de uma classe abstrata e não implementa todos os métodos abstratos, a classe derivada deve ser declarada abstract. Além disso, métodos abstratos não podem ser marcados como static. Insistir nisso pode gerar a seguinte mensagem de erro de compilação:

Pessoa.java:2: illegal combination of 
modifiers: abstract and static
  public static abstract String getNome();
                                ^


2) Embora uma classe abstrata não possa ser instanciada usando o operador new, ela pode conter construtores. Tais construtores serão invocados nos construtores das classes derivadas.

3) Uma subclasse pode ser abstrata até mesmo se sua superclasse for concreta. E isso é fácil de notar, uma vez que todas as classes Java herdam de Object, que é concreta.

4) Uma classe derivada pode sobrescrever um método de sua superclasse e declará-lo abstract. Isso faz sentido quando a classe derivada for abstract e quiser tornar o método herdado inválido.

5) Embora uma classe abstrata não possa ser instanciada usando o operador new, ela pode ser usada como um tipo de dados. Esta técnica é útil quando parte do time de desenvolvedores precisa adiantar códigos que dependem de classes que ainda não foram implementadas (e, portanto, herdarão das classes abstratas usadas como tipos de dados) por outra parte do mesmo time.


Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade)

Exercícios Resolvidos de Python - Uma função recursiva que conta quantas vezes um valor inteiro k ocorre em um vetor de inteiros

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Pergunta/Tarefa:

Escreva uma função recursiva em Python que conta quantas vezes um valor inteiro k ocorre em um vetor de 10 inteiros. Sua função deverá ter a seguinte assinatura:

# função recursiva que recebe um valor e informa quantas vezes
# ele aparece no vetor também informado
def quant_repeticoes(indice, valor, vetor):
  # sua implementação aqui
Seu programa deverá solicitar ao usuário os valores do vetor e o valor a ser pesquisado.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o 1 valor: 2
Informe o 2 valor: 7
Informe o 3 valor: 4
Informe o 4 valor: 7
Informe o 5 valor: 1

Informe o valor a ser pesquisado no vetor: 7
O valor informado se repete 2 vezes.
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Python:

# método principal
def main():
  # vamos declarar um vetor de 10 inteiros
    valores = [0 for x in range(5)]

    # vamos pedir ao usuário que informe os valores do vetor
    for i in range(len(valores)):
      valores[i] = int(input("Informe o %d.o valor: " % ((i + 1))))
    
    # agora vamos pedir para informar o valor a ser pesquisado
    valor = int(input("\nInforme o valor a ser pesquisado no vetor: "))
    
    # e vamos ver a quantidade de repetições
    repeticoes = quant_repeticoes(0, valor, valores)
    print("O valor informado se repete {0} vezes.".format(repeticoes))

# função recursiva que recebe um valor e informa quantas vezes
# ele aparece no vetor também informado
def quant_repeticoes(indice, valor, vetor):
  if indice == len(vetor) - 1: # caso base...hora de parar a recursividade
    if vetor[indice] == valor:
      return 1 # mais um repetição foi encontrada
  else: # dispara mais uma chamada recursiva
    if vetor[indice] == valor: # houve mais uma repetição
      return 1 + quant_repeticoes(indice + 1, valor, vetor)
    else:
      return 0 + quant_repeticoes(indice + 1, valor, vetor) # não repetiu

  return 0 # só para deixar o compilador satisfeito...esta linha nunca é executada

if __name__== "__main__":
  main()


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