JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Adicionando três elementos ao final de um vetor em JavaScript usando o método push() do objeto Array - Como adicionar elementos ao final de um vetor usando JavaScript - Revisado

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Neste dica mostrarei como usar o método push() do objeto Array da linguagem JavaScript para adicionar três elementos ao final de um vetor. Veja o código completo, incluindo a página HTML que permite executar o exemplo:

<html>
<head>
  <meta charset="utf-8">
  <title>Estudos JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  // vamos declarar e instanciar um vetor com 5 elementos
  var valores = new Array(1, 2, 3, 4, 5);
  document.write("Valores no vetor: " + valores + "<br>");
  
  // agora vamos adicionar mais três elementos
  valores.push(6, 7, 8);
  document.write("Valores no vetor: " + valores);
</script>

</body>
</html>

Ao abrir esta página HTML nós teremos o seguinte resultado:

Valores no vetor: 1,2,3,4,5
Valores no vetor: 1,2,3,4,5,6,7,8


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição

Exercícios Resolvidos de Java - Contando de 1 até 20 e formatando a saída usando System.out.printf()

Quantidade de visualizações: 11049 vezes
Exercício Resolvido de Java - Contando de 1 até 20 e formatando a saída usando System.out.printf()

Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java console que usa o laço for para contar de 1 até 20 e exibir estes valores no seguinte formato:

 1    2    3    4    5   
 6    7    8    9   10   
11   12   13   14   15   
16   17   18   19   20


Dica: Use o operador de módulo % para determinar o momento da quebra de linha e o método System.out.printf() para formatar o valor a ser exibido de forma a adicionar a quantidade correta de espaços entre os valores.

Resposta/Solução:

Eis a solução para este exercício:

public static void main(String[] args){
  // laço for que conta de 1 até 20
  for(int i = 1; i <= 20; i++){
    System.out.printf( "%2d   ", i);

    if(i % 5 == 0){
      System.out.println();
    }
  }
}

O mais importante a considerar aqui é o uso do método System.out.printf() na linha:

System.out.printf( "%2d   ", i);

Aqui nós estamos especificando a largura (width) do valor inteiro como
dois dígitos. Desta forma, se o valor for menor que 10 (um dígito), um 
espaço extra será adicionado à esquerda. Se o valor for maior que
9 (dois dígitos) nada acontece. Finalmente, três espaços são adicionados
à direita do valor.

Veja agora a explicação sobre o uso do operador de módulo % para provocar a quebra de linha após o quinto valor de cada fileira:

Aqui nós testamos se o valor atual da variável i é múltiplo de 5 (para ser
múltiplo de 5, o resto da divisão inteira de valor por 5 deverá ser 0). 
Neste exemplo os valores que são múltiplos de 5 são: 5, 10, 15 e 20. Assim.
logo após estes valores nós fazemos uma chamada à:

System.out.println();

para provocar uma quebra de linha e iniciar uma nova fileira de
valores. 



JavaScript ::: ECMAScript 5 - JavaScript 5 - ES5 - ECMAScript 2009 ::: Passos Iniciais

Como usar a diretiva "use strict" do ECMAScript 5 em seus códigos JavaScript

Quantidade de visualizações: 1122 vezes
À medida que a linguagem JavaScript foi ganhando popularidade, as pessoas responsáveis por sua manutenção perceberam a necessidade de torná-la um pouco mais restritiva em relação a erros de programação que até então não eram vistos pelos navegadores como erros. Vamos ver um exemplo? Considere o código JavaScript a seguir:

<html>
<head>
  <title>Estudos PHP</title>
</head>
 
<body>

<script type="text/javascript">
  total_cliente = 100;
  document.writeln("Total: " + total_cliente); 
</script>

</body>
</html>

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

Total: 100

Note que, embora o código tenha funcionado como esperado, nós não usamos a palavra-chave "var" (ou "let" ou "const") na declaração da variável total_cliente. Quando não fazemos isso, o interpretador realiza esta tarefa por conta própria, declarando e colocando a variável como global.

Até aqui nenhum problema. A questão surge quando queremos que esta variável seja usada localmente, ou ainda, quando queremos indicar, para quem estiver lendo o nosso código, o ponto exato onde uma determinada variável foi declarada.

A partir do ECMAScript 5 (JavaScript 5 - ES5 - ECMAScript 2009) nós podemos usar o modo "use strict" para exibir erros sempre que uma variável não declarada (com "var", "let" ou "const" sofra atribuição ou leitura. Dessa forma nossos códigos serão mais seguros, pois o interpretador não mais colocará variáveis no escopo global sem nosso consentimento explícito.

Veja agora o mesmo trecho de código anterior, dessa vez usando "use strict":

<html>
<head>
  <title>Estudos PHP</title>
</head>
 
<body>

<script type="text/javascript">
  "use strict"
  total_cliente = 100;
  document.writeln("Total: " + total_cliente); 
</script>

</body>
</html>

Agora o código não mais executa, e temos a seguinte mensagem de erro no console do Google Chrome ou Firefox:

Uncaught ReferenceError: total_cliente is not defined
at index.html:10

Neste exemplo eu usei "use strict" de forma a refletir em todos os códigos JavaScript a partir daquele ponto. No entanto, é possível colocar essa diretiva em locais expecíficos, tais como dentro do corpo de uma função.


C# ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Apostila C# para iniciantes - Como escrever um laço for infinito em C#

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A linguagem C# permite a criação de laços for infinitos. Para isso, só precisamos omitir as partes de inicialização, teste de condição de parada e incremento ou decremento da variável de controle. Veja um exemplo:

using System;

namespace Estudos{
  class Program{
    static void Main(string[] args) {
      for (; ; ) {
        Console.Write("Digite um número inteiro " +
          "(-1 para sair): ");
        int valor = int.Parse(Console.ReadLine());

        // testa se o valor lido é -1. Se for pára
        // o laço
        if (valor == -1)
          break;

        // exibe o valor lido
        Console.WriteLine("Valor lido: {0}", valor);
      }

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}


Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

Digite um número inteiro (-1 para sair): 54
Valor lido: 54
Digite um número inteiro (-1 para sair): 23
Valor lido: 23
Digite um número inteiro (-1 para sair): 90
Valor lido: 90
Digite um número inteiro (-1 para sair): -1

Pressione uma tecla para sair...

Veja como usamos a instrução break para sair do laço caso o valor lido seja -1. Observe ainda o uso do método Parse() da classe Int32 para converter a string digitada pelo usuário em um valor do tipo int.


Python ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Datas e horas em Python - Como obter o nome do dia da semana no formato longo (segunda-feira, terça-feira, etc) usando a função strftime() do Python

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Nesta dica eu mostro como podemos usar a função strftime() da linguagem Python para obter e exibir o nome do dia da semana no formato longo e em português, ou seja, segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, etc.

Veja o código completo para o exemplo:

from datetime import datetime
import locale

# função principal do programa
def main():
  # Configurações do usuário
  locale.setlocale(locale.LC_ALL, '')
 
  # Obtém um datatime da data e hora atual
  hoje = datetime.today()
 
  # Exibe o nome do dia da semana no formato
  # longo
  print("O dia da semana é:", hoje.strftime("%A"))
 
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

O dia da semana é: quinta-feira


Java ::: Pacote java.lang ::: Integer

Java para iniciantes - Como usar o método parseInt() da classe Integer para converter uma String em um valor do tipo int

Quantidade de visualizações: 95677 vezes
Em algumas situações, principalmente quando estamos lidando com valores informados pelo usuário, nós precisamos converter uma String em um valor inteiro. Para isso podemos usar o método parseInt() da classe Integer. Veja sua assinatura:

public static int parseInt(String s)
  throws NumberFormatException

A String fornecida como argumento deve conter apenas digitos decimais, exceto que o primeiro caractere pode ser o caractere ASCII sinal de menos "-" ('\u002D') para indicar um valor negativo ou o caractere ASCII sinal de mais "+" ('\u002B') para indicar um valor positivo.

Veja um exemplo no qual usamos o método parseInt() para converter uma String informada pelo usuário em um valor do tipo int:

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos usar um objeto da classe Scanner para ler a idade do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // solicita a idade
    System.out.print("Informe sua idade: ");
    int idade = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // mostra o valor lido
    System.out.println("A idade informada foi: " + idade);    
  }
}

Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado:

Informe sua idade: 28
A idade informada foi: 28

Há, porém, situações nas quais o usuário pode não seguir as recomendações de não inserir caracteres inválidos, o que inviabiliza a conversão para inteiro. Veja:

Informe sua idade: osmar
Exception in thread "main" java.lang.NumberFormatException: 
For input string: "osmar"
  at java.lang.NumberFormatException.forInputString(NumberFormatException.
java:48)
  at java.lang.Integer.parseInt(Integer.java:447)
  at java.lang.Integer.parseInt(Integer.java:497)
  at Estudos.main(Estudos.java:10)

Para contornar esta situação nós precisamos fornecer um bloco try...catch para tratar a exceção NumberFormatException. Veja:

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos usar um objeto da classe Scanner para ler a idade do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // solicita a idade
    System.out.print("Informe sua idade: ");
    
    try{
      int idade = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
      // mostra o valor lido
      System.out.println("A idade informada foi: " + idade);
    }
    catch(NumberFormatException nfe){
      System.out.println("Valor inválido: " + nfe.getMessage());	
    }    
  }
}

Agora o programa exibirá uma mensagem de erro caso o usuário forneça uma String que não pode ser convertida para inteiro.


C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercício Resolvido de C - Usando um laço for para percorrer os elementos de um vetor e exibir a soma de seus valores

Quantidade de visualizações: 14458 vezes
Exercícios Resolvidos de C - Usando um laço for para percorrer os elementos de um vetor e exibir a soma de seus valores

Pergunta/Tarefa:

Considere o seguinte vetor de inteiros:

// um vetor de inteiros contendo sete elementos
int valores[] = {4, 5, 1, 8, 2, 2, 10};
Escreva um programa C que usa um laço for para percorrer todos os elementos deste vetor e exibir a soma de seus valores. Seu programa deverá exibir uma saída com a mensagem:

A soma dos valores do vetor é: 32
Resposta/Solução:

Veja abaixo a resolução completa para esta tarefa:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  // um vetor de inteiros contendo sete elementos
  int valores[] = {4, 5, 1, 8, 2, 2, 10};
  
  // o primeiro passo é criar uma variável que vai receber a soma
  // dos valores dos elementos
  int soma = 0;
  int i;

  // agora vamos usar uma laço for para percorrer todos os elementos
  // do vetor, obter o valor do elemento atual e adicionar ao valor atual
  // da variável soma
  for(i = 0; i < 7; i++){
    soma = soma + valores[i];
    // poderia também ser escrito assim:
    // soma += valores[i];
  }

  // vamos exibir a soma dos valores do vetor
  printf("A soma dos valores do vetor é: %d\n", soma);

  system("PAUSE");	
  return 0;
}



Java ::: Tratamento de Erros ::: Erros de Tempo de Execução

Como corrigir um erro ClassCastException em Java - Como tratar a exceção ClassCastException do Java

Quantidade de visualizações: 16980 vezes
A exceção ClassCastException é um erro de tempo de execução que ocorre quando tentamos fazer um cast (coerção - conversão explícita) de uma classe para outra classe diferente desta ou que não seja uma superclasse desta. Em outras palavras, casts válidos para classes e interfaces devem seguir as regras abaixo:

1) Se NovoTipo é uma classe, a classe da expressão sendo convertida deve ser do tipo NovoTipo ou herdar de NovoTipo.
2) Se NovoTipo é uma interface, a classe da expressão sendo convertida deve implementar NovoTipo.

Considere o código a seguir:

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    Object x = new Integer(0);
    System.out.println((String)x);
  }
}

Este código compila normalmente. Porém, ao ser executado, a seguinte mensagem de erro é exibida:

Exception in thread "main" 
java.lang.ClassCastException: java.lang.Integer 
cannot be cast to java.lang.String
  at Estudos.main(Estudos.java:4)


Esta mensagem nos informa que a classe Integer não pode sofrer um cast para String, uma vez que Integer não é e nem herda de String. Veja agora a nova versão:

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    Object x = new Integer(0);
    System.out.println((Integer)x);
  }
}

Veja que agora nós estamos fazendo o cast de uma referência Object para Integer. Embora Object não seja e nem herde de Integer, o sistema de tempo de execução sabe que x guarda atualmente uma referência a um Integer:

Object x = new Integer(0);



C++ ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como comparar strings em C++ usando o método compare() da classe String

Quantidade de visualizações: 22886 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função compare() da classe String da linguagem C++ para comparar duas palavras, frases ou textos.

Se as duas strings forem iguais, o valor 0 é retornado. Um valor diferente de 0 indica que as duas strings não são iguais. Lembre-se de que esta função distingue entre maiúsculas e minúsculas.

Veja como esta função pode ser usada:

int compare(const string& str) const;
int compare(const char* s) const;

Podemos chamar esta função de duas formas:

a) Fornecendo uma variável como parâmetro;
b) Fornecendo uma string entre aspas.

Veja agora um exemplo C++ completo demonstrando o seu uso:

#include <string>
#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  string str1("Java");
  string str2("JAVA");

  if(str1.compare(str2) == 0){
    cout << str1 << " é igual a " << str2 << "\n";
  }
  else{
    cout << str1 << " é diferente de " << str2 << "\n";
  }

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

Java é diferente de JAVA


HTML5 ::: HTML5 + JavaScript ::: Canvas

Como carregar uma imagem (ou foto) no objeto Canvas do HTML5

Quantidade de visualizações: 2449 vezes
O objeto Canvas do HTML5 nos permite carregar uma imagem ou foto em tempo de execução e desenhá-la em sua superfície. Para isso, comece criando um objeto Image para guardar a imagem temporariamente na memória:

var imagem = new Image();
// vamos carregar a logo do nosso site
imagem.src = "https://www.arquivodecodigos.com.br/logo.jpg";

O passo seguinte é adicionar um "ouvidor" de evento neste objeto Image para que ele nos avise quando a imagem estiver 100% carregada. Veja:

// vamos adicionar um "ouvidor" de evento no objeto Image
imagem.addEventListener('load', desenharImagem);

Pronto! Veja que agora, quando o evento load do objeto Image disparar, a função desenharImagem será chamada e a imagem será então desenhada no Canvas. Veja:

function desenharImagem(){
  // obtemos uma referência ao elemento Canvas  
  var canvas = document.getElementById("canvas1");
  // obtemos o contexto de desenho
  var contexto = canvas.getContext("2d");
  // e finalmente desenhamos a imagem
  contexto.drawImage(imagem, 0, 0);
}

E aqui está o código completo para o exemplo:

<html>
<head>
  <title>O objeto Canvas do HTML5</title>
</head>

<body>

<Canvas id="canvas1" width="500" height="350"></Canvas>

<script type="text/javascript">
  var imagem = new Image();
  // vamos carregar a logo do nosso site
  imagem.src = "https://www.arquivodecodigos.com.br/logo.jpg";

  // vamos adicionar um "ouvidor" de evento no objeto Image
  imagem.addEventListener('load', desenharImagem);

  function desenharImagem(){
    // obtemos uma referência ao elemento Canvas  
    var canvas = document.getElementById("canvas1");
    // obtemos o contexto de desenho
    var contexto = canvas.getContext("2d");
    // e finalmente desenhamos a imagem
    contexto.drawImage(imagem, 0, 0);
  }
</script>

</body>
</html>

Ao executar a página nós teremos o seguinte resultado:



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