PHP ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como calcular raiz quadrada usando PHP - Como efetuar cálculos de raiz quadrada em PHP usando a função sqrt()Quantidade de visualizações: 14853 vezes |
Em algumas situações precisamos obter a raiz quadrada de um determinado valor. Em PHP isso pode ser feito com o auxílio da função sqrt(). Veja um exemplo de seu uso:<? // valor cuja raiz quadrada será obtida $valor = 25; // vamos obter a raiz quadrada do valor acima $raiz_quadrada = sqrt($valor); // vamos exibir o resultado echo "A raiz quadrada de " . $valor . " é: " . $raiz_quadrada; ?> Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado: A raiz quadrada de 25 é: 5. Note, porém, que se tentarmos obter a raiz quadrada de um número negativo o valor será NAN. Veja: <? // valor cuja raiz quadrada será obtida $valor = -25; // vamos obter a raiz quadrada do valor acima $raiz_quadrada = sqrt($valor); // vamos exibir o resultado echo "A raiz quadrada de " . $valor . " é: " . $raiz_quadrada; ?> Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado: A raiz quadrada de -25 é: NAN. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição |
Exercício Resolvido de Java - Calculando e exibindo os números primos entre 2 e 100Quantidade de visualizações: 8595 vezes |
Pergunta/Tarefa: Um inteiro é um número primo se ele for divisível somente por 1 e por ele mesmo. Assim, 2, 3, 5 e 7 são primos, enquanto 4, 6, 8 e 9 não são. Note que o número 1 não é primo. Escreva um programa (algorítmo) Java que usa um laço for, while ou do...while para calcular e exibir os números primos entre 2 (incluindo) e 100 (incluindo). Sua saída deverá ser parecida com: Numeros primos entre 2 e 100: 2 3 5 7 11 13 17 19 23 29 31 37 41 43 47 53 59 61 67 71 73 79 83 89 97 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: package estudos; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // limite dos números primos (incluindo) int limite = 100; // Lembre-se! O número 1 não é primo System.out.println("Numeros primos entre 2 e " + limite + ": "); // laço que percorre os valores de 2 até o limite desejado for(int i = 2; i <= limite; i++){ boolean primo = true; // se o valor de i for 7, a variável j do laço contará // de 2 até 7 / 2 (divisão inteira), ou seja, 3. Se o // módulo de 7 por qualquer um dos valores neste intervalo // for igual a 0, então o número não é primo for(int j = 2; j <= (i / 2); j++){ if(i % j == 0){ primo = false; // não é primo break; } } if(primo){ System.out.print(i + " "); } } System.out.println(); } } |
C# ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como calcular o cosseno de um ângulo em C# usando a função Cos() da classe Math - Calculadora de cosseno em C#Quantidade de visualizações: 2069 vezes |
Em geral, quando falamos de cosseno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função cosseno disponível nas linguagens de programação para calcular o cosseno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria. No entanto, é sempre importante entender o que é a função cosseno. Veja a seguinte imagem: ![]() Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles. Assim, o cosseno é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa, ou seja, o cateto adjascente dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula: \[\text{Cosseno} = \frac{\text{Cateto adjascente}}{\text{Hipotenusa}} \] Então, se dividirmos 30 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.8320, que é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa (em radianos). Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.8320. O resultado será 0.5881 (em radianos). Convertendo 0.5881 radianos para graus, nós obtemos 33.69º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto adjascente e a hipotenusa na figura acima. Pronto! Agora que já sabemos o que é cosseno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função Cos() da linguagem C#. Esta função, que é um método da classe Math, recebe um valor numérico Double e retorna um valor Double, ou seja, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja: using System; using System.Collections; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { // vamos calcular o cosseno de três números Console.WriteLine("Cosseno de 0 = " + Math.Cos(0)); Console.WriteLine("Cosseno de 1 = " + Math.Cos(1)); Console.WriteLine("Cosseno de 2 = " + Math.Cos(2)); Console.WriteLine("\nPressione qualquer tecla para sair..."); // pausa o programa Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: Cosseno de 0 = 1 Cosseno de 1 = 0,5403023058681397 Cosseno de 2 = -0,4161468365471424 Note que calculamos os cossenos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função cosseno mostrada abaixo: ![]() |
Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Passos Iniciais |
Java GUI - Como ler entrada do usuário usando a classe JOptionPane da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 21881 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos ler a entrada do usuário em aplicações console (ou Java Swing) usando a classe JOptionPane e seu método showInputDialog(). Veja um exemplo:package arquivodecodigos; import javax.swing.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ String nome = JOptionPane.showInputDialog( "Qual é seu nome?"); int idade = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog( "Qual é sua idade?")); System.out.println("Olá, " + nome + ". Você tem " + idade + " anos."); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Olá, Osmar. Você tem 38 anos. |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como elevar uma base a um determinado expoente usando o método pow() do objeto Math do JavaScriptQuantidade de visualizações: 24730 vezes |
Em algumas situações nós precisamos efetuar cálculos de potenciação em JavaScript, ou seja, elevar um número (uma base) a um determinado expoente e obter sua potência. Veja a figura a seguir:![]() Veja que aqui o valor 5 foi elevado ao cubo, ou seja, ao expoente 3 e obtemos como resultado sua potência: 125. A linguagem JavaScript nos fornece o método pow(), como parte do objeto Math, que recebe como argumentos a base e o expoente e nos retorna a potência. Veja um exemplo de seu uso no código abaixo: <!doctype html> <html> <head> <title>Estudos JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> var base = 4; var expoente = 5; var potencia = Math.pow(4, 5); document.write("A base " + base + " elevada ao expoente " + expoente + " é igual à potência " + potencia); </script> </body> </html> Ao executarmos este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: A base 4 elevada ao expoente 5 é igual a potencia 1024 |
C++ ::: Dicas & Truques ::: MIDI Musical Instrument Digital Interface, Mapeamento e sequenciamento MIDI, Entrada e saída MIDI |
Como definir o tipo de instrumento (programa) em um evento MIDI e enviar a mensagem para a função midiOutShortMsg() da API Win32 do WindowsQuantidade de visualizações: 1081 vezes |
Vimos em dicas nessa seção como usar a função midiOutShortMsg() da API Win32 do Windows para tocar notas musicais no dispositivo de saída MIDI. No entanto, nos exemplos anteriores, a nota tocada foi no instrumento padrão, ou seja, Acoustic Grand Piano, e no canal 1. Nesta dica mostrarei como definir o instrumento e também falarei um pouco mais sobre como tocar as notas em canais diferentes. Vamos então, com muita atenção. Analisando a documentação MIDI, encontramos que uma mudança de programa (instrumento musical) no canal 1 é representada pelo código de status 192 (hexadecimal C0), seguido pelo código do instrumento a ser usado (um valor inteiro que vai de 0 a 127, e que deverá ser convertido em hexadecimal). Assim, é bom dar uma olhada nessa lista: Piano Timbres: 1 Acoustic Grand Piano 2 Bright Acoustic Piano 3 Electric Grand Piano 4 Honky-tonk Piano 5 Rhodes Piano 6 Chorused Piano 7 Harpsichord 8 Clavinet Chromatic Percussion: 9 Celesta 10 Glockenspiel 11 Music Box 12 Vibraphone 13 Marimba 14 Xylophone 15 Tubular Bells 16 Dulcimer Organ Timbres: 17 Hammond Organ 18 Percussive Organ 19 Rock Organ 20 Church Organ 21 Reed Organ 22 Accordion 23 Harmonica 24 Tango Accordion Guitar Timbres: 25 Acoustic Nylon Guitar 26 Acoustic Steel Guitar 27 Electric Jazz Guitar 28 Electric Clean Guitar 29 Electric Muted Guitar 30 Overdriven Guitar 31 Distortion Guitar 32 Guitar Harmonics Bass Timbres: 33 Acoustic Bass 34 Fingered Electric Bass 35 Plucked Electric Bass 36 Fretless Bass 37 Slap Bass 1 38 Slap Bass 2 39 Synth Bass 1 40 Synth Bass 2 String Timbres: 41 Violin 42 Viola 43 Cello 44 Contrabass 45 Tremolo Strings 46 Pizzicato Strings 47 Orchestral Harp 48 Timpani Ensemble Timbres: 49 String Ensemble 1 50 String Ensemble 2 51 Synth Strings 1 52 Synth Strings 2 53 Choir "Aah" 54 Choir "Ooh" 55 Synth Voice 56 Orchestral Hit Brass Timbres: 57 Trumpet 58 Trombone 59 Tuba 60 Muted Trumpet 61 French Horn 62 Brass Section 63 Synth Brass 1 64 Synth Brass 2 Reed Timbres: 65 Soprano Sax 66 Alto Sax 67 Tenor Sax 68 Baritone Sax 69 Oboe 70 English Horn 71 Bassoon 72 Clarinet Pipe Timbres: 73 Piccolo 74 Flute 75 Recorder 76 Pan Flute 77 Bottle Blow 78 Shakuhachi 79 Whistle 80 Ocarina Synth Lead: 81 Square Wave Lead 82 Sawtooth Wave Lead 83 Calliope Lead 84 Chiff Lead 85 Charang Lead 86 Voice Lead 87 Fifths Lead 88 Bass Lead Synth Pad: 89 New Age Pad 90 Warm Pad 91 Polysynth Pad 92 Choir Pad 93 Bowed Pad 94 Metallic Pad 95 Halo Pad 96 Sweep Pad Synth Effects: 97 Rain Effect 98 Soundtrack Effect 99 Crystal Effect 100 Atmosphere Effect 101 Brightness Effect 102 Goblins Effect 103 Echoes Effect 104 Sci-Fi Effect Ethnic Timbres: 105 Sitar 106 Banjo 107 Shamisen 108 Koto 109 Kalimba 110 Bagpipe 111 Fiddle 112 Shanai Sound Effects: 113 Tinkle Bell 114 Agogo 115 Steel Drums 116 Woodblock 117 Taiko Drum 118 Melodic Tom 119 Synth Drum 120 Reverse Cymbal Sound Effects: 121 Guitar Fret Noise 122 Breath Noise 123 Seashore 124 Bird Tweet 125 Telephone Ring 126 Helicopter 127 Applause 128 Gun Shot A especificação MIDI define que o canal 10 seja reservado para os kits de percussão. Os instrumentos abaixo possuem os números de notas a serem enviados neste canal. 35 Acoustic Bass Drum 36 Bass Drum 1 37 Side Stick 38 Acoustic Snare 39 Hand Clap 40 Electric Snare 41 Low Floor Tom 42 Closed High Hat 43 High Floor Tom 44 Pedal High Hat 45 Low Tom 46 Open High Hat 47 Low Mid Tom 48 High Mid Tom 49 Crash Cymbal 1 50 High Tom 51 Ride Cymbal 1 52 Chinese Cymbal 53 Ride Bell 54 Tambourine 55 Splash Cymbal 56 Cowbell 57 Crash Cymbal 2 58 Vibraslap 59 Ride Cymbal 2 60 High Bongo 61 Low Bongo 62 Mute High Conga 63 Open High Conga 64 Low Conga 65 High Timbale 66 Low Timbale 67 High Agogo 68 Low Agogo 69 Cabasa 70 Maracas 71 Short Whistle 72 Long Whistle 73 Short Guiro 74 Long Guiro 75 Claves 76 High Wood Block 77 Low Wood Block 78 Mute Cuica 79 Open Cuica 80 Mute Triangle 81 Open Triangle É uma lista bem longa e ficará a ser cargo estudá-la ou usá-la como referência. Meu interesse maior é o código C/C++. Assim, vamos ver logo como definir o instrumento no canal 1 como Overdriven Guitar. Este instrumento possui o código 30 mas, na programação, devemos diminuí-lo em 1, ficando 29, e, ao passarmos para hexadecimal teremos 1D. A mudança de programa no canal 1 é representada pelo código 192, o que em hexadecimal é C0. Pronto, agora basta construirmos o DWORD da forma que fizemos nas dicas anteriores e chamar a função midiOutShortMsg(). Veja: #include <cstdlib> #include <iostream> #include <windows.h> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]) { unsigned int erro; // guarda o erro caso algo dê errado HMIDIOUT saida; // handle para o dispositivo de saída MIDI. // vamos abrir o dispositivo de saída MIDI erro = midiOutOpen(&saida, MIDI_MAPPER, 0, 0, CALLBACK_NULL); if (erro != MMSYSERR_NOERROR) { printf("Não foi possível abrir o mapeador MIDI: %d\n", erro); } else { printf("Mapeador MIDI aberto com sucesso\n"); } // vamos definir o instrumento como Overdriven Guitar // no canal 1 midiOutShortMsg(saida, 0x00001DC0); // vamos tocar o dó central com velocidade 100 midiOutShortMsg(saida, 0x00643C90); Sleep(1000); // a nota vai durar 1 segundo // dispara a mensagem Note-off midiOutShortMsg(saida, 0x00643C80); // agora vamos fechar o dispositivo de saída MIDI midiOutClose(saida); system("PAUSE"); return EXIT_SUCCESS; } Execute esse código e ouça um nota dó sendo tocada na guitarra com uma linda distorção. Se você quiser tocar a nota nó no canal 2 ou canal 3, basta usar C1, C2, e assim por diante. Uma última observação é você ficar atento ao fato de que os códigos de Note-on e Note-off para o canal 1 é 90 e 80 (em hexadecimal). Se for no canal 2, os códigos correspondentes serão 91 e 81 (sempre em hexadecimal). |
C ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Tenha cuidado com os limites dos índices de um vetor ou matriz na linguagem CQuantidade de visualizações: 9861 vezes |
Um erro muito comum em programas C ocorre quando não atentamos para os limites dos índices de um vetor ou matriz. Como sabemos, os índices iniciam em 0 e vão até o tamanho do vetor menos 1. Porém, ao contrário de outras linguagens, o C (compiladores sendo usados em 2007 e 2008) não evita que este limite seja ultrapassado. O resultado disso é que o programa acaba lendo posições de memória inexistentes ou pertecentes a outros programas. Veja um trecho de código no qual acessamos uma posição inválida no vetor valores. Este código foi testado no MinGW 3.4.2 e compilou e executou sem qualquer mensagem de advertência. #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // array com 5 inteiros int valores[] = {23, 6, 45, 9, 3}; // acessa um índice além dos limites do array // lembre-se de que os índices iniciam em 0 int valor = valores[5]; // exibe o resultado printf("%d\n\n", valor); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado (o seu vai ser diferente, é claro): -858993460 Minha recomendação é: se você quer mesmo programar na linguagem C, crie uma forma de impedir o acesso à índices inválidos. Se isso acontecer, os resultados exibidos pelos seus programas poderão ser realmente inesperados. |
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercício Resolvido de Python - Como testar se um ano é bissexto em Python - Um programa que lê um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou nãoQuantidade de visualizações: 1550 vezes |
Pergunta/Tarefa: Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos (exceto anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400). Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. O último ano bissexto foi 2012 e o próximo será 2016. Um ano é bissexto se ele for divisível por 4 mas não por 100, ou se for divisível por 400. Escreva um programa Python que pede ao usuário um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o ano: 2024 O ano informado é bissexto. Veja a resolução comentada deste exercício usando Python: # método principal def main(): # vamos solicitar que o usuário informe um ano ano = int(input("Informe o ano: ")) # vamos verificar se o ano informado é bissexto if(((ano % 4 == 0) and (ano % 100 != 0)) or (ano % 400 == 0)): print("\nO ano informado é bissexto.\n") else: print("\nO ano informado não é bissexto.\n"); if __name__== "__main__": main() |
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Python Básico |
Exercícios Resolvidos de Python - Como calcular o peso de uma pessoa na Lua usando PythonQuantidade de visualizações: 705 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Python que leia o peso de uma pessoa na Terra e retorne o seu peso na Lua. Lembre-se da seguinte fórmula: \[\text{Peso na Lua} = \frac{\text{Peso na Terra}}{9,81} \times 1,622 \] Aqui nós estamos definindo a força da gravidade na Terra como 9,81 m/s2 e a força da gravidade na Lua como 1,622 m/s2. Se você quiser calcular o peso de uma pessoa em Marte, por exemplo, basta trocar a força da gravidade na Lua pela força da gravidade em Marte. Sua saída deverá ser parecida com: Peso na terra (kg): 70 O peso da pessoa na Lua é: 11.57 kg Veja a resolução comentada deste exercício usando Python: # função principal do programa def main(): # vamos ler o peso da pessoa na Terra peso_terra = float(input("Peso na terra (kg): ")) # vamos calcular o peso da pessoa na Lua peso_lua = (peso_terra / 9.81) * 1.622 # arredonda para duas casas decimais peso_lua = round(peso_lua, 2) # vamos mostrar o resultado print("O peso da pessoa na Lua é: {0} kg".format(peso_lua)) if __name__== "__main__": main() |
Java ::: Estruturas de Dados ::: Árvore Binária e Árvore Binária de Busca |
Estruturas de dados em Java - Como obter a quantidade de nós em uma árvore binária usando JavaQuantidade de visualizações: 2964 vezes |
Em exemplos dessa seção nós vimos como criar árvores binárias e árvores binárias de busca em Java e como pesquisar ou fazer a sua travessia, visitando cada um dos nós. Nesta dica mostrarei como contar os nós da árvore usando um método recursivo. Veja:// método que permite obter a quantidade de nós na árvore int quantNosArvore(){ // chama a versão recursiva return quantNosArvore(raiz); } int quantNosArvore(No no){ if(no == null){ // condição de parada return 0; } else{ return (quantNosArvore(no.getEsquerdo()) + quantNosArvore(no.getDireito()) + 1); } } Este método faz parte da classe ArvoreBinariaBusca.java. Veja agora como chamá-lo a partir da classe principal, ou seja, a classe de teste: package arvore_binaria; import java.util.Scanner; public class ArvoreBinariaTeste { public static void main(String[] args) { Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos criar um novo objeto da classe ArvoreBinariaBusca ArvoreBinariaBusca arvore = new ArvoreBinariaBusca(); // vamos inserir 5 valores na árvore for(int i = 0; i < 5; i++){ System.out.print("Informe um valor inteiro: "); int valor = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos inserir o nó e verificar o sucesso da operação if(!arvore.inserir(valor)){ System.out.println("Não foi possível inserir." + " Um elemento já contém este valor."); } } // vamos exibir a quantidade de nós na árvore System.out.println("\nA árvore possui: " + arvore.quantNosArvore() + " nós.\n"); System.out.println("\n"); } } Ao executar este código teremos o seguinte resultado: Informe um valor inteiro: 5 Informe um valor inteiro: 2 Informe um valor inteiro: 8 Informe um valor inteiro: 7 Informe um valor inteiro: 31 A árvore possui: 5 nós. |
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Java - Exercício Resolvido de Java - Usando um laço for para contar de 0 até 10 e somar todos os valores Excel - Como converter graus em radianos no Excel usando a função RADIANOS() - Trigonometria no Excel |
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