Você está aqui: AutoLISP ::: Dicas & Truques ::: Comprimentos, distâncias e ângulos

Como calcular o ângulo entre dois pontos na área de desenho do AutoCAD usando a função angle da AutoLISP

Quantidade de visualizações: 340 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função angle da linguagem AutoLISP para calcular o ângulo entre dois pontos indicados pelo usuário na área de desenho do AutoCAD. Veja que a função angle retorna o ângulo em radianos. Por essa razão deveremos fazer a conversão para ângulos em graus, se for necessário.

Note também que a ordem de seleção dos pontos é importante, visto que o ângulo é calculado a partir do primeiro ponto para o segundo.

Veja o código AutoLISP completo para o exemplo:

; Uma função personalizada que nos permite
; calcular e retornar o ângulo entre dois
; pontos na área de desenho do AutoCAD usando a
; a função angle da linguagem AutoLISP
; Note que a função angle retorna o ângulo em radianos
(defun c:calcular-angulo()
  ; vamos pedir para o usuário indicar o
  ; primeiro ponto
  (setq p (getpoint "\nCoordenadas do primeiro ponto: ")) 
   
  ; vamos pedir para o usuário indicar o
  ; segundo ponto
  (setq q (getpoint "\nCoordenadas do segundo ponto: "))
 
  ; agora chamamos a função angle fornecendo os
  ; dois pontos geométricos indicados pelo usuário
  (setq angulo_radianos (angle p q))
  
  ; vamos converter ângulos em radianos para ângulos
  ; em graus
  (setq angulo_graus (* angulo_radianos (/ 180 pi)))
  
  ; e finalmente mostramos o resultado
  (princ (strcat "\nO ângulo entre o primeiro ponto e o segundo é: " 
    (rtos angulo_graus)))
  (princ)
)

Ao executar este código AutoLISP nós teremos o seguinte resultado:

Coordenadas do primeiro ponto:
Coordenadas do segundo ponto:
O ângulo entre o primeiro ponto e o segundo é: 42.6141

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Veja mais Dicas e truques de AutoLISP

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 22 usuários muito felizes estudando em nosso site.