Você está aqui: Python ::: Dicas de Estudo e Anotações ::: Variáveis e Constantes |
Regras para a escolha de nomes de variáveis, nomes de funções, classes e outros identificadores em PythonQuantidade de visualizações: 2015 vezes |
Quando estamos começando a desenvolver em Python, devemos estar atentos às regras de escolha de nomes de variáveis, nomes de funções, nomes de classes e outros identificadores, pois tais regras são impostas pela linguagem e, em muitos casos, adotadas por várias empresas. Dessa forma, seguir as regras da linguagem é, não somente aderir aos formatos da especificação, mas também, já ir se acostumando com as boas práticas de programação em Python. As regras para a escolha de nomes de variáveis, funções, nomes de classes, etc, em Python são: a) Um identificador deve começar com as letras de A à Z, ou de a à z, ou um underline (_) seguido por zero ou mais letras, underlines ou dígitos (0 até 9). b) A linguagem Python não permite caracteres especiais nos nomes de identificadores. c) Um identificador Python não pode ser uma palavra-chave ou palavra reservada da linguagem. d) A linguagem Python diferencia letras maiúsculas de minúsculas. e) Nomes de classes em Python devem começar com uma letra maiúscula. Uma classe representando uma entidade cliente deve ser chamar Cliente. Se o nome da entidade for composta de mais de uma palavra, devemos usar BoletoBase, por exemplo. Todos os demais identificadores (que não sejam nomes de classes) começam com letras minúsculas. f) Iniciar um identificador com um caractere de underline significa que o identificador é privado (private). g) Iniciar um identificador com dois caracteres de underline reforça o caráter privado (private) do identificador. h) Se o identificador começar e terminar com dois caracteres de underline, isso implica que o identificador é um nome especial definido pela linguagem. |
![]() |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python |
Veja mais Dicas e truques de Python |
Dicas e truques de outras linguagens |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
1º lugar: Java |