Você está aqui: JavaFX ::: Dicas & Truques ::: JavaFX FXML |
Como usar FXML para criar os componentes visuais de suas aplicações JavaFXQuantidade de visualizações: 2728 vezes |
|
O JavaFX FXML é um arquivo no formato XML que nos permite definir e organizar a interface gráfica com o usuário de uma forma mais prática, da mesma forma que construímos GUIs em HTML. Dessa forma, em um mesmo projeto JavaFX nós podemos ter um programador Java cuidando dos códigos e um designer de GUI cuidado dos arquivos FXML. Por meio do FXML nós podemos construir a interface gráfica da aplicação JavaFX toda, ou somente de uma parte, tais como um formulário, uma aba, uma caixa de diálogo, etc. Vamos ver então como criar o nosso primeiro arquivo FXML? Como criar o arquivo FXML usando o Netbeans Os arquivos FXML são arquivos texto, e, portanto, podem ser criados por qualquer editor de texto e IDE, incluindo o Eclipse, Netbeans, etc. Nessa dica mostrarei como criar um arquivo FXML usando o Netbeans. Para isso, siga os passos a seguir: 1) Vá em Arquivo -> Novo Arquivo; 2) Selecione JavaFX de um lado e FXML Vazio do outro lado; 3 Escolha um nome para o arquivo e clique o botão Finalizar. Por padrão o arquivo FXML será criado no diretório de código-fonte da aplicação JavaFX, mas você poderá movê-lo para o diretório de sua preferência. Agora que já temos o arquivo FXML criado, altere o seu conteúdo para o conteúdo a seguir: ----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<?import javafx.scene.layout.VBox?>
<?import javafx.scene.control.Button?>
<VBox>
<style>
-fx-padding: 30;
</style>
<children>
<Button text="Clique Aqui"/>
</children>
</VBox>
Veja que temos um gerenciador de layout VBox e, dentro dele, entre as tags <children>, temos um botão Button. Vamos agora carregar este arquivo FXML em uma aplicação JavaFX. Observe o código abaixo: ----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------
package estudosjavafx;
import java.net.URL;
import javafx.application.Application;
import javafx.fxml.FXMLLoader;
import javafx.scene.Scene;
import javafx.scene.layout.VBox;
import javafx.stage.Stage;
public class EstudosJavaFX extends Application {
public static void main(String[] args){
launch(args);
}
@Override
public void start(Stage primaryStage) throws Exception{
// instanciamos um novo objeto da classe FXMLLoader
FXMLLoader loader = new FXMLLoader();
// indicamos o local do arquivo
loader.setLocation(new URL("file:///C://javafx//Primeiro.fxml"));
// criamos um gerenciador de layout VBox
// e refletimos nele o VBox do arquivo FXML
VBox vBox = loader.<VBox>load();
// criamos a cena e fornecemos o layout a ela
Scene scene = new Scene(vBox);
// vamos definir o título da aplicação
primaryStage.setTitle("Meu primeiro arquivo FXML");
// adicionamos a cena ao palco principal
primaryStage.setScene(scene);
// e mostramos o palco
primaryStage.show();
}
}
Execute este código e, se o arquivo FXML puder se encontrado com sucesso, e estiver escrito e formatado corretamente, você verá uma aplicação JavaFX contendo um botão. |
|
|
Veja mais Dicas e truques de JavaFX |
Dicas e truques de outras linguagens |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
|
1º lugar: Java |






