Você está aqui: JavaFX ::: Pacote javafx.scene.image ::: ImageView (Classe ImageView)

Como usar a classe ImageView do JavaFX em suas aplicações

Quantidade de visualizações: 1586 vezes
Em várias situações nós gostaríamos de exibir imagens como parte da interface do usuário de nossas aplicações JavaFX. Para isso nós podemos usar um controle ImageView, do pacote javafx.scene.image. Veja a posição dessa classe na hierarquia de classes do JavaFX:

java.lang.Object
  javafx.scene.Node
    javafx.scene.image.ImageView

A classe ImageView implementa as interfaces Styleable e EventTarget.

Veja um trecho de código completo no qual nós carregamos uma imagem JPG em uma imagem Image, do pacote javafx.scene.image, e fornecemos esse objeto Image para o construtor da classe ImageView:

package estudosjavafx;
   
import java.io.FileInputStream;
import javafx.application.Application;
import javafx.scene.Scene;
import javafx.scene.image.Image;
import javafx.scene.image.ImageView;
import javafx.scene.layout.HBox;
import javafx.stage.Stage;
   
public class EstudosJavaFX extends Application {
  public static void main(String[] args){
    launch(args);
  }
   
  @Override
  public void start(Stage primaryStage) throws Exception{
    // vamos indicar o caminho e nome da imagem a ser exibida
    FileInputStream arquivo = new FileInputStream("C:\\estudos_java\\lago.jpg");
    
    // agora criarmos um objeto da classe Image
    Image imagem = new Image(arquivo);
    
    // construimos o ImageView
    ImageView imageView = new ImageView(imagem);
    
    // colocamos o ImageView em um gerenciador de layout HBOX
    HBox hBox = new HBox(imageView);

    // criamos a cena e fornecemos o layout a ela
    Scene scene = new Scene(hBox);
    
    // vamos definir o título da aplicação
    primaryStage.setTitle("A classe ImageView do JavaFX");
    
    // adicionamos a cena ao palco principal
    primaryStage.setScene(scene);
    // e mostramos o palco
    primaryStage.show();
  }
}

Ao executar esta aplicação JavaFX nós teremos o seguinte resultado:



Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Veja mais Dicas e truques de JavaFX

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 28 usuários muito felizes estudando em nosso site.