Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Você está aqui: C# ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como escrever texto em um arquivo usando a classe StreamWriter

Quantidade de visualizações: 12348 vezes
Nesta dica mostro como você pode usar a classe StreamWriter para escrever texto em um arquivo. Por padrão, esta classe usa uma instância de UTF8Encoding, ou seja, a codificação dos caracteres será UTF-8. Note como usamos os métodos Write() e WriteLine() desta classe para escrever no arquivo. Estes métodos escrevem tanto o conteúdo de uma string quanto objetos.

No construtor da classe StreamWriter que usei neste exemplo, informamos apenas o nome do arquivo (poderia informar também o caminho). Se o arquivo já existir, seu conteúdo será sobresposto. Se não existir será criado.

Veja o código:

static void Main(string[] args){
  // cria uma instância de StreamWriter
  // Note que se o arquivo dados.txt não existir ele
  // será criado. Se existir, seu conteúdo será sobreposto
  StreamWriter sw = new StreamWriter("dados.txt");

  // vamos escrever no arquivo
  sw.WriteLine("Uma linha de texto.");
  sw.Write("mais uma ");
  sw.WriteLine("linha");
  sw.WriteLine("Date e hora: " + DateTime.Now);

  // fecha o StreamWriter
  sw.Close();

  Console.WriteLine("Acabei de escrever no arquivo");
  Console.WriteLine("Pressione qualquer tecla para sair...");
  // pausa o programa
  Console.ReadKey();
}


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C#

Veja mais Dicas e truques de C#

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 25 usuários muito felizes estudando em nosso site.