Lista de Exercícios Resolvidos: Java | Python | VisuAlg | Portugol | C | C# | VB.NET | C++
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Como fornecer um IP e retornar o nome do servidor ou domínio

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/*
 Este exemplo mostra como fornecer um IP e
 obter o nome do servidor ou domínio. O IP
 deve ser fornecido na forma: XXX.XXX.XXX.XXX.
*/

import java.net.*;
import java.util.*;

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    String IP = "200.221.2.45";

    try{
      String serv = InetAddress.getByName(IP).getHostName();
      System.out.println("Servidor é: " + serv);
    }
    catch(UnknownHostException uhex){
      System.out.println("Não foi possível resolver o 
        nome do servidor.");
    }
  }
}


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PHP ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Programação orientada a objetos em PHP - Como usar herança em PHP

Quantidade de visualizações: 11388 vezes
Quando estamos projetando as classes que farão parte de um sistema, é aconselhável ter em mente um conceito muito importante da programação orientada a objetos: a herança.

O que um aluno, um professor e um funcionário possuem em comum? Todos eles são pessoas e, portanto, compartilham alguns dados comuns. Todos têm nome, idade, endereço, etc. E, o que diferencia um aluno de uma outra pessoa qualquer? Um aluno possui uma matrícula; Um funcionário possui um código de funcionário, data de admissão, salário, etc; Um professor possui um código de professor e informações relacionadas à sua formação.

É aqui que a herança se torna uma ferramenta de grande utilidade. Podemos criar uma classe Pessoa, que possui todos os atributos e métodos comuns a todas as pessoas e herdar estes atributos e métodos em classes mais específicas, ou seja, a herança parte do geral para o mais específico. Comece criando uma classe Pessoa como mostrado no código a seguir:

<?
  class Pessoa{
    public $nome;    
    public $idade;
  }
?>

Esta classe possui os atributos $nome e $idade. Estes atributos são comuns a todas as pessoas. Veja agora como podemos criar uma classe Aluno que herda estes atributos da classe Pessoa e inclui seu próprio atributo, a saber, seu número de matrícula. Eis o código:

<?
  class Pessoa{
    public $nome;    
    public $idade;
  }

  class Aluno extends Pessoa{
    public $matricula;
  }
?>

Observe que, em PHP, a palavra-chave usada para indicar herança é extends. A classe Aluno agora possui três atributos: $nome, $idade e $matricula. Veja um trecho de código mais completo, no qual este relacionamento é mais fácil de ser percebido:

<?
  class Pessoa{
    public $nome;    
    public $idade;
  }

  class Aluno extends Pessoa{
    public $matricula;
  }

  $aluno = new Aluno;
  $aluno->nome = "Osmar J. Silva";
  $aluno->idade = 36;
  $aluno->matricula = "AC33-65";

  // Exibe o resultado
  echo "Nome: " . $aluno->nome . "<br>" .
    "Idade: " . $aluno->idade . "<br>" .
    "Matrícula: " . $aluno->matricula;
?>

A herança nos fornece um grande benefício. Ao concentrarmos características comuns em uma classe e derivar as classes mais específicas a partir desta, nós estamos preparados para a adição de novas funcionalidades ao sistema. Se mais adiante uma nova propriedade comum tiver que ser adicionada, não precisaremos efetuar alterações em todas as classes. Basta alterar a superclasse e pronto. As classes derivadas serão automaticamente atualizadas.


Python ::: Dicas & Truques ::: Rotinas de Conversão

Como converter uma string para um valor numérico inteiro usando a função int() do Python

Quantidade de visualizações: 20219 vezes
Em algumas situações precisamos converter uma string ou a entrada do usuário para um valor inteiro. Isso pode ser feito por meio da função nativa int(). Esta função recebe uma string (conjunto de dígitos, letras e símbolos) e a converte (ou pelo menos tenta) em um valor inteiro.

Veja um exemplo:

"""
  Este trecho de código mostra como
  ler dois valores informados pelo usuário,
  convertê-los para inteiros e efetuar
  uma soma.
 
  A função int() é usada para converter uma string
  ou valor numérico para um inteiro.
"""

def main():
  # vamos ler os dois valores
  val1 = input("Informe o primeiro número: ")
  val2 = input("Informe o segundo número: ")
  soma = int(val1) + int(val2);
 
  print("A soma dos valores é: ", soma)

if __name__== "__main__":
  main()

A saída deste código será parecida com:

Informe o primeiro número: 12
Informe o segundo número: 8
A soma dos valores é:  20

Note que, por padrão, a função int() converte a string para um valor inteiro usando a base 10, ou seja, a base decimal. É possível fornecer uma base diferente. Veja, por exemplo, como ler uma string contendo um valor binário:

def main():
  # vamos ler um valor binário. Ex: 0101
  binario = input("Informe um valor binário: ")
  print("O valor lido foi:", int(binario, 2))

if __name__== "__main__":
  main()

O resultado da execução desse código será algo como:

Informe um valor binário: 0101
O valor lido foi: 5



HTML5 ::: Canvas Element ::: Linhas

Computação gráfica usando HTML 5 - Como usar o método lineTo() do objeto Canvas do HTML5 para desenhar retas

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O método lineTo() do objeto Canvas do HTML5 nos permite desenhar linhas retas entre um ponto x e um ponto y. Para isso, usamos o método moveTo() para mover a caneta (ou pena) de desenho para um coordenada x, y e a partir deste ponto nós especificamos as coordenadas x, y para a outra extremidade da linha.

O trecho de código a seguir desenha uma linha saindo das coordenadas x = 20, y = 20 e chegando até x = 300, y = 150. Veja:

contexto.moveTo(20, 20); // move a caneta para x, y
contexto.lineTo(300, 150); // coordenadas x, y

E aqui estão os códigos HTML e JavaScript para o exemplo completo:

<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>O objeto Canvas do HTML5</title>
</head>
 
<body>
 
<Canvas id="canvas1" width="500" height="350"></Canvas>
 
<script type="text/javascript">
  // obtemos uma referência ao elemento Canvas  
  var canvas = document.getElementById("canvas1");
  // obtemos o contexto de desenho
  var contexto = canvas.getContext("2d");
     
  contexto.beginPath(); // inicia ou reseta o caminho anterior
  contexto.moveTo(20, 20); // move a caneta para x, y
  contexto.lineTo(300, 150); // coordenadas x, y
  contexto.stroke(); // finaliza o desenho
</script>
 
</body>
</html>

Ao abrir esta página HTML nós teremos o seguinte resultado:




C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Métodos, Procedimentos e Funções

Exercício Resolvido de C - Como converter minutos em segundos usando C

Quantidade de visualizações: 341 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C para converter minutos em segundos. Você deverá criar uma função converter() que receberá, como argumento, um número inteiro representando os minutos e retornará, também como um inteiro, os segundos correspondentes. Os minutos deverão ser informados pelo usuário.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe os minutos: 15
A quantidade de segundos é: 900
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em C:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>

// protótipo da função usada para converter minutos
// em segundos
int converter(int minutos);

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  // variáveis usadas na resolução do problema
  int minutos, segundos;
  
  setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português
 
  // vamos pedir para o usuário informar os minutos
  printf("Informe os minutos: ");
  scanf("%d", &minutos);
  
  // agora vamos chamar a função converter() para converter
  // os minutos em segundos
  segundos = converter(minutos);
  
  // e mostramos o resultado
  printf("A quantidade de segundos é: %d", segundos);
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");	
  return 0;
}

// função usada para converter minutos em segundos
int converter(int minutos){
  int segundos = minutos * 60;
  return segundos;
}



C ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como usar o tipo time_t do header <time.h> da linguagem C

Quantidade de visualizações: 4801 vezes
O tipo time_t, presente no header <time.h> é usado quando precisamos representar datas e horas e, quando necessário, efetuar operações aritméticas envolvendo as mesmas. Este tipo é obtido por meio de uma chamada à função time(). Veja:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <time.h>

int main(int argc, char *argv[]){
  // declara uma variável do tipo time_t e atribui a ela
  // o resultado de uma chamada à função time()
  time_t hora_atual = time(NULL);
  printf("Segundos desde 01/01/1970: %d\n\n", hora_atual);

  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este trecho de código teremos algo parecido com:

Segundos desde 01/01/1970: 1334017044

Como podemos ver, o tipo time_t é apenas um apelido para um long, como declarado no header time.h:

typedef	long time_t;

Desta forma, time_t guarda a quantidade de segundos decorridos desde a meia-noite do dia 01/01/1970 UTC.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C

Veja mais Dicas e truques de C

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