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Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres

Exercícios Resolvidos de Python - Como retornar o código ASCII associado a um caractere em Python - Ler um caractere e retornar o código ASCII correspondente

Quantidade de visualizações: 722 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Python que pede para o usuário informar um caractere (letra ou número) e mostre o código ASCII correspondente.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um caractere: A
Você informou o caractere: A
O código ASCII correspondente é: 65
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em Python:

# função principal do programa
def main():
  # vamos pedir para o usuário informar uma letra, símbolo ou pontuação
  caractere = input("Informe um caractere: ")
    
  # agora vamos obter o código ASCII correspondente
  codigo = ord(caractere)
    
  # e mostramos o resultado
  print("Você informou o caractere: {0}".format(caractere))
  print("O código ASCII correspondente é: {0}".format(codigo))
    
if __name__== "__main__":
  main()

O Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação (do inglês American Standard Code for Information Interchange - ASCII, pronunciado [áski]) é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação e de controle, através de um sinal codificado em forma de código binário (cadeias de bits formada por vários 0 e 1), desenvolvido a partir de 1960, que representa um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, algarismos arábicos, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos.


Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Programação orientada a objetos em Java - Java OOP - Como usar variáveis estáticas em suas classes Java

Quantidade de visualizações: 12068 vezes
Variáveis estáticas podem ser definidas em Java por meio do uso da palavra-chave static. Uma variável estática pertence à classe na qual ela é definida e não à cada uma de suas instâncias. Pareceu confuso? Você pode pensar assim: quando definida com o modificador static, uma variável será única na classe, não importa a quantidade de instâncias da classe que serão criadas. Cada uma destas instâncias compartilhará o valor da variável estática.

Além disso, uma variável estática pode ser acessada por meio do nome da classe, sem a necessidade de uma referência a uma de suas instâncias. Uma variável estática pode ser public, private ou protected.

Vamos ver um exemplo? Considere a situação na qual gostaríamos de criar um identificador único para cada um dos objetos de uma classe. Veja o código para a classe Livro:

Código para Livro.java:

package estudos;

public class Livro {
  // variáveis privadas
  private String titulo; // título do livro
  // variável estática que permitirá definir um
  // identificador único para cada livro
  private static int id;

  // construtor da classe Livro
  public Livro(){
    // vamos incrementar a variável estática
    Livro.id++;
  }

  // método que permite obter o id do livro
  public int getId(){
    return Livro.id;
  }

  // método que permite definir o título do livro
  public void setTitulo(String titulo){
    this.titulo = titulo;
  }

  // método que permite obter o título do livro
  public String getTitulo(){
    return this.titulo;
  }
}

Veja agora como criar três objetos da classe Livro a partir do método main() da aplicação:

Código para Main.java:

package estudos;

public class Main {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos criar um objeto da classe Livro
    Livro a = new Livro();
    a.setTitulo("Programando em Java 2");

    // vamos exibir os dados do livro
    System.out.println("Id: " + a.getId());
    System.out.println("Titulo: " + a.getTitulo());

    // vamos criar mais um livro
    Livro b = new Livro();
    b.setTitulo("A biblia do C/C++");

    // vamos exibir os dados do livro
    System.out.println("Id: " + b.getId());
    System.out.println("Titulo: " + b.getTitulo());

    // e mais um livro aqui
    Livro c = new Livro();
    c.setTitulo("PHP + MySQL");

    // vamos exibir os dados do livro
    System.out.println("Id: " + c.getId());
    System.out.println("Titulo: " + c.getTitulo());
  }
}

Ao executar esta aplicação teremos o seguinte resultado:

Id: 1
Titulo: Programando em Java 2
Id: 2
Titulo: A biblia do C/C++
Id: 3
Titulo: PHP + MySQL

Como podemos ver, a cada instância criada a variável id é incrementada em 1. Caso você não tenha entendido todo o processo, este incremento acontece no construtor da classe Livro. Veja:

// vamos incrementar a variável estática
Livro.id++;

Nas situações em que as variáveis estáticas são públicas, podemos acessá-la usando o nome da classe seguida de um ponto. Assim, se a variável id fosse pública, poderíamos acessá-la de qualquer lugar de nossa aplicação da seguinte forma:

System.out.println(Livro.id);


Ruby ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como retornar o tamanho de um array em Ruby usando a função size

Quantidade de visualizações: 7222 vezes
Em algumas situações nós precisamos saber como retornar a quantidade de itens em um array Ruby. Para isso nós podemos usar a função size do objeto Array.

Veja o exemplo:

# vamos declarar um array com 5 elementos
valores = [3, 6, 78, 32, 1]

# vamos obter o seu tamanho
tamanho = valores.size

# e mostramos o resultado
puts "O array contém #{tamanho} elementos"

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

O array contém 5 elementos


C++ ::: Win32 API (Windows API) ::: Processos

Como usar a função EnumProcesses() da WinAPI em seus códigos C++ para obter os identificadores de cada processo ativo no Windows

Quantidade de visualizações: 8523 vezes
A função EnumProcesses() pode ser usada quando queremos obter os ids de todos os processos sendo executados no momento no Windows. Veja o protótipo desta função:

BOOL WINAPI EnumProcesses(
  DWORD* pProcessIds,
  DWORD cb,
  DWORD* pBytesReturned
);


Esta função possui três parâmetros:

a) DWORD* pProcessIds - Um ponteiro para uma matriz que receberá a lista de identificadores dos processos. É importante definir uma matriz um pouco grande, visto que não sabemos de antemão quantos processos serão retornados.

b) DWORD cb - O tamanho da matriz pProcessIds em bytes.

c) DWORD* pBytesReturned - O números de bytes retornados na matriz pProcessIds. Podemos facilmente saber quantos processos foram encontrados simplesmente dividindo o número de bytes retornados pela quantidade de bytes em um DWORD.

Veja um trecho de código no qual listamos os ids de todos os processos sendo executados atualmente.

#include <cstdlib>
#include <iostream>
#include <windows.h>
#include <psapi.h>

/*
  Este exemplo usa o header <psapi.h>
  É necessário fazer uma referência à psapi.lib 
*/

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  DWORD processos[1024]; // vamos listar até 1024 processos   
  DWORD pBytesReturned; // bytes retornados pela função EnumProcesses()
  
  // vamos listar os processos
  EnumProcesses(processos, sizeof(processos), &pBytesReturned);
  
  // quantidade de processos retornados
  int retornados = pBytesReturned / sizeof(DWORD);
  
  // agora vamos listar os ids dos processos retornados
  for(int i = 0; i < retornados; i++){
    if(!processos[i] == 0){
      cout << "Processo " << (i + 1) << ": " << processos[i] << endl;
    }          
  }
  
  system("PAUSE");
  return EXIT_SUCCESS;
} 

O id de um processo pode ser fornecido para muitas funções úteis do Windows, entre elas OpenProcess().

Veja um trecho de código no qual fechamos (forçadamente) um processo mediante o fornecimento de seu id:

#include <cstdlib>
#include <iostream>
#include <windows.h>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos fechar o processo com o id 3040
  
  // CUIDADO: Verifique o id do processo antes de fechá-lo
  // pode ser que você esteja fechando processos essenciais
  // para o bom funcionamento do Windows
  
  // vamos abrir o processo desejado
  // vai retornar ERROR_INVALID_HANDLE se o processo não
  // puder ser aberto
  HANDLE hProcesso = OpenProcess(PROCESS_TERMINATE, 0, 3040);

  // vamos fechar o processo
  if(TerminateProcess(hProcesso, 0)){
    cout << "Processo finalizado com sucesso." << endl; 
  }
  else{
    cout << "Erro ao finalizar o processo: " << 
      GetLastError() << endl;   
  }

  // vamos fechar o handle do processo
  CloseHandle(hProcesso);
  
  system("PAUSE");
  return EXIT_SUCCESS;
}



Delphi ::: Dicas & Truques ::: Bilbiotecas Estáticas (obj) e Dinâmicas (DLLs)

Apostila Delphi para iniciantes - Como criar sua primeira DLL usando Delphi

Quantidade de visualizações: 18910 vezes
Em dicas anteriores você aprendeu o que é um DLL e sua importância para a programação no ambiente Windows. Nesta dica mostrarei como criar uma DLL bem simples e usá-la a partir de um programa Delphi. Para isso siga atentamente os passos abaixo:

1) Vá em File -> New -> Other;

2) Selecione Delphi Projects e escolha DLL Wizard;

3) Neste momento o DLL Wizard criará o esqueleto do código fonte da DLL. Note que o código desta unit é bem parecido com aquele da unit de uma aplicação. A diferença principal é o uso da palavra-chave library em vez de program:

library Project2;

{ Important note about DLL memory management: ShareMem must be the
  first unit in your library's USES clause AND your project's (select
  Project-View Source) USES clause if your DLL exports any procedures or
  functions that pass strings as parameters or function results. This
  applies to all strings passed to and from your DLL--even those that
  are nested in records and classes. ShareMem is the interface unit to
  the BORLNDMM.DLL shared memory manager, which must be deployed along
  with your DLL. To avoid using BORLNDMM.DLL, pass string information
  using PChar or ShortString parameters. }

uses
  SysUtils,
  Classes;

{$R *.res}

begin
end.

Salve esta unit como MinhaDLL.dproj em um diretório de sua preferência. Em seguida vamos criar uma rotina que receberá dois valores inteiros e retornará sua soma. Veja a modificação no código:

library MinhaDLL;

function Somar(a, b: Integer): Integer; stdcall;
begin
  Result := a + b; // retorna a soma
end;

{ vamos exportar (export) a função Somar }
exports
  Somar;

begin
end.

Nossa DLL está pronta. Agora vá no menu Project -> Build MinhaDLL (ou pressione Shift+F9). Se tudo correu bem você terá um arquivo chamado MinhaDLL.dll no diretório no qual você salvou o projeto. O próximo passo é aprender a carregar esta DLL a partir de seus programas Delphi. Veja mais dicas nesta seção para aprender como isso é feito.

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


PHP ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de PHP - Escreva um programa PHP para mover todos os zeros para o final do vetor, sem alterar a ordem dos elementos já presentes no array

Quantidade de visualizações: 1601 vezes
Pergunta/Tarefa:

Dado o seguinte vetor de inteiros:

// vamos declarar e construir um vetor de 8 inteiros
$valores = array(0, 3, 0, 5, 7, 4, 0, 9);
Escreva um programa PHP para mover todos os zeros para o final do vetor, ou seja, para a direita, sem alterar a ordem dos elementos diferentes de zero já presentes no array e sem criar um vetor adicional ou temporário.

Sua saída deverá ser parecida com:

Vetor na ordem original:

0   3   0   5   7   4   0   9   

Vetor com os zeros deslocados para o final:

3   5   7   4   9   0   0   0
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando PHP:

<?php
  // Este código PHP pode ser executado tanto na linha
  // de comando quanto pelo servidor web
  
  // vamos declarar e construir um vetor de 8 inteiros
  $valores = array(0, 3, 0, 5, 7, 4, 0, 9);
  	
  // vamos mostrar o vetor na ordem original
  echo("Vetor na ordem original:\n");
  for($i = 0; $i < count($valores); $i++){
    echo $valores[$i] . "  ";
  }
    
  // vamos inicializar j como 0 para que ele aponte para
  // o primeiro elemento do vetor
  $j = 0;
    
  // agora o laço for percorre todos os elementos do vetor,
  // incrementanto a variável i e deixando o j em 0
  for($i = 0; $i < count($valores); $i++){
    // encontramos um valor que não é 0
    if($valores[$i] != 0){
      // fazemos a troca entre os elementos nos índices
      // i e j
      $temp = $valores[$i];
      $valores[$i] = $valores[$j];
      $valores[$j] = $temp;
      // e avançamos o j para o elemento seguinte
      $j++;
    }
  }
    
  // agora mostramos o resultado
  echo "\n\nVetor com os zeros deslocados para o final:\n";
  for($i = 0; $i < count($valores); $i++){
    echo $valores[$i] . "  ";
  }
?>

Não se esqueça: A resolução do exercício deve ser feita sem a criação de um vetor, array ou lista adicional, e os elementos diferentes de zero devem permanecer na mesma ordem que eles estavam antes.


JavaScript ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

JavaScript para iniciantes - Como usar o laço do-while da linguagem JavaScript

Quantidade de visualizações: 7716 vezes
O laço do..while (também chamado de loop ou laço repita enquanto) da linguagem JavaScript é usado quando queremos repetir uma instrução ou um grupo de instruções ENQUANTO uma condição for satisfeita. Veja sua sintáxe:

do{
  // uma instrução ou grupo de instruções
}while(condição);

A condição pode ser qualquer expressão que resulte em um valor boolean (true ou false). Note também que, diferente do laço while (enquanto) o teste condicional do laço do-while é feito DEPOIS de cada iteração (repetição) do laço. Isso faz com que este laço seja executado no mínimo uma vez.

Veja um trecho de código no qual usamos o laço do..while para contar de 0 até 10:

<html>
<head>
<title>Estudos JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  var i = 0;
  
  do{
    document.write(i + "<br>");
    i++;
  }while(i <= 10);  
</script>

</body>
</html>

Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado:

0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Veja que declaramos uma variável de controle i e a inicializamos com o valor 0. No corpo do laço nós exibimos o valor da variável de controle e a incrementamos em 1. Em seguida nós verificamos se seu valor é menor ou igual a 10. Como esta condição é satisfeita, o laço é executado pela segunda vez. Dessa forma o ciclo continua até que o valor da variável de controle seja maior que 10, o que faz com que o laço cesse sua repetição.

Veja agora como modificar o laço do-while anterior para exibir os números de 10 até 0:

<html>
<head>
<title>Estudos JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  var i = 10;
  
  do{
    document.write(i + "<br>");
    i--;
  }while(i >= 0);  
</script>

</body>
</html>

Agora o resultado do código será:

10
9
8
7
6
5
4
3
2
1
0

Esta dica foi escrita e testada no Internet Explorer 8 e Firefox 3.6.


Delphi ::: dbExpress ::: TSQLDataSet

Como obter a quantidade de campos nos registros retornados em um TSQLDataSet do Delphi usando a propriedade FieldCount

Quantidade de visualizações: 11084 vezes
Em algumas situações precisamos saber a quantidade de campos retornados em um objeto TSQLDataSet depois de dispararmos o comando SQL SELECT definido em sua propriedade CommandText. Para isso podemos usar a propriedade FieldCount. Veja sua assinatura:

property FieldCount: Integer;

Esta propriedade é definida originalmente em TDataSet e herdada pela classe TSQLDataSet.

Veja um trecho de código no qual disparamos um comando SQL SELECT em uma tabela contatos e exibimos a quantidade de campos dos registros retornados:

procedure TForm3.Button1Click(Sender: TObject);
begin
  // vamos definir o comando SQL a ser executado
  SQLDataSet1.CommandText := 'SELECT * FROM contatos';

  // vamos executar o comando
  SQLDataSet1.Open;

  // vamos obter a quantidade de registros retornados
  ShowMessage('Quantidade de campos retornados: ' +
    IntToStr(SQLDataSet1.FieldCount));
end;

Ao executarmos este trecho de código teremos uma mensagem com o seguinte texto:

Quantidade de campos retornados: 5.

Note que a propriedade FieldCount inclui somente os campos listados na propriedade Fields. Quaisquer campos agregados listados pela propriedade AggFields não são incluídos na contagem.


Python ::: NumPy Python Library (Biblioteca Python NumPy) ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como repetir os elementos de um vetor ou matriz usando a função repeat() da NumPy do Python

Quantidade de visualizações: 928 vezes
A função repeat() da biblioteca NumPy do Python é usada quando queremos repetir os elementos de um vetor ou matriz um determinado número de vezes. Em sua forma mais simples esta função pede um array e um número inteiro indicando a quantidade de repetições.

Veja o código Python completo para o exemplo:

# vamos importar a biblioteca NumPy
import numpy as np

def main():
  # vamos criar um vetor contendo 5 elementos
  vetor = np.array([5, 3, 9, 1, 4])

  # agora vamos aplicar a função repeat() a este vetor
  novo_vetor = np.repeat(vetor, 3)

  # vamos mostrar o resultado
  print("O vetor original é: {0}".format(vetor))
  print("O novo vetor é: {0}".format(novo_vetor))

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

O vetor original é: [5 3 9 1 4]
O novo vetor é: [5 5 5 3 3 3 9 9 9 1 1 1 4 4 4]

Veja agora o efeito desta função em uma matriz de 2 linhas por 3 colunas:

# vamos importar a biblioteca NumPy
import numpy as np

def main():
  # vamos criar uma matriz de 2 linhas e 3 colunas
  matriz = np.array([(1, 2, 3), (4, 5, 6)])

  # agora vamos aplicar a função repeat() a esta matriz
  nova_matriz = np.repeat(matriz, 3, 0)

  # vamos mostrar o resultado
  print("A matriz original é:\n\n{0}".format(matriz))
  print("A nova matriz é:\n\n{0}".format(nova_matriz))

if __name__== "__main__":
  main()

Note que informei o valor 0 para o terceiro parâmetro da função repeat(). Isso faz com que os elementos da matriz sejam repetidos no eixo x. Veja:

A matriz original é:

[[1 2 3]
 [4 5 6]]

A nova matriz é:

[[1 2 3]
 [1 2 3]
 [1 2 3]
 [4 5 6]
 [4 5 6]
 [4 5 6]]


Se trocarmos o valor 0 por 1, o resultado será:

A matriz original é:

[[1 2 3]
 [4 5 6]]

A nova matriz é:

[[1 1 1 2 2 2 3 3 3]
 [4 4 4 5 5 5 6 6 6]]



MySQL ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como retornar apenas a parte DATE de campos DATE, DATETIME ou TIMESTAMP no MySQL usando a função DATE()

Quantidade de visualizações: 12597 vezes
A função DATE() nos permite obter a parte DATE de uma expressão DATE, DATETIME ou TIMESTAMP. Veja seu uso:

SELECT DATE(NOW())

Suponhamos que você tenha um campo DATETIME com o valor 2008-03-30 02:30:15. A query:

SELECT DATE(data_hora_compra) FROM
tabela_estudos

retornará 2008-03-30.

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