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Python ::: wxPython ::: Eventos e Tratadores de Eventos

Como tratar o evento wx.EVT_MOVE em suas aplicações wxPython - Interfaces gráficas no Python

Quantidade de visualizações: 295 vezes
Em algumas situações nós precisamos reagir ao evento wx.EVT_MOVE em nossas aplicações wxPython. Este evento é gerado todas as vezes que movemos uma janela para uma nova posição.

Veja o código completo para uma aplicação wxPython na qual interceptamos e tratamos o evento wx.EVT_MOVE na janela principal do programa. Note o uso da função e.GetPosition() para recuperarmos as coordenadas x e y do evento e mostrarmos o resultado em controles wx.StaticText.

# vamos importar o framework wxPython 
import wx

# classe que representará a janela principal da
# aplicação wxPython
class JanelaPrincipal(wx.Frame):
  # o método construtor
  def __init__(self, *args, **kw):
    # chama o construtor da classe wx.Frame
    super(JanelaPrincipal, self).__init__(*args, **kw)

    # chama a função que inicializa a GUI
    self.InicializarGUI()

  # método usado para gerenciar o evento Move
  def OnMove(self, e):
    # obtemos a posição do evento e guardamos nas variáveis x e y
    x, y = e.GetPosition()
    # mostramos os valores nas labels
    self.st1.SetLabel(str(x))
    self.st2.SetLabel(str(y))

  # função que inicializa a GUI do programa
  def InicializarGUI(self):
    # criamos dois controles StaticText com os labels já definindos 
    wx.StaticText(self, label='x:', pos=(10,10))
    wx.StaticText(self, label='y:', pos=(10,30))

    # criamos mais dois controles StaticText para escrevermos neles
    self.st1 = wx.StaticText(self, label='', pos=(30, 10))
    self.st2 = wx.StaticText(self, label='', pos=(30, 30))

    # fazemos um binding o evento wx.EVT_MOVE para a
    # função OnMove que criamos
    self.Bind(wx.EVT_MOVE, self.OnMove)

    # definimos o tamanho da janela
    self.SetSize((450, 350))
    # define a cor de fundo da janela (Windows 10)
    self.SetBackgroundColour((150, 250, 100, 255))
    # definimos o título da janela
    self.SetTitle('O evento Move')
    # e centralizamos a janela
    self.Centre()

# função principal do programa Python
def main():
  # vamos criar a aplicação wxPython
  app = wx.App()
  janela_principal = JanelaPrincipal(None)
  janela_principal.Show()
  app.MainLoop()

if __name__ == "__main__":
  main()



Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Python Básico

Exercícios Resolvidos de Python - Como calcular o peso de uma pessoa na Lua usando Python

Quantidade de visualizações: 741 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Python que leia o peso de uma pessoa na Terra e retorne o seu peso na Lua. Lembre-se da seguinte fórmula:

\[\text{Peso na Lua} = \frac{\text{Peso na Terra}}{9,81} \times 1,622 \]

Aqui nós estamos definindo a força da gravidade na Terra como 9,81 m/s2 e a força da gravidade na Lua como 1,622 m/s2. Se você quiser calcular o peso de uma pessoa em Marte, por exemplo, basta trocar a força da gravidade na Lua pela força da gravidade em Marte.

Sua saída deverá ser parecida com:

Peso na terra (kg): 70
O peso da pessoa na Lua é: 11.57 kg
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Python:

# função principal do programa
def main():
  # vamos ler o peso da pessoa na Terra
  peso_terra = float(input("Peso na terra (kg): "))
  
  # vamos calcular o peso da pessoa na Lua
  peso_lua = (peso_terra / 9.81) * 1.622 
  # arredonda para duas casas decimais
  peso_lua = round(peso_lua, 2)

  # vamos mostrar o resultado
  print("O peso da pessoa na Lua é: {0} kg".format(peso_lua))

if __name__== "__main__":
  main()



Java ::: Dicas & Truques ::: Gráficos

Como desenhar em um JComponent do Java Swing (JLabel, JButton, JPanel, etc) usando o método paintComponent()

Quantidade de visualizações: 10201 vezes
A classe JComponent possui um método chamado paintComponent(Graphics g) que recebe um objeto da classe Graphics que pode ser usado para desenhar na superfície do componente. Desta forma, qualquer componente que herda de JComponent pode ser usado para esta finalidade.

Para demonstrar como isso é feito, veja um trecho de código no qual desenhamos uma linha em um JLabel e o anexamos à janela do aplicativo. Observe a criação de uma classe personalizada que herda de JLabel:

import java.awt.*;
import javax.swing.*;

public class Estudos extends JFrame{
  public Estudos() {
    super("Desenhando em um JLabel");
    
    Container c = getContentPane();

    // Cria o JLabel
    MinhaLabel label = new MinhaLabel();
    c.add(label);

    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
  
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(
      JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}

// classe personalizada que permite desenhar
class MinhaLabel extends JLabel{
  protected void paintComponent(Graphics g){
    super.paintComponent(g);
    g.drawLine(0, 0, 200, 200); 
  }
}



Python ::: NumPy Python Library (Biblioteca Python NumPy) ::: Números Aleatórios, Números Randômicos, Amostras Aleatórias, Amostras Randômicas

Como gerar um número randômico em Python usando a função rand() do módulo random da NumPy

Quantidade de visualizações: 746 vezes
Em algumas situações nós precisamos gerar um número aleatório na faixa de 0 e 1 (não incluído). Para isso nós podemos usar a função rand() do módulo random da biblioteca NumPy do Python. Veja um exemplo:

# importamos o módulo random da biblioteca NumPy
import numpy as np

# método principal
def main():
  # vamos gerar um número decimal aleatório de 0 (incluído) 
  # à 1 (não incluído) 
  valor = np.random.rand()
  print("O número sorteado foi: {0}".format(valor)) 
  
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

O número sorteado foi: 0.2037063569952866

Note que o número retornado pela função rand() é um float com uma precisão semelhante ao double em outras linguagens de programação.

Veja agora uma modificação deste código para gerar 10 números aleatórios:

# importamos o módulo random da biblioteca NumPy
import numpy as np

# método principal
def main():
  # vamos gerar 10 números decimais aleatórios de 0 (incluído) 
  # à 1 (não incluído) 
  for i in range(10):
    valor = np.random.rand()
    print("O número sorteado foi: {0}".format(valor)) 
  
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

O número sorteado foi: 0.57920714427429
O número sorteado foi: 0.06329414607318185
O número sorteado foi: 0.12184477988071851
O número sorteado foi: 0.5410663009618577
O número sorteado foi: 0.790229323250604
O número sorteado foi: 0.4733277307431061
O número sorteado foi: 0.7669969432159425
O número sorteado foi: 0.6934927410217504
O número sorteado foi: 0.13216036543343856
O número sorteado foi: 0.6958612722883786


Python ::: wxPython ::: Eventos e Tratadores de Eventos

Como tratar o evento wx.EVT_PAINT em suas aplicações wxPython - Interfaces gráficas no Python

Quantidade de visualizações: 272 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos tratar o evento wx.PaintEvent em suas aplicações wxPython. Este evento é disparado todas as vezes que uma janela é redesenhada, ou seja, quando fazemos o redimensionamento da janela ou a maximizamos.

Veja o código completo para uma aplicação wxPython na qual interceptamos o evento wx.PaintEvent para exibir a hora atual na janela, usando a função dc.DrawText(). Note o uso da função strftime() para formatar o conteúdo de um objeto datetime.

# vamos importar o framework wxPython 
import wx
# mais alguns imports necessários
from datetime import datetime
import locale

# classe que representará a janela principal da
# aplicação wxPython
class JanelaPrincipal(wx.Frame):
  # o método construtor
  def __init__(self, *args, **kw):
    # chama o construtor da classe wx.Frame
    super(JanelaPrincipal, self).__init__(*args, **kw)

    # Configurações do usuário
    locale.setlocale(locale.LC_ALL, '')

    # chama a função que inicializa a GUI
    self.InicializarGUI()

  # método usado para gerenciar o evento OnPaint
  def OnPaint(self, e):
    # Obtém um datetime da data e hora atual
    hoje = datetime.today()
    
    # vamos obter o contexto de desenho
    dc = wx.PaintDC(self)
    texto = "Evento OnPaint gerado às: {0}".format(
      hoje.strftime("%X"))
    dc.DrawText(texto, 20, 20)

  # função que inicializa a GUI do programa
  def InicializarGUI(self):
    self.Bind(wx.EVT_PAINT, self.OnPaint)
    
    # definimos o tamanho da janela
    self.SetSize((450, 350))
    # define a cor de fundo da janela (Windows 10)
    self.SetBackgroundColour(wx.WHITE)
    # definimos o título da janela
    self.SetTitle('O evento OnPaint')
    # e centralizamos a janela
    self.Centre()

# função principal do programa Python
def main():
  # vamos criar a aplicação wxPython
  app = wx.App()
  janela_principal = JanelaPrincipal(None)
  janela_principal.Show()
  app.MainLoop()

if __name__ == "__main__":
  main()



C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Data e Hora

Exercícios Resolvidos de C - Escreva um programa C que peça para o usuário informar um ano e informe o dia da semana que o ano começou (domingo, segunda-feira

Quantidade de visualizações: 314 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C que pede para o usuário informar um ano e então mostre em qual dia da semana o ano começou, por exemplo, domingo, segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, etc.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um ano: 2022
O ano informado começou em um(a) Sábado

Informe um ano: 2023
O ano informado começou em um(a) Domingo

Informe um ano: 2024
O ano informado começou em um(a) Segunda-feira

Informe um ano: 2025
O ano informado começou em um(a) Quarta-feira
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]) {
  // variáveis usadas na resolução do problema
  char dias_semana[][20] = {"Domingo", "Segunda-feira", "Terça-feira",
    "Quarta-feira", "Quinta-feira", "Sexta-feira", "Sábado"};
  int ano, dia_inicial; 
   
  // vamos pedir para o usuário informar o ano
  printf("Informe um ano: ");
  scanf("%d", &ano);
	
  // vamos calcular o número equivalente ao dia da semana que o
  // ano iniciou: 0:Domingo, 1:Segunda-feira, 2:Terça-feira, etc
  // note que as divisões abaixo são divisões por inteiro, ou seja,
  // sem a parte fracionária 
  dia_inicial = (ano + (ano - 1) / 4) - ((ano - 1) / 100) +
    ((ano - 1) / 400); 
  dia_inicial = dia_inicial % 7; 
  
  // e mostramos o resultado
  printf("O ano informado começou em um(a) %s", dias_semana[dia_inicial]); 
   
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}



Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Como criar uma classe Java e usar new para criar novas instâncias da mesma

Quantidade de visualizações: 21630 vezes
Esta dica mostra a você, rapidamente, como criar uma classe Java e usar a palavra-chave new para instanciar objetos a partir desta classe. Comece analisando o código para a classe Pessoa (Pessoa.java):

public class Pessoa{ 
  public String nome;
  public int idade;
}

Salve o código como Pessoa.java e compile-o. Esta classe possui apenas duas propriedades: nome e idade. Lembre-se que uma classe é composta de propriedades e métodos (funções). Veja agora como criamos um objeto desta classe e acessamos sua propriedade nome:

public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    // cria um objeto da classe Pessoa
    Pessoa p = new Pessoa();
    p.nome = "Osmar J. Silva";
    System.out.println(p.nome);
  } 
}

Observe o uso da palavra-chave new para reservar memória para o objeto da classe sendo criado na instrução:

Pessoa p = new Pessoa();

Observe também o uso do operador "." (ponto). Este operador é usado para acessarmos as propriedades e métodos presentes nos objetos das classes em Java.


Delphi ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como converter todo o conteúdo de uma string para letras minúsculas usando a função AnsiLowerCase() do Delphi

Quantidade de visualizações: 12986 vezes
Algumas vezes precisamos converter todo o conteúdo de uma string para letras minúsculas. Em Delphi isso pode ser feito com o auxílio da função AnsiLowerCase(). Esta função recebe uma string e retorna outra string com todos os caracteres minúsculos. Veja o exemplo:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  nome: string;
begin
  nome := 'OSMAR';

  // vamos converter a string para letras minúsculas
  nome := AnsiLowerCase(nome);

  // exibe o resultado
  ShowMessage(nome);
end;

Note que esta função suporta caracteres de mais de um byte e com acentuações.

Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Formulários

Formulários HTML - Como marcar ou desmarcar todas as checkboxes de um formulário HTML de uma só vez usando JavaScript

Quantidade de visualizações: 18686 vezes
Nesta dica mostrarei como é possível clicar em um botão (pode ser um link também) e chamar uma função JavaScript que marca ou desmarca todos os elementos HTML checkbox de uma só vez. Para isso usaremos o método getElementsByName() para retornar todas as checkbox e em seguida manipular sua propriedade checked.

Veja a imagem abaixo:



E agora o código HTML e JavaScript completo:

<html>
<head>
<title>Estudando JavaScript</title>
</head>
<body>
 
<form name="teste">
  <input type="checkbox" name="linguagem">Java
  <input type="checkbox" name="linguagem">Delphi
  <input type="checkbox" name="linguagem">C++
</form>
 
<a href="javascript:marcar()">Marcar Todas</a> | 
<a href="javascript:desmarcar()">Desmarcar Todas</a>
 
<script language="JavaScript">
  function marcar(){
    var boxes = document.getElementsByName("linguagem");
    for(var i = 0; i < boxes.length; i++)
      boxes[i].checked = true;
  }
   
  function desmarcar(){
    var boxes = document.getElementsByName("linguagem");
    for(var i = 0; i < boxes.length; i++)
      boxes[i].checked = false;
  }
</script>
 
</body>
</html>



C# ::: Windows Forms ::: TextBox

Como definir a cor de fundo de uma caixa de texto TextBox do C# Windows Forms via código

Quantidade de visualizações: 9186 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar a propriedade BackColor da classe Control do C# Windows Forms para definir a cor de fundo de uma caixa de texto TextBox. Note que criei uma TextBox com o nome textBox1 e estou chamando o código a partir do evento Click de um botão Button.

Veja o trecho de código para o exemplo:

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  textBox1.BackColor = Color.YellowGreen;
}


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