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C ::: Dicas & Truques ::: Rotinas de Conversão

Como converter uma string em um valor de ponto-flutuante usando a função atof() da linguagem C

Quantidade de visualizações: 9180 vezes
Em algumas situações, pode ser necessário converter uma string em um valor numérico de ponto-flutuante. Para isso podemos usar a função atof().

Esta função recebe uma matriz de caracteres e tenta transformá-la em um valor de ponto-flutuante. Se a conversão não for possível, o valor 0 é retornado. Os sinais "+" e "-", o ponto decimal e uma parte exponencial, representada por "e" ou "E" são válidos na string a ser convertida. Veja um exemplo:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  // valor de ponto-flutuante em forma de string
  char valor_str[] = "34.5";

  // A linha abaixo causa um comportamento estranho
  //float res = 10 + valor_str;

  // temos que converter a string em um valor de ponto-flutuante válido
  float res = 10 + atof(valor_str);

  printf("O resultado e: %f", res);

  puts("\n");
  system("pause");
  return 0;
}



HTML5 ::: HTML5 + JavaScript ::: Canvas

Como usar o método arc() do objeto Canvas do HTML5 para desenhar arcos, curvas e círculos

Quantidade de visualizações: 4322 vezes
O método arc() do objeto Canvas do HTML5 nos permite criar figuras tais como arcos, curvas e círculos. Para isso é importante entender os seus parâmetros:

arc(x, y, radius, ang1, ang2, direction);


Os parâmetros x e y indicam as coordenadas do centro do círculo. O parâmetro radius indica o raio do círculo. Os parâmetros ang1 e ang2 indicam o ângulo inicial e o ângulo final. O parâmetro direction indica a direção do desenho. Se o valor true for informado, a direção será anti-horário. Se for false, o desenho será no sentido horário.

É importante observar que os ângulos são medidos em radianos, não em graus. Assim, o ângulo 0 representa a posição 3 horas no relógio. A posição de 9 horas é (1 * PI), 12 horas é (1.5 * PI) e 6 horas é (0.5 * PI). Portanto, se você quiser desenhar um círculo completo, deverá sair do ângulo 0 e ir até (2 * PI).

Veja um trecho de código que desenha um arco equivalente a um quarto de uma pizza, ou seja, 25%, saindo do ângulo 90º (em graus) e indo até 180º (graus):

<html>
<head>
  <meta charset="utf-8">
  <title>Estudos HTML5</title>
</head>
<body>

<Canvas id="canvas1" width="500" height="350"></Canvas>
 
<script type="text/javascript">
  // obtemos uma referência ao elemento Canvas  
  var canvas = document.getElementById("canvas1");
  // obtemos o contexto de desenho
  var contexto = canvas.getContext("2d");
     
  // vamos desenhar um arco sem preenchimento com raio de 80
  contexto.beginPath(); // início um novo caminho
  // o arco começa no x = 100, y = 100, começa no ângulo 90 (em graus)
  // e vai até o ânculo 180 (graus)
  // as medidas na função arc() são em radianos, não em graus
  contexto.arc(100, 100, 80, Math.PI, 1.5 * Math.PI, false);
  contexto.lineWidth = 2; // largura da linha
  contexto.strokeStyle = '#990000'; // cor da linha
 
  contexto.stroke(); // realiza o desenho    
</script>

</body>
</html>

Execute este código e veja que o arco realmente foi desenhado. Seu resultado deverá ser parecido com:



No entanto, para parecer um pedação de pizza, ou seja, o ponto de partida para um gráfico de pizza, é preciso que tenhamos duas linhas ligado esse arco ao centro do círculo. Veja a modificação que fiz:

<html>
<head>
  <meta charset="utf-8">
  <title>Estudos HTML5</title>
</head>
<body>

<Canvas id="canvas1" width="500" height="350"></Canvas>
 
<script type="text/javascript">
  // obtemos uma referência ao elemento Canvas  
  var canvas = document.getElementById("canvas1");
  // obtemos o contexto de desenho
  var contexto = canvas.getContext("2d");
     
  // vamos desenhar um arco sem preenchimento com raio de 80
  contexto.beginPath(); // início um novo caminho
   
  // primeiro movemos a caneta de desenho para o centro do círculo
  contexto.moveTo(100, 100);
 
  // o arco começa no x = 100, y = 100, começa no ângulo 90 (em graus)
  // e vai até o ânculo 180 (graus)
  // as medidas na função arc() são em radianos, não em graus
  contexto.arc(100, 100, 80, Math.PI, 1.5 * Math.PI, false);
  contexto.lineWidth = 2; // largura da linha
  contexto.strokeStyle = '#990000'; // cor da linha
 
  // agora desenhamos uma linha de volta para o arco
  contexto.lineTo(100, 100);
 
  contexto.stroke(); // realiza o desenho    
</script>

</body>
</html>

Execute novamente e veja que agora o efeito ficou bem melhor. Seu resultado deverá ser parecido com:



Para finalizar, vamos colorir o pedação de pizza. Veja a nova versão (com o código completo):

<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>O objeto Canvas do HTML5</title>
</head>
 
<body>
 
<Canvas id="canvas1" width="500" height="350"></Canvas>
 
<script type="text/javascript">
  // obtemos uma referência ao elemento Canvas  
  var canvas = document.getElementById("canvas1");
  // obtemos o contexto de desenho
  var contexto = canvas.getContext("2d");
     
  // vamos desenhar um arco sem preenchimento com raio de 80
  contexto.beginPath(); // início um novo caminho
   
  // primeiro movemos a caneta de desenho para o centro do círculo
  contexto.moveTo(100, 100);
 
  // o arco começa no x = 100, y = 100, começa no ângulo 90 (em graus)
  // e vai até o ânculo 180 (graus)
  // as medidas na função arc() são em radianos, não em graus
  contexto.arc(100, 100, 80, Math.PI, 1.5 * Math.PI, false);
  contexto.lineWidth = 2; // largura da linha
  contexto.strokeStyle = '#990000'; // cor da linha
 
  // agora desenhamos uma linha de volta para o arco
  contexto.lineTo(100, 100);
 
  // vamos preencher o gráfico
  contexto.fillStyle = "#CCCCCC"; // cor do preenchimento
  contexto.fill(); // preenche de fato
 
  contexto.stroke(); // realiza o desenho    
</script>
 
</body>
</html>

Agora o resultado será:




Delphi ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como escrever em um arquivo texto usando as funções Write() e WriteLn() do Delphi

Quantidade de visualizações: 28722 vezes
Não há como fugir. Cedo ou tarde precisaremos escrever em um arquivo texto usando Delphi. E esta dica foi escrita com o propósito de facilitar esta tarefa.

O primeiro passo para se escrever em um arquivo texto usando Delphi é declarar uma variável do tipo TextFile. Em seguida usamos a procedure AssignFile() para associar a variável TextFile ao arquivo em disco.

Como queremos escrever conteúdo novo no arquivo, a função Rewrite() pode ser usada. Esta função cria o arquivo em disco se este ainda não existir. Se o mesmo existir, ele é excluído e a função cria outro com o mesmo nome. E, para escrever conteúdo no arquivo texto, usamos as funções Write() e WriteLn(). A primeira escreve no arquivo enquanto a segunda escreve no arquivo e adiciona o marcador de quebra de linha.

Veja o exemplo para um melhor entendimento:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  arquivo: TextFile;
begin
  // vamos fazer uma ligação entre a variável arquivo e o
  // arquivo que queremos manipular
  AssignFile(arquivo, 'C:\arquivo de codigos\dados.txt');

  // vamos abrir o arquivo ou criar um novo
  Rewrite(arquivo);

  // vamos escrever no arquivo agora
  WriteLn(arquivo, 'Sou a primeira linha.');
  Write(arquivo, 'Sou a segunda linha.');
  WriteLn(arquivo, ' E lá vem...');
  WriteLn(arquivo, 'A terceira linha');

  // hora de fechar o arquivo
  CloseFile(arquivo);

  // fim
  ShowMessage('Operação realizada com sucesso.');
end;


Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


Java ::: Topografia e Geoprocessamento ::: Passos Iniciais

Como converter graus, minutos e segundos para graus decimais em Java

Quantidade de visualizações: 536 vezes
Em algumas situações, principalmente em cálculos da Engenharia Civil e Topografia, nós precisamos converter graus, minutos e segundos para graus decimais. É comum chamarmos graus, minutos e segundos de DMS ou GMS, enquanto os graus decimais são chamados de UTM.

Nesta dica veremos como converter 85º 42' 13.75'' para graus decimais. A fórmula que usaremos é a seguinte:

\[\text{Graus decimais} = \text{Graus} + \frac{\text{Minutos}}{60} + \frac{\text{Segundos}}{3600} \]

Veja agora o código Java completo que pede para o usuário informar os graus, os minutos e os segundos e mostra os graus decimais:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
  
    // vamos pedir para o usuário informar os graus, minutos
    // e segundos
    System.out.print("Informe os graus: ");
    double graus = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe os minutos: ");
    double minutos = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe os segundos: ");
    double segundos = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    
    // agora vamos calcular os graus decimais
    double grausDecimais = graus + (minutos /  60.0) +
      (segundos / 3600.0);
    
    // e agora mostramos o resultado
    System.out.println("Os graus decimais são: " + grausDecimais);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Informe os graus: 85
Informe os minutos: 42
Informe os segundos: 13.75
Os graus decimais são: 85.70381944444445

Fique atento ao sinal. Se o valor em graus, minutos e segundos possuir os caracteres "W" ou "S", então o valor em graus decimais deverá levar o sinal de negativo.


PHP ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como criar diretórios usando PHP - Como usar a função mkdir() da linguagem PHP para criar diretórios - Revisada

Quantidade de visualizações: 25233 vezes
Diretórios podem ser criados com a função mkdir() do PHP. Esta função recebe o nome do diretório a ser criado, um modo que define as permissões de acesso ao diretório e um valor boolean que define se os diretórios fornecidos no primeiro parâmetro serão criados recursivamente. O valor padrão para o modo de acesso é 0777 (todos têm permissão de leitura, escrita e execução) e false para a criação de diretórios recursivamente.

Veja um trecho de código no qual criamos um diretório no diretório public_html:

<?
  // nome do diretório
  $diretorio = "/site/public_html/minhas_imagens";
   
  // cria o diretório com a permissão 0777
  if(mkdir($diretorio))
    echo "Diretório criado com sucesso.";
  else
    echo "Não foi possível criar o diretório.";
?>

Antes de criar um diretório, é preciso que você verifique se o diretório dentro do qual o novo diretório será criado apresenta as permissões adequadas, do contrário você terá a seguinte mensagem de erro:

Warning: mkdir() [function.mkdir]: Permission denied
in /site/public_html/testes.php on line 8
Não foi possível criar o diretório.

Veja agora como criar um diretório contendo dois sub-diretórios recursivamente:

<?
  // cria o diretório imagens contendo o subdiretório "fotos" 
  // e este conterá o sub-diretório 
  // "recentes"
  $diretorio = "/site/public_html/imagens/fotos/recentes";
   
  // cria o diretório com a permissão 0777
  if(mkdir($diretorio, 0777, true))
    echo "Diretório criado com sucesso.";
  else
    echo "Não foi possível criar o diretório.";
?>

Esta dica foi revisada, atualizada e testada com o PHP 8.


Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercício Resolvido de Python - Um comerciante comprou um produto e quer vendê-lo com um lucro de 45% se o valor da compra for menor

Quantidade de visualizações: 2652 vezes
Algoritmos Resolvidos de Python - Um comerciante comprou um produto e quer vendê-lo com um lucro de 45% se o valor da compra for menor

Pergunta/Tarefa:

Um comerciante comprou um produto e quer vendê-lo com um lucro de 45% se o valor da compra for menor que R$ 20,00; caso contrário, o lucro será de 30%. Elabore um algoritmo que leia o valor do produto e imprima o valor de venda para o produto.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o valor do produto: 85
O valor de venda é: 110.5
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Python:

Código para principal.py:

# método principal
def main():
  # valor ler o valor do produto
  valor = float(input("Informe o valor do produto: "))
  
  # vamos calcular o valor de venda
  if valor < 20:
    valor_venda = valor + (valor * (45.0 / 100)) 
  else:
    valor_venda = valor + (valor * (30.0 / 100))
  
  print("O valor de venda é: {0}".format(valor_venda))
  
if __name__== "__main__":
  main()



Ruby ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como criar e usar arrays em Ruby - Vetores e matrizes na linguagem Ruby

Quantidade de visualizações: 12601 vezes
Como criar arrays em Ruby - Vetores e matrizes na linguagem Ruby

Arrays (vetores e matrizes) em Ruby são criadas a partir da classe Array. Esta classe serve para agrupar uma coleção de referências a objetos. Cada referência aos objetos ocupa uma posição no array, identificada por um número inteiro não negativo.

Podemos criar arrays em Ruby de duas formas: usando literais ou explicitamente, criando um objeto Array. Veja como criar um array usando a notação literal:

# cria um array de valores inteiros
valores = [43, 12, 8, 56]

# obtém o valor do segundo elemento
valor = valores[1]

# altera o valor do primeiro elemento
valores[0] = 5

Vamos agora criar um array usando um objeto da classe Array:

# cria um objeto da classe Array
valores = Array.new

# atribui valores inteiros ao array
valores[0] = 76
valores[1] = 3
valores[2] = 9
valores[3] = 87

# obtém o valor do segundo elemento
valor = valores[1]

# altera o valor do primeiro elemento
valores[0] = 5

Arrays em Ruby armazenam referências a objetos e, como em Ruby tudo é objeto, podemos criar arrays de tipos diferentes. Veja:

# cria um array de tipos diferentes
valores = [43, "Osmar", 7.5]

# obtém o valor do segundo elemento
valor = valores[1]

# altera o valor do primeiro elemento
valores[0] = 5



PHP ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como calcular porcentagem em PHP - Como efetuar cálculos de porcentagem em PHP

Quantidade de visualizações: 33504 vezes
Cálculos de porcentagens estão presentes em boa parte das aplicações que desenvolvemos. Porém, há momentos em que a mente trava e não conseguimos lembrar com clareza como estes cálculos são feitos, principalmente em PHP.

Esta anotação tem o objetivo de ser uma fonte de pesquisa para os momentos em que suas habilidades matemáticas insistirem em continuar ocultas.

Ex: 1 - Suponhamos que um produto que custe R$ 178,00 sofra um acréscimo de 15%. Qual o valor final do produto? Veja o código em PHP:

<?php
  // Algoritmo que calcula porcentagem em PHP

  $valor = 178.00; // valor original
  $percentual = 15.0 / 100.0; // 15%
  $valor_final = $valor + ($percentual * $valor);

  // mostra o resultado
  echo "O valor final do produto é: " . $valor_final;

  // O resultado será 204,70
?>

Ex: 2 - Um produto, cujo valor original era de R$ 250,00, teve um desconto de 8%. Qual foi seu valor final? Veja o código em PHP:

<?php
  // Algoritmo que calcula porcentagem em PHP

  $valor = 250.00; // valor original
  $percentual = 8.0 / 100.0; // 8%
  $valor_final = $valor - ($percentual * $valor);

  // mostra o resultado
  echo "O valor final do produto é: " . $valor_final;

  // O resultado será 230,00
?>

Ex: 3 - Em um concurso de perguntas e respostas, um jovem acertou 72 das 90 perguntas apresentadas. Qual foi a porcentagem de acertos? E a porcentagem de erros? Veja o código em PHP:

<?php
  // Algoritmo que calcula porcentagem em PHP

  $perguntas = 90.0;
  $acertos = 72.0;

  // mostra a porcentagem de acertos
  echo "Porcentagem de acertos: " .
    (($acertos / $perguntas) * 100) . "%";

  // mostra a porcentagem de erros
  echo "<br>Porcentagem de erros: " .
    ((($perguntas - $acertos) / $perguntas) * 100) . "%";

  // Os resultados serão 80% e 20%
?>

Ex: 4 - Um aparelho de CD foi adquirido por R$ 300,00 e revendido por R$ 340,00. Qual foi a porcentagem de lucro na transação? Veja o código em PHP:

<?php
  // Algoritmo que calcula porcentagem em PHP

  $valor_anterior = 300.0; // valor anterior
  $novo_valor = 340.0; // valor novo

  // calcula a porcentagem de lucro
  // efetua o cálculo
  $porcentagem_lucro = (($novo_valor * 100) / $valor_anterior) - 100;

  echo "A porcentagem de lucro foi de: " .
    $porcentagem_lucro . "%";

  // O resultado será 13,33
?>

Ex: 5 - Uma loja repassa 5% do lucro a seus vendedores. Se um produto custa R$ 70,00, qual o valor em reais repassado a um determinado vendedor? Veja o código em PHP:

<?php
  // Algoritmo que calcula porcentagem em PHP

  $valor = 70.0; // valor do produto
  $percentual = 5.0 / 100.0; // 5%

  // calcula a comissão
  $comissao = $percentual * $valor;

  // mostra o resultado
  echo "O valor repassado ao vendedor é: " .
    $comissao;

  // O resultado será 3,5
?>



PHP ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como ler e processar os dados de um arquivo CSV usando a função fgetcsv() do PHP

Quantidade de visualizações: 26907 vezes
Arquivos CSV são arquivos texto cujas linhas possuem valores separados por vírgulas (ou ponto-e-vírgula, dois pontos, etc). As informações contidas em tais arquivos podem ser lidas usando-se a função fgetcsv(). Esta função recebe um ponteiro para um arquivo, o tamanho da maior linha de texto no arquivo (forneça 0 se não quiser ter este limite em seu código) e o caractere de delimitação (no exemplo eu usei ponto-e-vírgula).

Observe a estrutura do seguinte arquivo CSV:

23;OSMAR J SILVA;AV. LESTE, 54;GOIANIA;GO
19;MARCOS DE PAULA;RUA L, 523;SÃO PAULO;SP


As informações deste arquivo podem ser lidas usando-se o código abaixo:

<?php
  // nome do arquivo
  $arquivo = 'dados.csv';
 
  // ponteiro para o arquivo
  $fp = fopen($arquivo, "r");

  // processa os dados do arquivo
  while(($dados = fgetcsv($fp, 0, ";")) !== FALSE){
    $quant_campos = count($dados);
    for($i = 0; $i < $quant_campos; $i++){
      echo $dados[$i] . "<br>";
    }
    echo "<br>";
  }

  fclose($fp);
?>

Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado:

23
OSMAR J SILVA
AV. LESTE, 54
GOIANIA
GO

19
MARCOS DE PAULA
RUA L, 523
SÃO PAULO
SP


C++ ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Como criar uma classe C++ completa, incluindo os arquivos de definição .h e implementação .cpp

Quantidade de visualizações: 28187 vezes
Esta dica o guiará passo-a-passo na criação de uma classe C++, incluindo os arquivos .h e .cpp. Para isso vamos usar o Dev-C++ (acreditamos que o procedimento é parecido com outros compiladores).

Vamos começar com o arquivo de definição. Com um projeto já iniciado no Dev-C++, vá em File -> New -> Source File. Quando perguntado se deseja adicionar o arquivo ao projeto existente, clique Yes.

Salve o arquivo com o nome de "pessoa.h" e inclua nele o seguinte código:

/*
  Código de definição: pessoa.h
*/

#ifndef PESSOA_H
#define PESSOA_H

#include <string>
using std::string;

class Pessoa{
  public:
    void setNome(string nome);
    void setIdade(int idade);
    string getNome();
    int getIdade();
  private:
    string nome;
    int idade;
};

#endif

Salve este código como pessoa.h no diretório de sua aplicação C++. Este é o arquivo de definição da classe. É nele que declaramos os membros públicos e privados, incluindo as assinaturas dos métodos da classe. Passemos agora ao arquivo de implementação. Novamente vá em File -> New -> Source File. Quando perguntado se deseja adicionar o arquivo ao projeto existente, clique Yes. Salve o novo arquivo como "pessoa.cpp" e inclua nele o seguinte conteúdo:

/*
  Código de implementação: pessoa.cpp
*/

#include "pessoa.h"

void Pessoa::setNome(string nome){
  this->nome = nome;
}

void Pessoa::setIdade(int idade){
  this->idade = idade;
}

string Pessoa::getNome(){
  return this->nome;
}

int Pessoa::getIdade(){
  return this->idade;
}

Salve este código como pessoa.cpp no diretório de sua aplicação C++. Este é o arquivo de implementação dos métodos da classe Pessoa. Veja o uso da palavra-chave this quando queremos referenciar o objeto atual da classe e, é claro, evitar ambiguidade entre o nome das variáveis da classe e os nomes dos parâmetros dos métodos.

Hora de testar. Crie o arquivo principal da aplicação (aquele que contém o método main()):

#include <iostream>
#include "pessoa.h"

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[])
{
  // declara um objeto da classe Pessoa
  Pessoa p;

  // informa o nome e idade da pessoa
  p.setNome("Osmar J. Silva");
  p.setIdade(27);

  // obtém o nome e idade da pessoa
  cout << "Nome: " << p.getNome() << endl;
  cout << "Idade: " << p.getIdade() << endl;

  cout << "\n" << endl;
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Funcionou tudo como planejado? Se funcionou, parabéns! Já fizemos um bom progresso na criação e uso de classes em C++.

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