![]() |
|||||
![]() Planilha Web - Planilhas e Calculadoras online para estudantes e profissionais de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. |
|||||
|
Delphi ::: Imagens, Gráficos e Cores ::: TCanvas (Classe TCanvas) |
Computação gráfica em Delphi - Como desenhar linhas usando o método LineTo() da classe TCanvas do DelphiQuantidade de visualizações: 16478 vezes |
Podemos desenhar linhas em Delphi usando o método LineTo() da classe TCanvas. Este método desenha uma linha partindo da posição inicial da caneta (PenPos), ou seja, as coordenadas x e y iniciais, até as coordenadas finais que fornecemos ao método durante a realização do desenho. Veja um exemplo no qual desenhamos uma linha horizontal no formulário: procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject); var areaDesenho: TCanvas; begin // este trecho de código mostra como desenhar uma // linha horizontal no formulário // vamos obter o canvas do formulário areaDesenho := Form2.Canvas; // vamos mover a caneta para as coordenadas x = 30; y = 100 areaDesenho.MoveTo(30, 100); // vamos desenhar uma linha no formulário partindo // das coordenadas anteriores até as coordenadas // x = 300; y = 100 areaDesenho.LineTo(300, 100); end; Note que, na maioria dos casos, este código é escrito de forma mais compacta: procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject); begin // este trecho de código mostra como desenhar uma // linha horizontal no formulário // vamos obter o canvas do formulário with Form2.Canvas do begin // vamos mover a caneta para as coordenadas x = 30; y = 100 MoveTo(30, 100); // vamos desenhar uma linha no formulário partindo // das coordenadas anteriores até as coordenadas // x = 300; y = 100 LineTo(300, 100); end; end; É importante observar que a nova posição da caneta (propriedade PenPos) é definida ao final da chamada ao método LineTo(). Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Manipulação de texto em PHP - Como acessar e modificar os caracteres individuais de uma stringQuantidade de visualizações: 264 vezes |
Os caracteres de uma string em PHP, ou seja, uma palavra, frase ou texto, podem ser acessados individualmente usando índices, igual fazemos com os vetores (o índice começando sempre em zero). Dessa forma, podemos tanto obter um determinado caractere quanto acessá-lo e modificá-lo. Veja um código PHP completo demonstrando o exemplo: <html> <head> <title>Estudando PHP</title> </head> <body> <?php $nome = "Carlos de Jesus"; echo "Original: " . $nome . "<br>"; echo "Vou alterar o 11º caractere.<br>"; $nome[10] = "M"; echo "Modificado: " . $nome; ?> </body> </html> Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado: Original: Carlos de Jesus Vou alterar o 11º caractere. Modificado: Carlos de Mesus |
Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList |
Como obter a quantidade de itens em uma ArrayList em Java usando seu método size()Quantidade de visualizações: 11564 vezes |
Em várias situações nós precisamos saber, ou seja, contar os elementos de uma ArrayList. Isso pode ser feito facilmente com uma chamada ao seu método size(). Veja um exemplo completo a seguir:package arquivodecodigos; import java.util.ArrayList; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // cria uma ArrayList que conterá inteiros ArrayList<Integer> valores = new ArrayList<Integer>(); // adiciona itens na lista valores.add(34); valores.add(12); valores.add(8); valores.add(23); // obtém a quantidade de itens na lista int quant = valores.size(); System.out.println("A ArrayList contém " + quant + " itens."); System.exit(0); } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: A ArrayList contém 4 itens. |
Python ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Python para iniciantes - Como usar a instrução break em PythonQuantidade de visualizações: 10655 vezes |
A instrução break da linguagem Python é usada para interromper a execução de um laço for ou while. Observe que se o laço possuir um bloco else, este não será executado se a instrução break for usada. Veja um exemplo de um laço for que é interrompido se o valor da variável de controle for 5: # função principal do programa def main(): for i in range(0, 21): print(i) if i == 5: break if __name__== "__main__": main() Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: 0 1 2 3 4 5 |
Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList |
Como rotacionar os elementos de uma ArrayList do Java para frente ou para trás usando o método rotate()Quantidade de visualizações: 11342 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método rotate() da classe Collections da linguagem Java para rotacionar os elementos de uma ArrayList. Veja sua assinatura:void rotate(List<?> list, int distance) Este método faz com que um elemento na posição i seja movido para a posição (distance + i) % list.size(). Se você quiser inverter a ordem da rotação, forneça um valor negativo para o argumento distance. Veja o código completo para o exemplo: package estudos; import java.util.ArrayList; import java.util.Collections; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // cria uma ArrayList que conterá strings ArrayList<String> nomes = new ArrayList<String>(); // adiciona itens na lista nomes.add("Carlos"); nomes.add("Maria"); nomes.add("Fernanda"); nomes.add("Osmar"); // exibe os elementos da ArrayList System.out.println("Antes da rotação:\n"); for(int i = 0; i < nomes.size(); i++) System.out.println(nomes.get(i)); // Vamos rotacionar os elementos uma posição Collections.rotate(nomes, 1); // exibe os elementos da ArrayList System.out.println("\nDepois da rotação:\n"); for(int i = 0; i < nomes.size(); i++) System.out.println(nomes.get(i)); System.exit(0); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Antes da rotação: Carlos Maria Fernanda Osmar Depois da rotação: Osmar Carlos Maria Fernanda |
Java ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular o ponto de interseção de duas retas em Java - Java para Geometria Analítica e Álgebra LinearQuantidade de visualizações: 1348 vezes |
Duas retas podem encontrar-se em 0, 1 ou 2 pontos. No primeiro caso, elas são chamadas paralelas; no segundo, elas são chamadas concorrentes e o ponto de encontro entre elas é chamado ponto de interseção; no terceiro caso, se duas retas possuem dois pontos em comum, então elas obrigatoriamente apresentam todos os pontos em comum e são chamadas coincidentes. Nesta dica mostrarei como podemos encontrar o ponto de interseção (ou intersecção) de duas retas usando Java. Mas, antes de vermos o código, dê uma olhada na seguinte imagem: ![]() Note que temos os pontos A e B correspondentes ao segmento de reta AB e os pontos C e D correspondentes ao segmento de reta CD. Nossa tarefa é encontrar o ponto exato de intersecção entre esses dois segmentos de reta. Veja o código Java completo que nos auxilia na resolução deste problema: package estudos; // Classe usada para representar um ponto no // plano 2d (Plano Cartesiano) class Ponto{ double x, y; // construtor da classe public Ponto(double x, double y){ this.x = x; this.y = y; } } public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos construir os quatro pontos Ponto A = new Ponto(5, 7); Ponto B = new Ponto(9, -4); Ponto C = new Ponto(-8, 2); Ponto D = new Ponto(11, 6); // vamos obter a representação do segmento AB double a1 = B.y - A.y; double b1 = A.x - B.x; double c1 = (a1 * A.x) + (b1 * A.y); // vamos obter a representação do segmento CD double a2 = D.y - C.y; double b2 = C.x - D.x; double c2 = (a2 * C.x) + (b2 * C.y); // obtém o determinante double determinante = (a1 * b2) - (a2 * b1); // as duas retas são paralelas? if(determinante == 0){ System.out.println("\nAs duas retas são paralelas.\n"); } else{ // e construímos o ponto de intersecção double x = ((b2 * c1) - (b1 * c2)) / determinante; double y = ((a1 * c2) - (a2 * c1)) / determinante; Ponto inters = new Ponto(x, y); System.out.printf("O ponto de interseção é: x = %.2f; y = %.2f", inters.x, inters.y); } System.out.println(); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: O ponto de interseção é: x = 5,76; y = 4,90 De fato, se você olhar a imagem novamente e desenhar este ponto, verá que ele se situa exatamente na intersecção das retas indicadas. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Como usar encapsulamento em Java - Programação Orientada a Objetos em JavaQuantidade de visualizações: 38019 vezes |
Encapsulamento é a técnica de transformar os objetos que compõem uma aplicação em verdadeiras caixas-pretas. De fato, se pensarmos em termos de informática, é possível para um usuário comum usar todas as funcionalidades de uma impressora sem nem mesmo entender seu funcionamento interno. Imagine o desastre que seria se todos os usuários resolvessem abrir suas impressoras para investigar o que há dentro delas. Da mesma forma, ao construir uma classe, devemos fazê-lo de forma que o usuário desta classe tenha acesso apenas aos métodos que permitem ler informações da classe ou fornecer os dados necessários para sua correta operação. Dados relativos ao funcionamento interno da classe devem permanecer ocultos e acessíveis somente aos métodos da própria classe. O encapsulamento deve ser aplicado de forma a permitir que alterações na estrutura interna de uma classe não prejudique o funcionamento do código externo que a usa. Veja um exemplo: class Pedido{ public List obterProdutos(){ // monta uma lista de produtos // pertecentes a este pedido return lista; } } A classe Pedido contém um método chamado obterProdutos() que retorna uma lista de produtos pertencentes a um determinado pedido. É aqui que o encapsulamento se torna importante. O código que usa esta classe desconhece completamente como esta lista de produtos é montada. Tudo que nos interessa é a lista de produtos que o método retorna. O programador da classe pode decidir a qualquer momento, talvez para melhorar o desempenho da classe, alterar a forma de montagem da lista. Uma vez que o nome e retorno do método (incluindo a estrutura da lista retornada) continuem sendo os mesmos, o código que usa a classe continuará funcionando como anteriormente. |
CSS ::: Dicas & Truques ::: Cores de Fundo e Imagens de Fundo |
Como definir uma imagem de fundo para um botão HTML usando a propriedade background-image do CSSQuantidade de visualizações: 9762 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar a propriedade background-image do CSS para aplicar uma imagem de fundo a elemento <button> do HTML. Vamos ver duas abordagens. Na primeira abordagem usaremos CSS inline. Veja:<!doctype html> <html> <head> <title>Estudos CSS</title> </head> <body> <button style="background-image: url('fundo.jpg')"> Clique aqui</button> </body> </html> Agora veja a mesma técnica usando um bloco CSS na seção <head> da página HTML e definindo um id para o botão: <!doctype html> <html> <head> <title>Estudos CSS</title> <style> #botao{ background-image: url('fundo.jpg'); } </style> </head> <body> <button id="botao">Clique aqui</button> </body> </html> |
C# ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como exibir a data atual completa e as horas no formato curto em C# usando o sinalizador {0:f} da função Format() da classe StringQuantidade de visualizações: 44 vezes |
Nesta dica mostrarei como usar o sinalizador {0:f} da função Format() da classe String para exibir a data completa e as horas no formato curto, algo como "quarta-feira, 16 de março de 2022 11:19". Veja o código C# completo: using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { // vamos obter a data e hora atual DateTime dataHora = DateTime.Now; // vamos exibir a data completa e as hora no formato curto System.Console.WriteLine("Hoje é: {0:f}", dataHora); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: Hoje é: quarta-feira, 16 de março de 2022 11:19 Veja que aqui eu mostrei a data e as horas diretamente na saída do programa. Podemos usar uma variável intermediária também. Veja: using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { // vamos obter a data e hora atual DateTime dataHora = DateTime.Now; // vamos guardar a data completa e as hora no formato curto string dataHoraStr = String.Format("{0:f}", dataHora); System.Console.WriteLine("Hoje é: " + dataHoraStr); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } |
Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como testar a existência de um caractere em uma string e retornar sua posição em Java usando o método indexOf() da classe StringQuantidade de visualizações: 157 vezes |
Nesta dica eu mostro como podemos usar o método indexOf() da classe String para pesquisar um caractere em uma palavra, frase ou texto e retornar a sua posição, ou seja, o seu índice dentro da string. Se o caractere for encontrado, sua posição é retornada. Caso contrário o valor -1 é retornado. Veja o código completo para o exemplo: package estudos; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // vamos criar uma string String frase = "Gosto de programar em Java"; // vamos testas se a string contém a letra "k" int pos = frase.indexOf('k'); if(pos < 0){ System.out.println("A string não contém a letra k"); } else{ System.out.println("A letra k foi encontrada na posicao: " + pos); } // fecha o programa System.exit(0); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: A string não contém a letra k |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares |
Dart - Como testar se um ponto está dentro de um círculo em Dart - Desenvolvimento de Games com Dart |
Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo |
C++ Builder - Como habilitar ou desabilitar um TEdit usando a função EnableWindow() da API do Windows usando C++ Builder Delphi - Como converter strings em valores TDateTime usando as funções StrToDate() e StrToDateDef() do Delphi Java - Como quebrar (separar) uma string em palavras usando um objeto da classe StringTokenizer do Java |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes |
Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site |
Python - Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentado |
Últimos Exercícios Resolvidos |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
1º lugar: Java |