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E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
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Delphi ::: Imagens, Gráficos e Cores ::: TCanvas (Classe TCanvas)

Computação gráfica em Delphi - Como desenhar linhas usando o método LineTo() da classe TCanvas do Delphi

Quantidade de visualizações: 16478 vezes
Podemos desenhar linhas em Delphi usando o método LineTo() da classe TCanvas. Este método desenha uma linha partindo da posição inicial da caneta (PenPos), ou seja, as coordenadas x e y iniciais, até as coordenadas finais que fornecemos ao método durante a realização do desenho.

Veja um exemplo no qual desenhamos uma linha horizontal no formulário:

procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject);
var
  areaDesenho: TCanvas;
begin
  // este trecho de código mostra como desenhar uma
  // linha horizontal no formulário

  // vamos obter o canvas do formulário
  areaDesenho := Form2.Canvas;

  // vamos mover a caneta para as coordenadas x = 30; y = 100
  areaDesenho.MoveTo(30, 100);

  // vamos desenhar uma linha no formulário partindo
  // das coordenadas anteriores até as coordenadas
  // x = 300; y = 100
  areaDesenho.LineTo(300, 100);
end;

Note que, na maioria dos casos, este código é escrito de forma mais compacta:

procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject);
begin
  // este trecho de código mostra como desenhar uma
  // linha horizontal no formulário

  // vamos obter o canvas do formulário
  with Form2.Canvas do
    begin
      // vamos mover a caneta para as coordenadas x = 30; y = 100
      MoveTo(30, 100);

      // vamos desenhar uma linha no formulário partindo
      // das coordenadas anteriores até as coordenadas
      // x = 300; y = 100
      LineTo(300, 100);
    end;
end;

É importante observar que a nova posição da caneta (propriedade PenPos) é definida ao final da chamada ao método LineTo().

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


PHP ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Manipulação de texto em PHP - Como acessar e modificar os caracteres individuais de uma string

Quantidade de visualizações: 264 vezes
Os caracteres de uma string em PHP, ou seja, uma palavra, frase ou texto, podem ser acessados individualmente usando índices, igual fazemos com os vetores (o índice começando sempre em zero). Dessa forma, podemos tanto obter um determinado caractere quanto acessá-lo e modificá-lo.

Veja um código PHP completo demonstrando o exemplo:

<html>
<head>
<title>Estudando PHP</title>
</head>
<body>
 
<?php
  $nome = "Carlos de Jesus";
  echo "Original: " . $nome . "<br>";
  echo "Vou alterar o 11º caractere.<br>";
  $nome[10] = "M";
  echo "Modificado: " . $nome;
?>

</body>
</html>

Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado:

Original: Carlos de Jesus
Vou alterar o 11º caractere.
Modificado: Carlos de Mesus


Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList

Como obter a quantidade de itens em uma ArrayList em Java usando seu método size()

Quantidade de visualizações: 11564 vezes
Em várias situações nós precisamos saber, ou seja, contar os elementos de uma ArrayList. Isso pode ser feito facilmente com uma chamada ao seu método size(). Veja um exemplo completo a seguir:

package arquivodecodigos;

import java.util.ArrayList;
 
public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // cria uma ArrayList que conterá inteiros
    ArrayList<Integer> valores = new ArrayList<Integer>();
     
    // adiciona itens na lista
    valores.add(34);
    valores.add(12);
    valores.add(8);
    valores.add(23);
         
    // obtém a quantidade de itens na lista
    int quant = valores.size();
 
    System.out.println("A ArrayList contém " 
      + quant + " itens.");
 
    System.exit(0);
  }
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

A ArrayList contém 4 itens.


Python ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Python para iniciantes - Como usar a instrução break em Python

Quantidade de visualizações: 10655 vezes
A instrução break da linguagem Python é usada para interromper a execução de um laço for ou while. Observe que se o laço possuir um bloco else, este não será executado se a instrução break for usada.

Veja um exemplo de um laço for que é interrompido se o valor da variável de controle for 5:

# função principal do programa
def main():
  for i in range(0, 21):
    print(i)
    if i == 5:
      break
  
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

0
1
2
3
4
5


Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList

Como rotacionar os elementos de uma ArrayList do Java para frente ou para trás usando o método rotate()

Quantidade de visualizações: 11342 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método rotate() da classe Collections da linguagem Java para rotacionar os elementos de uma ArrayList. Veja sua assinatura:

void rotate(List<?> list, int distance)


Este método faz com que um elemento na posição i seja movido para a posição (distance + i) % list.size().

Se você quiser inverter a ordem da rotação, forneça um valor negativo para o argumento distance.

Veja o código completo para o exemplo:

package estudos;

import java.util.ArrayList;
import java.util.Collections;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // cria uma ArrayList que conterá strings
    ArrayList<String> nomes = new ArrayList<String>();
    
    // adiciona itens na lista
    nomes.add("Carlos");
    nomes.add("Maria");
    nomes.add("Fernanda");
    nomes.add("Osmar");    
	
    // exibe os elementos da ArrayList
    System.out.println("Antes da rotação:\n");
    for(int i = 0; i < nomes.size(); i++)
      System.out.println(nomes.get(i));    
 
    // Vamos rotacionar os elementos uma posição
    Collections.rotate(nomes, 1); 

    // exibe os elementos da ArrayList
    System.out.println("\nDepois da rotação:\n");
    for(int i = 0; i < nomes.size(); i++)
      System.out.println(nomes.get(i));

    System.exit(0);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Antes da rotação:

Carlos
Maria
Fernanda
Osmar

Depois da rotação:

Osmar
Carlos
Maria
Fernanda


Java ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular o ponto de interseção de duas retas em Java - Java para Geometria Analítica e Álgebra Linear

Quantidade de visualizações: 1348 vezes
Duas retas podem encontrar-se em 0, 1 ou 2 pontos. No primeiro caso, elas são chamadas paralelas; no segundo, elas são chamadas concorrentes e o ponto de encontro entre elas é chamado ponto de interseção; no terceiro caso, se duas retas possuem dois pontos em comum, então elas obrigatoriamente apresentam todos os pontos em comum e são chamadas coincidentes.

Nesta dica mostrarei como podemos encontrar o ponto de interseção (ou intersecção) de duas retas usando Java. Mas, antes de vermos o código, dê uma olhada na seguinte imagem:



Note que temos os pontos A e B correspondentes ao segmento de reta AB e os pontos C e D correspondentes ao segmento de reta CD. Nossa tarefa é encontrar o ponto exato de intersecção entre esses dois segmentos de reta.

Veja o código Java completo que nos auxilia na resolução deste problema:

package estudos;

// Classe usada para representar um ponto no
// plano 2d (Plano Cartesiano)
class Ponto{
  double x, y;
  
  // construtor da classe
  public Ponto(double x, double y){
    this.x = x;
    this.y = y;
  }
}

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos construir os quatro pontos
    Ponto A = new Ponto(5, 7);
    Ponto B = new Ponto(9, -4);
    Ponto C = new Ponto(-8, 2);
    Ponto D = new Ponto(11, 6);
    
    // vamos obter a representação do segmento AB    
    double a1 = B.y - A.y;
    double b1 = A.x - B.x;
    double c1 = (a1 * A.x) + (b1 * A.y);
       
    // vamos obter a representação do segmento CD
    double a2 = D.y - C.y;
    double b2 = C.x - D.x;
    double c2 = (a2 * C.x) + (b2 * C.y);
    
    // obtém o determinante
    double determinante = (a1 * b2) - (a2 * b1);
    
    // as duas retas são paralelas?
    if(determinante == 0){
      System.out.println("\nAs duas retas são paralelas.\n");
    }
    else{
      // e construímos o ponto de intersecção
      double x = ((b2 * c1) - (b1 * c2)) / determinante;
      double y = ((a1 * c2) - (a2 * c1)) / determinante;
      Ponto inters = new Ponto(x, y);
    
      System.out.printf("O ponto de interseção é: x = %.2f; y = %.2f",
        inters.x, inters.y);
    }
    
    System.out.println();
  }
} 

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

O ponto de interseção é: x = 5,76; y = 4,90

De fato, se você olhar a imagem novamente e desenhar este ponto, verá que ele se situa exatamente na intersecção das retas indicadas.


Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Como usar encapsulamento em Java - Programação Orientada a Objetos em Java

Quantidade de visualizações: 38019 vezes
Encapsulamento é a técnica de transformar os objetos que compõem uma aplicação em verdadeiras caixas-pretas. De fato, se pensarmos em termos de informática, é possível para um usuário comum usar todas as funcionalidades de uma impressora sem nem mesmo entender seu funcionamento interno. Imagine o desastre que seria se todos os usuários resolvessem abrir suas impressoras para investigar o que há dentro delas.

Da mesma forma, ao construir uma classe, devemos fazê-lo de forma que o usuário desta classe tenha acesso apenas aos métodos que permitem ler informações da classe ou fornecer os dados necessários para sua correta operação. Dados relativos ao funcionamento interno da classe devem permanecer ocultos e acessíveis somente aos métodos da própria classe.

O encapsulamento deve ser aplicado de forma a permitir que alterações na estrutura interna de uma classe não prejudique o funcionamento do código externo que a usa. Veja um exemplo:

 
  class Pedido{
    public List obterProdutos(){
      // monta uma lista de produtos
      // pertecentes a este pedido
      return lista;
    }
  }

A classe Pedido contém um método chamado obterProdutos() que retorna uma lista de produtos pertencentes a um determinado pedido. É aqui que o encapsulamento se torna importante. O código que usa esta classe desconhece completamente como esta lista de produtos é montada. Tudo que nos interessa é a lista de produtos que o método retorna. O programador da classe pode decidir a qualquer momento, talvez para melhorar o desempenho da classe, alterar a forma de montagem da lista. Uma vez que o nome e retorno do método (incluindo a estrutura da lista retornada) continuem sendo os mesmos, o código que usa a classe continuará funcionando como anteriormente.


CSS ::: Dicas & Truques ::: Cores de Fundo e Imagens de Fundo

Como definir uma imagem de fundo para um botão HTML usando a propriedade background-image do CSS

Quantidade de visualizações: 9762 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar a propriedade background-image do CSS para aplicar uma imagem de fundo a elemento <button> do HTML. Vamos ver duas abordagens. Na primeira abordagem usaremos CSS inline. Veja:

<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>Estudos CSS</title>
</head>
  
<body>

<button style="background-image: url('fundo.jpg')">
 Clique aqui</button>
  
</body>
</html>

Agora veja a mesma técnica usando um bloco CSS na seção <head> da página HTML e definindo um id para o botão:

<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>Estudos CSS</title>

<style>
  #botao{
    background-image: url('fundo.jpg');
  }
</style>

</head>
  
<body>

<button id="botao">Clique aqui</button>
  
</body>
</html>



C# ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como exibir a data atual completa e as horas no formato curto em C# usando o sinalizador {0:f} da função Format() da classe String

Quantidade de visualizações: 44 vezes
Nesta dica mostrarei como usar o sinalizador {0:f} da função Format() da classe String para exibir a data completa e as horas no formato curto, algo como "quarta-feira, 16 de março de 2022 11:19".

Veja o código C# completo:

using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      // vamos obter a data e hora atual
      DateTime dataHora = DateTime.Now;

      // vamos exibir a data completa e as hora no formato curto
      System.Console.WriteLine("Hoje é: {0:f}", dataHora);

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

Hoje é: quarta-feira, 16 de março de 2022 11:19

Veja que aqui eu mostrei a data e as horas diretamente na saída do programa. Podemos usar uma variável intermediária também. Veja:

using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      // vamos obter a data e hora atual
      DateTime dataHora = DateTime.Now;

      // vamos guardar a data completa e as hora no formato curto
      string dataHoraStr = String.Format("{0:f}", dataHora);

      System.Console.WriteLine("Hoje é: " + dataHoraStr);

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}



Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como testar a existência de um caractere em uma string e retornar sua posição em Java usando o método indexOf() da classe String

Quantidade de visualizações: 157 vezes
Nesta dica eu mostro como podemos usar o método indexOf() da classe String para pesquisar um caractere em uma palavra, frase ou texto e retornar a sua posição, ou seja, o seu índice dentro da string.

Se o caractere for encontrado, sua posição é retornada. Caso contrário o valor -1 é retornado.

Veja o código completo para o exemplo:

package estudos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // vamos criar uma string
    String frase = "Gosto de programar em Java";
    
    // vamos testas se a string contém a letra "k"
    int pos = frase.indexOf('k');
    
    if(pos < 0){
      System.out.println("A string não contém a letra k");
    }
    else{
      System.out.println("A letra k foi encontrada na posicao: " + pos);
    }
     
    // fecha o programa
    System.exit(0);
  }
} 

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

A string não contém a letra k

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