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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade) |
Exercícios Resolvidos de Java - Um método recursivo que calcula o MDC (máximo divisor comum) entre dois números inteirosQuantidade de visualizações: 8966 vezes |
Exercício Resolvido de Java - Um método recursivo que calcula o MDC (máximo divisor comum) entre dois números inteiros Pergunta/Tarefa: O máximo divisor comum ou MDC (mdc) entre dois ou mais números inteiros é o maior número inteiro que é fator de tais números. Por exemplo, os divisores comuns de 12 e 18 são 1, 2, 3 e 6, logo mdc(12, 18) = 6. A definição abrange qualquer número de termos, por exemplo mdc(10, 15, 25, 30) = 5. O cálculo do MDC entre x e y pode ser feito recursivamente da seguinte forma: Se y for igual a 0, então mdc(x, y) = x. Caso contrário, mdc(x, y) = mdc(y, x % y), no qual % é o operador de módulo (restante da divisão inteira). Escreva um método recursivo que receba dois inteiros e calcule o mdc. Seu método deverá possuir a seguinte assinatura: public static int mdc(int x, int y){ // sua implementação aqui } Informe o primeiro inteiro: 12 Informe o segundo inteiro: 18 O MDC dos valores 12 e 18 é 6 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: package exercicio; import java.util.Scanner; public class Exercicio { public static void main(String[] args) { // cria um novo objeto da classe Scanner Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos solicitar dois valores inteiros System.out.print("Informe o primeiro inteiro: "); // lê o primeiro inteiro int a = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // solicita o segundo inteiro System.out.print("Informe o segundo inteiro: "); // lê o segundo inteiro int b = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // mostra o resultado System.out.print("O MDC dos valores " + a + " e " + b + " é " + mdc(a, b)); System.out.println("\n"); } // método recursivo que calcula o mdc de dois inteiros public static int mdc(int x, int y){ // a recursividade é interrompida quando y for igual a 0 if(y == 0){ return x; } else{ return mdc(y, x % y); // efetua uma nova chamada recursiva } } } |
Laravel ::: Artigos e Tutorias ::: CRUD - CREATE, READ, UPDATE, DELETE |
Como criar um CRUD completo em Laravel 8 - CRUD em Laravel usando PHP e MySQL (MariaDB) - Parte 2Quantidade de visualizações: 3206 vezes |
Na parte 1 deste tutorial sobre CRUD em Laravel usando PHP e MySQL (MariaDB) nós criamos a base de dados MySQL para a nossa aplicação biblioteca, criamos a aplicação Laravel, fizemos a migração e rodamos a migração, o que resultou na criação de uma tabela MySQL chamada livros. Nessa segunda parte nós vamos iniciar criando a rota de redirecionamento das ações do CRUD. Vamos criar também o controller e as primeiras views. Criando a rota de redirecionamento - routes/web.php Vá até o diretório C:\xampp\htdocs\biblioteca\routes e abra o arquivo web.php. Você verá que ele possui o seguinte conteúdo: <?php use Illuminate\Support\Facades\Route; /* |-------------------------------------- | Web Routes |-------------------------------------- | | Here is where you can register web routes | for your application. These routes are loaded | by the RouteServiceProvider within a group | which contains the "web" middleware group. | Now create something great! | */ Route::get('/', function () { return view('welcome'); }); ?> Vamos alterar o seu conteúdo para a versão abaixo: <?php use Illuminate\Support\Facades\Route; use App\Http\Controllers\LivroController; Route::resource('livros', LivroController::class); ?> Veja que criamos uma rota para um recurso, que neste caso será o controller LivroController. Passamos o nome livros para esta rota, de forma que a URL http://localhost/biblioteca/public/livros/create abrirá a view para cadastrar um novo livro. Hora de criar o controller e o model - a parte controle e modelo do MVC Com a rota de direcionamento devidamente criada, vamos partir para o controller. Abra uma janela de terminal e digite o comando abaixo: C:\xampp\htdocs\biblioteca>php artisan make:controller LivroController --resource --model=Livro O Artisan nos perguntará se queremos criar o modelo também. Informe "yes" e pressione Enter. A App\Models\Livro model does not exist. Do you want to generate it? (yes/no) [yes]: > yes Se tudo correr bem, você verá a seguinte mensagem: Model created successfully. Controller created successfully. Vá até o diretório C:\xampp\htdocs\biblioteca\app\Http\Controllers e localize o arquivo LivroController.php. Abra-o e note que temos os métodos index(), create(), store(), show(), edit(), update() e destroy(). Cada um destes métodos corresponde a uma ação que podemos executar na tabela de livros. Vamos começar com o método create(). Limpe todo o conteúdo deste controller e deixe apenas o código abaixo: <?php namespace App\Http\Controllers; use App\Models\Livro; use Illuminate\Http\Request; class LivroController extends Controller{ // mostra a view para cadastrar um novo livro public function create(){ return view('livros.create'); } } ?> O método create() apenas exibirá a página (view) que nos permitirá cadastrar um novo livro. Porém, antes de criar a primeira view, vá no diretório C:\xampp\htdocs\biblioteca\app\Models, localize e abra o arquivo Livro.php. Vamos modificá-lo para o código abaixo: <?php namespace App\Models; use Illuminate\Database\Eloquent\Factories\HasFactory; use Illuminate\Database\Eloquent\Model; class Livro extends Model{ use HasFactory; protected $fillable = [ 'titulo', 'autor', 'paginas' ]; } ?> Veja que informamos, no model Livro, os campos da tabela que serão preenchidos com as nossas informações. Os campos id, created_at e updated_at serão gerenciados pelo Laravel. A view para cadastrar um novo livro Chegou o grande momento. Vamos criar a página que nos permitirá cadastrar os livros. Para manter as coisas simples, escreveremos um view bem simples, sem muita formatação. Mas você poderá deixá-la mais bonita mais tarde. O importante aqui é entender a funcionalidade. Veja o código completo para a view create.blade.php: <html> <head> <meta charset="utf-8"> <title>Biblioteca</title> </head> <body> <h1>Novo Livro</h1> @if($status = Session::get('mensagem')) <h2>{{ $status }}</h2> @endif @if($errors->any()) <h2>Houve alguns erros ao processar o formulário</h2> <ul> @foreach($errors->all() as $error) <li>{{ $error }}</li> @endforeach </ul> @endif <form action="{{ route('livros.store') }}" method="post"> @csrf <table width="200" border="0" cellspacing="3" cellpadding="3"> <tr> <td>Título:</td> <td><input type="text" name="titulo" id="titulo" placeholder="Título"></td> </tr> <tr> <td>Autor:</td> <td><input type="text" name="autor" id="autor" placeholder="Autor"></td> </tr> <tr> <td>Páginas</td> <td><input type="text" size="10" name="paginas" id="paginas" placeholder="Quant. Páginas"></td> </tr> <tr> <td> </td> <td><button type="submit">Gravar</button></td> </tr> </table> </form> </body> </html> Aqui nós criamos um formulário com a action apontando para {{route('livros.store')}}, e a forma de envio é POST. Temos também três elementos HTML do tipo input text, cada um com a propriedade name contendo o mesmo nome do campo na tabela livros. Salve esta view no diretório C:\xampp\htdocs\biblioteca\resources\views\livros. Agora abra o seu navegador no endereço http://localhost/biblioteca/public/livros/create e teremos o seguinte resultado: ![]() Agora só precisamos obter as informações do formulário e salvá-las no banco de dados. Gravando o novo livro na tabela do banco de dados Vamos ver agora como obter os dados do formulário, passá-los para o controller, instanciar o model e finalmente persistir no banco de dados MySQL. Você viu que os dados do form são enviados para o método store() do controller livros. Assim, abra o LivroController.php e adicione o código abaixo: <?php namespace App\Http\Controllers; use App\Models\Livro; use Illuminate\Http\Request; class LivroController extends Controller{ // mostra a view para cadastrar um novo livro public function create(){ return view('livros.create'); } // recebe as informações do formulário e as grava // no banco de dados public function store(Request $request){ // valida o formulário $request->validate([ 'titulo' => 'required', 'autor' => 'required', 'paginas' => 'required']); // obtém os valores do form Livro::create($request->all()); // direciona para página cadastro novamente, // com uma mensagem de sucesso return redirect()->route('livros.create') ->with('mensagem', 'Livro salvo com sucesso.'); } } ?> Pronto! A parte CREATE do CRUD já está completa. Experimente cadastrar um novo livro e veja o resultado na tabela do banco de dados. Observe que temos também a validação dos dados do formulário (mensagens indicando quais campos não foram preenchidos) e também uma mensagem de sucesso indicando que os dados foram gravados com sucesso. Na parte 3 deste tutorial veremos como listar os livros cadastrados e a opção de excluir e editar os livros. Até lá. Leia a parte 3 aqui: Como criar um CRUD completo em Laravel 8 - CRUD em Laravel usando PHP e MySQL (MariaDB) - Parte 3 |
C ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como testar se um número é primo em CQuantidade de visualizações: 2714 vezes |
O Número Primo é o número maior que 1 e que só pode ser dividido por 1 e por ele mesmo, ou seja, números primos não podem ser divididos por outros números, a não ser por ele mesmo e pelo número 1. Dessa forma, 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, etc, são todos números primos. É importante observar que 0 e 1 não são números primos, e que o número 2 é o único número primo par. Veja agora um código C completo que pede para o usuário informar um número inteiro positivo e mostra uma mensagem indicando se o número informado é primo ou não: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]){ int numero, i; int primo = 1; // verdadeiro, true // vamos solicitar um número inteiro positivo printf("Informe um número inteiro positivo: "); scanf("%d", &numero); // o número é negativo? if(numero < 0){ printf("Número inválido.\n\n"); } // é 0 ou 1? else if((numero == 0) || (numero == 1)){ printf("Número válido, mas não é primo.\n\n"); } // passou até aqui. Vamos testar se o número é primo else{ for (i = 2; i <= (numero / 2); i++){ // se passar no teste, não é primo if (numero % i == 0) { primo = 0; // recebe false break; } } if(primo){ printf("O número informado é primo\n\n"); } else{ printf("O número informado não é primo\n\n"); } } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Informe um número inteiro positivo: 9 O número informado não é primo |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como gerar um calendário mensal completo para um determinado mês e ano usando PHPQuantidade de visualizações: 568 vezes |
Nesta dica eu mostro como podemos usar as principais funções de data e hora da linguagem PHP para montar um calendário PHP completo (com comentários e fácil de modificar). Basta passar um mês e ano e a função se encarrega do restante. Este código é muito útil em aplicações PHP para escolas, faculdades, sistemas financeiros, etc. Veja o resultado na imagem abaixo: ![]() E agora o código completo: <html> <head> <title>Estudando PHP</title> </head> <body> <?php // função que permite montar o calendário function montar_calendario($mes, $ano){ // um vetor para guardar os meses $meses = array(1 => 'Janeiro', 2 => 'Fevereiro', 3 => 'Março', 4 => 'Abril', 5 => 'Maio', 6 => 'Junho', 7 => 'Julho', 8 => 'Agosto', 9 => 'Setembro', 10 => 'Outubro', 11 => 'Novembro', 12 => 'Dezembro'); // um vetor com os dias da semana $dias_semana = array('Dom', 'Seg', 'Ter', 'Qua', 'Qui', 'Sex', 'Sáb'); // vamos obter o primeiro dia do calendário $primeiro_dia = mktime(0, 0, 0, $mes, 1, $ano); // obtém a quantidade de dias no mês $dias_mes = date('t', $primeiro_dia); // dia da semana que o calendário inicia (começa em 0) $dia_inicio = date('w', $primeiro_dia); // cria a tabela HTML para o calendário echo '<table border="1" cellspacing="0" cellpadding="4"> <tr><th colspan="7">'. $meses[$mes] . ' - ' . $ano . '</th> </tr> <tr><td align="center">'; echo implode('</td><td align="center">', $dias_semana); echo '</td></tr>'; // precisamos de células vazias até encontrarmos // o dia inicial da semana if($dia_inicio > 0){ for($i = 0; $i < $dia_inicio; $i++){ echo '<td> </td>'; } } // agora já podemos começar a preencher o // calendário for($dia = 1; $dia <= $dias_mes; $dia++ ){ if($dia_inicio == 0){ // vamos colorir o domingo de vermelho $estilo = ' style="color: red"'; } else{ $estilo = ''; } // vamos colocar a data de hoje sublinhada if(($dia == date("j")) && ($mes == date("n")) && ($ano == date("Y"))){ echo '<td ' . $estilo . ' align="center"><u>' . $dia . '</u></td>'; } else{ echo '<td ' . $estilo . ' align="center">' . $dia . '</td>'; } // vamos incrementar o dia de referência $dia_inicio++; // já precisamos adicionar uma nova linha na tabela? if($dia_inicio == 7){ $dia_inicio = 0; echo "</tr>"; if($dia < $dias_mes){ echo '<tr>'; } } } // fim do laço for // agora preenchemos as células restantes if($dia_inicio > 0){ for($i = $dia_inicio; $i < 7; $i++){ echo '<td> </td>'; } echo '</tr>'; } echo '</table>'; } // vamos montar o mês de março de 2021 montar_calendario(3, 2021); ?> </body> </html> |
Java ::: Estruturas de Dados ::: Lista Ligada Simples |
Estruturas de dados em Java - Introdução às listas ligadas em JavaQuantidade de visualizações: 16254 vezes |
Então você se interessou pelo assunto de listas ligadas em Java? Recomendo que leia esta anotação com muita atenção. É o ponto de partida para o entendimento e implementação desta estrutura de dados tão importante. Uma lista singularmente ou duplamente ligada (singly or doubly linked list) é uma lista dinâmica no sentido de que ela pode crescer ou diminuir de acordo com as necessidades do programa. As matrizes (arrays) comuns também têm seu papel assegurado no estudo das estruturas de dados. No entanto, uma de suas limitações é que seus elementos são dispostos lado a lado na memória. Isso torna a inserção de um novo elemento no meio do array uma tarefa dispendiosa, visto que os demais elementos precisam ser movidos para outras posições. Em uma lista dinâmica isso não acontece. O conceito principal das listas ligadas é a capacidade de um nó (cada elemento da lista é chamado de nó) poder apontar para um outro nó com estrutura semelhante. Veja a estrutura típica de um nó em uma lista ligada: // classe No public class No{ public int valor; public No proximo; } // fim da classe No Note que esta classe contém dois campos: um campo do tipo int que guarda o valor do nó e um campo do tipo referência apontando para um objeto do mesmo tipo que o nó atual. Isso permite a circularidade das listas, ou seja, um nó apontando para um elemento de seu mesmo tipo. Com este conhecimento já podemos criar o início de uma lista singularmente ligada, para isso só precisamos declarar uma variável do tipo No. Veja: // declara o início da lista No inicio; Até agora temos uma lista ligada vazia. A criação do primeiro elemento da lista pode ser feito da seguinte forma: public class Lista{ // declara o início da lista static No inicio = null; public static void main(String args[]){ // verifica se a lista está vazia if(inicio == null){ // reserva memória para o novo nó inicio = new No(); // a memória foi alocada com sucesso? if(inicio != null){ inicio.valor = 150; // é o primeiro nó...seu campo proximo não deve // apontar para lugar nenhum inicio.proximo = null; } } System.out.println(inicio.valor); System.exit(0); } } Aqui nós temos a criação do primeiro nó de uma lista singularmente ligada. Note como usamos a palavra-chave new para alocar memória para o nó atual. Veja também que o valor null é fornecido para o campo próximo do nó. Isso aconteceu porque temos apenas um nó. Em outras dicas desta seção abordaremos como inserir os demais nós e também listar todos os nós existentes na lista. Até lá. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como arredondar um número para cima em Java usando a função ceil() da classe MathQuantidade de visualizações: 10042 vezes |
Em várias situações nós precisamos arredondar um valor real para cima, ou seja, para o valor inteiro maior ou igual ao argumento fornecido. Para isso nós podemos usar a função ceil() da classe Math da linguagem Java. Esta função recebe um valor double e retorna um outro valor inteiro (como double) maior ou igual ao argumento fornecido. Veja um exemplo Java completo no qual pedimos para o usuário informar um valor com casas decimais e devolvemos o valor arredondado para cima: package estudos; import java.util.*; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos pedir para o usuário informar um número // real com casas decimais System.out.print("Informe um número com casas decimais: "); // vamos ler o número informado double a = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // agora vamos arredondar o valor para cima double b = Math.ceil(a); // e mostramos o resultado System.out.println("O número arredondado para cima é: " + b); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Informe um número com casas decimais: 6.31 O número arredondado para cima é: 7.0 |
Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Como usar o modificador final em classes, variáveis e métodos Java - Programação Orientada a Objetos em JavaQuantidade de visualizações: 13633 vezes |
O modificador final pode ser usado com classes, variáveis e métodos. É claro que o significado varia dependendo do uso. Por exemplo, ao marcarmos uma variável com o modificador final, estamos na verdade criando uma constante, ou seja, uma variável cujo conteúdo não pode ser alterado durante a execução do programa. Veja:public class Estudos{ static final int VALOR = 45; public static void main(String args[]){ // vamos tentar alterar o valor da // constante VALOR = 10; } } Ao tentarmos compilar este programa teremos a seguinte mensagem de erro: Estudos.java:7: cannot assign a value to final variable VALOR VALOR = 10; ^ 1 error Tenha em mente, porém, que quando uma variável marcada como final é uma referência a um objeto, é a referência que não poderá ser alterada. As propriedades do objeto para a qual ela aponta poderão sofrer alterações, exceto se estes também estiverem marcados como final. Quando aplicado a classes, o modificador final garante que a classe não poderá ser extendida, ou seja, não é possível criar uma classe derivada a partir de uma classe marcada como final. Veja: // superclasse final class Pessoa{ public String nome; } // subclasse class Aluno extends Pessoa{ public String matricula; } public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // Cria um objeto da classe Aluno Aluno a = new Aluno(); } } Ao tentarmos compilar este código teremos a seguinte mensagem de erro: Estudos.java:7: cannot inherit from final Pessoa class Aluno extends Pessoa{ ^ 1 error Um método marcado como final não pode ser sobrescrito. Veja um exemplo: // superclasse class Pessoa{ protected String nome; public final String getNome(){ return this.nome; } } // subclasse class Aluno extends Pessoa{ // estamos sobrescrevendo o método // herdado da superclasse public final String getNome(){ return "Aluno: " + this.nome; } } public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // Cria um objeto da classe Aluno Aluno a = new Aluno(); } } Ao tentarmos compilar este código teremos a seguinte mensagem de erro: Estudos.java:14: getNome() in Aluno cannot override getNome() in Pessoa; overriden method is final public final String getNome(){ ^ 1 error Resumindo: variáveis marcadas com final não poder sofrer alterações. Classes marcadas como final não podem ter classes derivadas. Métodos marcados como final não podem ser sobrescritos. |
C# ::: Fundamentos da Linguagem ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
C# para iniciantes - Como escrever um método que possui parâmetros (e que recebe argumentos) usando a linguagem C#Quantidade de visualizações: 11554 vezes |
Parâmetros permitem que personalizemos a forma que o conjunto de instruções em um método será executado. Em C# os parâmetros de um método são separados por vírgulas e seguem a forma usual de declaração de variáveis, ou seja, o tipo de dados seguido pelo nome da variável. Veja um exemplo de método com parâmetros:// um método que recebe dois argumentos // e não retorna nenhum valor static void escrever(String texto, int quant){ for(int i = 0; i < quant; i++){ Console.WriteLine(texto); } } static void Main(string[] args) { // efetua uma chamada ao método informando o texto e // a quantidade de vezes que ele será exibido na tela escrever("http://www.arquivodecodigos.net", 4); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } O método escrever() possui dois parâmetros: texto e quant. Note que usamos o inteiro quant como limite para um laço for, que exibe na tela o valor da variável texto a cada iteração. Observe também a forma como este método é chamado a partir do método Main() da aplicação (fornecemos dois argumentos: o texto e a quantidade de vezes que este será exibido). Por último lembre-se de que as variáveis contidas nos parâmetros dos métodos estão disponíveis para acesso somente dentro do corpo do método, ou seja, entre as chaves { e }. |
VBA ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como retornar o código ASCII associado a um caractere em VBA usando a função Asc()Quantidade de visualizações: 454 vezes |
Em algumas situações nós precisamos retornar o código ASCII associado a um determinado caractere. Em VBA nós podemos realizar essa tarefa usando a função Asc(), que recebe uma string representando uma letra, dígito ou símbolo e retorna o código numérico correspondente. Veja um trecho de código VBA no qual informamos a letra "A" e obtemos, como retorno, o código ASCII 65: ' Macro VBA Excel usada para converter um caractere ' em seu código ASCII Sub RetornarCodigoASCII() ' Variáveis usadas na resolução do problema Dim letra As String Dim codigo As Integer ' vamos pedir para o usuário informar um caractere letra = InputBox("Informe um caractere: ", "Código ASCII", 0) Debug.Print "Você informou o caractere: " & letra ' agora vamos obter o código ASCII correspondente codigo = Asc(letra) ' e mostramos o resultado Debug.Print "O código ASCII correspondente é: " & codigo End Sub Ao executarmos este código VBA nós teremos o seguinte resultado: O código ASCII correspondente é: 65 |
C++ ::: STL (Standard Template Library) ::: Vector C++ |
Como criar um vector de inteiros em C++ e inserir elementos usando a função push_back()Quantidade de visualizações: 7612 vezes |
Este exemplo mostra como declarar um objeto da classe container vector da STL (Standard Template Library), inserir alguns inteiros usando a função push_back() e percorrê-los usando um iterador. Veja o código completo: #include <cstdlib> #include <iostream> #include <vector> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // um vector vazio que conterá inteiros vector<int> valores; // vamos inserir três elementos valores.push_back(54); valores.push_back(13); valores.push_back(87); // vamos percorrer o vector e exibir os elementos vector<int>::iterator it; for(it = valores.begin(); it < valores.end(); it++){ cout << *it << endl; } system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: 54 13 87 |
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Delphi - Como verificar se um arquivo existe usando a função FileExists() da unit SysUtils do Delphi MySQL - Como adicionar uma chave primária a uma tabela MySQL usando o comando ALTER TABLE ADD PRIMARY KEY |
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