E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição

Exercício Resolvido de Java - Faça um programa que sorteie um número aleatório entre 0 e 500 e pergunte ao usuário qual é o "número mágico". O programa deverá

Quantidade de visualizações: 380 vezes
Pergunta/Tarefa:

Faça um programa que sorteie um número aleatório entre 0 e 500 e pergunte ao usuário qual é o "número mágico". O programa deverá indicar se a tentativa efetuada pelo usuário é maior ou menor que o número mágico e contar o número de tentativas. Quando o usuário conseguir acertar o número o programa deverá classificar o usuário como:

De 1 a 3 tentativas: muito sortudo
De 4 a 6 tentativas: sortudo
De 7 a 10 tentativas: normal
> 10 tentativas: tente novamente

Sua saída deverá ser parecida com:

Adivinhe o número mágico: 100
Tente um número menor.

Adivinhe o número mágico: 50
Tente um número maior.

Adivinhe o número mágico: 60
Tente um número maior.

Adivinhe o número mágico: 80
Tente um número maior.

Adivinhe o número mágico: 90
Tente um número maior.

Adivinhe o número mágico: 95
Tente um número menor.

Adivinhe o número mágico: 94
Tente um número menor.

Adivinhe o número mágico: 93
Tente um número menor.

Adivinhe o número mágico: 92
Você acertou o número em 9 tentativas.
Classificação: Normal
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

package estudos;

import java.util.Random;
import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // variáveis usadas na resolução do problema
    int numero_magico, palpite, tentativas = 0;
    boolean acertou = false;
    
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos sortear o número entre 0 e 500
    Random rand = new Random();
    numero_magico = rand.nextInt(501);
    
    // um laço que repete enquanto o usuário não
    // acertar o número mágico
    while (!acertou) {
      System.out.print("Adivinhe o número mágico: ");
      palpite = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
      
      // registra essa tentativa
      tentativas = tentativas + 1;
      
      // o usuário acertou o número mágico?
      if (palpite == numero_magico) {
        System.out.println("Você acertou o número em " + tentativas + " tentativas.");
        
        // mostra a classificação do usuário
        if (tentativas <= 3) {
          System.out.println("Classificação: Muito Sortudo");
        }
        else if ((tentativas >= 4) && (tentativas <= 6)) {
          System.out.println("Classificação: Sortudo");
        }
        else if ((tentativas >= 7) && (tentativas <= 10)) {
          System.out.println("Classificação: Normal");
        }
        else {
          System.out.println("Classificação: Tente Novamente");
        }
        
        // sai do laço
        acertou = true;
      } 
      else {
        // indica se o palpite é maior ou menor
        if (palpite < numero_magico) {
          System.out.println("Tente um número maior.\n");
        }
        else {
          System.out.println("Tente um número menor.\n");
        }
      }
    }
  }
}



C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Exercício Resolvido de C - Como calcular o quadrante de uma coordenada cartesiana em C

Quantidade de visualizações: 1672 vezes
Pergunta/Tarefa:

O Plano Cartesiano, ou Sistema de Coordenadas Cartesianas, é formado por duas retas reais perpendiculares, ou seja, o ângulo entre elas é de 90 graus. Essas retas determinam um único plano, que é denominado como sistema ortogonal de coordenadas cartesianas ou somente plano cartesiano.

No ano de 1637, René Descartes teve a brilhante ideia de relacionar álgebra e geometria, dando início à conhecida geometria analítica, método que possibilita descrever a geometria utilizando uma menor quantidade de diagramas e desenhos. Apesar de os créditos dessa descoberta serem dados a Descartes, Pierre de Fermat já conhecia e utilizava alguns conceitos de geometria analítica, logo o plano cartesiano.

Há quatro quadrantes no Sistema de Coordenadas Cartesianas, conforme a figura a seguir:



Como podemos ver, no primeiro quadrante, tanto o x quanto o y são positivos. No segundo quadrante o x é negativo e o y é positivo. No terceiro quadrante, tanto o x quanto o y são negativos. Por fim, no quarto quadrante, o x é positivo e o y é negativo.

Escreva um programa C que pede para o usuário informar os valores x e y de uma coordenada cartesiana e informe em qual quadrante essa coordenada se situa. Se os valores de x e y forem zero, informe que o ponto se situa na origem do plano cartesiano.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o valor x da coordenada: 12
Informe o valor y da coordenada: -7
A coordenada (12,-7) está no Quarto Quadrante (+,-)
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em C:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  // variáveis usadas na resolução do problema
  int x, y;
  
  setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português
 
  // vamos pedir para o usuário informar as coordenadas
  printf("Informe o valor x da coordenada: ");
  scanf("%d", &x);
  printf("Informe o valor y da coordenada: ");
  scanf("%d", &y);
  
  // a coordenada está no primeiro quadrante? 
  if (x > 0 && y > 0){
    printf("A coordenada (%d,%d) está no Primeiro Quadrante (+,+)", x, y);
  }
  // a coordenada está no segundo quadrante?
  else if (x < 0 && y > 0){
    printf("A coordenada (%d,%d) está no Segundo Quadrante (-,+)", x, y);
  }
  // a coordenada está no terceiro quadrante?
  else if (x < 0 && y < 0){
    printf("A coordenada (%d,%d) está no Terceiro Quadrante (-,-)", x, y);
  }
  // a coordenada está no quarto quadrante?
  else if (x > 0 && y < 0){
    printf("A coordenada (%d,%d) está no Quarto Quadrante (+,-)", x, y);
  }
  // a coordenada está na origem
  else{
    printf("A coordenada (%d,%d) está na origem", x, y);
  }
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");	
  return 0;
}



Java ::: Classes e Componentes ::: JTextArea

Java Swing - Como obter o texto selecionado em um controle JTextArea do Java Swing

Quantidade de visualizações: 478 vezes
Em algumas situações nós precisamos obter o texto selecionado pelo usuário em um componente JTextArea de nossas aplicações Java Swing. Isso pode ser feito com uma chamada ao seu método getSelectedText().

Veja um trecho de código no qual obtemos o texto selecionado em um JTextArea chamado textArea:

textArea = new JTextArea(10, 20);     
String selecionado = textArea.getSelectedText();



Flutter ::: Material Library - Biblioteca Material ::: TextField

Como clicar em um botão, obter o texto digitado em um TextField do Flutter e exibí-lo em uma AlertDialog

Quantidade de visualizações: 2801 vezes
Nesta dica mostrarei como clicar em um botão, obter o texto que o usuário digitou em um TextField e exibí-lo em uma caixa de mensagem AlertDialog. Para isso vamos tirar proveito da classe TextEditingController, que nos fornece um controller que pode ser associado a uma caixa de texto.

Quando o usuário clicar no botão, nós chamamos o método setState() para atualizar uma variável com o texto do controller e em seguida exibimos uma mensagem AlertDialog com o texto digitado. Veja o exemplo completo:

import 'package:flutter/material.dart';

// método principal do Dart, que inicia a aplicação
void main() {
  runApp(MeuApp());
}

class MeuApp extends StatelessWidget {
  // Este  widget é a raiz da aplicação Flutter
  @override
  Widget build(BuildContext context) {
    return MaterialApp(
      title: 'Controle TextField',
      theme: ThemeData(
        primarySwatch: Colors.blue,
      ),
      home: TelaInicial(),
    );
  }
}

// Vamos construir a view e retornar para a raiz da aplicação
class TelaInicial extends StatefulWidget {
  TelaInicial({Key key}) : super(key: key);

  @override
  _TelaInicialState createState() => _TelaInicialState();
}

class _TelaInicialState extends State<TelaInicial> {
  String nomeUsuario; // vai guarda o nome digitado no TextField
  // controler para o TextField
  TextEditingController nomeController = TextEditingController();

  // método que nos permite obter o conteúdo digitado no TextField
  void obterTexto() {
    setState(() {
      // transferimos para a variável nomeUsuario o conteúdo
      // do texto do controller do TextField
      nomeUsuario = nomeController.text;
    });

    // agora vamos mostrar o texto digitado em uma mensagem
    // AlertDialog
    showDialog<void>(context: context,
      barrierDismissible: false, builder: (BuildContext context) {
        return new AlertDialog(
          title: new Text("Texto Digitado"),
          content: new SingleChildScrollView(
            child: new ListBody(
              children: [
                new Text("O texto digitado foi: $nomeUsuario"),
              ],
            ),
          ),
          actions: [
            new FlatButton(
              child: new Text('OK'),
              onPressed: () {
                Navigator.of(context).pop();
              },
            ),
          ],
        );
      },
    );
  }

  @override
  Widget build(BuildContext context) {
    // vamos criar uma caixa de texto chamada nomeTxt
    final nomeTxt = TextField(
      controller: nomeController,
      decoration: InputDecoration(
          border: OutlineInputBorder(
              borderRadius: BorderRadius.circular(10.0)),
          hintText: 'Digite seu nome'
      ),
    );

    final btnNome = ElevatedButton(
      onPressed: obterTexto,
      child: Text('Clique Aqui'),
    );

    return Scaffold(
      appBar: AppBar(
        title: Text("O Widget TextField"),
      ),
      body: Center(
        child: Container(
          child: Padding(
            padding: const EdgeInsets.all(20.0),
            child: Column(
              children: <Widget>[
                // a caixa de texto TextField vai aqui
                nomeTxt,
                // o botão vai aqui
                btnNome,
              ],
            ),
          ),
        ),
      ),
    );
  }
}



Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como converter um valor inteiro em um caractere da tabela ASCII em Java fazendo um cast de int para char

Quantidade de visualizações: 214 vezes
Nesta dica mostrarei como é possível ler um valor inteiro e obter o caractere correspondente na tabela ASCII. Veja que tudo que temos a fazer é realizar uma conversão forçada de int para char.

Veja o código completo para o exemplo:

package arquivodecodigos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos pedir para o usuário informar um número
    System.out.print("Informe um número inteiro: ");
    int numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // vamos converter o número para um caractere
    char letra = (char)numero;
    
    // e agora mostramos o resultado
    System.out.println("A letra correspondente é: " + letra);
        
    System.exit(0);
  }
} 

Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Informe um número inteiro: 65
A letra correspondente é: A


LISP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Como usar o laço loop for da linguagem Lisp

Quantidade de visualizações: 734 vezes
O laço for loop da linguagem Common Lisp é usado quando sabemos exatamente quantas vezes uma instrução ou um grupo de instruções deve ser repetido. Este laço é similar ao laço for encontrado na maioria das linguagens de programação.

Vamos começar vendo um laço for loop que conta de 1 até 10:

; Um laço for loop que conta de 1 até 10
(loop for i from 1 to 10
  do (print i)
)

Ao executar este código Common Lisp nós teremos o seguinte resultado:

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Agora veja o mesmo laço usado para contar de 10 até 1, ou seja, em ordem decrescente:

; Um laço for loop que conta de 10 até 1
(loop for i from 10 downto 1
  do (print i)
)

Note que, agora, eu troquei "to" por "downto" para que a variável de controle fosse decrementada, em vez de incrementada. Dessa forma, ao executarmos este código Common Lisp, o resultado será:

10
9
8
7
6
5
4
3
2
1


C ::: Dicas & Truques ::: Struct (Estruturas, Registros)

Como alocar memória para instâncias de uma estrutura (struct) e acessá-las usando ponteiros em C

Quantidade de visualizações: 11486 vezes
Esta dica mostra como declarar uma estrutura (struct), alocar duas instâncias desta e acessá-las usando ponteiros.

Considere a seguinte struct:

// define a estrutura Livro
struct Livro{
  char titulo[80];
  int codigo;
  int paginas;
};

Note que agora a variável titulo foi declarada como uma matriz de caracteres de 80 posições. Mais adiante você entenderá o propósito de tal abordagem. Veja agora como alocamos memória para duas instâncias desta estrutura:

// cria dois ponteiros para duas instâncias (recém-alocadas)
// de Livro
Livro *a = (struct Livro*)malloc(sizeof(struct Livro));
Livro *b = (struct Livro*)malloc(sizeof(struct Livro));

A partir deste ponto as variáveis a e b são ponteiros para as duas instâncias recém alocadas. Observe que, quando usamos ponteiros para estruturas, seus membros são acessados usando-se a notação -> em vez do ponto. Veja:

a->codigo = 342;
a->paginas = 230;

Para definir o valor para o membro titulo é preciso lançar mão da função strcpy(). Isso é feito porque estamos lidando com ponteiros, e cada instância de Livro possui sua área de memória a partir da qual a posição inicial da cadeia de caracteres que receberá o título do livro já foi inicializada. Veja:

strcpy(a->titulo, "Programando em Java");

Observe agora o código completo para o exemplo:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>

// define a estrutura Livro
struct Livro{
  char titulo[80];
  int codigo;
  int paginas;
};

int main(int argc, char *argv[]){
  // cria dois ponteiros para duas instâncias (recém-alocadas)
  // de Livro
  Livro *a = (struct Livro*)malloc(sizeof(struct Livro));
  Livro *b = (struct Livro*)malloc(sizeof(struct Livro));

  // preenche os dados do primeiro Livro
  // Estamos usando ponteiros agora. Para definir o título
  // do livro é preciso usar a função strcpy, já que estamos
  // usando uma cadeia de caracteres
  strcpy(a->titulo, "Programando em Java");
  a->codigo = 342;
  a->paginas = 230;

  // preenche os dados do segundo Livro
  strcpy(b->titulo, "JavaScript - O Guia Prático");
  b->codigo = 675;
  b->paginas = 930;

  // exibe os dados do primeiro livro
  printf("Primeiro Livro\nTitulo: %s\nCodigo: %d\nPaginas: %d\n",
    a->titulo, a->codigo, a->paginas);

  // exibe os dados do segundo livro
  printf("\nSegundo Livro\nTitulo: %s\nCodigo: %d\nPaginas: %d\n",
    b->titulo, b->codigo, b->paginas);

  puts("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}



Delphi ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como calcular o comprimento da hipotenusa em Delphi dadas as medidas do cateto oposto e do cateto adjascente

Quantidade de visualizações: 1772 vezes
Nesta dica mostrarei como é possível usar a linguagem Delphi para retornar o comprimento da hipotenusa dadas as medidas do cateto oposto e do cateto adjascente. Vamos começar analisando a imagem a seguir:



Veja que, nessa imagem, eu já coloquei os comprimentos da hipotenusa, do cateto oposto e do cateto adjascente. Para facilitar a conferência dos cálculos, eu coloquei também os ângulos theta (que alguns livros chamam de alfa) e beta já devidamente calculados.

Então, sabendo que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos (Teorema de Pitógoras), tudo que temos a fazer a converter esta fórmula para código Delphi. Veja:

procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject);
var
  a, b, c: Real;
begin
  a := 20; // medida do cateto oposto
  b := 30; // medida do cateto adjascente

  // agora vamos calcular o comprimento da hipotenusa
  c := sqrt(sqr(a) + sqr(b));

  // e mostramos o resultado
  Edit1.Text := 'A medida da hipotenusa é: ' +
    FloatToStr(c);
end;

Perceba que o cálculo foi efetuado a partir do evento Click de um botão Button1 e o resultado foi exibido na propriedade Text de uma caixa de texto Edit1.

Ao executar este código Delphi nós teremos o seguinte resultado:

A medida da hipotenusa é: 36,0555127546399

Como podemos ver, o resultado retornado com o código Delphi confere com os valores da imagem apresentada.


Python ::: Dicas & Truques ::: Lista (List)

Como adicionar uma lista Python ao final de outra usando o método extend()

Quantidade de visualizações: 7747 vezes
A função extend() do objeto List da linguagem Python nos permite adicionar todos os elementos de uma determinada lista ao final de outra lista. É claro que qualquer objeto que fornece uma forma de iteração pode ser passado ao método, incluindo uma List, um Set, uma Tuple, etc.

Veja um trecho de código no qual criamos duas listas de inteiros e adicionamos todos os elementos da segunda lista ao final da primeira:

"""
  Este exemplo mostra como adicionar os elementos
  de uma lista ao final de outra
"""

def main():
  # cria uma lista de inteiros
  valores1 = [2, 5, 12, 2, 3]
  print(valores1)

  # cria uma lista de pontos-flutuantes 
  valores2 = [4.3, 6.43, 8.1]
  print(valores2)

  # insere a segunda lista no final da primeira
  valores1.extend(valores2)

  # exibe o resultado final
  print(valores1)

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

[2, 5, 12, 2, 3]
[4.3, 6.43, 8.1]
[2, 5, 12, 2, 3, 4.3, 6.43, 8.1]


C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercício Resolvido de C++ - Como testar se um ano é bissexto em C++ - Um programa que lê um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não

Quantidade de visualizações: 486 vezes
Pergunta/Tarefa:

Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos (exceto anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400). Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. O último ano bissexto foi 2012 e o próximo será 2016.

Um ano é bissexto se ele for divisível por 4 mas não por 100, ou se for divisível por 400.

Escreva um programa C++ que pede ao usuário um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o ano: 2024
O ano informado é bissexto.
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C++:

#include <iostream>

using namespace std;

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  // variáveis usadas para resolver o problema
  int ano;
  
  // vamos solicitar que o usuário informe um ano
  cout << "Informe o ano: ";
  cin >> ano;
	
  // vamos verificar se o ano informado é bissexto
  if(((ano % 4 == 0) && (ano % 100 != 0)) || (ano % 400 == 0)){
    cout << "O ano informado é bissexto.";  
  }
  else{
    cout << "O ano informado não é bissexto.";  
  }
  
  cout << "\n" << endl;
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}


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