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Java ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como converter radianos em graus na linguagem JavaQuantidade de visualizações: 3431 vezes |
Todas os métodos e funções trigonométricas em Java recebem seus argumentos em radianos, em vez de graus. Um exemplo disso é a função sin() da classe Math. Esta função recebe o ângulo em radianos e retorna o seu seno. No entanto, há momentos nos quais precisamos retornar alguns valores como graus. Para isso é importante sabermos fazer a conversão de radianos para graus. Veja a fórmula abaixo: \[Graus = Radianos \times \frac{180}{\pi}\] Agora veja como esta fórmula pode ser escrita em código Java: package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ double radianos = 1.5; double graus = radianos * (180 / Math.PI); System.out.println(radianos + " radianos convertidos para " + "graus é " + graus); System.exit(0); } } Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado: 1.5 radianos convertidos para graus é 85.94366926962348 Para fins de memorização, 1 radiano equivale a 57,2957795 graus. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição |
Exercícios Resolvidos de Java - Usando um laço for para solicitar ao usuário que informe 10 valores inteiros e mostrar quantos valores negativos foram informadosQuantidade de visualizações: 10156 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java console que usa o laço for para solicitar que o usuário digite 10 valores inteiros. Em seguida seu programa deverá contar quantos valores negativos foram informados. Dica: Use um objeto da classe Scanner para obter a entrada do usuário. Resposta/Solução: A resolução deste exercício envolve a criação de uma variável auxiliar para contar a quantidade de valores negativos lidos, do tipo int, e que deverá ser inicializada com o valor 0. Veja: int negativos = 0; // guardará a quantidade de valores negativos public static void main(String[] args){ // para este exercício você deverá importar a classe // Scanner. Ela está no pacote java.util.*; // vamos construir um objeto da classe Scanner para ler a // entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); int valor; // guarda o valor lido int negativos = 0; // guardará a quantidade de valores negativos // vamos pedir ao usuário que informe 10 valores inteiros for(int i = 0; i < 10; i++){ System.out.print("Informe o " + (i + 1) + "º valor: "); valor = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos verificar se o valor informado é negativo if(valor < 0){ negativos++; } } // vamos exibir a quantidade de números negativos lidos System.out.println("\nVocê informou " + negativos + " valores negativos.\n"); } |
Dart ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como testar se um ponto está dentro de um círculo em Dart - Desenvolvimento de Games com DartQuantidade de visualizações: 883 vezes |
Quando estamos trabalhando com computação gráfica, geometria e trigonometria ou desenvolvimento de jogos em Dart, é comum precisarmos verificar se um determinado ponto (uma coordenada x, y) está contido dentro de um círculo. Para melhor entendimento, veja a imagem a seguir: ![]() Veja que temos um círculo com raio igual a 115 e com centro nas coordenadas (x = 205; y = 166). Temos também dois pontos. O ponto vermelho está nas coordenadas (x = 140; y = 90) e o ponto azul está nas coordenadas (x = 330; y = 500. Como podemos ver na imagem, o ponto vermelho está dentro do círculo, enquanto o ponto azul está fora. E nosso intenção nesta dica é escrever o código Dart que permite fazer essa verificação. Tenha em mente que está técnica é muito útil para o teste de colisões no desenvolvimento de games. Veja o código completo para o exemplo: // Vamos importar a biblioteca dart:io import "dart:io"; // vamos importar a biblioteca dart:math import "dart:math"; // vamos declarar a classe Circulo class Circulo{ double xc; double yc; double raio; // construtor da classe Circulo Circulo(double xc, double yc, double raio){ this.xc = xc; // x do centro this.yc = yc; // y do centro this.raio = raio; // raio do círculo } } // agora vamos declarar a classe Ponto class Ponto{ double x; double y; // construtor da classe Ponto Ponto(double x, double y){ this.x = x; // coordenada x this.y = y; // coordenada y } } void main(){ // variáveis que vamos usar na resolução do problema Circulo c; Ponto p; double dx, dy; // vamos criar um objeto Circulo c = new Circulo(205, 166, 115); // vamos criar um objeto Ponto p = new Ponto(140, 90); // vamos verificar se o ponto está dentro do // círculo dx = p.x - c.xc; dy = p.y - c.yc; if((pow(dx, 2) + pow(dy, 2)) < pow(c.raio, 2)){ stdout.write("O ponto está dentro do círculo"); } else{ stdout.write("O ponto NÃO está dentro do círculo"); } } Ao executar este código Dart nós teremos o seguinte resultado: O ponto está dentro do círculo. Experimente com círculos de raios e coordenadas centrais diferentes e também com pontos em várias coordenadas e veja como os resultados são interessantes. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como remover todos os espaços de uma string em C# usando o método Replace() da classe String - Apostila C# para iniciantesQuantidade de visualizações: 14027 vezes |
Nesta dica mostrarei como tirar proveito do método Replace() da classe String do C# para remover todos os espaços de uma frase ou texto. Note que, usando esta técnica, todos os espaços serão removidos, tanto no início, quanto no meio ou fim da string. Veja o código completo para o exemplo: using System; namespace Estudos{ class Program{ static void Main(string[] args) { string frase = "Gosto muito de C#"; Console.WriteLine("Com espaços: " + frase); // remove todos os espaços frase = frase.Replace(" ", ""); Console.WriteLine("Sem espaços: " + frase); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Com espaços: Gosto muito de C# Sem espaços: GostomuitodeC# |
Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como remover espaços em excesso em uma string Java usando expressões regularesQuantidade de visualizações: 277 vezes |
Em algumas situações nós precisamos remover os espaços em excesso de um texto ou frase. Há várias formas de se realizar esta tarefa, e uma delas é por meio do uso de expressões regulares. Veja um trecho de código no qual usamos o método replaceAll() da classe Matcher para substituir dois ou mais espaços por apenas um espaço: package arquivodecodigos; // Este exemplo mostra como remover todos os espaços // duplicados de uma string import java.util.regex.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ String frase = "Programar em Java e bom"; System.out.println("Com espaços em excesso: " + frase); frase = removerEspacosDuplicados(frase); System.out.println("Sem espaços em excesso: " + frase); System.exit(0); } public static String removerEspacosDuplicados(String str){ String patternStr = "\\s+"; String replaceStr = " "; Pattern pattern = Pattern.compile(patternStr); Matcher matcher = pattern.matcher(str); return matcher.replaceAll(replaceStr); } } Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado: Com espaços em excesso: Programar em Java é bom Sem espaços em excesso: Programar em Java é bom |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como calcular porcentagem em Delphi - Como efetuar cálculos de porcentagem em DelphiQuantidade de visualizações: 30914 vezes |
Cálculos de porcentagens estão presentes em boa parte das aplicações que desenvolvemos. Porém, há momentos em que a mente trava e não conseguimos lembrar com clareza como estes cálculos são feitos, principalmente em Delphi. Esta anotação tem o objetivo de ser uma fonte de pesquisa para os momentos em que suas habilidades matemáticas insistirem em continuar ocultas. Ex: 1 - Suponhamos que um produto que custe R$ 178,00 sofra um acréscimo de 15%. Qual o valor final do produto? Veja o código em Delphi: // Algoritmo que calcula porcentagem em Delphi program estudos_delphi; {$APPTYPE CONSOLE} uses SysUtils, Math; var // variáveis usadas na resolução do problema valor, percentual, valor_final: double; begin valor := 178.00; // valor original percentual := 15.0 / 100.0; // 15% valor_final := valor + (percentual * valor); // mostra o resultado WriteLn('O valor final do produto é: ' + FloatToStr(valor_final)); // O resultado será 204,70 WriteLn; Write('Pressione Enter para sair...'); ReadLn; end. Ex: 2 - Um produto, cujo valor original era de R$ 250,00, teve um desconto de 8%. Qual foi seu valor final? Veja o código em Delphi: // Algoritmo que calcula porcentagem em Delphi program estudos_delphi; {$APPTYPE CONSOLE} uses SysUtils, Math; var // variáveis usadas na resolução do problema valor, percentual, valor_final: double; begin valor := 250.00; // valor original percentual := 8.0 / 100.0; // 8% valor_final := valor - (percentual * valor); // mostra o resultado WriteLn('O valor final do produto é: ' + FloatToStr(valor_final)); // O resultado será 230,00 WriteLn; Write('Pressione Enter para sair...'); ReadLn; end. Ex: 3 - Em um concurso de perguntas e respostas, um jovem acertou 72 das 90 perguntas apresentadas. Qual foi a porcentagem de acertos? E a porcentagem de erros? Veja o código em Delphi: // Algoritmo que calcula porcentagem em Delphi program estudos_delphi; {$APPTYPE CONSOLE} uses SysUtils, Math; var // variáveis usadas na resolução do problema perguntas, acertos: double; begin perguntas := 90.0; acertos := 72.0; // mostra a porcentagem de acertos WriteLn('Porcentagem de acertos: ' + FloatToStr((acertos / perguntas) * 100) + '%'); // mostra a porcentagem de erros WriteLn('Porcentagem de erros: ' + FloatToStr(((perguntas - acertos) / perguntas) * 100) + '%'); // Os resultados serão 80% e 20% WriteLn; Write('Pressione Enter para sair...'); ReadLn; end. Ex: 4 - Um aparelho de CD foi adquirido por R$ 300,00 e revendido por R$ 340,00. Qual foi a porcentagem de lucro na transação? Veja o código em Delphi: // Algoritmo que calcula porcentagem em Delphi program estudos_delphi; {$APPTYPE CONSOLE} uses SysUtils, Math; var // variáveis usadas na resolução do problema valor_anterior, novo_valor, porcentagem_lucro: double; begin valor_anterior := 300.0; // valor anterior novo_valor := 340.0; // valor novo // calcula a porcentagem de lucro // efetua o cálculo porcentagem_lucro := ((novo_valor * 100) / valor_anterior) - 100; WriteLn('A porcentagem de lucro foi de: ' + FloatToStr(porcentagem_lucro) + '%'); // O resultado será 13,33 WriteLn; Write('Pressione Enter para sair...'); ReadLn; end. Ex: 5 - Uma loja repassa 5% do lucro a seus vendedores. Se um produto custa R$ 70,00, qual o valor em reais repassado a um determinado vendedor? Veja o código em Delphi: // Algoritmo que calcula porcentagem em Delphi program estudos_delphi; {$APPTYPE CONSOLE} uses SysUtils, Math; var // variáveis usadas na resolução do problema valor, percentual, comissao: double; begin valor := 70.0; // valor do produto percentual := 5.0 / 100.0; // 5% // calcula a comissão comissao := percentual * valor; // mostra o resultado WriteLn('O valor repassado ao vendedor é: ' + FloatToStr(comissao)); // O resultado será 3,5 WriteLn; Write('Pressione Enter para sair...'); ReadLn; end. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Gráficos |
Como desenhar gráficos em C# usando GDI+ - Computação gráfica em C# - Passos iniciasQuantidade de visualizações: 17327 vezes |
Qualquer um que queira iniciar os estudos e desenhos de gráficos em C# usando Windows Forms deve obrigatoriamente entender um pouco de GDI e GDI+. GDI é o acrônimo de Graphics Device Interface e GDI+ é o seu sucessor em versões mais recentes do Microsoft Windows. Com a indepedência do GDI+ podemos desenhar em um formulário, na tela ou impressora sem qualquer modificação no código. O próprio GDI+ se encarrega dos detalhes da implementação de cada um destes diferentes dispositivos. O GDI+ é uma interface de programação de aplicações (API) que forma o sub-sistema do sistema operacional Microsoft Windows XP. Esta API é a responsável pela exibição de informações na tela e impressoras. O GDI+ é uma DLL Win32 chamada de gdiplus.dll que é distribuída com o Windows XP e versões mais recentes do Windows. Esta DLL está também disponível para uso em versões do Windows anteriores ao XP. A plataforma .NET encapsula as funcionalidades do GDI+ nos seguintes namespaces: System.Drawing, System.Drawing.Drawing2D, System.Drawing.Imaging, System.Drawing.Text e System.Drawing.Printing. Antes de iniciar seus desenhos em C# e Windows Forms, é importante entender o sistema de coordenadas do GDI+. Este sistema usa a medida de pixels ("picture elements"), que é a menor unidade de resolução no display de um monitor. Assim, o canto superior esquerdo de um controle GUI (um formulário, um painel, botão, etc) tem as coordenadas (0, 0), ou seja, x = 0 e y = 0. Lembre-se de que x é o eixo horizontal e y é o eixo vertical. A classe Graphics, do pacote System.Drawing, é quem fornece boa parte dos métodos que usamos para desenhar em C# e Windows Forms. Veja sua posição na hierarquia de classes da plataforma .NET: System.Object System.MarshalByRefObject System.Drawing.Graphics Um objeto desta classe pode ser obtido com uma chamada ao método CreateGraphics() a partir de um objeto que herda de System.Windows.Forms.Control ou gerenciando o evento Paint do controle e acessando a propriedade Graphics da classe System.Windows.Forms.PaintEventArgs. Veja um trecho de código no qual desenhamos uma linha horizontal no formulário a partir do clique de um botão: private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos obter o Graphics do formulário Graphics g = this.CreateGraphics(); // vamos desenhar uma linha horizontal de 300 pixels na // cor preta e espessura de 1 pixel g.DrawLine(new Pen(Color.Black, 1), new Point(20, 80), new Point(320, 80)); // vamos liberar o objeto Graphics g.Dispose(); } |
C# ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como testar se um ano é bissexto em C# usando a função IsLeapYear() da classe DateTimeQuantidade de visualizações: 14487 vezes |
Podemos verificar se um determinando ano é bissexto usando o método IsLeapYear() da estrutura DateTime. Este método recebe um valor inteiro representando o ano com 4 dígitos e retorna um valor true ou false. Veja o exemplo:static void Main(string[] args){ // vamos verificar se o ano 2008 // é bissexto int ano = 2008; if(DateTime.IsLeapYear(ano)){ Console.WriteLine("O ano informado é bissexto"); } else{ Console.WriteLine("O ano informado NÃO é bissexto"); } // pausa o programa Console.ReadKey(); } Este método pode disparar uma exceção ArgumentOutOfRangeException se o valor do ano for menor que 1 ou maior que 9999. |
C ::: Estruturas de Dados ::: Lista Ligada Simples |
Estruturas de Dados em C - Como remover um nó no final de uma lista ligada simples em C - Listas encadeadas em CQuantidade de visualizações: 2053 vezes |
Nesta dica mostraremos como é possível excluir o nó no fim (o último nó) de uma lista encadeada simples (singly linked list) em C. Veja a função:// função que permite remover um nó no fim // da lista, ou seja, o último nó da lista. // A função retorna um ponteiro para o início da lista struct No *remover_final(struct No *inicio){ struct No *n; // nó que será removido // nó que antecede o nó a ser removido. Isso // faz sentido, já que ele será o último nó // agora struct No *anterior; n = inicio; // aponta para o início da lista // varremos os nós da lista e paramos um nó antes do // nó a ser excluído while(n->proximo != NULL){ anterior = n; // anterior assume o lugar de n n = n->proximo; // e n assume o seu próximo } // anterior passa a ser o último nó agora anterior->proximo = NULL; // mostra o nó removido printf("\nNo removido: %d\n", n->valor); free(n); // libera o nó que antes era o último return inicio; } Note que a função recebe um ponteiro para o início da lista e retorna também um ponteiro para o início da lista. Tenha o cuidado de verificar se a lista não está vazia antes de tentar fazer a exclusão. No exemplo eu fiz isso na função main(). Veja a listagem completa abaixo: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // estrutura Nó struct No{ int valor; struct No *proximo; }; // fim da estrutura Nó // função que permite exibir os valores de // todos os nós da lista void exibir(struct No *n){ if(n != NULL){ do{ printf("%d\n", n->valor); n = n->proximo; }while(n != NULL); } else printf("A lista esta vazia\n\n"); } // função que permite remover um nó no fim // da lista, ou seja, o último nó da lista. // A função retorna um ponteiro para o início da lista struct No *remover_final(struct No *inicio){ struct No *n; // nó que será removido // nó que antecede o nó a ser removido. Isso // faz sentido, já que ele será o último nó // agora struct No *anterior; n = inicio; // aponta para o início da lista // varremos os nós da lista e paramos um nó antes do // nó a ser excluído while(n->proximo != NULL){ anterior = n; // anterior assume o lugar de n n = n->proximo; // e n assume o seu próximo } // anterior passa a ser o último nó agora anterior->proximo = NULL; // mostra o nó removido printf("\nNo removido: %d\n", n->valor); free(n); // libera o nó que antes era o último return inicio; } // função que permite inserir nós no // final da lista. // veja que a função recebe o valor a ser // armazenado em cada nó e um ponteiro para o // início da lista. A função retorna um // ponteiro para o início da lista struct No *inserir_final(struct No *n, int v){ // reserva memória para o novo nó struct No *novo = (struct No*)malloc(sizeof(struct No)); novo->valor = v; // verifica se a lista está vazia if(n == NULL){ // é o primeiro nó...não deve apontar para // lugar nenhum novo->proximo = NULL; return novo; // vamos retornar o novo nó como sendo o início da lista } else{ // não está vazia....vamos inserir o nó no final // o primeiro passo é chegarmos ao final da lista struct No *temp = n; // vamos obter uma referência ao primeiro nó // vamos varrer a lista até chegarmos ao último nó while(temp->proximo != NULL){ temp = temp->proximo; } // na saída do laço temp aponta para o último nó da lista // novo será o último nó da lista...o campo próximo dele deve // apontar para NULL novo->proximo = NULL; // vamos fazer o último nó apontar para o nó recém-criado temp->proximo = novo; return n; // vamos retornar o início da lista intacto } } int main(int argc, char *argv[]) { // declara a lista struct No *inicio = NULL; // vamos inserir quatro valores no final // da lista inicio = inserir_final(inicio, 45); inicio = inserir_final(inicio, 3); inicio = inserir_final(inicio, 98); inicio = inserir_final(inicio, 47); // vamos exibir o resultado printf("Valores presentes na lista ligada antes da remocao:\n"); exibir(inicio); // vamos remover o nó no fim da lista if(inicio != NULL){ inicio = remover_final(inicio); } // vamos exibir o resultado printf("\nValores presentes na lista ligada apos a remocao:\n"); exibir(inicio); system("pause"); return 0; } Ao executar esse código você terá o seguinte resultado: Valores presentes na lista ligada antes da remocao: 45 3 98 47 No removido: 47 Valores presentes na lista ligada apos a remocao: 45 3 98 Pressione qualquer tecla para continuar. . . |
C ::: C para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como somar os elementos da diagonal principal de uma matriz em CQuantidade de visualizações: 4714 vezes |
A Matriz quadrada é um tipo especial de matriz que possui o mesmo número de linhas e o mesmo número de colunas, ou seja, dada uma matriz Anxm, ela será uma matriz quadrada se, e somente se, n = m, onde n é o número de linhas e m é o número de colunas. Em geral as matrizes quadradas são chamadas de Matrizes de Ordem n, onde n é o número de linhas e colunas. Dessa forma, uma matriz de ordem 4 é uma matriz que possui 4 linhas e quatro colunas. Toda matriz quadrada possui duas diagonais, e elas são muito exploradas tanto na matemática quanto na construção de algorítmos. Essas duas diagonais são chamadas de Diagonal Principal e Diagonal Secundária. A diagonal principal de uma matriz quadrada une o seu canto superior esquerdo ao canto inferior direito. Veja: ![]() Nesta dica veremos como calcular a soma dos valores dos elementos da diagonal principal de uma matriz usando C. Para isso, só precisamos manter em mente que a diagonal principal de uma matriz A é a coleção das entradas Aij em que i é igual a j. Assim, tudo que temos a fazer é converter essa regra para código C. Veja um trecho de código C completo no qual pedimos para o usuário informar os elementos da matriz e em seguida mostramos a soma dos elementos da diagonal superior: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]){ // vamos declarar e construir uma matriz de três linhas // e três colunas int linhas = 3, colunas = 3; int matriz[linhas][colunas]; // guarda a soma dos elementos na diagonal principal int soma_diagonal = 0; int i, j; // vamos ler os valores para os elementos da matriz for(i = 0; i < linhas; i++){ // linhas for(j = 0; j < colunas; j++){ // colunas printf("Informe o valor para a linha %d e coluna %d: " , i, j); scanf("%d", &matriz[i][j]); } } // vamos mostrar a matriz da forma que ela // foi informada printf("\n"); // percorre as linhas for(i = 0; i < linhas; i++){ // percorre as colunas for(j = 0; j < colunas; j++){ printf("%d ", matriz[i][j]); } // passa para a próxima linha da matriz printf("\n"); } // vamos calcular a soma dos elementos da diagonal // principal for(i = 0; i < linhas; i++){ for(j = 0; j < colunas; j++){ if(i == j){ soma_diagonal = soma_diagonal + matriz[i][j]; } } } // finalmente mostramos a soma da diagonal principal printf("\nA soma dos elementos da diagonal principal é: %d" , soma_diagonal); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor para a linha 0 e coluna 0: 3 Informe o valor para a linha 0 e coluna 1: 7 Informe o valor para a linha 0 e coluna 2: 9 Informe o valor para a linha 1 e coluna 0: 2 Informe o valor para a linha 1 e coluna 1: 4 Informe o valor para a linha 1 e coluna 2: 1 Informe o valor para a linha 2 e coluna 0: 5 Informe o valor para a linha 2 e coluna 1: 6 Informe o valor para a linha 2 e coluna 2: 8 3 7 9 2 4 1 5 6 8 A soma dos elementos da diagonal principal é: 15 |
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