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JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como calcular juros simples e montante usando JavaScriptQuantidade de visualizações: 16851 vezes |
O regime de juros será simples quando o percentual de juros incidir apenas sobre o valor principal. Sobre os juros gerados a cada período não incidirão novos juros. Valor Principal ou simplesmente principal é o valor inicial emprestado ou aplicado, antes de somarmos os juros. Transformando em fórmula temos: J = P . i . n Onde: J = juros P = principal (capital) i = taxa de juros n = número de períodos Imaginemos uma dívida de R$ 2.000,00 que deverá ser paga com juros de 5% a.m. pelo regime de juros simples e o prazo para o pagamento é de 2 meses. O cálculo em JavaScript pode ser feito assim: <script type="text/javascript"> var principal = 2000.00; var taxa = 0.08; var meses = 2; var juros = principal * taxa * meses; document.write("O total de juros a ser pago é: " + juros); </script> O montante da dívida pode ser obtido das seguintes formas: a) Montante = Principal + Juros b) Montante = Principal + (Principal x Taxa de juros x Número de períodos) M = P . (1 + (i . n)) Veja o código: <script type="text/javascript"> var principal = 2000.00; var taxa = 0.08; var meses = 2; var juros = principal * taxa * meses; var montante = principal + juros; document.write("O total de juros a ser pago é: " + juros + "<br>"); document.write("O montante da dívida é: " + montante); </script> |
Firebird ::: Dicas & Truques ::: Tipos de Dados |
Como usar os tipos CHAR e VARCHAR do FirebirdQuantidade de visualizações: 16209 vezes |
O Firebird fornece dois tipos de dados básicos para armazenar informação em texto ou caracteres: CHAR e VARCHAR (O tipo BLOB também permite armazenar caracteres por meio de seu sub-tipo text). CHAR e VARCHAR são tipos de dados que podem armazenar quaisquer informações do tipo texto. Números que não serão envolvidos em cálculos, tais como CEPs, números de ruas, etc, são geralmente armazenados em campos do tipo CHAR ou VARCHAR. O comprimento de um campo do tipo CHAR ou VARCHAR é informado entre parênteses, e pode ser um valor inteiro que vai de 1 até 32.767. Esta largura de caracteres é extremamente útil quando precisamos armazenar dados de tamanho fixo ou pré-definido, tais como códigos de CEPs para um determinado país. Comparado com a maioria dos outros bancos de dados, o Firebird armazena somente as informações significantes. Se um campo é definido como CHAR(100), mas contém apenas 10 caracteres, os bytes definidos adicionalmente não são usados. Isso acontece porque o Firebird armazena os tipos CHAR e VARCHAR de forma igual, e não preenche o espaço não usado com caracteres vazios. Tanto CHAR quanto VARCHAR são guardados na memória em sua forma declarada, mas, o registro é comprimido antes da armazenagem. Além disso, tenha em mente que os campos do tipo VARCHAR exigem mais espaço de armazenamento que os campos do tipo CHAR. Isso ocorre porque, ao armazenar um VARCHAR, o Firebird adiciona dois bytes que serão usados para guardar o real tamanho do campo (o tamanho declarado). Desta forma, um CHAR ocupará menos espaço de armazenamento. Contudo, quando fazemos um SELECT envolvendo campos do tipo VARCHAR, o Firebird removerá os dois bytes adicionados anteriomente e retornará o valor armazenado. Quando um SELECT é efetuado com campos do tipo CHAR, o Firebird retorna o valor e os espaços em branco. Em termos práticos podemos considerar esta regra: somente use CHAR se você for armazenar strings com poucos caracteres. A exceção a esta regra acontece quando estamos trabalhando com tabelas intermediárias exigidas para a exportação de dados para arquivos de tamanhos fixos. Neste caso os campos CHAR de tamanho fixo trarão uma enorme vantagem. Esta forma eficiente de armazenamento do Firebird pode trazer algumas confusão, principalmente quando estamos importando dados, uma vez que bases de dados Paradox e dBase guardam também os espaços em branco. Assim, depois de importar um arquivo dBase de 10Mb para o Firebird, o resultado será algo em torno de 3-6Mb, ainda que todos os dados tenham sido importados corretamente. Observe também que campos CHAR indexados não devem ter mais que 80 caracteres de comprimento (Firebird 2.5). Quando estamos criando campos do tipo CHAR, este tipo de dados pode ser definido como CHAR ou CHARACTER. Já o tipo VARCHAR pode ser definido como VARCHAR, CHARACTER VARYING ou CHAR VARYING. Veja um comando DDL CREATE TABLE usado para criar uma tabela do Firebird contendo campos do tipo CHAR e VARCHAR: CREATE TABLE PESSOAS( ID INTEGER NOT NULL, NOME VARCHAR(40) NOT NULL, SEXO CHAR(1) NOT NULL ); Aqui o campo ID é do tipo INTEGER, NOME é do tipo VARCHAR(40) e SEXO é do tipo CHAR(1). Veja agora um comando DML INSERT INTO que mostra como inserir um novo registro nesta tabela: INSERT INTO PESSOAS VALUES(12, 'OSMAR J. SILVA', 'M'); É importante notar que, se um campo for do tipo CHAR(1) e, na query INSERT ou UPDATE nós fornecermos dois ou mais caracteres, o Firebird se recusará a gravar ou atualizar o registro, exibindo a seguinte mensagem de erro: Arithmetic overflow or division by zero has occurred. arithmetic exception, numeric overflow, or string truncation. string right truncation. |
Python ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como obter o resto de uma divisão de inteiros em Python - O operador módulo % da linguagem PythonQuantidade de visualizações: 20311 vezes |
Como obter o resto de uma divisão de inteiros em Python - O operador módulo % da linguagem Python Além dos operadores normais para aritmética, a linguagem Python nos fornece também o operador %, chamado comumente de operador de módulo. Este operador atua sobre dois valores inteiros e retorna o resto da divisão entre eles. Veja um exemplo completo de seu uso: def main(): a = 9 b = 2 res = a / b resto = a % b print(a, "dividido por", b, "é", res) print("O resto da divisao é", resto) if __name__== "__main__": main() Ao executarmos este código Python nós teremos o seguinte resultado: 9 dividido por 2 é 4.5 O resto da divisao é 1 |
VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como copiar todos os elementos de um vetor para outro em VB.NET usando o método CopyTo() da classe ArrayQuantidade de visualizações: 7375 vezes |
Nesta dica eu mostro como podemos usar o método CopyTo() da classe Array do VB.NET para copiar todos os elementos de um array para um outro array. Veja o código completo para o exemplo: Imports System Module Program Sub Main(args As String()) ' cria um array de inteiros Dim valores() As Integer = {1, 2, 3, 4, 5} ' exibe os valores do primeiro array For Each valor As Integer In valores Console.WriteLine(valor) Next ' cria um segundo array e copia os elementos ' do primeiro para o segundo Dim valores2() As Integer = {6, 7, 8, 9, 10, 15, 20} valores.CopyTo(valores2, 0) Console.WriteLine() ' exibe os valores do segundo array For Each valor As Integer In valores2 Console.WriteLine(valor) Next Console.WriteLine("\nPressione qualquer tecla para sair...") ' pausa o programa Console.ReadKey() End Sub End Module Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado: 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5 15 20 |
C++ ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados |
Como usar o tipo de dados size_t da linguagem C++Quantidade de visualizações: 15861 vezes |
O tipo size_t é definido no arquivo stddef.h e em outros headers, e sua definição pode ser encontrada da seguinte forma:typedef unsigned long size_t; Este tipo é usado para definir tamanhos de strings e blocos de memória. Foi proposto pelo ANSI C. É comum encontrar size_t substituindo unsigned int ou unsigned long. Muito frequente também é ver este tipo recebendo o resultado de uma chamada ao operator sizeof. Veja: #include <iostream> using namespace std; int main(){ // vamos obter a quantidade de bytes em um int size_t tam = sizeof(int); cout << "Um inteiro nesta arquitetura contém: " << tam << " bytes" << endl; } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Um inteiro nesta arquitetura contém: 4 bytes |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Operadores de Manipulação de Bits (Bitwise Operators) |
JavaScript Avançado - Como usar o operador de bits & (E/AND sobre bits) da linguagem JavaScriptQuantidade de visualizações: 1292 vezes |
O operador de bits & (E/AND sobre bits) da linguagem JavaScript é usado quando queremos comparar os bits individuais de dois valores integrais (inteiros) e produzir um terceiro resultado. Os bits no resultado serão configurados como 1 se os bits correspondentes nos dois outros valores foram 1. Em caso contrário os bits são configurados como 0. Para quem gosta de Lógica Matemática, ou a Tabela Verdade da Lógica de Boole, vai se lembrar do conectivo "^", que diz que a proposição resultante da conjunção só será verdadeira quando as proposições simples individuais forem verdadeiras. O operador de bits & do JavaScript é similar ao conectivo "^" da Lógica Proposicional. Vamos analisar os seguintes valores binários: a) 0101 (5 decimal) b) 0100 (4 decimal) Quando aplicamos o operador & nestes dois valores teremos o seguinte resultado: 0101 0100 ---- 0100 Veja que o resultado é 0100, uma vez que apenas o segundo bit de cada valor está configurado como 1. Vamos ver isso em JavaScript agora. Observe o seguinte trecho de código: <html> <head> <title>Manipulação de Bits em JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> var a = 5; var b = 4; var c = a & b; // exibe o resultado (em binário e em decimal) document.writeln("a = " + obterBits(a) + " (" + a + ")"); document.writeln("<br>b = " + obterBits(b) + " (" + b + ")"); document.writeln("<br>a & b = " + obterBits(c) + " (" + c + ")"); // função auxiliar que converte um decimal em sua representação em bits function obterBits(valor){ var mascara = 1 << 31; // 10000000 00000000 00000000 00000000 var buffer = ""; // um buffer para guardar os bits dos bytes for(var i = 1; i <= 32; i++){ // compara os bits individuais dos dois valores inteiros if((valor & mascara) == 0){ buffer = buffer + "0"; } else{ buffer = buffer + "1"; } valor = valor << 1; // desloca uma posição para a esquerda // Cada troca à esquerda corresponde à multiplicação do // valor por 2 if(i % 8 == 0){ // completou um byte? buffer = buffer + " "; } } return buffer; } </script> </body> </html> Ao executar este código teremos o seguinte resultado: a = 00000000 00000000 00000000 00000101 (5) b = 00000000 00000000 00000000 00000100 (4) a & b = 00000000 00000000 00000000 00000100 (4) |
Java ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Datas e horas em Java - Como obter o dia do mês usando as constantes DATE e DAY_OF_MONTH da classe CalendarQuantidade de visualizações: 9193 vezes |
Em algumas situações pode ser necessário obtermos o dia do mês para uma determinada data. Nestes casos podemos usar o método get() em combinação com as constantes DATE e DAY_OF_MONTH da classe Calendar. Estas constantes retornam um valor inteiro na faixa de 1 a 31. Veja um exemplo:package arquivodecodigos; import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // vamos obter a data e hora atual Calendar agora = Calendar.getInstance(); // vamos obter o dia do mês System.out.println("O dia do mês é: " + agora.get(Calendar.DAY_OF_MONTH)); } } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: O dia do mês é: 26 |
LISP ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como calcular o cosseno de um ângulo em LISP e AutoLISP (AutoCAD) usando a função cos() - Calculadora de cosseno em LISPQuantidade de visualizações: 815 vezes |
Em geral, quando falamos de cosseno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função cosseno disponível nas linguagens de programação para calcular o cosseno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria. No entanto, é sempre importante entender o que é a função cosseno. Veja a seguinte imagem: ![]() Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles. Assim, o cosseno é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa, ou seja, o cateto adjascente dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula: \[\text{Cosseno} = \frac{\text{Cateto adjascente}}{\text{Hipotenusa}} \] Então, se dividirmos 30 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.8320, que é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa (em radianos). Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.8320. O resultado será 0.5881 (em radianos). Convertendo 0.5881 radianos para graus, nós obtemos 33.69º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto adjascente e a hipotenusa na figura acima. Pronto! Agora que já sabemos o que é cosseno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função cos() da Common Lisp e da AutoLISP (a implementação LISP do AutoCAD). Esta função recebe um valor numérico e retorna um valor, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja: (format t "Cosseno de 0 = ~F~%" (cos 0)) (format t "Cosseno de 1 = ~F~%" (cos 1)) (format t "Cosseno de 2 = ~F" (cos 2)) Ao executar este código LISP nós teremos o seguinte resultado: Cosseno de 0 = 1.0 Cosseno de 1 = 0.5403023 Cosseno de 2 = -0.41614684 Note que calculamos os cossenos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função cosseno mostrada abaixo: ![]() |
MySQL ::: Dicas & Truques ::: Joins (Junções) |
Como usar joins no MySQLQuantidade de visualizações: 11238 vezes |
As junções (joins) são ferramentas presentes na maioria dos bancos de dados que suportam SQL e são usadas quando precisamos recuperar dados de uma ou mais tabelas com base em suas relações lógicas. Desta forma, é possível combinar os registros de tais tabelas de forma a construir um "super-registro", que nos permitirá exibir relatórios mais elaborados. Para o bom entendimento de junções, vamos considerar duas tabelas: filmes e generos. Aqui nós temos uma cardinalidade de 1 x N. Um filme possui um gênero, enquanto um gênero pode abranger vários filmes. Vamos começar criando estas duas tabelas (comece com a tabela generos, já que esta não depende da tabela de filmes): Comando DLL CREATE TABLE para a tabela generos: CREATE TABLE generos( id INTEGER UNSIGNED NOT NULL AUTO_INCREMENT, nome VARCHAR(45) NOT NULL, PRIMARY KEY(id) ) ENGINE = InnoDB; Veja agora o comando SQL para a criação da tabela de filmes: Comando DLL CREATE TABLE para a tabela filmes: CREATE TABLE filmes( id INTEGER UNSIGNED NOT NULL AUTO_INCREMENT, titulo VARCHAR(45) NOT NULL, genero INTEGER UNSIGNED NOT NULL, PRIMARY KEY(id), CONSTRAINT fk_filmes_generos FOREIGN KEY fk_filmes_generos(id) REFERENCES generos(id) ON DELETE RESTRICT ON UPDATE RESTRICT ) ENGINE = InnoDB; Veja que a tabela filmes contém uma chave estrangeira referenciando a chave primária da tabela generos. Isso nos permite "atrelar" um filme ao seu gênero. Vá em frente e insira alguns dados em ambas as tabelas. Primeiro cadastre alguns gêneros e em seguida alguns filmes. Vejamos agora a importância dos joins. Observe o resultado de um comando DML SELECT na tabela filmes: SELECT * FROM filmes; id titulo genero 1 EFEITO BORBOLETA 6 2 O PENTELHO 1 3 VIAGEM MALDITA 3 Nesta query o gênero é retornado como um valor inteiro, ou seja, o valor do campo id da tabela generos. Em muitos casos este não é o comportamento que queremos. Em vez do id do gênero nós gostaríamos de exibir seu nome. Isso pode ser conseguido da seguinte forma: SELECT filmes.id, filmes.titulo, generos.nome FROM filmes, generos WHERE filmes.genero = generos.id; id titulo genero 1 EFEITO BORBOLETA FICÇÃO 2 O PENTELHO COMÉDIA 3 VIAGEM MALDITA TERROR Nesta query eu usei o nome completo da tabela antes do nome dos campos a serem retornados. Na prática, é comum darmos apelidos às tabelas. Veja: SELECT f.id, f.titulo, g.nome FROM filmes f, generos g WHERE f.genero = g.id; Neste exemplo, não usamos as palavras-chaves INNER JOIN, LEFT JOIN, RIGHT JOIN, etc. A junção está "escondida" na cláusula SELECT. Esta técnica é conhecida como "junção implícita" ou "implicit join". Veja como o mesmo resultado pode ser obtido usando a junção INNER JOIN: SELECT f.id, f.titulo, g.nome FROM filmes f INNER JOIN generos g ON f.genero = g.id; Veja minhas outras dicas sobre junções para aprender mais sobre INNER JOIN, LEFT JOIN, RIGHT JOIN, OUTER JOIN, FULL JOIN, etc. |
VB.NET ::: VB.NET para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como calcular vetor unitário em VB.NET - VB.NET para Física e EngenhariaQuantidade de visualizações: 617 vezes |
Um vetor unitário ou versor num espaço vetorial normado é um vetor (mais comumente um vetor espacial) cujo comprimento ou magnitude é 1. Em geral um vetor unitário é representado por um "circunflexo", assim: __$\hat{i}__$. O vetor normalizado __$\hat{u}__$ de um vetor não zero __$\vec{u}__$ é o vetor unitário codirecional com __$\vec{u}__$. O termo vetor normalizado é algumas vezes utilizado simplesmente como sinônimo para vetor unitário. Dessa forma, o vetor unitário de um vetor __$\vec{u}__$ possui a mesma direção e sentido, mas magnitude 1. Por magnitude entendemos o módulo, a norma ou comprimento do vetor. Então, vejamos a fórmula para a obtenção do vetor unitário: \[\hat{u} = \dfrac{\vec{v}}{\left|\vec{v}\right|}\] Note que nós temos que dividir as componentes do vetor pelo seu módulo de forma a obter o seu vetor unitário. Por essa razão o vetor nulo não possui vetor unitário, pois o seu módulo é zero, e, como sabemos, uma divisão por zero não é possível. Veja agora o código VB.NET que pede as coordenadas x e y de um vetor 2D ou R2 e retorna o seu vetor unitário: Imports System Module Program Sub Main(args As String()) ' vamos ler os valores x e y Console.Write("Informe o valor de x: ") Dim x = Double.Parse(Console.ReadLine()) Console.Write("Informe o valor de y: ") Dim y = Double.Parse(Console.ReadLine()) ' o primeiro passo é calcular a norma do vetor Dim norma = Math.Sqrt(Math.Pow(x, 2) + Math.Pow(y, 2)) ' agora obtemos as componentes x e y do vetor unitário Dim u_x = x / norma Dim u_y = y / norma ' mostra o resultado Console.WriteLine("O vetor unitário é: (x = " & u_x & "; y = " & u_y) Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...") ' pausa o programa Console.ReadKey() End Sub End Module Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor de x: -4 Informe o valor de y: 6 O vetor unitário é: (x = -0.5547001962252291; y = 0.8320502943378437 Veja agora uma modificação deste código para retornarmos o vetor unitário de um vetor 3D ou R3, ou seja, um vetor no espaço: Imports System Module Program Sub Main(args As String()) ' vamos ler os valores x, y e z Console.Write("Informe o valor de x: ") Dim x = Double.Parse(Console.ReadLine()) Console.Write("Informe o valor de y: ") Dim y = Double.Parse(Console.ReadLine()) Console.Write("Informe o valor de z: ") Dim z = Double.Parse(Console.ReadLine()) ' o primeiro passo é calcular a norma do vetor Dim norma = Math.Sqrt(Math.Pow(x, 2) + Math.Pow(y, 2) + Math.Pow(z, 2)) ' agora obtemos as componentes x, y e z do vetor unitário Dim u_x = x / norma Dim u_y = y / norma Dim u_z = z / norma ' mostra o resultado Console.WriteLine("O vetor unitário é: (x = " & u_x & "; y = " & u_y & "; z = " & u_z) Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...") ' pausa o programa Console.ReadKey() End Sub End Module Ao executarmos este novo código nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor de x: 3 Informe o valor de y: 7 Informe o valor de z: 5 O vetor unitário é: (x = 0.329292779969071; y = 0.7683498199278324; z = 0.5488212999484517 |
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