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Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como acessar os caracteres individuais de uma string em Ruby usando o método slice() da classe StringQuantidade de visualizações: 7503 vezes |
O método slice() da classe String da linguagem Ruby se torna realmente útil quando precisamos acessar os caracteres individuais de uma string. Neste caso, só precisamos fornecer o índice do caractere a ser acessado e o número 1. O retorno do método é uma nova string ou nulo. Veja o exemplo a seguir: nome = "Arquivo de Códigos" # vamos acessar os caracteres individualmente usando # o método slice for i in (0..nome.length - 1) letra = nome.slice(i, 1) print letra + " " end Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: A r q u i v o d e C ó d i g o s |
C# ::: Fundamentos da Linguagem ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
C# para iniciantes - Como escrever um método que possui parâmetros (e que recebe argumentos) usando a linguagem C#Quantidade de visualizações: 11539 vezes |
Parâmetros permitem que personalizemos a forma que o conjunto de instruções em um método será executado. Em C# os parâmetros de um método são separados por vírgulas e seguem a forma usual de declaração de variáveis, ou seja, o tipo de dados seguido pelo nome da variável. Veja um exemplo de método com parâmetros:// um método que recebe dois argumentos // e não retorna nenhum valor static void escrever(String texto, int quant){ for(int i = 0; i < quant; i++){ Console.WriteLine(texto); } } static void Main(string[] args) { // efetua uma chamada ao método informando o texto e // a quantidade de vezes que ele será exibido na tela escrever("http://www.arquivodecodigos.net", 4); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } O método escrever() possui dois parâmetros: texto e quant. Note que usamos o inteiro quant como limite para um laço for, que exibe na tela o valor da variável texto a cada iteração. Observe também a forma como este método é chamado a partir do método Main() da aplicação (fornecemos dois argumentos: o texto e a quantidade de vezes que este será exibido). Por último lembre-se de que as variáveis contidas nos parâmetros dos métodos estão disponíveis para acesso somente dentro do corpo do método, ou seja, entre as chaves { e }. |
C ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como calcular juros compostos e montante usando CQuantidade de visualizações: 12105 vezes |
O regime de juros compostos é o mais comum no sistema financeiro e portanto, o mais útil para cálculos de problemas do dia-a-dia. Os juros gerados a cada período são incorporados ao principal para o cálculo dos juros do período seguinte. Chamamos de capitalização o momento em que os juros são incorporados ao principal. Após três meses de capitalização, temos: 1º mês: M = P .(1 + i) 2º mês: o principal é igual ao montante do mês anterior: M = P x (1 + i) x (1 + i) 3º mês: o principal é igual ao montante do mês anterior: M = P x (1 + i) x (1 + i) x (1 + i) Simplificando, obtemos a fórmula: M = P . (1 + i)^n Importante: a taxa i tem que ser expressa na mesma medida de tempo de n, ou seja, taxa de juros ao mês para n meses. Para calcularmos apenas os juros basta diminuir o principal do montante ao final do período: J = M - P Vejamos um exemplo: Considerando que uma pessoa empresta a outra a quantia de R$ 2.000,00, a juros compostos, pelo prazo de 3 meses, à taxa de 3% ao mês. Quanto deverá ser pago de juros? Veja o código C para a resolução: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <math.h> int main(int argc, char *argv[]) { float principal = 2000.00; float taxa = 0.03; // 3% int meses = 3; float montante = principal * pow((1 + taxa), meses); float juros = montante - principal; printf("O total de juros a ser pago é: %f\n", juros); printf("O montante a ser pago é: %f", montante); printf("\n\n"); system("pause"); return 0; } Um outra aplicação interessante é mostrar mês a mês a evolução dos juros. Veja o código a seguir: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <math.h> int main(int argc, char *argv[]) { float principal = 2000.00; float taxa = 0.03; // 3% int meses = 3; float anterior = 0.0; float montante; float juros; for(int i = 1; i <= meses; i++){ montante = principal * pow((1 + taxa), i); juros = montante - principal - anterior; anterior += juros; printf("Mês: %d - Montante: %f - Juros %f\n", i, montante, juros); } printf("\n\n"); system("pause"); return 0; } |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como retornar uma substring de uma string em C++ usando a função substr()Quantidade de visualizações: 10316 vezes |
Este exemplo usa a função substr() para obter uma substring a partir de uma string. A assinatura para essa função é:string substr(size_t pos = 0, size_t n = npos) const; Se a posição inicial da substring for maior que o tamanho da string, uma exceção do tipo out_of_range será atirada. Nenhum erro é indicado se o tamanho da substring exceder o tamanho da string. Veja o código C++ completo para o exemplo: #include <string> #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // vamos criar uma string string frase = "Gosto de Java e C++"; cout << "A frase e: " << frase << endl; // agora vamos obter uma parte da frase string sub = frase.substr(9, 4); // e mostramos o resultado cout << "A substring retornada e: " << sub << endl; // retorna "Java" system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: A frase é: Gosto de Java e C++ A substring retornada é: Java |
Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList |
Como inserir um item em uma determinada posição da ArrayList do Java usando o método add()Quantidade de visualizações: 14939 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível usar o método add() da classe ArrayList do Java para inserir um elemento em uma determinada posição, ou seja, em um determinado índice da lista. Para isso nós só precisamos usar a assinatura do método add() que aceita também o índice no qual o novo elemento será inserido. Veja:public void add(int index, E element) Você deve ter em mente, claro, que este método pode disparar uma exceção do tipo IndexOutOfBoundsException se o índice informado estiver fora da faixa permitida. Veja agora o código Java completo para o exemplo: package estudos; import java.util.ArrayList; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // cria uma ArrayList que conterá strings ArrayList<String> pessoas = new ArrayList<>(); // adiciona itens na lista pessoas.add("Alberto"); pessoas.add("Victor"); pessoas.add("João"); // adiciona um item na posição 2, depois de Victor pessoas.add(2, "Ricardo"); // exibe os itens da lista for(int i = 0; i < pessoas.size(); i++){ System.out.println(pessoas.get(i)); } System.exit(0); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Alberto Victor Ricardo João |
Android Java ::: android.widget ::: Button |
Como detectar um clique em um botão do Android usando o evento onClick no XML de layoutQuantidade de visualizações: 2303 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos detectar um clique em um botão usando o evento onClick diretamente no arquivo XML de layout. No entanto, para usar este artifício, algumas regras devem ser seguidas: a) O método chamado pelo clique do botão deverá ser public e retornar void; b) O único parâmetro do método deverá conter apenas um objeto da classe View, representando a view na qual o evento onclick ocorreu. Veja um exemplo completo no qual detectamos o clique no botão e exibimos uma mensagem AlertDialog contendo apenas um botão OK. Comece analisando o XML de layout (o nome do botão foi definido no arquivo strings.xml): <?xml version="1.0" encoding="utf-8"?> <LinearLayout xmlns:android=" http://schemas.android.com/apk/res/android" android:orientation="vertical" android:layout_width="fill_parent" android:layout_height="fill_parent"> tools:context=".MainActivity"> <Button xmlns:android=" http://schemas.android.com/apk/res/android" android:id="@+id/button_send" android:layout_width="wrap_content" android:layout_height="wrap_content" android:text="@string/btn_enviar" android:onClick="enviarMensagem" /> </LinearLayout> Veja agora o código Java no MainActivity.java: package com.example.estudosandroid; import androidx.appcompat.app.AppCompatActivity; import android.content.DialogInterface; import android.os.Bundle; import android.view.View; import android.app.AlertDialog; public class MainActivity extends AppCompatActivity { @Override protected void onCreate(Bundle savedInstanceState) { super.onCreate(savedInstanceState); setContentView(R.layout.activity_main); } // método público que será chamado ao clicarmos no botão public void enviarMensagem(View view) { AlertDialog dialogo = new AlertDialog.Builder(MainActivity.this).create(); dialogo.setTitle("Aviso"); dialogo.setMessage("Esta é uma mensagem de aviso"); dialogo.setButton(AlertDialog.BUTTON_NEUTRAL, "OK", new DialogInterface.OnClickListener() { public void onClick(DialogInterface dialog, int which){ dialog.dismiss(); // fecha o AlertDialog } } ); dialogo.show(); } } |
HTML5 ::: Aplicativos Completos ::: Programas de desenho, edição e visualização de imagens e fotos |
Como criar um programa de desenho simples usando o objeto Canvas do HTML5Quantidade de visualizações: 5935 vezes |
Revisando alguns códigos que desenvolvi para clientes ao longo desses anos, encontrei um exemplo de um programa de desenho bem simples demonstrando as possibilidades gráficas do elemento Canvas do HTML. Este código foi escrito há uns dois anos e resolvi compartilhar com todos, para que vocês possam aprimorá-lo e acrescentar novas idéias, afinal, o HTML5 está mais atual do que nunca. Veja o resultado no navegador: ![]() Eu o escrevi de forma bem simples, sem usar jQuery ou qualquer outro framework, apenas JavaScript raiz mesmo, de forma que até os estudantes mais iniciantes não terão dificuldade de entender. Veja a listagem completa e com comentários: <html> <head> <title>Desenhando no canvas do HTML5</title> </head> <body style="padding: 15px"> <b>Clique e arraste para desenhar</b><br><br> <canvas id="quadro" style="border: 1px solid #666" width="600" height="350"></canvas> <br><br><button onClick="limpar()">Limpar</button> <script type="text/javascript"> // obtém uma referência ao canvas var quadro = document.getElementById('quadro'); // vamos obter o contexto de desenho var areaDesenho = quadro.getContext("2d"); // podemos desenhar? var podeDesenhar = false; // ainda não // vetores para guardar as posições x, y, e se o mouse está sendo // movimentado pressionado var vetorX = new Array(); var vetorY = new Array(); var vetorArrastar = new Array(); // agora vamos adicionar na área de desenho um "ouvidor" de // eventos mousedown, ou seja, vamos detectar quando o usuário // pressionar o botão do mouse (sem soltar) quadro.addEventListener('mousedown', function(e){ // podemos iniciar o desenho podeDesenhar = true; registrarClique(e.pageX - this.offsetLeft, e.pageY - this.offsetTop, false); desenhar(); // faça o desenho, moço }); // o "ouvidor" de evento que detecta se o mouse está sendo arrastado // pressionado quadro.addEventListener('mousemove', function(e){ if(podeDesenhar){ registrarClique(e.pageX - this.offsetLeft, e.pageY - this.offsetTop, true); desenhar(); // faça o desenho, moço } }); // o "ouvidor" de evento que detecta se o mouse foi liberado // e interrompe o desenho quadro.addEventListener('mouseup', function(e){ podeDesenhar = false; }); // o mouse saiu da área de desenho? quadro.addEventListener('mouseleave', function(e){ podeDesenhar = false; }); function registrarClique(x, y, arrastar){ // aqui nós guardamos em vetores as posições x, y do clique ou // o movimento do mouse pressionado. vetorX.push(x); vetorY.push(y); vetorArrastar.push(arrastar); } // é aqui que a mágica ocorre function desenhar(){ // primeiro vamos limpar o quadro de desenho areaDesenho.clearRect(0, 0, areaDesenho.canvas.width, areaDesenho.canvas.height); areaDesenho.strokeStyle = "#5c5cd6"; // cor areaDesenho.lineJoin = "round"; // formato da junção de linha areaDesenho.lineWidth = 5; // largura da linha // percorremos os vetores, usando como base o vetor de coordenadas x for(var i = 0; i < vetorX.length; i++){ areaDesenho.beginPath(); // inicia o caminho // o mouse foi arrastado neste evento? if((vetorArrastar[i] == true && i > 0)){ areaDesenho.moveTo(vetorX[i - 1], vetorY[i - 1]); } else{ // é o início do desenho areaDesenho.moveTo(vetorX[i] - 1, vetorY[i]); } // desenha a linha do ponto X ao ponto Y areaDesenho.lineTo(vetorX[i], vetorY[i]); // fecha o caminho areaDesenho.closePath(); // conclui de fato o desenho areaDesenho.stroke(); } } // e aqui nós limpamos a área de desenho e esvaziamos os vetores function limpar(){ areaDesenho.clearRect(0, 0, areaDesenho.canvas.width, areaDesenho.canvas.height); vetorX = []; vetorY = []; vetorArrastar = []; } </script> </body> </html> Salve o código como "desenho.html" (cuidado para não salvar como "desenho.html.txt") e abra-o no seu navegador, remoto ou localmente. Você pode começar suas modificações alterando a cor do desenho, a largura da linha, etc. Você pode também deixar figuras pré-configuradas e até permitir que o usuário inclua fotos no Canvas. Para os estudantes que já sabem Node.js, saiba que é possível enviar os três vetores via sockets em um ambiente real time para que outros usuários na rede vejam o seu desenho em tempo real. Bons estudos. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como classificar um array em ordem crescente usando o método sort() da classe Arrays do JavaQuantidade de visualizações: 26870 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método sort() da classe Arrays da linguagens Java para ordenar um vetor de inteiros em ordem crescente. A assinatura do método sort() que usaremos é aquela que recebe apenas um argumento, ou seja, o array a ser ordenado. Note que a implementação de ordenação usada pelo método sort() é a ordenação quicksort, considerada uma das mais rápidas nos dias atuais. Veja o código completo para o exemplo: package estudos; import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // vamos declarar e construir um vetor de 5 inteiros int[] valores = new int[5]; // inicializa os elementos do array valores[0] = 23; valores[1] = 65; valores[2] = 2; valores[3] = 87; valores[4] = 34; // exibe os valores dos elementos do array // usando o laço for melhorado System.out.println("Elementos na ordem original:"); for(int valor : valores){ System.out.print(valor + " "); } // ordena os valores em ordem crescente Arrays.sort(valores); // exibe os valores dos elementos do array // usando o laço for melhorado System.out.println("\n\nElementos classificados em ordem crescente:"); for(int valor : valores){ System.out.print(valor + " "); } System.out.println("\n\n"); System.exit(0); } } Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado: Elementos na ordem original: 23 65 2 87 34 Elementos classificados em ordem crescente: 2 23 34 65 87 |
Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como inserir uma substring em uma string em Java usando o método insert() da classe StringBufferQuantidade de visualizações: 43 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método insert() da classe StringBuffer da linguagem Java para inserir uma substring no início, meio ou final de uma string. Este método recebe o índice no qual queremos inserir a substring e a substring a ser inserida. Veja o código Java completo para o exemplo: package estudos; public class Estudos { public static void main(String args[]) { // vamos declarar um objeto da classe StringBuffer StringBuffer frase = new StringBuffer("Programar em é bom demais"); System.out.println("A frase original é: " + frase); // agora vamos inserir a palavra "Java" no índice 13 frase.insert(13, "Java "); // e agora mostramos o resultado System.out.println("O resultado é: " + frase); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: A frase original é: Programar em é bom demais O resultado é: Programar em Java é bom demais |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Lendo a idade de um nadador e classificando sua categoria como infantil, juvenil, adolescente, adulto ou sêniorQuantidade de visualizações: 3861 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que solicita a idade de um nadador e classifica sua categoria de acordo com as seguintes regras: a) De 5 a 7 anos - Infantil; b) De 8 a 10 anos - Juvenil; c) De 11 a 15 anos - Adolescente; d) De 16 a 30 anos - Adulto; e) Acima de 30 anos - Sênior. Sua saída deverá ser parecida com: Informe sua idade: 19 Sua categoria é Adulto Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: package estudos; import java.util.Scanner; public class Exercicio { public static void main(String[] args) { Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos solicitar a idade do nadador System.out.print("Informe sua idade: "); int idade = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos verificar a categoria do nadador if((idade >= 5) && (idade <= 7)){ System.out.println("Sua categoria é Infantil"); } else if((idade >= 8) && (idade <= 10)){ System.out.println("Sua categoria é Juvenil"); } else if((idade >= 11) && (idade <= 15)){ System.out.println("Sua categoria é Adolescente"); } else if((idade >= 16) && (idade <= 30)){ System.out.println("Sua categoria é Adulto"); } else if(idade > 30){ System.out.println("Sua categoria é Sênior"); } else{ System.out.println("Não pertence a nenhuma categoria."); } System.out.println("\n"); } } |
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Python - Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentado |
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