Java ::: Dicas & Truques ::: Formatação de datas, strings e números

Java para iniciantes - Como controlar a quantidade de casas decimais na exibição de um valor double ou float

Quantidade de visualizações: 26884 vezes
Este trecho de código mostra como usar o método printf() do Java 5.0 para definir a quantidade de casas decimais na exibição de um valor double.

Obs: Veja que há arredondamento durante a redução das casas decimais.

Eis o código completo para o exemplo:

package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    double valor = 54.235344213;
    // exibe o valor original
    System.out.println(valor);
    
    // exibe o valor com duas casas decimais
    System.out.printf("%.2f\n", valor);
 
    // exibe o valor com quatro casas decimais
    System.out.printf("%.4f\n", valor);
   
    // exibe o valor com cinco casas decimais
    System.out.printf("%.5f\n", valor);
 
    // exibe o valor com uma casa decimal
    System.out.printf("%.1f", valor);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

54.235344213
54,24
54,2353
54,23534
54,2


C ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como formatar datas e horas em C usando a função strftime() da linguagem C

Quantidade de visualizações: 8817 vezes
A função strftime() pode ser usada quando queremos formatar valores de datas e horas em C. Esta função, presente no header <time.h>, possui a seguinte assinatura:

size_t strftime(char *strDest, size_t maxsize, const char *format,
   const struct tm *timeptr);

O parâmetro strDest é um ponteiro para uma matriz de caracteres que receberá uma string contendo a data e/ou hora formatada. O parâmetro maxsize é a quantidade de caracteres que serão copiados para a matriz de caracteres alvo da operação. O parâmetro format contém os especificadores que serão substituídos durante a formatação. Finalmente, timeptr é um ponteiro para uma estrutura tm contendo as informações de data e hora. O retorno da função é a quantidade de caracteres copiados para a matriz strDest.

Veja um trecho de código no qual formatamos e exibimos a data atual no formato longo e de acordo com as configurações regionais para o Português Brasileiro:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <time.h>
#include <locale.h>

int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos definir a localização para o Português do Brasil
  setlocale(LC_ALL, "Portuguese_Brazil");

  time_t data_hora_segundos; // guarda os segundos deste 01/01/1970
  struct tm *timeinfo; // declara uma estrutura tm
  time(&data_hora_segundos); // preenche a variável data_hora_segundos
  // preenche a estrutura timeinfo
  timeinfo = localtime(&data_hora_segundos);
  // um buffer para receber a data formatada
  char data_formatada[80];

  // vamos formatar
  strftime(data_formatada, 80, "%A, %d de %B de %Y", timeinfo);

  // vamos exibir o resultado
  printf("Resultado da formatação: %s\n\n", data_formatada);

  system("PAUSE");
  return 0;
}

O resultado da execução deste código será algo como:

Resultado da formatação: segunda-feira, 23 de abril de 2011

Veja abaixo os especificadores de formatação usadas pela função strftime():

%a - Nome do dia da semana na forma abreviada. Ex: seg.
%A - Nome completo do dia da semana. Ex: terça-feira.
%b - Nome do mês abreviado. Ex: abr.
%B - Nome completo do dia do mês. Ex: abril
%c - Representação de data e hora. Ex: 23/4/2011 23:00:37.
%d - Dia do mês (01-31).
%H - Hora no formato 24 horas (00-23).
%I - Hora no formato 12 horas (01-12).
%j - Dia do ano (001-366).
%m - Mês como um número decimal (01-12).
%M - Minutos (00-59).
%p - AM ou PM.
%S - Segundos (00-61).
%U - Número da semana tendo o primeiro domingo como o primeiro dia da primeira semana do ano (00-53).
%w - Dia da semana como um número decimal tendo o domingo como 0 (0-6).
%W - Número da semana tendo a primeira segunda-feira como o primeiro dia da primeira semana do ano (00-53).
%x - Representação de data. Ex: 23/4/2011.
%X - Representação de horas. Ex: 23:00:37.
%y - Ano de dois dígitos (00-99).
%Y - Ano com quatro dígitos.
%Z - Nome ou abreviação do fuso horário.
%% - Um sinal de porcentagem.


Python ::: Dicas & Truques ::: Lista (List)

Como excluir e retornar o primeiro item de uma lista Python usando a função pop()

Quantidade de visualizações: 7500 vezes
Em algumas situações nós precisamos remover e retornar um determinado elemento de uma list em Python. Para isso nós podemos usar o método pop(), já embutida na linguagem.

A função pop(), quando usada sem argumentos, exclui e retorna o último elemento de uma lista. Se fornecido um argumento, a função remove e retorna o elemento no índice indicado. Se o índice informado estiver fora da faixa permitida, um erro do tipo IndexError será retornado.

Veja um trecho de código Python no qual removemos e retornamos o primeiro elemento da lista:

def main():
  # cria uma lista de inteiros
  valores = [4, 23, 7, 1, 0, 54]

  # imprime a lista
  print(valores)

  # remove o primeiro item
  valor = valores.pop(0)
  print("Item removido:", valor)

  # exibe a lista novamente
  print(valores)
  
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

[4, 23, 7, 1, 0, 54]
Item removido: 4
[23, 7, 1, 0, 54]

Experimente rodar esse código e fornecer, por exemplo, o valor 50 para o índice. Você verá o seguinte erro:

Exception has occurred: IndexError
pop index out of range
  File "C:\estudos_python\estudos.py", 
    line 9, in main
    valor = valores.pop(90)
  File "C:\estudos_python\estudos.py", line 
    16, in <module>
    main()



Android Java ::: android.widget ::: Button

Como detectar um clique em um botão do Android usando o evento onClick no XML de layout

Quantidade de visualizações: 2302 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos detectar um clique em um botão usando o evento onClick diretamente no arquivo XML de layout. No entanto, para usar este artifício, algumas regras devem ser seguidas:

a) O método chamado pelo clique do botão deverá ser public e retornar void;
b) O único parâmetro do método deverá conter apenas um objeto da classe View, representando a view na qual o evento onclick ocorreu.

Veja um exemplo completo no qual detectamos o clique no botão e exibimos uma mensagem AlertDialog contendo apenas um botão OK. Comece analisando o XML de layout (o nome do botão foi definido no arquivo strings.xml):

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<LinearLayout xmlns:android="
  http://schemas.android.com/apk/res/android"
  android:orientation="vertical"
  android:layout_width="fill_parent"
  android:layout_height="fill_parent">
  tools:context=".MainActivity">

  <Button xmlns:android="
    http://schemas.android.com/apk/res/android"
    android:id="@+id/button_send"
    android:layout_width="wrap_content"
    android:layout_height="wrap_content"
    android:text="@string/btn_enviar"
    android:onClick="enviarMensagem"
    />

</LinearLayout>

Veja agora o código Java no MainActivity.java:

package com.example.estudosandroid;

import androidx.appcompat.app.AppCompatActivity;
import android.content.DialogInterface;
import android.os.Bundle;
import android.view.View;
import android.app.AlertDialog;

public class MainActivity extends AppCompatActivity {
  @Override
  protected void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
    super.onCreate(savedInstanceState);
    setContentView(R.layout.activity_main);
  }

  // método público que será chamado ao clicarmos no botão
  public void enviarMensagem(View view) {
    AlertDialog dialogo = new 
      AlertDialog.Builder(MainActivity.this).create();
    dialogo.setTitle("Aviso");
    dialogo.setMessage("Esta é uma mensagem de aviso");
    dialogo.setButton(AlertDialog.BUTTON_NEUTRAL, "OK",
      new DialogInterface.OnClickListener() {
        public void onClick(DialogInterface dialog, 
          int which){
          dialog.dismiss(); // fecha o AlertDialog
        }
      }
    );

    dialogo.show();
  }
}



C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: C Básico

Exercício Resolvido de C - Ler um número inteiro na faixa 0-999 e mostrar a soma de seus dígitos - C Básico

Quantidade de visualizações: 3052 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C que leia um inteiro na faixa 0-999 e mostre a soma de seus dígitos. Por exemplo, se o valor for 523, a soma de seus dígitos será 5 + 2 + 3 = 10. Lembre-se que você deverá usar apenas os operadores matemáticos e o operador de módulo (%). Seu programa deverá exibir a seguinte saída:

Informe um valor inteiro (0-999): 523
A soma dos dígitos é: 10
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C console:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
 
int main(int argc, char *argv[])
{
  // vamos solicitar ao usuário que informe um valor inteiro
  // na faixa 0 a 999 (incluindo)
  printf("Informe um valor inteiro (0-999): ");
 
  // vamos ler o valor informado
  int valor;
  scanf("%d", &valor);
 
  // vamos verificar se o valor está na faixa permitida
  if(valor < 0 || valor > 999){
    puts("Valor fora da faixa permitida");
  }
  else{
    // vamos obter o terceiro dígito
    int terceiro = valor % 10;
    // obtém os digitos restantes
    valor = valor / 10;
 
    // vamos obter o segundo dígito
    int segundo = valor % 10;
    // obtém os digitos restantes
    valor = valor / 10;
 
    // vamos obter o primeiro dígito
    int primeiro = valor % 10;
    // obtém os digitos restantes
    valor = valor / 10;
 
    // vamos obter a soma dos dígitos
    int soma = terceiro + segundo + primeiro;
 
    // vamos mostrar o resultado
    printf("A soma dos dígitos é: %d", soma);
  }   
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}



C ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como calcular o cateto adjascente dadas as medidas da hipotenusa e do cateto oposto em C

Quantidade de visualizações: 2410 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos tirar proveito do Teorema de Pitágoras para obter a medida do cateto adjascente quando temos as medidas da hipotenusa e do cateto oposto. Este teorema diz que "o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos", o que torna a nossa tarefa, na linguagem C, muito fácil.

Comece observando a imagem a seguir:



Veja que, nessa imagem, eu já coloquei os comprimentos da hipotenusa, do cateto oposto e do cateto adjascente. Para facilitar a conferência dos cálculos, eu coloquei também os ângulos theta (que alguns livros chamam de alfa) e beta já devidamente calculados. A medida da hipotenusa é, sem arredondamentos, 36.056 metros.

Então, sabendo que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos (Teorema de Pitógoras):

\[c^2 = a^2 + b^2\]

Tudo que temos que fazer é mudar a fórmula para:

\[b^2 = c^2 - a^2\]

Veja que agora o quadrado do cateto adjascente é igual ao quadrado da hipotenusa menos o quadrado do cateto oposto. Não se esqueça de que a hipotenusa é o maior lado do triângulo retângulo.

Veja agora como esse cálculo é feito em linguagem C:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <math.h>
 
int main(int argc, char *argv[]){
  float c = 36.056; // medida da hipotenusa
  float a = 20; // medida do cateto oposto
  
  // agora vamos calcular a medida da cateto adjascente
  float b = sqrt(pow(c, 2) - pow(a, 2));
 
  // e mostramos o resultado
  printf("A medida do cateto adjascente é: %f", b);
 
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

A medida do cateto adjascente é: 30.000586

Como podemos ver, o resultado retornado com o código C confere com os valores da imagem apresentada.


HTML5 ::: HTML5 + JavaScript ::: Canvas

Como usar o método arc() do objeto Canvas do HTML5 para desenhar arcos, curvas e círculos

Quantidade de visualizações: 4297 vezes
O método arc() do objeto Canvas do HTML5 nos permite criar figuras tais como arcos, curvas e círculos. Para isso é importante entender os seus parâmetros:

arc(x, y, radius, ang1, ang2, direction);


Os parâmetros x e y indicam as coordenadas do centro do círculo. O parâmetro radius indica o raio do círculo. Os parâmetros ang1 e ang2 indicam o ângulo inicial e o ângulo final. O parâmetro direction indica a direção do desenho. Se o valor true for informado, a direção será anti-horário. Se for false, o desenho será no sentido horário.

É importante observar que os ângulos são medidos em radianos, não em graus. Assim, o ângulo 0 representa a posição 3 horas no relógio. A posição de 9 horas é (1 * PI), 12 horas é (1.5 * PI) e 6 horas é (0.5 * PI). Portanto, se você quiser desenhar um círculo completo, deverá sair do ângulo 0 e ir até (2 * PI).

Veja um trecho de código que desenha um arco equivalente a um quarto de uma pizza, ou seja, 25%, saindo do ângulo 90º (em graus) e indo até 180º (graus):

<html>
<head>
  <meta charset="utf-8">
  <title>Estudos HTML5</title>
</head>
<body>

<Canvas id="canvas1" width="500" height="350"></Canvas>
 
<script type="text/javascript">
  // obtemos uma referência ao elemento Canvas  
  var canvas = document.getElementById("canvas1");
  // obtemos o contexto de desenho
  var contexto = canvas.getContext("2d");
     
  // vamos desenhar um arco sem preenchimento com raio de 80
  contexto.beginPath(); // início um novo caminho
  // o arco começa no x = 100, y = 100, começa no ângulo 90 (em graus)
  // e vai até o ânculo 180 (graus)
  // as medidas na função arc() são em radianos, não em graus
  contexto.arc(100, 100, 80, Math.PI, 1.5 * Math.PI, false);
  contexto.lineWidth = 2; // largura da linha
  contexto.strokeStyle = '#990000'; // cor da linha
 
  contexto.stroke(); // realiza o desenho    
</script>

</body>
</html>

Execute este código e veja que o arco realmente foi desenhado. Seu resultado deverá ser parecido com:



No entanto, para parecer um pedação de pizza, ou seja, o ponto de partida para um gráfico de pizza, é preciso que tenhamos duas linhas ligado esse arco ao centro do círculo. Veja a modificação que fiz:

<html>
<head>
  <meta charset="utf-8">
  <title>Estudos HTML5</title>
</head>
<body>

<Canvas id="canvas1" width="500" height="350"></Canvas>
 
<script type="text/javascript">
  // obtemos uma referência ao elemento Canvas  
  var canvas = document.getElementById("canvas1");
  // obtemos o contexto de desenho
  var contexto = canvas.getContext("2d");
     
  // vamos desenhar um arco sem preenchimento com raio de 80
  contexto.beginPath(); // início um novo caminho
   
  // primeiro movemos a caneta de desenho para o centro do círculo
  contexto.moveTo(100, 100);
 
  // o arco começa no x = 100, y = 100, começa no ângulo 90 (em graus)
  // e vai até o ânculo 180 (graus)
  // as medidas na função arc() são em radianos, não em graus
  contexto.arc(100, 100, 80, Math.PI, 1.5 * Math.PI, false);
  contexto.lineWidth = 2; // largura da linha
  contexto.strokeStyle = '#990000'; // cor da linha
 
  // agora desenhamos uma linha de volta para o arco
  contexto.lineTo(100, 100);
 
  contexto.stroke(); // realiza o desenho    
</script>

</body>
</html>

Execute novamente e veja que agora o efeito ficou bem melhor. Seu resultado deverá ser parecido com:



Para finalizar, vamos colorir o pedação de pizza. Veja a nova versão (com o código completo):

<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>O objeto Canvas do HTML5</title>
</head>
 
<body>
 
<Canvas id="canvas1" width="500" height="350"></Canvas>
 
<script type="text/javascript">
  // obtemos uma referência ao elemento Canvas  
  var canvas = document.getElementById("canvas1");
  // obtemos o contexto de desenho
  var contexto = canvas.getContext("2d");
     
  // vamos desenhar um arco sem preenchimento com raio de 80
  contexto.beginPath(); // início um novo caminho
   
  // primeiro movemos a caneta de desenho para o centro do círculo
  contexto.moveTo(100, 100);
 
  // o arco começa no x = 100, y = 100, começa no ângulo 90 (em graus)
  // e vai até o ânculo 180 (graus)
  // as medidas na função arc() são em radianos, não em graus
  contexto.arc(100, 100, 80, Math.PI, 1.5 * Math.PI, false);
  contexto.lineWidth = 2; // largura da linha
  contexto.strokeStyle = '#990000'; // cor da linha
 
  // agora desenhamos uma linha de volta para o arco
  contexto.lineTo(100, 100);
 
  // vamos preencher o gráfico
  contexto.fillStyle = "#CCCCCC"; // cor do preenchimento
  contexto.fill(); // preenche de fato
 
  contexto.stroke(); // realiza o desenho    
</script>
 
</body>
</html>

Agora o resultado será:




Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Python Básico

Exercícios Resolvidos de Python - Como somar o primeiro e o último dígito de um número inteiro informado pelo usuário em Python

Quantidade de visualizações: 940 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Python que pede para o usuário informar um número inteiro e mostre a soma do primeiro dígito com o último dígito. Atenção: você deve usar apenas os operadores matemáticos e a função log10().

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um número inteiro: 48763
A soma do primeiro e do último dígito é: 7
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Python:

# vamos importar o módulo Math
import math

# método principal
def main():
  # vamos pedir para o usuário informar um número inteiro
  numero = int(input("Informe um número inteiro: "))
    
  # vamos obter a quantidade (-1) de dígitos no número informado
  quant = int(math.log10(numero))
  primeiro_digito = (int)(numero / pow(10, quant))
  ultimo_digito = numero % 10
  	
  # soma o primeiro e o último dígito
  soma = primeiro_digito + ultimo_digito
	
  # mostra o resultado
  print("A soma do primeiro e do último dígito é: {0}".format(soma))
  
if __name__== "__main__":
  main()



Python ::: Python Turtle ::: Formulários e Janelas

Como definir o título da janela do Python Turtle usando a função title()

Quantidade de visualizações: 1370 vezes
A função title() do Turtle é muito útil quando queremos definir o título da nossa aplicação Python Turtle. Tudo que temos a fazer é efetuar uma chamada a essa função fornecendo o título que queremos que seja exibido na barra de títulos.

Veja o código Python Turtle para o exemplo:

# vamos importar o módulo Turtle 
import turtle

# método principal
def main():
  # vamos criar a tela gráfica
  tela = turtle.Screen()
  
  # vamos definir o título da janela
  tela.title("Meu programa Python Turtle")

  # vamos definir o tamanho da janela
  tela.setup(600, 450)

  # entramos no loop de eventos
  tela.mainloop()

if __name__== "__main__":
  main()

Note que não é possível usar a função title() para retornar o título da janela. Caso você queira fazer isso, é melhor usar uma variável para guardar o título da janela e manipulá-la durante a execução do programa.


PHP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

PHP para iniciantes - Como usar a usar o laço do...while em PHP - Como usar o laço do...while da linguagem PHP

Quantidade de visualizações: 14443 vezes
O laço do...while, ou loop do...while (faça...enquanto) da linguagem PHP é bem parecido com o laço while (enquanto). A diferença é que no do...while, a condição é testada no final da primeira iteração, o que garante que o laço será executado no mínimo uma vez. Veja um exemplo de seu uso:

<?
  $valor = 1;
   
  do{
    echo $valor . "<br>";
    $valor++;
  }while($valor <= 10);
?>

Este laço exibirá o seguinte resultado:

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Lembre-se que o teste de continuidade do laço do...while ocorre no final da primeira iteração, enquanto no laço while(), o teste de continuidade ocorre antes da primeira iteração.

Dica revisada, atualizada e testada no PHP 8.

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