Java ::: Java para Engenharia ::: Física - Mecânica |
Como calcular a velocidade de um corpo dado sua massa e sua energia cinética usando a linguagem JavaQuantidade de visualizações: 1190 vezes |
A Energia cinética é uma das formas da energia mecânica e definida como a energia de movimento, pois está relacionada com o estado de movimento de um corpo. Variando de acordo com o movimento e a massa do corpo, esse tipo de energia tem sua existência condicionada à velocidade, uma vez que nos corpos em repouso ela não existe, pois a velocidade é nula. Essa vertente de energia depende da relação entre corpo e o ponto referencial do observador. Se houver velocidade, haverá energia cinética. Portanto, não trata-se de uma energia invariável, mas sim de um tipo de energia mecânica que é determinada em função da massa do corpo em movimento, medida em quilogramas (kg), e da velocidade desenvolvida por ele, medida em metros por segundo (m/s). A fórmula para obtenção da velocidade de um corpo, quando temos a sua energia cinética e a sua massa é: \[\text{v} = \sqrt{\frac{E_c}{\frac{1}{2}\text{m}}}\] Onde: m ? massa do corpo (em kg). Ec ? energia cinética (em joule, J). v ? velocidade do corpo (em m/s). Vamos ver um exemplo agora? Observe o seguinte enunciado: 1) Determine qual é a velocidade em que se move um corpo de 20kg cuja energia cinética é igual a 400J. Note que o exercício já nos dá os valores em suas unidades de medidas no SI (Sistema Internacional de Medidas). Tudo que temos a fazer é converter a fórmula para código Java. Veja: package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // energia cinética double energia_cinetica = 400; // em joule // massa do corpo double massa = 20; // em kg // e então calculamos a velocidade do corpo double velocidade = Math.sqrt(energia_cinetica / (0.5 * massa)); // mostramos o resultado System.out.println("A velocidade do corpo é: " + velocidade + "m/s"); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: A velocidade do corpo é: 6.324555320336759m/s Não se esqueça de que a velocidade retornada estará em metros por segundo. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Input e Output (Entrada e Saída) |
Java para iniciantes - Como usar a classe File em suas aplicações JavaQuantidade de visualizações: 10913 vezes |
A classe File, contida no pacote java.io, é uma representação abstrata de nomes de arquivos e diretórios. Veja sua posição na hierarquia de classes Java:java.lang.Object java.io.File Esta classe implementa as interfaces: Serializable e Comparable<File>. Instâncias desta classe são imutáveis, ou seja, uma vez criado, o caminho abstrato representado por um objeto File nunca mudará. É importante observar que, ao criar uma instância de File, como no código abaixo: File arquivo = new File("C:\\", "texto.txt"); o arquivo "texto.txt" não será criado. O que temos é a construção de um objeto File. Da mesma forma, quando destruímos um objeto File, o arquivo representado por ele no sistema não será excluído. |
GoLang ::: Fundamentos da Linguagem ::: Variáveis e Constantes |
Como declarar variáveis em Go usando var e sem definir o tipo da variávelQuantidade de visualizações: 488 vezes |
Em algumas situações nós queremos declarar variáveis na linguagem Go mas não queremos definir de antemão o tipo, ou seja, se ela será do tipo int, float, boolean, string, etc. Essa situação é muito comum quando a variável receberá o retorno de uma função. Quando não definimos o tipo da variável, a própria linguagem se encarrega de fazer isso para nós, por meio da inferência de tipos. Assim, dependendo do valor que a variável recebe, o seu tipo será definido automaticamente. Veja um exemplo: // pacote principal package main // vamos importar os módulos necessários import ( "fmt" ) // esta é a função principal do programa func main() { // vamos declarar uma variável do tipo real // Como não definimos o tipo, ele será // automaticamente float64 var salario = 1250.94 // vamos mostrar o tipo da variável fmt.Printf("O tipo da variável é: %T", salario) } Ao executarmos este código Golang nós teremos o seguinte resultado: O tipo da variável é: float64 |
Java ::: Classes e Componentes ::: JButton |
Como definir a cor do texto de um botão JButton do Java SwingQuantidade de visualizações: 9534 vezes |
Nesta dica eu mostrarei como é possível definir a cor do texto de um componente JButton do Java Swing. Para isso nós usamos o método setForeground() da classe JButton, fornecendo a cor desejada, por exemplo, Color.RED. Veja um exemplo Java Swing completo: package arquivodecodigos; import java.awt.*; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos() { super("Estudos Swing"); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new FlowLayout(FlowLayout.LEFT)); // Cria um JButton com a cor do texto vermelho JButton btn1 = new JButton("Clique Aqui!"); btn1.setForeground(Color.RED); // Cria um JButton com a cor de fundo verde JButton btn2 = new JButton("Clique Aqui!"); btn2.setForeground(Color.GREEN); // Adiciona os botões à janela c.add(btn1); c.add(btn2); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } |
C# ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres |
Exercícios Resolvidos de C# - Como retornar o código ASCII associado a um caractere em C# - Ler um caractere e retornar o código ASCII correspondenteQuantidade de visualizações: 658 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C# que pede para o usuário informar um caractere (letra ou número) e mostre o código ASCII correspondente. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um caractere: A Você informou o caractere: A O código ASCII correspondente é: 65 Veja a resolução comentada deste exercício em C#: using System; namespace Estudos { class Principal { // função principal do programa C# static void Main(string[] args) { // vamos pedir para o usuário informar uma letra, símbolo ou pontuação Console.Write("Informe um caractere: "); // vamos ler o caractere informado char caractere = Console.ReadLine()[0]; // agora vamos obter o código ASCII correspondente int codigo = (int)caractere; // e mostramos o resultado Console.WriteLine("Você informou o caractere: " + caractere); Console.WriteLine("O código ASCII correspondente é: " + codigo); Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } O Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação (do inglês American Standard Code for Information Interchange - ASCII, pronunciado [áski]) é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação e de controle, através de um sinal codificado em forma de código binário (cadeias de bits formada por vários 0 e 1), desenvolvido a partir de 1960, que representa um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, algarismos arábicos, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como adicionar ou subtrair dias de uma data em C# usando o método AddDays() da classe DateTimeQuantidade de visualizações: 27003 vezes |
Em algumas situações nossos códigos precisam adicionar ou subtrair dias de uma data. Isso pode ser feito com o auxílio do método AddDays() da estrutura DateTime. Este método recebe o número de dias a serem acrescidos ou substraídos da data representada pelo DateTime atual e retorna um novo DateTime com as devidas modificações. Veja um trecho de código no qual adicionamos 5 dias à data atual: static void Main(string[] args){ // vamos obter a data de hoje DateTime hoje = DateTime.Now; // exibe a data de hoje System.Console.WriteLine("Hoje é {0:d}", hoje); // vamos adicionar 5 dias à data de hoje DateTime data_futura = hoje.AddDays(5); // exibe a data daqui a cinco dias System.Console.WriteLine("Daqui a 5 dias será {0:d}", data_futura); // pausa o programa System.Console.Write("\nPressione qualquer tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } É possível também subtrair dias. Para isso só precisamos fornecer um valor negativo para o método AddDays(). Veja: static void Main(string[] args){ // vamos obter a data de hoje DateTime hoje = DateTime.Now; // exibe a data de hoje System.Console.WriteLine("Hoje é {0:d}", hoje); // vamos subtrair 7 dias da data de hoje DateTime data_passado = hoje.AddDays(-7); // exibe a data sete dias atrás System.Console.WriteLine("Há 7 dias era {0:d}", data_passado); // pausa o programa System.Console.Write("\nPressione qualquer tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } Lembre-se, contudo, que o método AddDays() pode disparar uma exceção do tipo ArgumentOutOfRangeException se o DateTime resultante for menor que MinValue ou maior que MaxValue. MinValue e MaxValue são os menor e maior valores que um DateTime pode representar. |
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: NumPy Python Library |
Exercício Resolvido de Python NumPy - Como importar a biblioteca NumPy e exibir sua versãoQuantidade de visualizações: 747 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Python que demonstra como importar a biblioteca NumPy para nossos programas. Em seguida exiba uma mensagem mostrando a versão da NumPy instalada na sua máquina. Sua saída deverá ser parecida com: A versão da NumPy é: 1.19.4 Veja a resolução comentada deste exercício em Python: # vamos importar a biblioteca NumPy import numpy as np # função principal do programa def main(): # vamos mostrar a versão da biblioteca NumPy qye temos instalada versao = np.__version__ # mostramos o resultado print("A versão da NumPy é: {0}".format(versao)) if __name__== "__main__": main() |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como retornar a data e hora atual em Ruby usando os métodos new e now da classe TimeQuantidade de visualizações: 9548 vezes |
Quando precisamos obter a data e hora atual, o Ruby nos fornece dois métodos muito úteis e presentes na classe Time: new e now. Ambos retornam um objeto da classe Time representando a data e hora atual no sistema no qual o programa Ruby está sendo executado. Veja uma demonstração destes métodos no trecho de código a seguir: # obtém a data e hora atual usando o método new agora = Time.new # exibe o resultado puts "Usando new: " + agora.strftime("%d/%m/%Y - %H:%M:%S") # obtém a data e hora atual usando o método now agora = Time.now # exibe o resultado puts "Usando now: " + agora.strftime("%d/%m/%Y - %H:%M:%S") Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: Usando new: 21/03/2021 - 17:00:09 Usando now: 21/03/2021 - 17:00:09 |
Java ::: Pacote java.awt.event ::: KeyEvent |
Java Swing - Como obter o caractere da tecla pressionada usando o método getKeyChar() da classe KeyEvent do JavaQuantidade de visualizações: 3165 vezes |
Em algumas situações nós precisamos obter o caractere da tecla pressionada em nossas aplicações Java Swing. Para isso podemos usar o método getKeyChar() da classe KeyEvent. Veja sua assinatura:public char getKeyChar() O retorno do método é um char representando o caractere associado à tecla "digitada" (pressionada e liberada). Veja um trecho de código no qual temos uma janela JFrame que implementa a interface KeyListener e reage ao evento keyTyped() mostrando a letra digitada: package estudos; import java.awt.Container; import java.awt.FlowLayout; import java.awt.event.KeyEvent; import java.awt.event.KeyListener; import javax.swing.JFrame; import javax.swing.JOptionPane; public class Janela extends JFrame implements KeyListener{ public Janela(){ super("Eventos do Teclado"); Container c = getContentPane(); FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT); c.setLayout(layout); // vamos adicionar o objeto listener addKeyListener(this); setSize(350, 250); setVisible(true); } @Override public void keyPressed(KeyEvent e){ // sem implementação } @Override public void keyReleased(KeyEvent e){ // sem implementação } @Override public void keyTyped(KeyEvent e){ // vamos obter o caractere que foi digitado char letra = e.getKeyChar(); // mostra o caractere digitado JOptionPane.showMessageDialog(null, "O caractere pressionado foi: " + letra); } public static void main(String args[]){ Janela j = new Janela(); j.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } É importante observar que o valor retornado pelo método getKeyChar() só possui sentido quando usado com eventos KEY_TYPED, uma vez que o caractere não é exibido quando o método é usado com os eventos KEY_PRESSED e KEY_RELEASED. Note ainda que a tecla Shift pode ser usada durante este evento. Assim, se combinarmos Shift + "s", o retorno será "S". Este método retorna o valor da constante KeyEvent.CHAR_UNDEFINED se um caractere Unicode válido não existir para o evento de "digitação" da tecla. |
Java ::: Java para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como calcular a transposta de uma matriz em Java - Java para Geometria Analítica e Álgebra LinearQuantidade de visualizações: 3476 vezes |
A matriz transposta de uma matriz A é a matriz AT. Tal matriz é obtida quando copiamos os elementos da matriz A para uma outra matriz (ou para ela mesma) e trocamos de posição as linhas e colunas. Dessa forma, a primeira linha da matriz A se transforma na primeira coluna da matriz transposta, a segunda linha da matriz A se transforma na segunda coluna da matriz transposta e assim por diante. Em termos de notação, podemos dizer, de forma algébrica, que: ATji = Aij Onde i representa as linhas e j representa as colunas, tanto na matriz original quanto na matriz transposta. É importante estar atento à quantidade de linhas e colunas na matriz original e na matriz transposta equivalente. Assim, se a matriz original for 3x2, a matriz transposta será 2x3. Antes de vermos o código Java, dê uma olhada na seguinte matriz de duas linhas e três colunas: \[A = \left[\begin{matrix} 3 & 5 & 7 \\ 1 & 2 & 9 \end{matrix}\right] \] Sua matriz transposta correspondente é: \[A^T = \left[\begin{matrix} 3 & 1 \\ 5 & 2 \\ 7 & 9 \end{matrix}\right] \] E agora veja o código Java que declara uma matriz 2x3 e gera a matriz transposta 3x2: package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // vamos declarar e construir uma matrix // 2x3 (duas linhas e três colunas int matriz[][] = {{3, 5, 7}, {1, 2, 9}}; // vamos exibir os valores da matriz System.out.println("Elementos da matriz:"); for(int i = 0; i < matriz.length; i++){ for(int j = 0; j < matriz[0].length; j++){ System.out.printf("%5d ", matriz[i][j]); } System.out.println(); } // como temos uma matriz 2x3, a transposta deverá ser // 3x2, ou seja, três linhas e duas colunas int linhas = matriz.length; // linhas da matriz original int colunas = matriz[0].length; // colunas da matriz original int transposta[][] = new int[colunas][linhas]; // e agora vamos preencher a matriz transposta for(int i = 0; i < matriz.length; i++){ for(int j = 0; j < matriz[0].length; j++){ transposta[j][i] = matriz[i][j]; } } // vamos exibir os valores da matriz transposta System.out.println("Elementos da matriz transposta:"); for(int i = 0; i < transposta.length; i++){ for(int j = 0; j < transposta[0].length; j++){ System.out.printf("%5d ", transposta[i][j]); } System.out.println(); } } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Elementos da matriz: 3 5 7 1 2 9 Elementos da matriz transposta: 3 1 5 2 7 9 |
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