Python ::: Dicas & Truques ::: Lista (List) |
Como adicionar itens no início de uma lista Python usando a função insert()Quantidade de visualizações: 9393 vezes |
Podemos usar o método insert() do objeto List da linguagem Python para inserir itens em qualquer posição, ou seja, em qualquer índice de uma lista. Para isso só precisamos informar o índice desejado e o valor a ser inserido. Nesta dica mostrarei como adicionar itens no início de uma List Python. Tudo que precisamos é informar o valor 0 para o índice. Veja o exemplo completo: """ Este exemplo mostra como adicionar itens ao início de uma lista de inteiros. """ def main(): # cria uma lista vazia valores = [] # início do laço for for i in range(1, 6): valor = int(input("Informe um inteiro: ")) # insere o valor no início da lista valores.insert(0, valor) # fim do laço for # exibe os valores da lista print("Valores na lista:", valores, "\n") if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Informe um inteiro: 5 Informe um inteiro: 8 Informe um inteiro: 3 Informe um inteiro: 2 Informe um inteiro: 9 Valores na lista: [9, 2, 3, 8, 5] |
C# ::: Windows Forms ::: Formulários e Janelas |
C# Windows Forms - Como obter a quantidade de controles em um formulário usando a propriedade Controls.CountQuantidade de visualizações: 8333 vezes |
Em algumas situações nós precisamos saber quantos controles existem atualmente em um formulário Windows Forms. Isso pode ser feito com uma chamada à propriedade Count da classe ControlCollection. Um objeto da classe ControlCollection é retornado quando acessamos a propriedade Controls de um formulário (e presente também em outros controles que podem conter controles filhos). Veja um trecho de código no qual obtemos a quantidade de controles em um formulário ao clicarmos em um botão: private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos obter a quantidade de controles no formulário int quantControles = this.Controls.Count; // vamos exibir o resultado MessageBox.Show("O formulário contém " + quantControles + " controles."); } Note que a coleção ControlCollection retorna apenas os controles visuais no formulário, ou seja, componentes tais como Timer, DirectoryEntry, etc, não são incluídos. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Dados - Listas Ligadas |
Exercícios Resolvidos de Java - Como inserir no final de uma lista ligada em Java - Escreva um programa Java que pede para o usuário informar váriosQuantidade de visualizações: 966 vezes |
Pergunta/Tarefa: Este exercício Java demonstra como inserir um nó no final de uma lista ligada. Escreva um programa Java que cria uma lista ligada, ou seja, uma lista dinamicamente encadeada, e pede para o usuário informar vários valores inteiros, colocando os valores sempre no final da lista. Seu código deverá interromper a leitura dos valores quando o usuário informar o valor -1. Quando isso acontecer, mostre todos os valores contidos na lista ligada, na mesma ordem que foram inseridos (o último valor lido será o último da lista). Sua saída deve ser parecida com: Inserindo valores no final da lista Informe o valor (-1 para sair): 3 Informe o valor (-1 para sair): 9 Informe o valor (-1 para sair): 1 Informe o valor (-1 para sair): 5 Informe o valor (-1 para sair): 2 Informe o valor (-1 para sair): -1 Valores na lista: 3 -> 9 -> 1 -> 5 -> 2 -> null Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: package estudos; import java.util.Scanner; // classe interna usada para representar um // nó na lista ligada class No { int valor; // valor do nó No proximo; // aponta para o novo nó // construtor da classe No No(int valor, No proximo) { this.valor = valor; this.proximo = proximo; } } public class Estudos { public static void main(String args[]){ // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos criar uma referência para o início da lista No inicio = null; // agora vamos pedir para o usuário informar // valores inteiros. O valor -1 sai do laço int valor; System.out.println("Inserindo valores no final da lista\n"); do { System.out.print("Informe o valor (-1 para sair): "); valor = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); if (valor != -1) { inicio = inserirFinal(inicio, valor); } } while(valor != -1); // vamos exibir os valores na lista ligada System.out.print("\nValores na lista: "); exibirLista(inicio); } // função que permite adicionar um nó no final da // lista ligada public static No inserirFinal(No inicio, int valor) { // vamos apontar para o nó inicial No atual = inicio; // criamos um novo nó No novo = criarNo(valor); // a lista ligada ainda está vazia? if (atual == null){ // inicio recebe o novo nó inicio = novo; } else { // temos um ou mais nós na lista ligada // vamos localizar o último nó while (atual.proximo != null) { atual = atual.proximo; } // encontramos o último nó. Agora vamos inserir // o novo nó depois dele atual.proximo = novo; } // e retornamos o início da lista return inicio; } // função usada para construir e retornar um novo nó public static No criarNo(int valor) { // cria o novo nó No no = new No(valor, null); // retorna o nó criado return no; } // função usada para percorrer a lista ligada e // exibir os valores contidos em seus nós public static void exibirLista(No inicio) { // vamos apontar para o início da lista No temp = inicio; // a lista está vazia? if (temp == null) { System.out.println("A lista está vazia."); } else { // esse laço se repete enquanto tempo for // diferente de null while (temp != null) { // vamos mostrar o valor desse nó System.out.print(temp.valor + " -> "); // avança para o próximo nó temp = temp.proximo; } // mostra o final da lista System.out.println("null"); } } } |
MySQL ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como retornar apenas a parte DATE de campos DATE, DATETIME ou TIMESTAMP no MySQL usando a função DATE()Quantidade de visualizações: 12549 vezes |
A função DATE() nos permite obter a parte DATE de uma expressão DATE, DATETIME ou TIMESTAMP. Veja seu uso:SELECT DATE(NOW()) Suponhamos que você tenha um campo DATETIME com o valor 2008-03-30 02:30:15. A query: SELECT DATE(data_hora_compra) FROM tabela_estudos retornará 2008-03-30. |
Python ::: Python para Engenharia ::: Engenharia Civil - Concreto, Concreto Armado e Concretos Especiais |
Cálculo de estribos em vigas de concreto armado usando Python - Armadura mínima transversal normativaQuantidade de visualizações: 195 vezes |
A ABNT NBR 6118 (Projeto de estruturas de concreto armado) define uma taxa de armadura mínima para os estribos das vigas de concreto armado, e, a partir dessa taxa mínima nós podemos facilmente calcular a área de aço mínima a ser usada. A fórmula para o cálculo da taxa mínima de armadura tranversal pode ser definida como: \[\rho_\text{sw} = 0,2 \cdot \frac{f_\text{ck,m}}{f_\text{ywk}} \] Onde: ρsw é um número adimensional representando a taxa de armadura mínima transversal de acordo com recomendações da norma NBR 6118; fctk,m é a resistência à tração média do concreto em Mpa; fymk é a resistência à tração do aço em Mpa. Em geral, esse valor é fixado em 500 (CA 50), mesmo que o aço usado seja CA 60 ou superior; Após calculada a taxa de armadura transversal mínima, podemos calcular a área de aço mínima transversal por meio da seguinte fórmula: \[A_\text{sw,min} = \rho_\text{sw} \cdot b_w \cdot S \cdot sen(\alpha) \] Onde: Asw,min é a área de aço mínima a ser usada, em cm2/m; ρsw é um número adimensional representando a taxa de armadura mínima transversal de acordo com recomendações da norma NBR 6118; bw é a largura da viga em centímetros; S é o espaçamento a ser considerado. Informamos o valor de 100 para considerar um espaçamento de 1 metro; α é a inclinação dos estribos, em geral 90º. Veja agora o código Python : # vamos importar o módulo Math import math # função principal do programa def main(): # vamos pedir para o usuário informar o FCK do concreto fck = float(input("Informe o FCK do concreto em Mpa: ")) # agora vamos calcular a resistência à tração média # do concreto fctk_m = 0.3 * math.pow(fck, 2.0 / 3.0) # vamos pedir para o usuário informar a largura da viga em cm largura = float(input("Informe a largura da viga em cm: ")) # vamos calcular a taxa de armadura transversal mínima fywk = 500 # vamos considerar aço CA 50 psw = 0.2 * (fctk_m / fywk) # agora vamos calcular a área mínima de aço para a armadura # tranversal, ou seja, os estribos S = 100 # considerando 1 metro de viga inclinacao = 90 # inclinação em graus dos estribos aws_min = psw * largura * S * math.sin(math.radians(inclinacao)) # e mostramos os resultados print("\n-------RESULTADOS--------------------------------------") print("A resistência à tração média do concreto é: {0} Mpa". format(round(fctk_m, 5))) print("A taxa de armadura transversal mínima é: {0}".format( round(psw, 5))) print("A área mínima de aço é: {0} cm2/m".format(round(aws_min, 5))) if __name__ == "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Informe o FCK do concreto em Mpa: 25 Informe a largura da viga em cm: 19 -------RESULTADOS-------------------------------------- A resistência à tração média do concreto é: 2.56496 Mpa A taxa de armadura transversal mínima é: 0.00103 A área mínima de aço é: 1.94937 cm2/m |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como retornar a diferença em dias entre duas datas usando JavaScriptQuantidade de visualizações: 18694 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar a linguagem JavaScript para calcular a quantidade de dias, ou seja, a diferença de dias entre duas datas. Note que o truque é subtrair um objeto Date de outro objeto Date. Veja o código JavaScript completo para o exemplo: <!DOCTYPE html> <head> <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" /> <title>Estudos JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> function diferencaDias(data1, data2){ var dif = Date.UTC(data1.getYear(),data1.getMonth(),data1.getDate(),0,0,0) - Date.UTC(data2.getYear(),data2.getMonth(),data2.getDate(),0,0,0); return Math.abs((dif / 1000 / 60 / 60 / 24)); } // datas no formato ano/mês/dia document.write("A diferença de dias é: " + diferencaDias(new Date(2007, 0, 10), new Date(2007, 0, 20)) + " dias."); </script> </body> </html> Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: A diferença de dias é: 10 dias. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Expressões Regulares |
Como usar expressões regulares em Java - Expressões regulares para iniciantesQuantidade de visualizações: 48715 vezes |
O suporte a expressões regulares ou regex tem sido parte da plataforma Java desde a versão 1.4. Contidas no pacote java.util.regex, as classes regex suportam a comparação de padrões de forma similar à linguagem Perl, mas, usando classes e a sintáxe da linguagem Java. Todo o pacote se limita a três classes: Pattern, Matcher e PatternSyntaxException. A versão 1.5 introduziu a interface MatchResult. Use as duas classes Pattern e Matcher juntas. Defina e expressão regular com a classe Pattern. Então use a classe Matcher para verificar o padrão em relação à fonte de entrada. Uma exceção é lançada quando o padrão tem um erro de sintáxe na expressão. Estas classes não possuem construtores. Em vez disso, compilamos uma expressão regular para obter um padrão, e então usamos o Pattern retornado para obter seu Matcher baseado na fonte de entrada: Pattern pattern = Pattern.compile(<regular expression>); Matcher matcher = pattern.matcher(<input source>); Uma vez que tenhamos um Matcher, tipicamente processamos a fonte de entrada a fim de encontrarmos as similaridades contidas. Usa-se o método find() para localizar similaridades do padrão na fonte de entrada. Cada chamada a find() continua a partir do ponto onde a última chamada parou, ou na posição 0 para a primeira chamada. As similaridades encontradas são retornadas pelo método group(): while(matcher.find()){ System.out.printf"Found: \"%s\" from %d to %d.%n", matcher.group(), matcher.start(), matcher.end()); } O código a seguir mostra um programa básico de expressões regulares, que pede ao usuário que informe tanto a expressão regular quanto a string que será comparada: import java.util.regex.*; import java.io.*; public class Regex{ public static void main(String args[]){ Console console = System.console(); // Obtém a expressão regular String regex = console.readLine("%nInforme a expressão: "); Pattern pattern = Pattern.compile(regex); // Obtém a entrada String source = console.readLine("Informe a entrada: "); Matcher matcher = pattern.matcher(source); // Mostra as similaridades while(matcher.find()){ System.out.printf("Encontrado: \"%s\" de %d à %d.%n", matcher.group(), matcher.start(), matcher.end()); } } } Mas, o que realmente é uma expressão regular? A classe Pattern fornece detalhes mais profundos, mas, basicamente uma expressão regular é uma sequência de caracteres que tenta encontrar semelhanças em outra sequencia de caracteres. Por exemplo, podemos procurar o padrão literal de "eles" duplos "ll" na string "Hello, World". O programa anterior encontraria o padrão "ll" começando na posição 2 e terminando na posição 4. A posição final é a posição do próximo caractere depois do fim do padrão de semelhança. Strings de padrão como "ll" não são muito interessantes, relatando somente onde elas estão literalmente na fonte de entrada. Padrões de expressões regulares podem incluir meta-caracteres especiais. Meta-caracteres fornecem habilidades poderosas de comparação. É possível usar os 15 caracteres "([{\^-$|]})?*+." como meta-caracteres em expressões regulares. Alguns meta-caracteres indicam o agrupamento de caracteres. Por exemplo, os caracteres de colchetes [ e ] permitem especificar um grupo de caracteres nos quais uma similaridade ocorre se qualquer um dos caracteres entre colchetes for encontrado no texto. Por exemplo, o padrão "co[cl]a" retornará similaridade com "coca" e "cola". Ele não se igualará a "cocla", uma vez que [] é usado para igualar apenas um caractere. Veremos mais sobre quantificadores mais adiante, quando quisermos encontrar alguma coisa múltiplas vezes. Além de tentar encontrar caracteres individuais, podemos usar os colchetes [ e ] para igualar uma faixa de caracteres, tais como as letras de j-z, definidas como [j-z]. Isso pode também ser combinado com um literal string, como em "foo[j-z]" que encontraria "fool", mas não encontraria "food", uma vez que l está na faixa de j à z e d não está. Podemos também usar o caractere ^ para representar negação, com um literal string ou uma faixa. O padrão "foo[^j-z]" encontrará palavras que começam como foo mas que não terminem com uma letra de j à z. Assim a string food agora seria encontrada. Faixas múltiplas podem ser combinadas como em [a-zA-Z] para informar as letras de a à z maiúsculas ou minúsculas. Enquanto literais strings são ótimos como primeira lição sobre expressões regulares, as coisas mais típicas que a maioria das pessoas usam em expressões regulares são as classes de caracteres pré-definidos. É aqui que os meta-caracteres . e \ são importantes. O ponto . é usado para representar qualquer caractere. Assim, a expressão regular ".oney" encontraria money e honey, e qualquer outro conjunto de 5 caracteres que terminem em oney. O caractere \ por sua vez, é usado com outros caracteres para representar um conjunto completo de letras. Por exemplo, enquanto podemos usar [0-9] para representar um conjunto de dígitos, podemos também usar \d. Podemos ainda usar [^0-9] para representar um conjunto de caracteres que não sejam dígitos. Ou podemos usar o caractere \D. Todas estas strings de classes de caracteres são definidas na documentação da plataforma Java para a classe Pattern, uma vez que elas não são fáceis de serem lembradas. Eis aqui um sub-conjunto de algumas classes de caracteres pré-definidos especiais: * \s -- whitespace (espaço em branco) * \S -- non-whitespace (não seja espaço em branco) * \w -- word character [a-zA-Z0-9] (caractere de palavra) * \W -- non-word character (não caractere de palavra) * \p{Punct} -- punctuation (pontuação) * \p{Lower} -- lowercase [a-z] (minúsculas) * \p{Upper} -- uppercase [A-Z] (maiúsculas) Se você quiser usar uma destas strings no programa Regex mostrado acima, você as define como mostrado. \s se iguala ao espaço em branco. Se, contudo, você quiser definir a expressão regular via código, você precisa se lembrar que o caractere \ tem tratamento especial. Devemos escapar a string no código fonte: String regexString = "\\s"; Aqui, os caracteres \\ representam uma única barra invertida na string. Há outras strings especiais para representar literais strings: * \t -- tab (tabulação) * \n -- newline (nova linha) * \r -- carriage return (retorno de carro) * \xhh -- hex character 0xhh (caractere hexadecimal) * \uhhhh -- hex character 0xhhhh (caractere hexadecimal) Os quantificadores tornam as expressões regulares mais interessantes, pelo menos quando combinados com outras expresssões tais como classes de caracteres. Por exemplo, se quisermos encontrar uma string de três caracteres de a-z, poderíamos usar o padrão "[a-z][a-z][a-z]". Mas não precisamos fazer isso. Em vez de repetir a string, adicionamos um quantificador após o padrão. Para este exemplo específico, "[a-z][a-z][a-z]" pode ser representado como "[a-z]{3}". Para uma quantidade específica, o número vai dentro das chaves {}. Podemos também usar ?, * ou + para representar zero ou uma vez, zero ou mais vezes, ou uma ou mais vezes, respectivamente. O padrão [a-z]? encontra um caractere de a-z zero ou uma vez. O padrão [a-z]* encontra um caractere de a-z zero ou mais vezes. O padrão [a-z]+ encontra um caractere de a-z uma ou mais vezes. Use quantificador com cuidado, prestando muita atenção aos quantificadores que permitem zero similaridades. Quando usamos as chaves {} como quantificadores, devemos definir uma faixa. {3} significa exatamente 3 vezes, mas poderíamos dizer {3,}, que define no mínimo três vezes. O quantificador {3,5} encontra um padrão de 3 a 5 vezes. Há mais sobre expressões regulares que o que mostramos aqui. A arte de usá-las envolve descobrir a expressão regular correta para a situação atual. Tente diferente expressões com o programa Regex e veja se ele encontra o que você está esperando. Certifique-se de tentar diferentes quantificadores para entender realmente suas diferenças. Observe que quantificadores geralmente tentam incluir o maior número de caracteres para uma similaridade possível. |
AngularJS ::: Angular / AngularJS + JavaScript ::: Diretivas AngularJS |
Tutorial AngularJS - Como usar a diretiva ng-init do AngularJSQuantidade de visualizações: 2348 vezes |
A diretiva ng-init do AngularJS é usada quando queremos criar uma varíável no escopo atual e inicializá-la com algum valor. Veja um exemplo de seu uso:<div ng-app="" ng-init="codigo=350"> <h1>O próximo código é: {{codigo + 1}}</h1> </div> Quando você executar este exemplo, verá escrita a saída: O próximo código é: 351 Isso aconteceu porque usamos a diretiva ng-init para criar uma variável chamada "codigo" e definimos o seu valor inicial como 350. Então, dentro do elemento <h1>, nós acessamos a variável e aumentamos o seu valor em 1 antes de exibí-la. É importante observar que esta diretiva só é usada em situações nas quais queremos apenas fazer protótipos, exemplos ou testar alguma funcionalidade. Na prática, variáveis do escopo são inicializadas usando-se Components ou Controllers. Um outro uso da diretiva ng-init é para declarar e inicializar variáveis dentro do escopo de um ng-repeat. Veja: <script type="text/javascript"> // vamos criar uma nova aplicação AngularJS var app = angular.module('MinhaApp', []); // vamos criar um novo controller app.controller('MeuController', function($scope){ $scope.Livros = [ {titulo: "Java para a web", autor: "Osmar J. Silva"}, {titulo: "Aprenda AngularJS", autor: "José de Angelis"} ]; }); </script> <div ng-app="MinhaApp" ng-controller="MeuController"> <div ng-repeat="livro in Livros" ng-init="ordem = ($index + 1)"> <h1>Ordem: {{ordem}} - Título: {{livro.titulo}} - Autor: {{livro.autor}}</h1> </div> </div> Quando você abrir esta página, verá a seguinte saída: Ordem: 1 - Título: Java para a web - Autor: Osmar J. Silva Ordem: 2 - Título: Aprenda AngularJS - Autor: José de Angelis |
Python ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como testar se uma string contém apenas letras em Python usando a função isalpha()Quantidade de visualizações: 15009 vezes |
Este exemplo mostra como podemos a função isalpha() do Python para verificar se uma string contém apenas letras, ou seja, nada de números, espaços nem pontuação. Se algum número, espaço, um caractere especial ou pontuação estiver contido, a função retorna False.def main(): # uma palavra contendo apenas letras palavra = "Arquivo" # a palavra contém apenas letras? if palavra.isalpha(): print("A string contém apenas letras") else: print("A string não contém somente letras") if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: A string contém apenas letras. |
Java ::: Projetos Java Completos - Códigos Fonte Completos Java ::: Jogos (Games) |
Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java - Jogo completo em Java com código comentadoQuantidade de visualizações: 6803 vezes |
Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java Nesta dica mostrarei como criar o famoso joguinho Pedra, Papel, Tesoura na linguagem Java. Trata-se de um código bem simples e que vou comentar linha a linha, para que você extraia todo o conteúdo necessário para deixar a sua lógica de programação ainda mais afiada. Nesta versão eu mostrarei como jogar Pedra, Papel, Tesoura contra o computador. Depois de entender todo o código você não terá dificuldade para implementar uma versão que lhe permitirá jogar contra seus amigos. Antes de vermos o código, eis uma imagem do jogo em execução: ![]() Quais técnicas de programação vou aprender com o código desse jogo? O joguinho Pedra, Papel, Tesoura é ótimo para estudantes de programação que está iniciando em Java e que gostariam de aprimorar sua lógica de programação, afinal, se você desenvolver uma boa lógica de programação, você conseguirá desenvolver soluções em qualquer linguagem. Além de entender como funciona o desenvolvimento de jogos em Java, você reforçará o seu conhecimento de laços, estrutura condicional if...else, entrada e saída e fluxo e desvio do algorítmo. Veja, por exemplo, um trecho de código no qual testamos se o jogador escolheu Pedra, Papel ou Tesoura, e também a escolha feita pelo computador: // o jogador escolheu Pedra? else if(jogador == 1){ // o computador escolheu Papel? if(computador == 2){ System.out.println("Você perdeu. Papel embrulha Pedra"); vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador } else{ // o computador escolheu Tesoura System.out.println("Você ganhou. Pedra amassa Tesoura"); vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador } } // o jogador escolheu Papel? else if(jogador == 2){ // o computador escolheu Tesoura? if(computador == 3){ System.out.println("Você perdeu. Tesoura corta Papel"); vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador } else{ // o ocmputador escolheu Pedra System.out.println("Você ganhou. Papel embrulha Pedra"); vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador } } Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo: 1) PEDPAPTESJC - Jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java Console - NetBeans IDE - Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java. Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes. |
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C++ - Como definir a cor de fundo para um Edit Control em tempo de execução usando C++ e a API do Windows |
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