![]() |
|||||
|
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres |
Exercícios Resolvidos de Python - Como retornar o código ASCII associado a um caractere em Python - Ler um caractere e retornar o código ASCII correspondenteQuantidade de visualizações: 698 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Python que pede para o usuário informar um caractere (letra ou número) e mostre o código ASCII correspondente. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um caractere: A Você informou o caractere: A O código ASCII correspondente é: 65 Veja a resolução comentada deste exercício em Python: # função principal do programa def main(): # vamos pedir para o usuário informar uma letra, símbolo ou pontuação caractere = input("Informe um caractere: ") # agora vamos obter o código ASCII correspondente codigo = ord(caractere) # e mostramos o resultado print("Você informou o caractere: {0}".format(caractere)) print("O código ASCII correspondente é: {0}".format(codigo)) if __name__== "__main__": main() O Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação (do inglês American Standard Code for Information Interchange - ASCII, pronunciado [áski]) é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação e de controle, através de um sinal codificado em forma de código binário (cadeias de bits formada por vários 0 e 1), desenvolvido a partir de 1960, que representa um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, algarismos arábicos, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos. |
Python ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como pesquisar uma substring em uma string usando a função find() da linguagem PythonQuantidade de visualizações: 12425 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método find() do objeto string da linguagem Python para pesquisar uma substring em uma string. A assinatura dessa função é: find(substring[, start[, end]]) onde substring é a substring a ser pesquisada e start e end são argumentos opcionais que definem os índices de início e fim da pesquisa. Se a substring não for encontrada, o valor -1 é retornado. Se for encontrada, o índice do primeiro caractere é retornado. Veja um exemplo completo do seu uso: def main(): frase = "Gosto de Python e JavaScript" indice = frase.find("Python") if indice != -1: print("A palavra foi encontrada no índice", indice) else: print("A palavra não foi encontrada") if __name__== "__main__": main() Ao executarmos este código Python nós teremos o seguinte resultado: A palavra foi encontrada no índice 9. |
C# ::: Namespace System.Windows.Forms ::: Formulários e Janelas |
Como usar a classe Form em suas aplicação C# Windows FormQuantidade de visualizações: 1237 vezes |
A classe Form é usada para representar as janelas (formulários) ou caixas de diálogo que compõem a interface gráfica de uma aplicação Windows Forms. Veja sua posição na hierarquia de classes da plataforma.NET:System.Object System.MarshalByRefObject System.ComponentModel.Component System.Windows.Forms.Control System.Windows.Forms.ScrollableControl System.Windows.Forms.ContainerControl System.Windows.Forms.Form É importante conhecer algumas classes derivadas da classe Form. Entre estas classes podemos citar: - System.ComponentModel.Design.CollectionEditor.CollectionForm - System.Messaging.Design.QueuePathDialog - System.ServiceProcess.Design.ServiceInstallerDialog - System.Web.UI.Design.WebControls.CalendarAutoFormatDialog - System.Web.UI.Design.WebControls.RegexEditorDialog - System.Windows.Forms.Design.ComponentEditorForm - System.Windows.Forms.PrintPreviewDialog - System.Windows.Forms.ThreadExceptionDialog Uma aplicação Windows Forms em C# é construida a partir de uma ou mais janelas. A classe Form permite criar formulários padrões, de ferramentas, sem bordas e flutuantes, cada um direcionado a uma determinada funcionalidade. É possível também usar a classe Form para criar caixas de diálogo modais. Há ainda um tipo especial de janela (ou formulário) conhecido como formulário de interface de múltiplos documentos (MDI) que contêm outros formulários chamados de filhos (MDI child forms). Uma janela do tipo MDI pode ser criada definindo-se o valor true para a propriedade IsMdiContainer da classe Form. Os formulários filhos MDI são criados definindo-se o nome do formulário-pai para a propriedade MdiParent do formulário que atuará como filho. Por meio das propriedades disponíveis na classe Form nós podemos determinar a aparência, tamanho, cor e os aspectos de gerenciamento da janela do formulário ou caixa de diálogo que estamos criando. A propriedade Text permite definir o título da janela. As propriedades Size e DesktopLocation permitem definir o tamanho e posição inicial da janela. A propriedade ForeColor define a cor do texto padrão de todos os componentes colocados no formulário. As propriedades FormBorderStyle, MinimizeBox e MaximizeBox permitem definirmos se o formulário poderá ser minimizado, maximizado ou redimensionado em tempo de execução. Além das propriedades, podemos usar os métodos da classe Form. Por exemplo, podemos usar o método ShowDialog() para exibir um formulário como uma caixa de diálogo modal. Podemos também efetuar uma chamada ao método SetDesktopLocation() para posicionar o formulário em uma determinada região do desktop. Os eventos disponíveis na classe Form permitem responder às ações realizadas no formulário. Podemos, por exemplo, usar o evento Activated para realizar operações tais como atualizar as informações exibidas nos controles do formulário quando este for ativado. Se estiver usando o Visual Studio 2005, 2008 ou mais recente, o formulário inicial de sua aplicação Windows Forms C# já será exibido inicialmente seguinte os seguintes passos: a) Vá no menu File -> New -> Project; b) Em Project types selecione Visual C# -> Windows; c) Em Templates selecione Windows Application; d) Dê um nome para o projeto, escolha um local, um nome para a solução e clique OK. Imediatamente o projeto será criado e você já verá o formulário principal da aplicação. e) Vá em View -> Toolbox. Clique e arraste alguns componentes para o formulário; f) Pressione F5 e execute a aplicação. Pronto! Agora é só verificar todas as dicas, truques e anotações para aprender e tirar proveito total da classe Form. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Exercício Resolvido de Java - Como converter minutos em segundos em Java usando uma funçãoQuantidade de visualizações: 892 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java para converter minutos em segundos. Você deverá criar uma função converter() que receberá, como argumento, um número inteiro representando os minutos e retornará, também como um inteiro, os segundos correspondentes. Os minutos deverão ser informados pelo usuário. Sua saída deverá ser parecida com: Informe os minutos: 15 A quantidade de segundos é: 900 Veja a resolução comentada deste exercício em Java: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos pedir para o usuário informar os minutos System.out.print("Informe os minutos: "); int minutos = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // agora vamos chamar a função converter() para converter // os minutos em segundos int segundos = converter(minutos); // e mostramos o resultado System.out.println("A quantidade de segundos é: " + segundos); } // função usada para converter minutos em segundos public static int converter(int minutos){ int segundos = minutos * 60; return segundos; } } |
Java ::: Coleções (Collections) ::: HashSet |
Java Collections - Como usar a classe HashSet em seus programas JavaQuantidade de visualizações: 5259 vezes |
A classe HashSet, no pacote java.util, é uma classe concreta que implementa a interface Set. Na maioria das vezes nós usamos objetos desta classe para armazenar elementos não duplicados (ainda que o elemento null seja permitido). Veja sua posição na hierarquia de classes da plataforma Java:java.lang.Object java.util.AbstractCollection<E> java.util.AbstractSet<E> java.util.HashSet<E> Veja um trecho de código no qual inserimos cinco elementos do tipo String em um HashSet e os listamos em seguida: package estudos; import java.util.HashSet; import java.util.Iterator; import java.util.Set; public class Estudos{ public static void main(String[] args) { // vamos criar uma instância da classe HashSet Set<String> conjunto = new HashSet<>(); // vamos inserir cinco Strings neste conjunto conjunto.add(null); // o elemento null é permitido conjunto.add("Marcos"); conjunto.add("Osmar"); conjunto.add("Osmar"); // elemento duplicado aqui conjunto.add("Fernanda"); // vamos exibir os elementos Iterator iterator = conjunto.iterator(); while(iterator.hasNext()){ System.out.println(iterator.next()); } } } Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado: null Fernanda Marcos Abel Osmar |
Python ::: Fundamentos da Linguagem ::: Passos Iniciais |
Como usar os argumentos padrões das funções em PythonQuantidade de visualizações: 7440 vezes |
Geralmente quando efetuamos chamadas às funções, nosso código fica responsável por fornecer os valores para os argumentos da função. Em Python é possível termos argumentos padrões, e tais argumentos já podem ter um valor pré-definido. Desta forma, a passagem dos parâmetros se torna opcional. Veja um exemplo:# função com argumento padrão def erro(msg = "Houve um erro."): print msg # chamada à função fornecendo o argumento erro("Erro desconhecido.") # chamada à função sem fornecer o argumento erro() Veja mais um exemplo: # função com argumentos padrões def volume(comprimento = 1, largura = 1, altura = 1): return (comprimento * largura * altura) # chamada à função fornecendo um argumento print volume(3) # chamada à função fornecendo dois argumentos print volume(4, 5) # chamada à função fornecendo três argumentos print volume(4, 5, 7) # chamada à função fornecendo nenhum argumento print volume() É importante observar que os argumentos padrões devem estar sempre à direita dos demais argumentos. Falhar em cumprir esta exigência pode causar um erro do tipo: SyntaxError: non-default argument follows default argument |
C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como substituir todas as ocorrências de caracteres ou substrings em uma string C# usando o método Replace() da classe StringQuantidade de visualizações: 10759 vezes |
Em várias situações nós precisamos substituir as ocorrências de uma letra ou parte de palavras ou frases. Para isso nós podemos usar o método Replace() da classe String da linguagem C#. Este método recebe o caractere ou substring a ser substituído e o novo caractere ou substring, e retorna uma nova String. Veja um trecho de código C# que mostra como substituir todas as ocorrências de caracteres ou substrings em uma string: using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { // uma frase string frase = "Gosto muito de C# pois C# é bom demais"; // substitui "C#" por "VB.NET" string frase2 = frase.Replace("C#", "VB.NET"); // mostra o resultado Console.WriteLine("Frase original: " + frase); Console.WriteLine("Com substituições: " + frase2); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: Frase original: Gosto muito de C# pois C# é bom demais Com substituições: Gosto muito de VB.NET pois VB.NET é bom demais |
Java ::: Dicas & Truques ::: Formatação de datas, strings e números |
Java para iniciantes - Como formatar uma string no estilo printf da linguagem C usando a classe Formater do JavaQuantidade de visualizações: 12005 vezes |
Nesta dica eu mostro como é possível usar o método format() da classe Formater da linguagem Java para formatar strings ao bom e velho estilo da linguagem C, ou seja, com marcadores %d para inteiros, %f para decimais, por exemplo. Veja o exemplo completo: package arquivodecodigos; import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ int pessoas = 20; StringBuilder string = new StringBuilder(); Formatter fm = new Formatter(string); fm.format("Havia %d pessoas lá.", pessoas); System.out.println(string); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Havia 20 pessoas lá. |
Java ::: Coleções (Collections) ::: Stack |
Java Collections - Como adicionar novos elementos a uma Stack JavaQuantidade de visualizações: 9334 vezes |
Elementos são adicionados a uma pilha (um objeto da classe Stack) por meio do método push(). Veja sua assinatura:public E push(E item) Veja um trecho de código no qual adicionamos três elementos à pilha: package arquivodecodigos; import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // Cria uma Stack de String Stack<String> pilha = new Stack<>(); System.out.println("Tamanho da pilha antes: " + pilha.size()); // adiciona três elementos na pilha pilha.push("Cuiabá"); pilha.push("Goiânia"); pilha.push("Belo Horizonte"); System.out.println("Tamanho da pilha agora: " + pilha.size()); } } Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado: Tamanho da pilha antes: 0 Tamanho da pilha agora: 3 |
jQuery ::: Dicas & Truques ::: Atributos ou Propriedades HTML |
Como remover atributos dos elementos HTML usando a função removeAttr() do jQueryQuantidade de visualizações: 17391 vezes |
O método removeAttr() da biblioteca jQuery nos permite remover um determinado atributo dos elementos HTML retornados sob uma determinada condição. Veja um trecho de código que remove o atributo disabled de uma caixa de texto com o id nome: <script type="text/javascript"> <!-- function removerAtributo(){ // remove o atributo disabled da // caixa de texto com id "nome" $('#nome').removeAttr("disabled"); } //--> </script> O retorno deste método é um objeto jQuery que poderá ser usado para fins de encadeamento de chamadas de métodos. |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares |
Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes |
Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site |
Python - Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentado |
Últimos Exercícios Resolvidos |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
1º lugar: Java |